Nessa sexta-feira (09) a noite a Specialized anunciou o seu novo modelo de Tarmac, que eles curiosamente não deram o nome de SL5 (sucessora da SL4) e sim de Tarmac 2015.
A bike veio com algumas mudanças, mas o que a Specialized trouxe como a maior inovação foi a nova tecnologia de construção, desenvolvida em parceria coma equipe de Fórmula 1 McLaren, que se chama “Rider-First Engineered”. Que de acordo com a empresa, se trata de uma forma de construção que começa e termina no ciclista, utilizando testes reais com sensores na bike para avaliar o comportamento da bike e também levando muito em conta a resposta dos ciclista com relação as sensações de pedalada.
Um dos objetivos era construir um quadro que pudesse oferecer ao ciclista a mesma dirigibilidade, aceleração, curvas e sprints em todos os tamanhos de quadro, desde 49 até o 61. O que não costuma acontecer nos quadros convencionais, uma vez que quanto maios o quadro, maior a sua propensão a torcer e ter uma perda de performance, se a forma de construção for a mesma de um quadro menor. Então de acordo com a Specialized essa forma de construção diferenciada para cada tamanho, resolveu essa diferença.
Vejam aqui o release de impresa completo
A Specialized Tarmac 2015 representa uma revolução no design de bicicletas, que começa e termina no ciclista. A tecnologia nomeada como “Rider-First Engineered” baseia-se na abordagem inspirada pela parceria entre a Specialized e a McLaren, líder em desenvolvimento na Fórmula 1. O resultado é um avanço significativo em todos os aspectos do ciclismo de Estrada: aceleração, curvas e sprints em todos os tamanhos de quadros, do 49 ao 61.
“As Tarmacs anteriores foram utilizadas em vitórias no Tour De France e inúmeras outras provas, mas quando iniciamos o desenvolvimento da sua substituta, sabíamos que as ferramentas de desenvolvimento disponíveis possibilitariam apenas alguns refinamentos”, declarou Chris D’Aluisio, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Avançado na Specialized. “Precisávamos de uma nova abordagem, algo que possibilitasse ir além de fazer as bikes mais leves e rígidas. Algo que as fizesse verdadeiramente melhores.”
Aprendendo com a metodologia avançada de testes da McLaren, a Specialized desenvolveu modelos de simulação e protocolos de testes dinâmicos pioneiros na indústria de bikes, que deram aos engenheiros a habilidade sem precedentes de compreender exatamente como cada tamanho de bike responde aos comandos do ciclista. Esses dados permitiram que a Specialized projetasse quadros que não só desempenham bem no laboratório, mas que levam em conta o elemento mais importante no conjunto – o ciclista.
O resultado de todo esse trabalho possibilitou aos engenheiros da Specialized identificar alvos específicos de desempenho para cada um dos sete tamanhos de quadros. Uma vez que as metas de desempenho foram estabelecidas, cada tamanho de quadro foi projetado independentemente, incluindo laminações exclusivas do carbono, formatos específicos dos tubos e tamanhos de rolamentos de direção proporcionais.
Um quadro 49cm com “Rider-First Engineered” tem a maneabilidade tão perfeita quanto um 56cm e um 61cm. É uma vantagem notável na hora de pedalar, que garante o total desempenho da Tarmac – nas escaladas, nos sprints e nas curvas – para todos os ciclistas.
Alberto Contador, vencedor de todas as Grandes Voltas Ciclísticas, declarou: “Testando a nova Tarmac em diferentes tipos de subidas pude comprovar o quão rápida ela é, especialmente pedalando fora do selim. Nas descidas, é uma bike muito boa de pilotar, que vai exatamente onde você quer. A sensação é imbatível.”
Seis modelos desta revolucionária Tarmac serão lançados em 9 de maio de 2014. Para estabelecermos um padrão ainda mais alto de performance completa, produziremos uma S-Works + McLaren Tarmac que encontra-se nas etapas finais de desenvolvimento. Como é de se esperar para uma bicicleta desse nível, a S-Works + McLaren Tarmac será feita à mão em quantidades extremamente limitadas e irá custar aproximadamente 2x o preço da S-Works Tarmac. Revelaremos mais detalhes durante o Tour de France 2014.
Modelos
S-Works Tarmac Disc DI2
- Quadro S-Works FACT 11r em carbono – “Rider-first engineeredTM” – oferece o melhor ajuste ao ciclista e máxima velocidade
- Câmbio Shimano Dura-Ace Di2 para 11 velocidades, oferece trocas precisas sem esforço algum, em qualquer condição
- Pedivela S-Works FACT carbon OSBB oferece o equilíbrio perfeito entre leveza e eficiência
- Rodas Roval Rapide CLX 40 SCS Disc com rolamentos Ceramic Speed, são velozes e rígidas
S-Works Tarmac Dura-Ace
- Quadro S-Works FACT 11r em carbono – “Rider-first engineeredTM” – oferece o melhor ajuste ao ciclista e máxima velocidade
- Freios Shimano Dura-Ace proporcionam potência de frenagem com modulação suave
- Câmbio Shimano Dura-Ace de 11 velocidades para trocas precisas e rápidas
- Pedivela S-Works FACT carbon OSBB oferece o equilíbrio perfeito entre leveza e eficiência
- Rodas Roval Rapide CLX 40 com aros em carbono, rolamentos CeramicSpeed são velozes e rígidas
Tarmac Pro Disc Race
- Quadro em carbono FACT 10r carbon “Rider-first engineeredTM” – para o melhor ajuste ao ciclista e alto desempenho no dia de provas
- Freios a disco Shimano 785 com acionamento hidráulico, fornecem modulação e potência incríveis
- Câmbio traseiro Shimano Ultegra de 11 velocidades para trocas definidas e precisas
- Pedivela Specialized Pro FACT carbon OSBB para máxima eficiência e transferência de potência
- Rodas Roval Rapide CL 40 SCS Disc com aros clincher em carbono, são leves e ao mesmo tempo resistentes
Tarmac Expert
- Quadro em carbono FACT 10r carbon “Rider-first engineeredTM” – para o melhor ajuste e alto desempenho no dia de provas
- Freios Shimano Ultegra oferecem potência e modulação de alto nível
- Câmbio traseiro Shimano Ultegra de 11 velocidades para trocas definidas e precisas
- Pedivela FSA SL-K Light, carbon, mid-compact BB30, oferece leveza e ótima transferência de potência
- Rodas Fulcrum S4 rolam rápidamente, são leves e super confiáveis
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