Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


E jogaram a culpa no freio a disco… de novo!

Autor: Henrique Andrade
2 years ago 61 Comments Ciclismo de Estrada9,585





Mais uma vez, em uma declaração precipitada, um ciclista joga a culpa de um “corte” nos freios a disco. O ciclista da Sky, Owain Doull declarou que a sua sapatilha foi cortada pelo freio a disco de Marcell Kittel, em uma queda na chegada da primeira etapa do Tour de Abu Dhabi.

Doull

Ele postou a foto no Twitter e esbravejou… “Isso é porque só tinha uma bicicleta com freios a disco”. Imagina o pelotão inteiro.

Ok… Mas vamos analisar as imagens

Esse é o exato momento em que a queda começa a acontecer. No momento da queda, Kittel está exatamente “ombro a ombro” com o Doull. Só que Kittel está do lado direito e Doull caiu para a esquerda, derrubando o Kittel.

Kitytel

Segue o vídeo

Agora eu pergunto para vocês… Como que é possível ele cortar a Sapatilha ESQUERDA, no disco do cara que está a DIREITA dele???

Mesma coisa aconteceu quando o Ventoso disse que foi o disco que cortou a perna dele…

Fizemos um vídeo sobre essa outra.

Lembrando que a Sky, equipe do ciclista que cortou a sapatilha, é patrocinada pela Pinarello, que já disse que é contra os discos.

fev 23, 2017Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Shimano anuncia nova linha de produtos para o pedal off-road e trekkingVídeo | Caleb Ewan comemorou antes da hora e Kittel venceu a 2ª Etapa do Tour de Abu Dhabi
Você também pode gostar:
 
Garmin lançou as câmeras de ação VIRB e VIRB Elite para concorrer com as GoPro
 
Cavendish supera adversários na Clássica Kuurne-Brussel-Kuurne 2015
Comentários: 61
  1. Francis disse:
    24 de fevereiro de 2017 às 8:21

    Ces sao umas piadas, PRA QUE FREIO A DISCO EM SPEED????
    Os freios normais n funcionam bem?

    Dae vem uns babacas dizer: eh a tecnologia, temos q seguir evoluindo. Evoluindo no queeeee????

    Disco surgiu pq mtb no barro n frenava, ciclocros nao freia tb por causa de lama etc.

    Agora, vc junta 100 ciclistas com disco quente numa queda e ve se nao da nada…

    A Pinarello n quer disco? Otimo!!! Ao menos uma nao pensa só no dinheiro.
    Ache algo util pra postar, e deixe de fazer merchan pra disco amigo. Isso cada um faca sua escolha pessoal.

    Enqusnto um nao ficar eleijado pro RESTO DA VIDA, voces nao vao entender o que to falando, triste e burro isso…

    (3)
    Responder
    • carlos disse:
      24 de fevereiro de 2017 às 13:44

      concordo plenamente. Nao faz sentido, pois a area de rolagem de um pneu de speed e’ minimo para um freio tao eficiente quando a disco, somente irie travar as rodas traseiras e possiveis acidentes se for a roda dianteira.

      (5)
      Responder
      • Fabio disse:
        24 de fevereiro de 2017 às 15:13

        Se o cara não tem sensibilidade para modular um freio no asfalto sem travar, então mude de esporte. Imagina um cara desses numa MTB num piso com pedrinhas soltas, tipo bola de gude, na chuva. Ou será que não consegue modular por ser freio ferradura?

        (2)
        Responder
    • juliano Moura disse:
      24 de fevereiro de 2017 às 10:54

      Pelo nível do seu comentário a única pessoa burra aqui é você. O objetivo do blog é dar informação sobre o mundo do ciclismo, inclusive as polêmicas envolvendo freios a disco, independente da opinião de cada um. Aqui é um espaço para todos apresentarem seus argumentos e ideias. O Henrique não ganha nada defendendo os freios a disco, apenas tem sua opinião, coisa que você deveria respeitar.
      Pelo menos em uma coisa concordo com você, cada um que faça sua escolha. Mas vamos aprender a ser mais educados.

