A pressão do pneu é um fator muito importante para a performance de um ciclista por três motivos principais: Conforto, aderência e velocidade. Quanto mais cheio o pneu, mais rápido ele anda, porém com menor aderência e mais desconfortável fica a bike. Quanto mais vazio (até um certo ponto, logicamente), mais confortável fica a bicicleta, porém anda mais devagar e com maior aderência.

Porém existe um ponto de equilíbrio que maximiza o resultado, mantendo o conforto necessário para ficar em cima da bike por bastante tempo, com a aderência ideal e uma boa velocidade. Um estudo realizado por Frank Berto, uma grande estudioso de mecânica de bicicleta, indica que a pressão ideal é a que cause um tire-drop de 15%.

Essa medida também é recomendado por muitas marcas de pneu. O tire drop (figura acima) é a medida que a bicicleta abaixa com a deformação do pneu, causada pelo peso do ciclista.

COMO DESCOBRIR A PRESSÃO CERTA?

1. Medir o Tire Drop

Medir o tire drop não é simples, porém uma tabela desenvolvida por Berto ajuda bastante. O modelo foi feito para bicicletas com rodas de 700C (Speed),  porém testes mostraram que o resultado é o mesmo em outros tamanhos de roda.

(Clique para aumentar)

2. Medindo a divisão de peso da bike

Existe uma diferença de divisão de peso entre modelos diferentes de bicicleta, ou seja, algumas bikes tem mais peso na roda de trás, outras na roda da frente e outras o peso fica equilibrado entre as duas rodas. Com isso, para obter o tire drop de 15%, muitas vezes é preciso colocar pressões diferentes em cada um dos pneus.

Para medir a divisão de peso faça o seguinte:

  1. Coloque uma das rodas da bike sobre uma balança e a outra sobre uma superfície rígida.
  2. Anote o peso que aparece na balança
  3. Inverta a bicicleta e meça o peso da outra roda.

Exemplo: Peso da bike = 10km / Peso na roda traseira = 6kg(60%) / Peso na roda dianteira = 4kg(40%)

Obs: Alguns fabricantes disponibilizam essa informação em seus sites.

3. O cálculo

Com as informações acima em mãos, fica bem fácil descobrir a pressão ideal.

Exemplo (Pneus 23mm):

  • Peso do ciclista = 75kg
  • Peso da bike = 10kg
  • Divisão de peso = RD = 40% / RT = 60%
Peso da Bike + Ciclista Divisão de peso Peso sobre a roda Pressão ideal Pneu
Roda Traseira 75+10=85kg 60% 85 x 60% = 51kg 112psi*
Roda Dianteira 75+10=85kg 40% 85 x 40% = 34kg 78psi*

* Informação da tabela acima

Observações:

Se você tiver certeza de que vai andar em superfícies absolutamente lisas, com um asfalto impecável. A pressão pode ser aumentada, até o limite estipulado pelo fabricante, já que não vai fazer diferença no conforto e vai aumentar a velocidade. Porém, se o terreno que você vai andar, for muito ruim, é indicado que a pressão seja ligeiramente diminuída do ideal, já que você vai precisar mais de conforto.

NUNCA ULTRAPASSE O LIMITE DE PRESSÃO ESTIPULADO PELO FABRICANTE

Fonte Bicycle Quarterly/ Frank Berto