O primeiro passo é ter certeza de que você e sua bicicleta estejam visíveis. Se você andar sob as luzes da rua de um ambiente urbano, é provável que você só precise de luzes dianteiras e traseiras para que os outros usuários da estrada te enxerguem.
Passeios rurais com estradas pouco iluminadas exigirão uma iluminação frontal mais potente para melhor visualizar as margens da estrada, animais silvestres e possíveis buracos.
Os essenciais
- Luzes e refletores decentes
- Faça voltas mais curtas em vez de um circuito longo
- Roupas reflexivas
- Planeje seu treinamento
Por exemplo, ao andar no escuro, uma sessão de treino ideal é fazer repetições de subidas em uma estrada bem iluminada. Evite pedalar uma rota longa em estradas que não são ideais para treinar, em altas intensidades, no escuro.
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Tente escolher uma rota que você conheça bem, evitando pistas com muitas curvas onde você corre o risco de ser surpreendido com buracos e de não ser visto por outros usuários da estrada. Se você estiver familiarizado com a rota, há uma boa chance de saber onde estão todos os buracos.
Se for treinar a noite procure um parceiro para que você não fique sozinho. Além de ser bem mais motivador treinar com um amigo é muito mais seguro também.
Lembre-se de levar suas ferramentas, kit remendo e câmera reserva – pedalar no escuro pode esconder perigos como buracos e cacos de vidro que podem causar furos ou outros problemas mecânicos
Não assuma que você foi visto pelos outros usuários da estrada. Olhe por cima do ombro para verificar a proximidade de veículos que passam por você e sinalize qualquer mudança de sentido.
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