Fala Galera do Praquempedala,
No final de semana passado, o PQP foi convidado a participar do Brasil Enduro Series.
A idéia principal do convite era que nós pudéssemos participar e narrar a experiência pra vocês.
Passo agora a contar como foi essa aventura.
O que é o Enduro?
O Enduro é uma modalidade recente de MTB, onde vence a prova quem fizer os trechos cronometrados ( chamados de especiais) em menor tempo.
Diferentemente de uma prova de maratona ou XCO, no enduro, temos trechos cronometrados, descidas, e trechos de deslocamento, subidas. Isso é interessante porque acaba por tornar a prova menos física e, consequentemente, mais acessível ao público em geral.
Aí você deve estar pensando que, se por um lado a parte de subidas é menos física, logo, a parte de descidas será muito técnica. Isso não é, necessariamente, verdade.
Conversei com um dos organizadores do evento e ele me garantiu que uma das idéias norteadora do BES é o equilíbrio entre a parte física e a parte técnica.
Daí podemos perceber o quão feliz foi a escolha do Zoom Bike Parque (http://zoombikepark.com.br) para sediar a primeira etapa. As trilhas do Zoom são bem acessíveis, o que faz a trilha ficar difícil é o quão rápido você pretende andar.
Resumindo, o BES é uma EXCELENTE porta de entrada para quem está começando no esporte.
Reconhecimento.
Tradicionalmente, as provas de enduro permitem aos participantes fazer um reconhecimento dos trechos cronometrados no dia que antecede a prova.
A especiais ficam abertas durante o horário estipulado pela organização.
Isso é legal porque faz com que tenhamos dois dias de diversão!!!
Isso torna o evento mais seguro também pois sabemos exatamente o que vamos enfrentar.
Durante a prova.
Dada a largada partimos para o primeiro trecho de deslocamento.
Chegamos ao pórtico de partida para a primeira especial com bastante tempo. Daí é sentar e conversar com a galera.
Isso é uma coisa bem legal do Enduro, temos tempo pra fazer amigos durante a prova.
Me alinhei e logo chamaram meu número. Chip no sensor, bip e acelera!!!!
A decida é certamente o destaque desta prova. Botei pra baixo, ainda com um certo receio, afinal de contas a idéia era não me machucar. Cheguei ao final da especial com uma ótima sensação e feliz da vida pois não tinha sido alcançado pelo competidor que vinha logo atras de mim.
Adrenalina a mil.
Hora de fazer mais um deslocamento, conversar um pouco com os atletas e pedir alguns conselhos.
Também cheguei ao final do deslocamento com folga. Chegada a minha hora, alinhei e parti.
A especial 2 foi a mais divertida, várias curvas bem fechadas, um caracol de madeira e, no final, um bom trecho de pedal. Fiz a minha melhor parcial.
Respirei um pouco e segui para o E3. Esse era o trecho mais técnico.
Também fiz o deslocamento com uma boa sobra de tempo.Alinhei e desci.
A essa altura, a adrenalina já corria solta em minhas veias. Fiz toda a descida sem tocar o pé no chão!! Inclusive, consegui alcançar e ultrapassar o atleta que largou na minha frente!!!! Tá lendo isso André Bretas!!! ( brincadeira interna!! Quem leu o post do Destination Trail da Specialized no Zoom Bike Parque vai entender!!).
Confesso que o deslocamento para a E4 foi meio triste pois era a última!! A prova passou bem rápido! A E4 foi a minha pior parcial, errei muito mas isso não fez dela menos divertida!!!!
Cheguei, recebi a medalha e a primeira coisa que pensei foi: Quando será a próxima etapa?
O Enduro é muito legal. Recomendo muito!!!
Algumas considerações sobre o Enduro.
Essa nova modalidade mescla elementos de várias modalidade do MTB com o Downhill, por isso, tem alguma regras e equipamentos a mais do que estamos acostumados no XCO e Maratona.
Exemplo disso é a obrigatoriedade de uso de capacetes fechados (full face – iguais aos de moto), googles (óculos de para uso nesse tipo de capacete) e, finalmente, as joelheiras. Por isso, vou falar um pouco mais dos equipamentos que utilizei no BES.
Equipamentos obrigatórios.
Como dito acima, nos trecho cronometrados (especiais) o uso do capacete full face é obrigatório. Nos deslocamentos o uso do capacete de ciclismo é permitido.
É bem comum as pessoas utilizarem os dois capacetes durante a prova. Geralmente as bolsas de hidratação especificas de enduro trazem uma cordinha para prender um capacete.
A sistemática é simples, nos deslocamentos utiliza-se o capacete de ciclismo, mais leve e ventilado e, nas descidas, utiliza-se os capacetes fechados.
O uso dos Googles não é obrigatório, o que se exige é um equipamento de proteção ocular. Pode se um óculos tradicional. Acontece que é bem difícil vestir o óculos e ele ficar no lugar quando estamos de capacete full face. Já o Google veste muito bem com esse tipo de capacete.
Mais uma vez, a sugestão é levar os dois. Já as joelheiras, recomendo as articuladas, não precisa ser muito rígida não. Procure a mais confortável.
As que utilizei eram tão boas que coloquei pra largar e permaneci com elas até o fim da prova. Esqueci de baixá-las.
Vi pessoas com equipamentos bem rígidos e pesados, confesso que acho que há um certo exagero.
Por mais que os deslocamentos sejam tranquilos, entendo que sempre é bom carregar o mínimo de peso possível. Afinal de contas, a prova dura cerca de 5 horas.
Finalmente, gostaria de agradecer à equipe Santas Cruz (http://www.santacruzbikes.com.br) pelo convite, suporte, equipamentos e, principalmente, pela experiência.
Gostaria de agradecer também à Bike Fitness Miroir (http://www.bikefitnessmiroir.com.br/site/) que também nos ajudou fornecendo alguns equipamentos.
Um último e especial agradecimento ao pessoal do Off Camber Bike Shop que nos deu estrutura de mecânicos nos dois dias. O trabalho dos caras foi sensacional!! Recomendo muito – www.offcamber.com.br