A Zipp lançou uma nova roda para Contra-Relógio e Triathlon com um conceito bem interessante. A roda é fechada (sem raios e totalmente coberta) só que é feita para pneus Clincher (que utilizam câmara de ar).
De acordo com a Zipp, a forma com que o pneu clincher se encaixa na roda, deixa o conjunto mais aerodinâmico do que as rodas tubulares. Se isso for verdade, começa a ficar totalmente injustificável a utilização de pneus tubulares em bike de CR e triathlon. Isso porque o pneus clincher muito mais baratos, mais fáceis de fazer manutenção e conserto de furos, de acordo com testes a resistência de rolagem é a mesma (nas melhores rodas) e as rodas clincher são mais rígidas que as tubulares.
A única desvantagem da roda é o peso. O modelo Tubular da Super-9 pesa 995g e a clincher pesa 1092g… Mas convenhamos que no Contra-relógio, 100 gramas não fazem a menor diferença… Mas a aerodinâmica faz…
As novas Zipp possui largura “Extra-Wide” (extra larga) para aumentar a aerodinâmica e a rigidez. Na cama do pneu a roda tem 27,5mm e na área de frenagem tem 26,4mm. De acordo com a Zipp pneus 25mm se encaixam muito bem.
Esse tamanho todo dificulta um pouco na hora de encaixar o nas esporas de freio… Mas basta uma rápida regulagem!
Fotos: Jeff Jones / Future Publishing