Quando me entregaram o par de rodas C50 da Session fizeram uma propaganda enorme, comparando-a com grandes marcas, e confesso que isso não me agrada muito, pois gera uma expectativa muito grande, o que nem sempre é bom, pois elevamos demais a régua de comparação.
A roda é uma clincher full carbon de 50mm, raios Sapim CX Ray, nipples em alumínio e cubos Six Monkeys, tudo isso na cor preta, sendo que os aros são com o efeito fosco e a marca, que é pintada e não adesivada, em preto brilhante. Ficou realmente muito bonita e dá um visual mais agressivo na bike, destacando o quadro da bicicleta, se este não for da cor preta.
Vamos à roda, logo quando peguei as rodas, ainda desmontadas, notei uma qualidade de construção e acabamento muito boa, são bem leves, algo em torno de 1.450 Kg (par).
No primeiro dia que saí com as rodas, confesso que estava um pouco desconfiado, pois a propaganda foi demais, mas logo nos primeiros quilômetros vi que não, realmente as rodas têm uma rolagem muito boa, a bike deslancha com facilidade e suavidade. Notei que mesmo com ventos laterais a bike se manteve estável e notei uma facilidade para manter a velocidade.
São muito silenciosas, sei que tem gente que acha o barulho do freehub chato, ela tem um barulho não tão alto, e os aros não fazem aquele barulho de “roda oca”, que chega faz eco na pedalada.
Com relação à rigidez, não tenho absolutamente nada a reclamar, elas não muito rígidas, proporcionando respostas rápidas da bike ao menor esforço incrementado, e isso se deve à duas coisas, rigidez e peso. Como falei anteriormente, foram utilizados um aro full carbono, raios Sapim CX Ray e nipples em alumínio, essa combinação deixa a extremidade da roda mais leve, fato que ajuda a tirar a roda/bike da inércia. Normalmente, rodas muito rígidas tendem a ser descontáveis, duras demais (principalmente as de alumínio) e não é o caso dessa, pois ela tem um rodar macio, sem passar muito as vibrações do solo para o ciclista. A roda é rígida sem perder o conforto.
A área de contato de frenagem tem um leve trabalho para deixar o aro um pouco mais, digamos áspero, mas não é bem essa a palavra, o que importa mesmo é que a frenagem é boa para uma roda de carbono, nada de espetacular, inclusive porque todas as rodas de carbono costumam ser ruins de frenagem. A Session tomou o devido cuidado com isso, e vem no conjunto de rodas um par de sapatas da Swiss Stop Black Prince, mostrando interesse em oferecer um produto de alta qualidade ao mercado brasileiro.
Durabilidade, só o tempo irá dizer, rodas full carbono requerem um cuidado maior com buracos e principalmente com as sapatas utilizadas, mas pela qualidade dos materiais utilizados, não acredito que irá decepcionar. Para isso a Session dará um ano de garantia para quem adquirir esse produto, mas em caso de problemas, fui informado pela própria Session que o cliente deverá enviar as sapatas de freio, da Swiss, junto com a roda, ou seja, se não usar perde a garantia.
Existem rodas melhores? Claro que tem, mas quanto se está disposto a pagar por um par de rodas? O preço sugerido é de R$ 6.990,00, não é pouco dinheiro, mas é um preço justo para uma roda full carbon, só vamos ver como o mercado vai reagir, pois fica próximo de rodas mais conceituadas no mercado, como a Roval CL 50, ou alguns modelos Mavic e Bontrager.
Uma falha da Session, que por sinal não é nada perto de tudo que oferece, é que as rodas vieram sem a fita do aro, tenho certeza que pelo motivo de ninguém ter pensado nisso, e não por economia, mas fácil de ser resolvido.
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