Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Alternativa barata para montar grupo de MTB com apenas uma coroa e cassete 11-42t atrás

Autor: Henrique Andrade
6 years ago 53 Comments Dicas de ProdutosSRAM34,833





Se você não tiver com grana para comprar um XX1 ou X01, aqui vai uma alternativa da marca OneUp, que vai te deixar com um câmbio com 10 velocidades mas com a alternativa de usar somente uma coroa.

One_Up_01

Muita gente tem procurado o grupo 1×11 após o lançamento do XX1 da SRAM no ano passado e do X01 esse ano. A marca OneUp criou essa alternativa que funciona mais ou menos igual ao SRAM.

Na verdade, trata-se de um pinhão com 42 dentes, que é colocado em um cassete convencional. O pinhão enorme custa 100 dólares e para ser instalado o ciclista deve retirar o pinhão de 17 dentes no meio do cassete e colocar o de 42 no final.

O OneUp é compatível com os cassetes: 

Shimano

  • XT (CS-M771-10 11-36)
  • XTR (CS-M980 11-36)

Sram

  • X5 (PG-1030 11-36)
  • X7 (PG-1050 11-36)
  • X9 (PG-1070 11-36)

Não deixa de ser uma adaptação

Não imagine que o grupo adaptado com o OneUp terá o mesmo funcionamento do grupo original de 11 velocidades. Que tem essa quantidade de marchas justamente para compensar a disparidade de tamanho entre a maior e a menor catraca. E inclusive tendo um pinhão menor com apenas 10 dentes, para compensar a falta de um coroão.

One_Up_02

Nesse grupo adaptado, além de perder velocidade final, você terá também um salto muito grande de marchas.

Eu particularmente não gosto desse tipo de coisa… Mas tem gente que gosta de ficar com um grupo que não funciona direito só para falar que anda com uma coroa só! Então… se você é dessa galera… Aqui está o link para comprar o OneUp

Essa daqui a comparação da relação de marchas de um grupo adaptado com OneUp e os da SRAM

10 velocidades OneUp:

11-13-15-19-21-24-28-32-36-42

11 velocidades SRAM XX1 ou X01:

10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-42

dez 3, 2013Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Vídeo - Brasil Cycle Fair 2013: Lançamentos da Shimano para o Mountain Bike em 2014 Principais diferenças entre as MTBikes 26, 27,5 e 29 - Por Marcelo Rocha
Você também pode gostar:
 
Fique por dentro das novidades da Sram, HB Brasil e da Session no Festival Bike Brasil 2019
 
SRAM divulga imagens de seu novo grupo para MTB: o XX1
Comentários: 53
  1. junior disse:
    3 de dezembro de 2013 às 18:22

    Na boa quanta frescura pois um belo grupo xt ou xtr 3×9 ou 27 marchas atente a todos e todas as trilhas q temos em nosso pais ,2×10 1×11 parei u bagulho e xc tradicional ,algumas trilhas de xc em minas eu daria a minha vida para verem subir com uma 1×11 e ate uma 2×10 neguinho arrega e fica na saudade do perfeitos 3×9 .

    (7)
    Responder
    • Alex disse:
      3 de dezembro de 2013 às 22:45

      concordo plenamente cara! eu por exemplo, invisto em 10 gramas a mais e uso 3 x 9 ao invés de 2 x 10. Gosto dessa relação em competições pois minha 3ª é 42, o salto de velocidade em plano é notável demais. Se como poeira nas descidas consigo em +/- 3 min emparelhar quando começa plano. Parte das provas que pego com asfalto em descidas e retas, levo só na boa, enquanto o pessoal gasta mais energia. Nas subidas, tem provas que exigem um bocado, quando se fala de +/- 1800 m de acumulado, quando chega na finaleira sempre tem um vulcão pra escalar e aí que entra a relação 22 mantendo uma cadência adequada sem baixar, aí consigo gastar menos energia, giro mais, mas faço menos força e isso me serve pra finaleira que sempre roda entre 5 até 10 km de plano moderado. Gosto muito da relação 3×9 e até hj vem dado certo, já subi vários 1º pódios e não ligo para 3 x 9, 2 x 10, acho meio frescura, porém, acho muito importante investir da diminuição de peso, já que no meu caso gosto de girar bastante e gosto mais de escaladas, pode até colocar uma 5 x 5 aí que eu dou conta do recado… já andei com cada coisa e condição que aprendi que uma boa pintura não te leva ao pódio, tudo vai só depender de quem for mais forte.

