O site Velonews realizou um extenso teste em 34 modelos diferentes de pneus fez um ranking dos pneus para ciclismo de estrada mais rápidos do mundo.
Os testes foram realizados em um laboratório de teste de rodas na cidade de Nastola na Finlândia. Resumidamente, o teste consistia em avaliar a resistência de rolagem.
Muita gente pode achar frescura mas, em terrenos planos, depois da resistência do vento a segunda força que mais luta contra a força que o ciclista faz para se deslocar para frente é a resistência de rolagem. Por exemplo, se você possuir dois pneus com 50 watts de resistência de rolagem, você precisará de 100 watts de potência para andar a 40km/h. E os melhores pneus tem cerca de 30 watts de resistência de rolagem, ou seja, você economizaria 40 watts, o que é bastante!
O TESTE COMPLETO (E BASTANTE EXTENSO) ESTÁ AQUI NESSE LINK
>>> Leiam aqui o teste que fizemos do pneu que venceu a disputa do teste
Ranking dos pneus
Alguns tópicos interessantes valem a pena serem comentados.
1 – A Specialized tem 4 pneus entre os top 5…
Atualmente a Specialized conta com os engenheiros de desenvolvimento de pneus que eram da Continental e na época desenvolveram o GP-4000, pneu que completa o Top 5 da lista. Ou seja… O Wolf e o Wolfgang, que são a dupla de engenheiros alemães que desenvolvem os pneus da marca sabem o que estão fazendo.
2 – Composto é o que mais importa
O que também foi demonstrado no teste, é que quanto menos for a deformação interna da borracha do pneu, menos a resistência de rolagem, uma vez que menos energia é dissipada pelo fato do pneu estar tentando voltar a forma original.
3 – Quanto mais largo, mais rápido
O pneu mais largo, com a mesma pressão, deflete menos verticalmente do que os pneus mais finos e a área de contato com o chão é a mesma. Com essa menor deflexão, mais energia é poupada.
Ou seja, um pneu feito do mesmo composto, utilizando a mesma pressão será mais rápido se for mais largo.