Quando olhamos para um período de alguns meses, sua média de velocidade diz muito sobre o quanto você está melhorando como ciclista. Fizemos uma lista de dicas para você andar mais rápido em cima da bike e surpreender seus parceiros de treino.
É só montar na bicicleta e começar a pedalar que a gente sente vontade de descobrir qual velocidade a gente consegue atingir. Um simples ciclocomputador permite que você veja sua velocidade atual, média e máxima de cada treino ou passeio. Uma vez que você tenha essas informações, várias perguntas começam a aparecer: como eu estou em relação a outros ciclistas? Eu consigo andar mais rápido? Acompanhar sua média de velocidade é um bom indicador da sua forma física e desenvolvimento como ciclista.
Existem formas de aumentar sua média de velocidade quase que instantaneamente e outras que precisa de um pouco mais de paciência. Siga essas dicas e veja sua média de velocidade aumentar.
A que velocidade um ciclista de estrada anda?
Essa é uma pergunta difícil de responder – depende de onde você mora (é montanhoso? venta muito?), e, obviamente, do nível físico em que você se encontra. No entanto, essa é uma questão muito perguntada por ciclistas iniciantes.
Mas para matar a curiosidade, a resposta de acordo com as informações do Strava, o país mais rápido do mundo em cima de uma bicicleta é a Holanda. Os homens pedalam a 26.92km/h e as mulheres a 21.36km/h.
1. Dobre e encaixe os cotovelos
A maior coisa que está deixando você devagar quando você está pedalando é a resistência do vento. Várias dessas dicas dizem respeito a formas de reduzir a força do vento para que você pedale mais facilmente.
A forma mais simples de todas é baixar um pouco a sua posição na bicicleta. Em vez de sentar reto no banco e pegar muito vento na cara, tente baixar um pouco seu corpo para mais perto do guidão com os cotovelos dobrados e alinhados. Você sentirá uma diferença imediatamente.
2. Escute música
Existem estudos científicos que comprovam que fazer atividades físicas ouvindo músicas agitadas faz você se esforçar mais e por consequência andar mais rápido. Essa é polêmica, pois aqui no Pra quem pedala acreditamos que é necessário que todos os sentidos estejam alertas para pedalar com segurança e pedalar com música reduz sua habilidade de ouvir o trânsito a sua volta. No entanto, o CTB não proíbe o uso de fones, então é necessário que você crie o hábito de olhar por cima dos ombros frequentemente, coisa que quando não estamos usando fones não temos o costume de fazer, não é mesmo? Existem algumas marcas de fone que prometem deixar o som de fora entrar.
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3. Pedale em grupo
Você pode até considerar isso trapaça, mas pedalar em grupo vai aumentar sua média de velocidade de várias formas. Primeiro, se você trocar roda e compartilhar o esforço na frente do grupo você andará mais rápido do que se estivesse sozinho. Você terá mais incentivo para elevar o seu nível de esforço, tentando acompanhar aqueles que são um pouco mais fortes que você. Isso não só vai te ajudar a andar mais rápido em um treino específico, mas também vai te ajudar a evoluir como ciclista em treinos futuros.
4. Calibre seus pneus
Pneus calibrados corretamente irão rolar mais rápido. É bom checar a pressão dos pneus antes de todo treino, mudanças de temperatura provocam pequenos vazamentos de ar com o tempo, isso não significa que seu pneu esteja furado. Verifique os limites de pressão recomendados na parede lateral de seus pneus. Invista em uma bomba de pé para que você coloque a pressão necessária com facilidade, deixe as bombas de mão para emergências na estrada.
5. Freie menos
Por mais óbvio que pareça, tente freiar menos. Freiar deixa você mais lento e isso requer que você pedale mais forte para acelerar e então recuperar a velocidade. Freiar desnecessariamente é um desperdício de energia e atrapalha seu ritmo. Como melhorar? Primeiramente tente eliminar as frenagens de “conforto”. Isso ocorre quando você está pedalando por um trecho rápido de uma estrada ou uma descida e então você começa a andar um pouco mais rápido do que você está acostumado.
Freiar para ficar em uma velocidade mais confortável é normal mas dê uma boa olhada em volta antes, se a superfície do asfalto é boa, sem sujeira e obstruções, sem curvas fechadas não há razão para freiar, então deixe a bicicleta rolar e aproveite o vento no rosto. Melhore sua confiança em curvas. Freiar mais tarde vai te ajudar a manter a velocidade por mais tempo. Lembre de sempre freiar na reta, desse modo você pode fazer a curva mais confortavelmente e manter o ritmo na saída.