      (8)
      Responder
      • Alex disse:
        3 de dezembro de 2013 às 22:46

        * 100gramas

        (1)
        Responder
    • EDSON disse:
      24 de setembro de 2015 às 15:48

      TAI AMIGO ATE AGORA NÃO VÍ IDEIA MELHOR QUE O VLEHO 3X9 AINDA PERTO DO GRANDE PREÇO QUE SE PAGA POR UM GRUPO NOVINHO A INDUSTRIA NÃO SABE O QUE FAZER PRA PEGAR NOSSA GRANA

      (8)
      Responder
    • Isaías disse:
      30 de maio de 2016 às 19:20

      Disse tudo amigo, essa frescura de 11 e agora 12 velocidades kkk pra que isso, a grana que se paga numa relação dessa da pra você pagar dois anos de academia e ficar com às pernas de Aço, essa minha visão isso é pra nego fraco e preguiçoso e lógico boa parte é modismo, sempre andei de 3×9 na aro 26 há dois anos uso uma 2×10 na aro 29 e juro que não preciso de nada mais mole que isso está perfeito sobe até Barranco, mas respeito às opiniões cada um cada um.,abraços e boas pedaladas à todos.

      (1)
      Responder
  2. Celso Souza disse:
    3 de dezembro de 2013 às 13:28

    Quem já pegou uma “parede” para subir com sua aro 29 sabe como esse pinhão de 42 dentes ajuda, e por enquanto é a alternativa mais barata!!
    Mas cada um deve saber o que é melhor pra usar.

    (12)
    Responder
  3. silio rocha disse:
    12 de abril de 2014 às 8:53

    3 coroas é pra quem passeia.. e tem que ter um milhão de recurso.. Quem treina 2 coroas é ideal, basta você configurar a sua maneira.

    Quem usa 2 coroas sendo a grande 38 ou 39 nunca mais quer saber de 3 coroas!

    Basta treinar cadência… Agora.. se o objetivo é passeio use 3 coroas.

    (10)
    Responder
  4. wanderson disse:
    4 de dezembro de 2013 às 11:50

    na verdade a galera não usa pra falar que ta com uma coroa só,vç deve ter esquecido que no brasil o atleta corre sem patrocinio ,por conta,no uso de uma adaptação como está vç tira peso na bike e economiza dinheiro ficando com a bike mais leve e com a relação de marchas mais proxima da galera que tem dinheiro pra por xx1 !!!!

    (3)
    Responder
    • Concordo disse:
      2 de abril de 2015 às 12:48

      Pensei mais ou menos por isto. Fiz a adaptação 1×10 na minha bike simplesmente por falta de grana! Gastei 700 reais ao invés de 5 mil !

      (2)
      Responder
  5. Yuri disse:
    9 de outubro de 2014 às 14:46

    Só tem prego aqui, pelo amor de Deus! Esse sistema é para alta performance, mega range não serve nem para ir à padaria, a coroa de 42t faz com que alivie o peso da bike e ao mesmo tempo aumenta a praticidade do sistema pois você retira um dos mudadores de marcha, o que é essencial para quem usa canote ajustável, diminuindo a quantidade de acionadores no guidão.

    (6)
    Responder
  6. José Anderson disse:
    3 de dezembro de 2013 às 12:35

    [Silver] O povo gasta dinheiro de bobeira… hahaha

    Eu ando a um tempo com 1×8.
    Que absurdo… Não, não é, morava em um lugar onde só o que tem é subida, encontrei no 1×8 uma opção bacana de peso e facilidade, sem falar na beleza da magrela.
    Então Henrique, vai mais do uso e costumes de cada um, eu particularmente me dei super bem com minha adaptação.

    Abraço!!!