      (6)
      Responder
    • Felipe Bastos disse:
      24 de fevereiro de 2017 às 12:54

      Poxa Francis,

      Você não está errado em dizer que funciona, e é verdade que a galera não bota no barro igual as MTBs, mas na Paris-Roubaix por exemplo, eles passam muito em lama, em terreno nada amigável, etc. Há margem pra argumentarem também que querem colocar.

      (0)
      Responder
    • Lucas Valença Barboza Lucas Valença Barboza disse:
      26 de fevereiro de 2017 às 3:28

      Extremamente lúcido! Parabéns

      (0)
      Responder
    • Lucas disse:
      4 de março de 2017 às 17:56

      Desce uma montanha de 10km com -15% de média na chuva e com roda de carbono depois vem falar comigo! Babaca!

      (0)
      Responder
  2. Lucas disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 22:02

    Entao a sky esta conspirando contra o disco? So pq eles sao “contra”? Entao eu posso imaginar que sua super argumentação é so pq vc é a favor? Os caras vivem disso, andam de bicicleta mais do que 6horas por dia. Se a maioria nao quer, eles devem estar corretos. Disco em road bikes é acessorio, e nao e nem de perto algo importante. Logo dispensável.

    (8)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      23 de fevereiro de 2017 às 22:41

      Não afirmei isso.
      Só mostrei com as evidências do vídeo que eles fizeram uma acusação sem ter certeza do que aconteceu…

      Tanto que a UCI está investigando o caso.

      (0)
      Responder
  3. Marcos Tusset disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 23:31

    Pessoal, quando se cai em um pelotão, é tudo muito rápido. Você não sabe exatamente o que aconteceu. Algumas coisas não se percebe. O fato é que o disco é visto com muita desconfiança. Por várias razões. A troca da roda em um momento de furo. Os cortes que pode ocasionar. Nunca se pode comparar o mountain e down hill. Coisas muito diferentes. Dinâmicas de queda diferentes. O que se pergunta é: qual a vantagem isso vai me dar? Quanto tempo eu vou ganhar?

    (5)
    Responder
  4. Guilherme Santos disse:
    24 de fevereiro de 2017 às 8:05

    Taí mais um exemplo do marketing que atrapalha…
    Qual a vantagem de se usar freio a disco em uma prova plana, com tempo seco?

    No MTB os discos são absolutamente necessários, na estrada são dispensáveis.

    (6)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      24 de fevereiro de 2017 às 10:39

      Tá… mas só tem ciclismo em lugar plano e seco?

      (0)
      Responder
      • Lucas Valença Barboza Lucas Valença Barboza disse:
        26 de fevereiro de 2017 às 3:33

        Isso é algo que VC quer, ciclista amador e que nao compete pra viver. Como todos nós. Os prós nunca reivindicaram freio a disco. Bobagem essa forcacao de barra pra dizer que os freios ferradura nao sao suficientes…

        (0)
        Responder
      • Fabio disse:
        24 de fevereiro de 2017 às 14:57

        Agora vão trocar de freio dependendo do relevo. kkkkkkk

        (-1)
        Responder
  5. Alberto disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 14:49

    Está me parecendo a sapatilha direita..

    (1)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      23 de fevereiro de 2017 às 14:57

      Olha direito! E veja o vídeo… dá para ver a sapatilha cortada no pé esquerdo dele… Quando ele cruza a linha de chegada.

      (3)
      Responder
      • Alberto disse:
        23 de fevereiro de 2017 às 15:16

        Tem razão!! Pela foto invertida deu a impressão de ser a sapatilha direita..

        (0)
        Responder
      • Silva disse:
        25 de fevereiro de 2017 às 19:11

        É perfeitamente possível a sapatilha esquerda ter cortado, sempre ficam achando mil desculpas para defender o freio a disco que alem de desnecessario no ciclismo de estrada ainda é perigoso. Para que ficar insistindo neste trambolho que é mais pesado e com eficiencia similar ao freio tradicional

        (0)
        Responder
    • Robert disse:
      24 de fevereiro de 2017 às 13:43

      Já viu alguma sapatilha com as presilhas pro lado interno do pé? Só isso já tira sua dúvida.

      (0)
      Responder
  6. Anderson disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 16:00

    Logo logo vão instalar uma GoPro pra cada disco só pra ver o onde eles passam durante a queda, kkkkk.

