Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Ciclovia do Sudoeste em Brasília. Tá ficando bom, mas precisa de cuidado

Autor: Henrique Andrade
9 years ago 16 Comments Mobilidade Urbana, Sem categoriaBrasília, Ciclovia, Sudoeste487





Olá pessoal, essa semana fui até o Sudoeste, um bairro nobre aqui de Brasília onde estão construindo uma ciclovia que vai passar por praticamente todo o bairro e vai se estender até o Eixo Monumental. A obra faz parte do novo plano do governo de construir uma malha cicloviária na capital federal.

No total, serão 7km de ciclovia por dentro do bairro. Pelo que eu pude ver, a obra está sendo muito bem feita, a pista é larga, possui um piso bem regular e um bom acabamento. Ela fica bastante afastada da pista onde passam os carros, portanto não oferece nenhum risco de atropelamento para os ciclistas.

A via está bem distribuída e possui um acesso fácil para os moradores do prédios e dos frequentadores do comércio local. As obras já estão quase finalizadas e devem ser finalizadas até o final desse mês.

Os problemas

Uma coisa que me preocupou bastante foi a possibilidade de a ciclovia virar mais uma “cachorrovia”. Isso é, uma via que acaba sendo utilizada por pedestres e não por ciclistas. Se muita gente começa a andar pela ciclovia, fica impossível o trânsito de bicicletas.

Mesmo antes de pronta, ví algumas pessoas caminhando por onde será a ciclovia. O local que mais me preocupou foi log atrás de um dos comércios do bairro, onde existem vários restaurantes.

Algumas escadas ligam os restaurantes diretamente a ciclovia, a calçada para os pedestres ficam mais afastadas. Existe uma grande chance de que as pessoas saiam do restaurante e caminhem pela ciclovia e não pela calçada.

Vamos ver como o governo vai fazer para evitar isso…

dez 5, 2011Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Esse é o pisca-pisca mais irado que já fizeram!Foto do dia: Ai que calor!
Você também pode gostar:
 
Ciclovia flutuante para cruzamentos! Isso que é evolução
 
Autódromo de Brasília vira alternativa para treino de ciclistas!
Comentários: 16
  1. Gibran disse:
    5 de dezembro de 2011 às 19:10

    Preocupante mesmo! Falta o GDF sinalizar bem e deixar claro que é uso exclusivo de ciclistas. Será que está tendo algum acompanhamento pelo Rodas da Paz p.ex.??

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      5 de dezembro de 2011 às 19:30

      Eu acabei de publicar a matéria no Mural da página deles. Mas eles devem estar por dentro disso sim!
      Valeu Gibra!

      (0)
      Responder
      • Adilson disse:
        6 de dezembro de 2011 às 17:45

        Embora eu seja um ciclista, sou a favor da implementação de uma sinalização que permita o uso compartilhado entre pedestres, ciclistas e cadeirantes.

        (1)
        Responder
  2. fatima disse:
    6 de dezembro de 2011 às 11:09

    Gostei muito na matéria, vc colocou bem os pontos positivos mas também os itens que precisamos ficar alertas.
    Como essa ligação direta dos restaurantes pra ciclovia. A chance de pedrstre transitar por ela pode mesmo ser grande.
    Vamos torcer pra no final, só termos elogios, né não…?
    Fatima S. Lima

    (0)
    Responder
  3. Adilson disse:
    6 de dezembro de 2011 às 17:38

    Ciclovias deveriam ter faixas para circulação de pedestres. Assim como todas a ruas deveriam ter ciclofaixas para circulação de pedestres, ciclistas e cadeirantes.

    Na minha opinião, vias exclusivas segregam. Assim como motoristas precisam aprender a conviver com ciclistas, estes também devem conviver pacificamente com pedestres, cadeirantes, etc.

    (0)
    Responder
  4. Filipe Augusto disse:
    14 de dezembro de 2011 às 2:45

    Boa sorte pra quem for tentar utilizá-la. Fico com muita raiva dos pedestres na ciclofaixa do Lago Sul, tem uma calçada AO LADO e não utilizam. O pior é eles verem você indo na direção deles e não sair do caminho. Acho que os escritos “só ciclistas” no chão não são claros.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      14 de dezembro de 2011 às 13:16

      É realmente muito complicado pedalar na ciclovia, quando existem pessoas dividindo o espaço… vamos torcer para que existam regras bem clara e efetivas para evitar isso…

      (0)
      Responder
  5. Leonardo disse:
    30 de dezembro de 2011 às 16:27

    Sou morador do Sudoeste e posso afirmar que a ciclovia já está sendo usada por pedestres, principalmente para caminhadas e corridas. Na minha opinião de leigo (não entendo de bicicletas) o projeto foi mal planejado, pois deveria haver uma terceira faixa para o trânsito de pedestres.