    (4)
    Responder
    • guilherme disse:
      27 de dezembro de 2015 às 10:54

      qual cassete hg51 ,41,ou31 e qual corrente encaixa melhor ?

      (0)
      Responder
  7. Alexandre Lima Kauffman disse:
    3 de dezembro de 2013 às 22:58

    Gambiarra detected!

    (3)
    Responder
  8. Adriano disse:
    3 de dezembro de 2013 às 17:40

    Na bicicleta de trabalho, estou esperando minha coroa morrer de vez para fazer uma relação de 1 x 7 sendo uma 14×36.
    Como é para pedal urbano, está bom demais, menos manutenção, mais leveza e custo baixo.

    (2)
    Responder
  9. Mario disse:
    3 de dezembro de 2013 às 19:57

    Também concordo Junior says. Utilizo 3×9 e acho que é a melhor. Grupo shimano é só limpar manter lubrificações dura até acabar e mais 6 meses!

    (2)
    Responder
  10. Frank Gadelha disse:
    21 de janeiro de 2014 às 3:04

    Eu tenho um grupo ALIVIO rodando com o K7 original de 9V e uma coroa de 32 com guia de corrente prowell funcionando que é uma brisa ha quase 1 ano. Retirei quase 800grs da maqrela só com isso aí (passadores, cabos, cambio central, as duas coroas -MAIOR E MENOR- e 7 elos de corrente), deixando somente a coroa do meio). Custo total do up = R$ 120,00 que paguei pelo guia. R-E-C-O-M-E-N-D-O.

    (1)
    Responder
    • Bruno Bruce disse:
      21 de agosto de 2015 às 14:05

      Olá, é bum ótimo conjunto. Uso da mesma maneira na minha bike de freeride!!

      (1)
      Responder
    • Fabio Augusto Capato disse:
      26 de agosto de 2015 às 10:24

      Blz Frank…
      Tenho uma bike com grupo Sram X5,e to querendo passar ela pra 1×9 ou até 1×10 se conseguir colocar um COG no final. Como fez essa modificação na sua bike, teria mais detalhes?

      (0)
      Responder
    • paulo disse:
      28 de dezembro de 2016 às 13:43

      Frank, quero fazer o mesmo, preciso de umas dicas.

      (0)
      Responder
  11. eduardo disse:
    27 de janeiro de 2015 às 16:00

    Eu tenho uma elite 20, estou fazendo um upgrade para 30 v, mais gostaria de por um pinhão deste de 42d, ou comprar um cassete de 11v com 11-40d, e tirar um pinhão do meio, é possível, qual cassete devo comprar para fazer uma ou outra adaptação, qual sai mais barato, obrigado.

    (2)
    Responder
    • Ayrton disse:
      20 de julho de 2016 às 2:03

      Estou na mesma situação que você amigo. Já fez a mudança na bike?

      (0)
      Responder
  12. Gil Ferraz disse:
    3 de dezembro de 2013 às 11:59

    Isso não seria a mesma coisa do que colocar uma Mega Range já encontrada no Grupo Shimano?

    (0)
    Responder
    • Glayssinho Brou Aventuras disse:
      3 de dezembro de 2013 às 14:43

      Foi o que eu pensei !!! Não vale a pena fazer isso !!!

      (1)
      Responder
    • Sílvio Almeida disse:
      3 de dezembro de 2013 às 12:28

      Pensei exatamente o mesmo.

      (0)
      Responder
    • Bruno Bruce disse:
      21 de agosto de 2015 às 13:54

      Quantos dentes há na megarange da shimano, amigo ?

      (0)
      Responder
  13. silio rocha disse:
    3 de dezembro de 2013 às 16:05

    Problema de andar de 1×8!! Nenhum.. perguntei admirado mesmo! Mas .. aqui nas Minas Gerais tem alguns vamos dizer, Lugares onde você está mais perto de Deus..kkkkk Que acho que não ia rolar não..