    (3)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      23 de fevereiro de 2017 às 16:01

      kkkkkkkkkkk

      (0)
      Responder
    • Bruno disse:
      23 de fevereiro de 2017 às 17:05

      kkkkkkkk Não é má ideia

      (0)
      Responder
  7. Felipe Bastos disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 16:07

    É simples preparar pra provar que não foi numa próxima: coloca algum pigmento facilmente riscável na borda do disco (resistente ao calor das frenagens claro), e como borda, me refiro a parte que alegam que corta, não as faces ;-) Daí num acidente é só procurar vestígios, se não tiver, morreu maria preá!

    (3)
    Responder
  8. Fabio disse:
    24 de fevereiro de 2017 às 15:05

    Ultimamente tem pouquíssimos comentários aqui no site, mas quando é para ser contra frio a disco, a coisa bomba aqui. Não gosta? Não compre. Pronto. Freio a disco em bike de estrada está igual o que foi o 29 para MTB. Não quer não compre e não ande perto de quem tenha então. Afinal, aqui ninguém é profissional da área e não é obrigado a andar perto de quem use.

    No mais, o cara precisa jogar na Sena, porque se realmente fosse o disco, vai ser azarado assim na casa do caralho.

    Ou então deviam afastá-lo do esporte, ou por mentira ou por ser azarado.

    (3)
    Responder
  9. Socrates disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 18:37

    Parece ser da direita,mas ae parar pra analisar, nunca vi sapatilha desse modelo com ajuste na parte de dentro, mas sim na parte de fora. Logo acredito q sapatilha seja a do lado esquerdo mesmo

    (2)
    Responder
  10. Alvaro disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 16:06

    No MTB freio a disco é quase unanimidade. Dowhill por exemplo tem tombos cavernosos e não lembro de ver cortes como os que atribuem Ciclismo ao disco.Claro que na provas de ciclismo os atletas andam mais próximos quase colados as vezes mas mesmo assim não acho que o disco seja o culpa.Tenho MTB já tomei vários capotes clipado e nunca me cortei com o disco ou lembro de alguém que se cortou com os disco. Penso que o receio seja mais uma questão de adaptação a forma de frear e diferente talvez a velocidade das speed não seja tão fácil de conciliar com freio a disco.Mas já que até hoje a maioria esmagadora não usa freio a disco deveria deixar como esta ou a critério de cada competidor.

    (0)
    Responder
    • Fabio disse:
      24 de fevereiro de 2017 às 15:06

      No MTB já é unanimidade.

      (1)
      Responder
  11. Fabio disse:
    24 de fevereiro de 2017 às 15:27

    Depois das viúvas das 26, agora é a vez das viúvas das ferraduras.

    (1)
    Responder
  12. César disse:
    24 de fevereiro de 2017 às 20:09

    Os freios convencionais freiar bem até demais, acho que freios a disco em bicicleta de estrada são totalmente desnecessários, a não ser que produzissem um freio a disco com um sistema ABS… Ai seria outra história!

    (1)
    Responder
  13. Wadilson disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 18:19

    Alguém mais reparou no cotovelo do Kittel que parece dar um ‘chega pra lá’? São 3 ciclistas bem embolados, e vendo o reply do momento da queda parece que houve um movimento para tirar o ciclista de perto, e nessa caiu todo mundo.

    (0)
    Responder
  14. Marcio Riva disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 20:28

    Difícil acreditar, parece mais um corte de faca. Olhem este vídeo,
    http://www.velonews.com/2017/02/video/video-can-disc-rotors-actually-cut_431182

    (0)
    Responder
  15. George disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 20:43

    Porque não usam uma proteção de fibra de carbono no disco?

    (0)
    Responder
  16. Marcelo Silva disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 22:30

    Henrique… gostaria de ver vc fazendo um video parecido com esse do teste com a sapatilha, testando nas COROAS e CASSETE da bike… não consigo acreditar que alguém ache mais cortante um disco do que uma roda cheia de dente afiada.

    (0)
    Responder
  17. Erick Silva disse:
    24 de fevereiro de 2017 às 12:06

    EU acho que pode ter sido qualquer coisa.
    Têm que levantar o que causou essa mancha marrom próxima ao corte.

