Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Após 20 anos de trabalho, Campagnolo lança seu grupo eletrônico

Autor: Henrique Andrade
10 years ago 7 Comments LançamentosTecnologia1,497





O ciclismo deu mais um passo em direção ao futuro. A tradicionalíssima Compagnolo lançou, após 20 anos de trabalho, seus grupos eletrônicos. Isso mesmo, “grupos”, no plural.

Dois filhos robóticos

Demorou mas acabou lançando dois. A marca italiana diponibilizou para venda dois modelos eletrônico de 11 velocidades: o Super Record, que é o Top de Linha e o Record, o segundo melhor grupo da marca. Eles seguiram o mesmo conceito da Shimano, que lançou o Dura-Ace DI2 e depois o Ultegra DI2, só que a Campagnolo lançou os dois de uma vez e dois anos depois.

Eles foram batizados de EPS (Electronic Power Shift). A funcionalidade dos dois modelos são exatamente as mesmas, as diferenças são de peso e de “afinação” na mudança de marchas, assim como o grupo mecânico. No grupo Super Record (2098g), alguns componentes que são feitos de carbono foram substituídos por alumínio no grupo Record (2184g)

Como se fosse mecânico

A Campagnolo conseguiu de forma bastante eficaz (e melhor do que a Shimano) imitar quase que 100% o grupo mecânico. Inclusive o barulho que o grupo faz ao passar as marchas é muito parecido ao tradicional. Outro semelhança que a Campagnolo conseguiu transportar do grupo mecânico para o eletrônico foi a passagem de multiplas marchas. Com o grupo é possível descer três marchas de uma vez e subir cinco marchas de cada vez.

Duração da Bateria e Tecnologia a prova d`água.

Ao contrário da bateria retirável da Shimano, a da Campagnolo é fixa na bicicleta (dá para tirar, mas não é fácil), para recarregar, um cabo é conectado diretamente na bateria e na fonte de energia. De acordo com a empresa fabricante dessa forma a tecnologia a prova d’água funciona melhor.

A duração da bateria sem recarga, de acordo com a empresa, é de 1.600km e suporta 500 ciclos de carga. Ou seja, aproximadamente 800.000km antes de ter que substituir a bateria. O tempo de regarga é 1,5h de acordo com a Campagnolo.

Preço

Os grupos devem chegas as lojas em Janeiro e os preços não serão nada amigáveis. A Campagnolo nunca foi famosa por preços baixos, muito pelo contrário. O segundo grupo a linha, o Record, vai custar o mesmo que o Shimano Dura-Ace DI2 (2.800/3.000 dólares). Já o Super Record vai custar “um pouco mais”, de acordo com a empresa.

 20 anos depois

O desenvolvimento do Campagnolo eletrônico começou em 1992, quando a empresa começou a realizar testes com seu grupo de 8 velocidades da época. Porém apesar de acreditar, mesmo naquela época, que os câmbios eletrônicos seriam o futuro, não existia a tecnologia suficiente, nem urgência para lançar um grupo desse tipo na década de 90.

Em 2005, o grupo estava pronto para ser lançado, foi quando um ele falhou após ficar tomando muita chuva sobre o teto de um carro de apoio de uma equipe no Giro d’Itália daquele ano. Então a Campagnolo resolveu desenvolver melhorias para a tecnologica.

Somente nos meados de 2012, 20 anos depois que ficou pronto a obra-prima italiana.

 

nov 8, 2011Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Foto do dia: 2 Quadros + 3 Rodas + Câmaras de Ar = CadeiraCiclismo brasileiro descola a 4ª vaga para as Olimpíadas de 2012
Você também pode gostar:
 
Eurobike 2011: Os medidores de potência estão bombando!
 
ICEdot: O sensor de capacete que avisa seus amigos se você sofrer um acidente
Comentários: 7
  1. Associação Gaúcha de Desenvolvimento do Esporte e Turismo - AGDET disse:
    8 de novembro de 2011 às 13:57

    Vamos aguardar pelo menos um ano antes de nos aventurar-mos. Queremos saber se funciona de forma confiável e, se a relação custo benefício vale a pena. Achamos muito caro. Será que vale a pena?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      8 de novembro de 2011 às 14:04

      Olá amigos! Tudo bem?
      O que não faltaram foram testes e a Campagnolo é famosa pela confiabilidade de seus produtos. O grupo eletrônico da Shimano tem se mostrado muito bom, equipes profissionais e ciclistas amadores estão cada vez mais impressionados com a precisão e confiabilidade do grupo eletrônico.

      Com relação ao preço “valer a pena” é muito relativo, ainda mais no ciclismo, onde tudo é muito caro. Mas mesmo assim eu acho que se ele ficar muito mais caro que o Shimano Dura-Ace DI2, muitas pessoas vão preferir o produto da Shimano. Por outro lado, existem alguma pessoas que não troca, Campagnolo por nada nesse mundo, essas pessoas provavelmente vão comprar o novo Campagnolo eletrônico, ou vão ficar com o mecânico mesmo.

      Valeu o comentário!

      Abraço

      (0)
      Responder
  2. Diogo Gama disse:
    8 de novembro de 2011 às 14:37

    Eu sou m candidato a investir nesse tecnologia, estava ha tempos esperando por isso, e tal tecnologia foi testada nessa temporada por alguns atletas como os da MOVISTAR, alcançando algumas vitórias inclusive com tal grupo.
    Com a tecnologia evoluida é uma certeza de que vale a pena, independente do preço.
    Sempre fui um crítico do eletronico, até experimentar um e atestar que é simplesmente fantástico, não é oq eu uso atualmente pois como mencionado acima, minha preferência gira em torno da mecânica dos grupos campy, mas agora tenho uma perspectiva de investir num grupo desse.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      8 de novembro de 2011 às 14:55

      Fala Diogão!
      Os eletrônicos realmente estão criando um verdadeiro Fã clube por ai!
      Quando experimentar o Campagnolo conta como foi!

      Abraço

      (0)
      Responder
  3. Shimano confirma que vai lançar Dura-Ace mecânico de 11 velocidades | PraQuemPedala disse:
    30 de novembro de 2011 às 14:59

    […] A Shimano deixou escapolir uma planilha de especificação de seu novo produto que será lançado em 2012. O Dura-Ace mecânico de 11 velocidades. Uma das concorrentes da empresa japonesa, a Campagnolo, já possui o grupo com 11 catracas, e inclusive lançou seu grupo eletrônico também com 11 velocidades. […]

    Responder
  4. Colnago C59 Disk, a bike de estrada com freio a disco, agora vem com Campagnolo Eletrônico | PraQuemPedala disse:
    31 de agosto de 2012 às 15:30

    […] Agora essa bicicleta acabou de ficar “xique no úrrrtimo”. A Colnado sapecou um Campagnolo EPS na sua bike de estrada com freios a […]

    Responder
  5. Pinarello Dogma 65.1 Think 2 - Edição Giro d'Itália 2013 | PraQuemPedala disse:
    8 de fevereiro de 2013 às 14:46

    […] o ano passado. A diferença da bike para esse ano é a preparação do quadro para receber o grupo Campagnolo Eletrônico Super Record EPS. Todo o cabeamento da bike é interno e também pode funcionar com o grupo da […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

10 years ago 7 Comments LançamentosTecnologia1,497

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.