    (1)
    Responder
  14. Marcus Goulart disse:
    4 de dezembro de 2013 às 9:46

    Prefiro usar 3×9, pois aqui tenho uma gama maior de combinações de marcha, com o 3×9 tenho 42/32/22 no pédivela, e 11/36 na catraca, já com uma relação de apenas uma coroa no pédivela entendo que em algum lugar você perde, pois um 38(frente) 42 (catraca) é mais pesado do que um 22(frente disco menor) 36 (catraca), e o 38 (frente) 10 (catraca) é mais leve do que um 42 (frente disco maior)/ 11 de uma bike convencional. Ainda prefiro o 3×9

    (1)
    Responder
  15. bruno disse:
    15 de abril de 2015 às 18:56

    Pessoal eu uso 1×8 tbem com uma coroa woof a coroa q uso e de 36dentes e atras a k7 apenas 32 dentes a maior basta se acostumar bom pedal atodos

    (1)
    Responder
  16. Paulo Marcel disse:
    3 de dezembro de 2013 às 12:29

    Pow não achei muito interessante não pois o salto de marcha é bem grande. Prefiro colocar o GENERAL LEE DA LEONARDI FACTORY que tem 40 ou 42 dentes na catraca maior e é só sustituir os 4 maiores catracas. Vale muito mais a pena.
    Pena que custa em torno de 700 Dilmas pra mais as 4 catracas.

    (0)
    Responder
  17. tiago disse:
    3 de dezembro de 2013 às 13:42

    Boas tardes da para converter de 9 para 10velocidades ou é 10 para 11 velocidades.

    (0)
    Responder
  18. silio rocha disse:
    3 de dezembro de 2013 às 14:17

    Tiago a Deore tem um k7 de 9 velocidades porém 12-36 que se assemelha ao de 10 velocidades.

    Desvantagem nisso é que vc não terá o ultimo pinhão de 11 dentes..ou seja se perder pedal, perdeu!

    (0)
    Responder
  19. Fabio Hering disse:
    3 de dezembro de 2013 às 18:11

    Não é para apenas transformar a relação em coroa única. Eles também comercializam o mesmo pinhão de 42 para quem quer encurtar a relação de uma 3×10 ou 2×10 (também tirando a 17 do meio)!

    (0)
    Responder
  20. Marcelo Araujo disse:
    3 de dezembro de 2013 às 23:43

    uso uma coroa 39 dentes fsa speed e uma catraca 9 vl shimano em uma 29″ ficou show de pedal

    (0)
    Responder
  21. Franklin disse:
    4 de dezembro de 2013 às 11:14

    Comprei com desconto 85 OBAMAS !

    (0)
    Responder
  22. calos janiel disse:
    17 de fevereiro de 2014 às 22:30

    muinto bom a economia como que compra e onde

    (0)
    Responder
  23. Ferrari disse:
    29 de março de 2014 às 12:18

    olá pessoaL, aonde posso comprar mais barato?vlw

    (0)
    Responder
  24. WELINGTON disse:
    30 de março de 2014 às 1:36

    Quantos dentes deve ter a coroa?

    (0)
    Responder
  25. Carla disse:
    6 de agosto de 2014 às 13:12

    é so tirar a 15 e 19 e por a 18 pronto a corrente não da pulo
    e a atras a 42 claro.
    com isso vai diminuir o peso da bike pois vai eliminar o trocador dianteiro e cambio dianteiro e uma coroa e fica esteticamente linda

    (0)
    Responder
  26. gabriel@ent.com.br disse:
    1 de fevereiro de 2015 às 23:41

    Encontra já o pinhão de 10 T pra k7 shimano ????
    Alguém usinando ???
    Seria interessante pra colocar no lugar da 11 T

    (0)
    Responder
  27. gabriel@ent.com.br disse:
    1 de fevereiro de 2015 às 23:43

    Será uma boa ajuda a quem se adapta apenas a coroa abaixo de 32 T na relação 1×10

    (0)
    Responder
  28. wellington disse:
    9 de maio de 2015 às 9:38

    meu k7 é uma xt 11×36 … Alguém sabe se posso substituir a de 11t por um de 10t. e onde encontro pra comprar caso de certo?