    E o disco pode ter cortado o pé esquerdo, pois qnd se cai para a esqueda, o peso do seu corpo faz a perna esqueda passar por baixo da coroa. Na verdade, pra mim parece mais provável ter sido a coroa grande.
    Eu tenho os dentes da minha coroa maior na parte traseira do meu tornozelo, por conta de uma queda parecida com essa.

    Abraços!

    (0)
    Responder
  18. carlos disse:
    24 de fevereiro de 2017 às 13:37

    sim foi o pe esquerdo. Mas ja tive quedas que estava no lado esquerdo e fui parar no lado direito, estava atras e fui parar na frente, ainda mais na velocidade que os ciclistas profissionais pedalam. Fato e’ que nao tem nada afiado em um bike pra causar esse tipo de corte e nem no asfalto (em condicoes bem melhores que no Brasil), a nao ser um disco de freio.
    Tecnologias sao bem vindas, mas se eu fosse ciclista professional, tambem me preocuparia em pedalar num pelotao com freios a disco a nao ser que fossem cobertos.

    (0)
    Responder
    • Thiago Luciano disse:
      1 de março de 2017 às 16:05

      Afiado?!!!! Realmente eles dão uma afiadinha nos discos para poder dar uma fatiada leve nos ciclistas, só pra ficarem espertos e terem do que reclamar….

      (0)
      Responder
  19. Marcelo Silva disse:
    24 de fevereiro de 2017 às 18:12

    Olhei direito agora… aposto 2 sorvete seco que a marca amarelada na sapatilha é ferrugem da grade de metal, que foi o que rasgou a sapatilha…. de 19s até uns 23s do vídeo da pra ver a grade com pontos de ferrugem.

    (0)
    Responder
  20. Fernando disse:
    25 de fevereiro de 2017 às 19:09

    Eita!!! Num é que fura memo!! Tá doido!

    (0)
    Responder
  21. Anderson Fernandes disse:
    27 de fevereiro de 2017 às 15:53

    Brasil país de técnicos nunca vi tantos técnicos sabem tudo

    (0)
    Responder
  22. Lucas Nunes disse:
    2 de março de 2017 às 9:29

    Vendo os comentários acima, me pergunto o que essas pessoas fazem lendo um blog de alguém que tem uma opinião totalmente adversa à delas. É tão mais fácil simplesmente deixar de ler, não sei qual a dificuldade nisso. “Ah, mas eu gosto de ler por causa das noticias…” Então leia somente as noticias que lhe interesse.

    (0)
    Responder
  23. Fernando disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 14:39

    Eita! Num é que corta memu!!!

    (-1)
    Responder
  24. João Henrique disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 15:30

    Não precisa ver o vídeo pra assegurar que foi a sapatilha esquerda. Na foto isso está claro. Agora, se foi o disco ou não….me parece que o Kittel caiu um pouco mais na frente. Pode ter sido a grade, a coroa da própria bike, a coroa de outra bike, ou até mesmo o disco. Acredito que numa queda massiva tudo é possível…

    (0)
    Responder
    • Bruno disse:
      23 de fevereiro de 2017 às 16:03

      Sim Kittel caiu depois de peito no chão. O atleta da Movstar que embolou com o Doull. Eu não acredito que seja o disco.
      Estes ciclistas tem que parar de comer Nutella no café da manhã. Isso de freio a disco e a tradicional ferradura estão deixando os caras loucos.

      (0)
      Responder
    • Henrique Andrade disse:
      23 de fevereiro de 2017 às 15:34

      Quase tudo é possível ;)

      Se o Kittel estivesse na frente dele, eu concordaria com vc…

      Abraço, João!

      (-1)
      Responder
  25. Ruan Rodrigo Araújo da Costa disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 21:56

    “um ciclista sofre de dor de barriga durante uma corrida e culpa o freio a disco”

    (-1)
    Responder
  26. Otavio Araujo disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 15:19

    Além da vantagem do aumentar o poder de frenagem, arriscando assim maiores velocidades, tem uma coisa boa em usar freio a disco, não teremos cenas de ciclistas de acotovelando durante a prova, porque se caírem, podem acabar se cortando!! Fantástico!

