Essa daqui é a Specialized S-Works Epic 2013. A bike que o Kulhavy venceu as olimpíadas de 2012 em Londres. Vejam aqui os detalhes dessa máquina.
Bom, como alguns de vocês já sabem, o PraQuemPedala fechou uma parceria com a Specialized para a produção do documentário “De Zero a 600”. O documentário vai ter parte dele gravada no Brasil Ride e a Specialized cedeu essas bikes para que nós possamos fazer a competição com elas.
Como estou com a honra de ter uma bike dessas comigo, resolvi escrever essa matéria e compartilhar com vocês a beleza dessa máquina.
O quadro da bike é feito com o Carbono de alta tecnologia FACT 11, levíssimo, movimento central PF30, pedivela Specialized em carbono FACT, tem eixo PF30, central OSBB com esferas em cerâmica, coroas de 38/24 dentes e aranha e coroas SRAM.
Os freios são os Shimano XTR com tecnologia IceTech. Se você já usou um freio da Shimano para MTB, sabe o tanto que ele é bom e tem uma modulação perfeita!
O grupo todo é XTR, com câmbio traseiro equipado com o Shadow Plus de 10 velocidades com tensor médio, que tensiona melhor a corrente e evita problemas de passagem de marcha em locais muito acidentados.
As rodas são as Rodas Roval Control 29 SL 142+ com aros em carbono, mecânica e raios DT Swiss 240 e tampas do eixo superdimensionadas com 28mm, com pneus Fast Trak S-Works na dianteira e Fast Trak Control na traseira.
Agora o que realmente me chama muita atenção nessa bike é o sistema de suspensão. Essa bike vem equipada com Garfo Rock Shox SID World Cup 29 customizado com Brain, 100mm de curso e Amortecedor Fox/Specialized Mini Brain remoto tem mola pneumática com AUTOSAG.
Ambas as suspensões possuem essa customização exclusiva da Specialized que se chama “Brain”. Esse sistema inclui nas suspensões válvulas inerciais que percebem se a força está vindo de baixo (do solo) ou de cima (do ciclista) e acionam ou bloqueiam a suspensão. Ou seja, quanto você pedala em pé, ou faz força na bike, as suspensões travam totalmente. Mas se passar sobre uma pedra, elas funcionam… É uma coisa de doido!
Outra coisa que achei bem maneiro é o detalhes na pintura da bike. Quando você olha de perto, é possível ver inscrições com a palavra FACT, por dentro do grafismo da bike. Um acabamento muito TOP!
Nós colocamos o nosso consultor de assuntos de MTB, Marconi Cabeleira, para testar uma dessas há algum tempo. Veja aqui o teste. Para saber mais informações sobre essa bike, clique aqui
Galeria de imagens