Release de Imprensa
A nova V10 da Santa Cruz – e o que isso vai influenciar na sua bike de XC, Trail e
Enduro
Há meses circulam imagens especulando se a Santa Cruz testava protótipos do que seria uma V10, a
bike de downhill da marca, com rodas 29. No fim de 2016, Greg Minnaar um dos principais pilotos da
Santa Cruz, colocou uma suspensão “double crown” em sua Hightower (bike trail 29 da Santa Cruz) e
isso já gerou muitas especulações.
E o que isso tem a ver com você que anda de XC ou curte um rolé pela diversão no fim de semana?
Segundo André Sanches da Santa Cruz no Brasil, “investimos muita energia e esforços no DH pois ali
testamos novas tecnologias que permitem que desenvolver bikes de XC, Enduro e Trail mais leves,
eficientes e as mais divertidas.”
Está aí o “elo perdido” entre o downhill e todas as demais modalidades.
Manter a equipe Santa Cruz Syndicate competitiva toda temporada toma muito esforço, mas além de ser
nosso território de origem, o downhill é o melhor campo de teste para novos produtos e tecnologias onde
testamos tudo ao limite” afirma Nick Anderson, engenheiro chefe da Santa Cruz Bikes.
Voltando ao caso de Minnaar, no Enduro World Series in Finale Ligure na Itália, Minnaar correu em uma
Hightower 29er e ficou impressionado com a velocidade que a bike mantém, daí ressucitou-se o projeto
de uma bike 29er no DH.
Jason Marsh, mecânico de Minnaar na Santa Cruz, resume bem a origem do projeto: “Há alguns anos
consideramos fazer uma V10 29er mas as opçoes de suspensão dianteira na época não aguentavam as
pistas da World Cup. A experiência que Minnaar teve no EWS com sua Hightower, fez com que
voltássemos à idéia de uma bike 29er de DH. Nesse meio tempo, a Fox desenvolvou uma peça crítica
desse quebra-cabeças – uma Fox 40 (suspa de DH) protótipo que testamos em uma Hightower.
Na primeirasessão de testes obtivemos tempos mais rápidos com rodas maiores e com isso a empresa decidiu que
era hora de desenvolver a bike. Aí começou o trabalho de verdade. “Fabricamos novos links, fizemos
balançar traseiras de alumínio, testamos, os pilotos testaram, deram feedbacks, modificamos geometria,
curso, alavancagem do amortecedor, testamos mais com os pilotos, eles mexeram mais ainda e
finalmente chegamos à um resultado.”
“Para ter os protótipos de carbono prontos em tempo, tínhamos que começar a fabricação em Janeiro.
Terminei o desenho do protótipo de carbono no comecinho de Janeiro e enviei para nossa fábrica
dedicada. “Temos a sorte da Santa Cruz ser uma das donas dessa fábrica de carbono, assim não
ficamos à mercê das vontades do mercado e nossas bikes evoluem sem limitadores e influências
comerciais” disse Nick.
“Isso dá orgulho e confiança nas bikes, pois entrega o que todo mountain biker quer, uma bike nova
que seja melhor que a anterior, e não uma bike nova só porque virou o ano” re-afirma André
Sanches.
“Enquanto a fabricação acontecia, sentamos com os parceiros da equipe Syndicate para alinhar os
detalhes das demais peças que deveriam estar prontas em Abril” disse Nick. “Fox já tinha a suspensão
pronta, ENVE se comprometeu em desenvolver e fabricar rodas que nos atendesse, Maxxis também
criou versões novas dos nossos pneus favoritos, e Chris King criou headsets customizados para a
geometria do quadro. Graças à agilidade de todos os parceiros, conseguimos ir de conceito a protótipo
pronto para Copa do Mundo em questão de alguns meses.
Embora pareça que uma V10 nova seja algo radical, essa sempre foi a intenção em todas as gerações
da Santa Cruz V10, uma bike mais ágil que a anterior. Os resultados falaram por si só e em 2017 os fãs
acompanharão essa evolução a cada etapa da World Cup.
É fato que Santa Cruz V10 tem mais vitórias na Copa do Mundo do que qualquer outra bike na história
do esporte. Isso não é um achismo, é um fato.
Foi a primeira bike de carbono a ganhar uma World Cup, e
ironicamente a última bike com rodas 26 a ganhar uma também. E o que isso faz das 27.5? Por
enquanto nada.
As 29ers ainda estão engatinhando no DH, algumas marcas tentaram adaptar seus quadros para
acomodar rodas maiores, mas essa é uma das primeiras iniciativas de construir uma bike de DH inteira
ao redor das rodas 29er.
“Se algum atleta nosso se sente mais confortável em uma bike 27, é nisso que ele vai correr” re-afirma
Nick. Na etapa de Lourdes da World Cup em 30 de Abril, os pilotos correrã o nas V10 novas com rodas
29er pois é nelas que estão se sentindo mais confortáveis. Desde sua 1a versão, a V10 sempre
promoveu a evolução das tecnologias na busca de velocidade e estamos simplesmente continuando
essa tradição. “Essa bike é um salto adiante na progressão de bikes de carbono e estamos felizes em
liderar esse movimento.”