    (-2)
    Responder
  27. Bruno disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 15:58

    Gente, estuprei o replay aqui e da pra ver que, a bike do Kittel o acompanha ate parar, o Carinha da Sky, Doull já cai arrastando pro canto. Se foi ou não por um freio a disco o corte, pela bike do Kittel que não foi. Kittel caiu de peito no chão depois do capote de Doull que foi derrubado pelo atleta da Movstar, estes dois que se embolaram. E sim, o corte é no pé ESQUERDO. (PRA QUEM NÃO SABE Esquerdo é a mão que um canhoto escreve ok ?)

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      23 de fevereiro de 2017 às 16:00

      EXATAMENTE!
      Como o Kittel era o único com disco no pelotão… Não foi o disco!
      Abraço
      PS: Tbm estuprei o replay

      (-2)
      Responder
  28. Lucio disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 15:23

    O que fez aquele corte cirúrgico na sapatilha dele então??

    (3)
    Responder
    • Bruno disse:
      27 de fevereiro de 2017 às 20:54

      Sua Língua

      (0)
      Responder
    • Henrique Andrade disse:
      23 de fevereiro de 2017 às 15:26

      Isso é difícil de afirmar… O que dá para afirmar é que não foi o disco… Porque é uma posição impossível.

      Mas pode ter sido o atrito do pneu do cara que estava na frente que cortou a sapatilha.

      (-12)
      Responder
      • Felipe Bastos disse:
        23 de fevereiro de 2017 às 16:14

        Olha a foto da sapatilha em mais detalhe Henrique e galera… Que disco é largo de deixar essa marca marrom? É só meditar: pro disco deixar todas essas marcas o cara tinha que ficar passando a sapatilha igual quem afia faca em esmerilhadeira… Numa queda os toques são geralmente momentâneos pois são pancadas!

        Pra deixar tanta marca oi foi arrastado em algo ou foi um atrito com pneu… O freio a disco rodando e quente corta igual faca, mas a posição não favorece esse tipo de corte…

        (0)
        Responder
      • Felipe Bastos disse:
        23 de fevereiro de 2017 às 16:09

        ou a grade que ele praticamente destroçou na queda… de metal ela né?

        (0)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          23 de fevereiro de 2017 às 16:12

          Sim! De metal

          (-2)
          Responder
      • carlos disse:
        24 de fevereiro de 2017 às 13:50

        Henrique, atrito de pneu nao cortaria a sapatilha daquela forma.

        (2)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          24 de fevereiro de 2017 às 15:11

          Mas um pedaço de feira da cerca, sim…

          (-1)
          Responder
  29. Paulo Henrique disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 15:09

    Claro que é a direita. E corta mesmo. Não é seguro para o pelotão.

    Quem quer freio a disco é a indústria, para vendar mais. Mas tenho certeza de que a UCI não vai aprovar.

    Vamos aguardar.

    (-7)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      23 de fevereiro de 2017 às 15:13

      Gente…
      Olha o final do vídeo por favor…
      Dá para ver a sapatilha cortada enquanto ele pedala…
      Veja qual é o pé…
      Depois reescreva o comentário.
      Abraço

      (0)
      Responder
      • Fábio disse:
        23 de fevereiro de 2017 às 15:50

        Isto não significa que não seja o disco, ou que seja o disco, pois não é somente o fato de qual lado que a o choque inicial em uma queda, caem embolados, bicicletas vão para todos os lados…

        (1)
        Responder
        • Mauro disse:
          23 de fevereiro de 2017 às 22:04

          olhe bem o replay. o kittel toca no ciclista da frente e cai com a bike dando um capote fodido nele. chega ralou o peito e o uniforme. bem longe do cara da sky. Ele se arrebentou foi nas grades.

          (1)
          Responder
        • Henrique Andrade disse:
          23 de fevereiro de 2017 às 15:52

          Só tinha um ciclista no pelotão com freio a disco… o Marcel Kittel

          (-2)
          Responder

Deixe uma resposta para Thiago Luciano Cancelar resposta

2 years ago 61 Comments Ciclismo de Estrada9,585

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.