Um grupo empresarial foi criado por 11 equipes do pelotão profissional para tentar fortalecer o esporte e conquistar mais apoio popular e patrocinadores.
Dentre as equipes participantes da Velon (nome dado ao grupo), estão Team Sky, BMC, Tinkoff-Saxo, Orica-GreenEdge e Garmin-Sharp (que são os membros controladores da organização).
O conceito é “ter um modelo financeiro em linha com outros esportes internacionais, que assegura o futuro e sustentabilidade das equipes.”
O diretor executivo da Velon será o ex-diretor comercial da Sky Sports e time de futebol Liverpool, Graham Bartlett. O nome de todas as equipes participantes são: Belkin, BMC, Garmin-Sharp, Lampre-Merida, Lotto-Belisol, Omega Pharma-Quick-Step, Orica-GreenEdge, Giant-Shimano, Team Sky, Tinkoff-Saxo e Trek Factory Racing.
“O modelo de patrocinadores que existe hoje é muito frágil para todos os times. Temos que mudar isso para um formato que gere maior proximidade com os fãs e utilizando tecnologias para gerar mais emoção nas provas e trazer o esporte para mais perto dos fãs.” declarou Barlett.
Atualmente, as declarações desse “uso da tecnologia” estão bem focadas ao redor do uso de câmeras on-board nas câmeras, o que não chega a ser nenhuma grande novidade.
Mas aparentemente, a ideia principal é criar uma espécie de Liga, como a NBA ou NFL. Isso, na minha opinião, é interessante. Uma vez que a liga tentará gerar receitas para todos os participantes. Dessa forma, se uma equipe perder um patrocínio, não ficará fadada a acabar.
Vamos ver como isso evolui.
Vídeo de lançamento
Deixe um comentário