    (0)
    Responder
  29. Fagner disse:
    19 de junho de 2015 às 15:04

    Galera to usando xx gato na configuração 42t e 2 coroas 26 e 36 e ta muito bom comprei o goatlink e o cog 16 p corrigi o salto das marchas . estou satisfeito :)

    (0)
    Responder
  30. jose joel disse:
    19 de junho de 2015 às 17:16

    boa tarde amigo tenho um grupo 2×10 pretendo deixar 1×10 so que nao vou meixer no cassete vou colocar uma norrow wide nottable de 38 dentes no lugar da deore e vou retirar a coroinha e o cambio dianteiro obs= onde eu moro quaze nao tem ladeira nao uso essa coroa de 24 dentes minha pergunta e se vai ficar legal

    (0)
    Responder
  31. Coala disse:
    11 de novembro de 2015 às 13:10

    24 marchas ja são sugiciente ! Saber usar é preciso ! Tem muita gente achando q equipamento faz o pedal.

    (0)
    Responder
  32. Eduardo disse:
    24 de fevereiro de 2016 às 13:03

    sou novo no esporte, e estou vendo uma bike usada para comprar, ela tem uma coroa xt na frente, nao sei quantos dentes, e uma catraca de 7 atras com mega range, eu vou usar só para “passeios” e uma possivel forçadinha as vezes, porem preciso de um pedal moderado pois estou começando a ter problemas nos joelhos, minha duvida seria se com essa relaçao forçaria mais meus joelhos doque se tivesse uma 24 ou 27 velocidades?

    (0)
    Responder
  33. Caio disse:
    25 de junho de 2016 às 21:23

    Galera reclamando ae do 2×10, é realmente pesada essa relação, mas se trocar a coroa de 24 pela de 22 já era… Só não fica mais leve que o 1×12…. Mas eu vi um kit desse ai da one que é pra relação de 11, ele adiciona um catracao de 45… Ai já começa a valer a pena usar uma coroa só no de 11.. Mas pelo valor das peças de 11 acho que ainda prefiro 10…

    (0)
    Responder
  34. antonio rolim dos santos disse:
    1 de setembro de 2016 às 8:25

    melhor relação é, 11-36 combinada com 22-36, fecho

    (0)
    Responder
  35. BRUNO disse:
    16 de junho de 2017 às 16:32

    tudo e questao de adaptação mesmo. em 2014 corri a copa internacional em congonhas e consegui a 4 colocação usando 3×9 com uma bike 29, estava bem adaptado na epoca com essa relaçãp hoje uso 1×9

    (0)
    Responder
  36. esdres granja de araujo disse:
    13 de setembro de 2017 às 13:50

    Entao amigos sou um peba,coloquei uma coroa 36 em uma GT de 9v com um alivio atras e estou achando muito bom,sem falar que tirei uns 500 gramas de peso,e o custo beneficio e muito pequeno 95,00 recomendo fica muito bom.

    (0)
    Responder
  37. Everton Viana disse:
    9 de julho de 2019 às 15:00

    Rodo a 3 anos com 1 x 9 – câmbio Shimano Deore de 9v e cassete Sunrace de 9v 11×40 – Coroa 34t – fica show. Pau pra toda obra, bom e barato.

    (0)
    Responder
  38. silio rocha disse:
    3 de dezembro de 2013 às 14:09

    Uma coroa e 8 pinhões ?????? Serio ???
    Ou entendi errado José Anderson!!

    (0)
    Responder
    • Tales Cembraneli Dantas disse:
      3 de dezembro de 2013 às 14:49

      ué… tem gente que anda de single speed, qual o problema de usar 1×8? o cara ainda ta com 7 opções de vantagem =P

      (0)
      Responder
    • Jose Anderson disse:
      3 de dezembro de 2013 às 21:00

      Isso mesmo 8×1
      32/44

      Como falei, o terreno pelo qual ando é de muitas subidas, eu já me acostumei então consigo subir as paredes de la numa boa.
      o que fiz foi adaptar a bike a minha necessidade.

      Fiz isso após notar que basicamente não saia da primeira e a terceira traseira, então achei inteligente tirar as demais… Hahaha

      (-1)
      Responder

Deixe uma resposta para Frank Gadelha Cancelar resposta

6 years ago 53 Comments Dicas de ProdutosSRAM34,833

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.