    Concordo 100% com a opinião do Adilson sobre o compartilhamento das vias. Afinal, se o ciclista deve ser respeitando nas vias de automóveis, o pedestre também deve ser respeitado nas vias para ciclistas. E por último, mas não menos importante, chamar os pedestres de cachorro é muito deselegante e preconceituoso.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      30 de dezembro de 2011 às 17:45

      Olá Leonardo, obrigado pelo seu comentário.
      Só esclarecendo… O termo “cachorrovia”, não se refere aos pedestres, mas aos cachorros que acompanham os pedestres, que causam muito acidentes. Não estamos chamando ninguém de cachorro.
      Com relação ao compartilhamento da ciclovia, é um pouco complicado. Uma vez que as pessoas não andam em sentido e velocidade uniforme, como os carros e bicicletas. Você não vê um carro parando no meio da rua para falar com um amigo que ele viu passando, mas pessoas fazem isso quando estão andando e isso causa acidentes.
      Nos países mais evoluídos do mundo, no quesito mobilidade urbana. Pedestres que andam em ciclovias são multados.
      Resumindo Ciclovias, Ruas e estradas, são destinadas a veículos (carros, bicicletas, motos caminhões etc…) Calçadas são destinadas as pessoas. Espero ter conseguido explicar.
      Abraço

      (0)
      Responder
  6. Natanael Maia disse:
    7 de janeiro de 2012 às 1:02

    Pessoal,

    Acho que o problema vai além do fato da ciclovia ser utilizada também por pedestres. Infelizmente a obra não está sendo tão bem feita conforme imaginávamos, vejam os vídeos:

    http://www.youtube.com/watch?v=_6xnNaA7HB0

    http://www.youtube.com/watch?v=49uFYk5DAsI

    (0)
    Responder
  7. Natanael Maia disse:
    7 de janeiro de 2012 às 1:05

    Um detalhe importante que dá para perceber nos videos enviados anteriormente é que a ciclovia é utilizada pelos pedestres em alguns pontos pois as calçadas, que já eram péssimas, foram destruídas ou danificadas durante a construção.

    (0)
    Responder
  8. RC disse:
    8 de janeiro de 2012 às 21:31

    Natanael,
    A ciclovia tem MUITOS problemas. Primeiro, do jeito que está, em pouquíssimo tempo será necessário fazer reparos, pois já há rachaduras em TODAS as placas de concreto. O GDF não pode receber essa obra desse jeito. Há também problemas graves de sinalização e acabamento que podem resultar em ACIDENTES. O amadorismo é tanto que placas alertando sobre a passagem de ciclistas foram colocadas NA CICLOVIA em dez das RUAS para alertar os motoristas. Veja na minha URL os detalhes. (O vídeo postado acima também é muito esclarecedor.)

    (0)
    Responder
  9. Paulo disse:
    20 de janeiro de 2012 às 13:33

    Brasília é uma piada!!!!!

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      20 de janeiro de 2012 às 14:01

      Infelizmente…

      (0)
      Responder
  10. carlos disse:
    18 de abril de 2012 às 15:17

    foi mal feito mesmo quem anda na ciclovia do rio pinheiros em SP sabe bem que ciclovia não é essa calçada ai que fizeram. ciclovia deve ser lisa, nessa ai que fizeram no DF só de mountain bike que voce anda e olhe lá, se for andar de speed vai ser pior que trem passando entre os trilhos tamanha trepidação.

    (0)
    Responder
  11. Wilton Fidélis disse:
    10 de maio de 2012 às 18:19

    Será que algum dia haverá uma ciclovia que ligue o Guará 2 ao final do Plano Piloto, são apenas 8km, passando ali pelo zoológico, seria bem útil também para moradores;trabalhadores da Candangolândia, e do Núcleo Bandeirante.

    (0)
    Responder

Deixe uma resposta para Henrique Andrade Cancelar resposta

9 years ago 16 Comments Mobilidade Urbana, Sem categoriaBrasília, Ciclovia, Sudoeste487

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.