A Specialized trouxe para o Brasil a nova Epic S-Works 2015 com a variação World Cup e a convencional. Vejam aqui os detalhes da bike.
Como alguns de vocês sabem, eu fui convidado pela empresa para acompanhar o evento de lançamento da linha 2015 deles, que está acontecendo aqui em Teresópolis no Rio de Janeiro. Então vocês vão ver uma série de matérias sobre as novidades da marca nos próximos dias.
A nova Epic não apresenta novidades em relação ao quadro do modelo 2014, mas os componentes mudaram bastante. O modelo convencional (sem ser o World Cup), vem com a nova suspensão invertida RS-1 da RockShox, que com certeza é o grande destaque da bike.
Assim como em todos as suspensões dos modelos top da Specialized, a empresa faz a adaptação que se chama “Brain”. Eles substituem o cartucho original da por um patenteado por eles. Essa tecnologia reconhece de onde vem a força exercida no garfo. Se for do chão, vinda de um impacto, a suspensão vai absorver. Se a força vier do ciclista, a suspensão irá travar e não ocorrerá perda de energia.
Resumindo, a nova suspensão RS-1, já vem adaptada. O fato dela ser invertida, oferece um comportamento muito diferente para a bike. O grande lance dessa “inversão”, é que se pode reforçar muito a região da caixa de direção da bike. Vejam o tamanho da estrutura de carbono que fica logo abaixo do headtube da bike. Isso aumenta demais a rigidez da frente da bicicleta e do garfo.
Além disso a nova S-Works veio com o canote XCP, trata-se de um canote retrátil com curso de apenas 35mm. Com o apertar de um botão no guidão, um sistema hidráulico rebaixa o canote em 35mm para facilitar a vida do ciclista em descidas mais técnicas, o que é algo muito interessante. O cabo do sistema hidráulico passa por dentro do canote e por dentro do quadro, então não fica visível.
Ela vem equipada com o novo Shimano XTR MECÂNICO e Rodas Roval Control SL aro 29 e freio Shimano XTR com Ice Tech.
A versão World Cup não sofreu grandes alterações em relação ao ano passado. A WC possui uma redução de 5mm no curso das duas suspensões para deixar a bike mais arisca. Como a suspensão RS-1 não tem a opção de 95mm e só de 100mm, o modelo World Cup vem com a suspensão RockShox Sid, que já vinha antes.
Assim como o modelo 2014, a World Cup só tem a opção de câmbio com uma Coroa, no caso dessa bike, ela vem com XX1.