Olá galera, quem acompanha o PraQuemPedala no Facebook e Instagram viram que recebi da Specialized Brasil e Pedal Urbano uma Epic S-Works 2015. Aqui vão os detalhes da bike e uma galeria de fotos para vocês curtirem essa bike.
A Epic atualmente tem duas versões, a “normal” e a World Cup, mais voltada para XCO. Essa versão que recebi é a normal, com um pouco mais de curso de suspensão e estabilidade. É o mesmo modelo que acabou de vencer o Cape Epic.
Ela vem com a nova suspensão RS-1 da RockShox, que utiliza um novo sistema invertido, que oferece mais rigidez na frente da bicicleta. Isso acontece porque ao transportar parte que absorve os impacto para baixo, você consegue reforçar a estrutura em baixo da caixa de direção, o que deixa a frente mais rígida, melhorando a dirigibilidade e a performance da suspensão.
Além do que, o sistema hidráulico de trava funciona melhor com a gravidade “puxando” o óleo as travas. Esse sistema já é utilizado amplamente nas motos há alguns anos. Praticamente todas as motos top de cross e de velocidade usam suspensões invertidas.
A Specialized colocou o cartucho “Brain” na suspensão, que oferece o sistema de trava inteligente, que trava ou destrava a suspensão de acordo com a situação. Se você que a força a suspensão trava, se o impacto vem do chão, ela funciona. Esse sistema também existe na suspensão traseira, que tem auto-sag.
O grupo da bike é o Shimano XTR 2015, com relação 2×11. Ele vem com coroas 38x26T e cassete 11x40T. Na volta que dei na calçada aqui de casa (hehehehehehe) deu para perceber que o grupo está mais arisco. A passagem tá lembrando mais os grupos da SRAM do que Shimano. O que eu acho excelente, prefiro passagens de marcha mais bruscas e precisas.
Os freios são Shimano XTR, que na minha humilde opinião são os melhores freios do mercado, com a tecnologia IceTech.
A bike vem com o KIT SWAT (Storage, Water, Air, Tool), que é um conjunto de compartimentos para levar água, ferramentas e “ar”.
Trata-se de dois suportes de caramanhola, um canivete de chaves que vem encaixado no quadro, logo acima do encaixe da suspensão (que é bem legal), uma caixinha embaixo de um dos suportes de garrafinha, onde cabe uma câmara de ar, um tubo de CO2 e espátulas. E também tem uma chave de corrente debaixo da tampa da caixa de direção
As rodas são as Roval Control SL, com pneus Fast Track S-Works 2.0. O que na minha opinião é o único defeito da bike… Eu particularmente gosto muito do Specialized Ground Control, mas não muito do Fast Track.
O Canote de Selim da bike tem o sistema Command Post. Com um acionador no guidão, o selim se abaixa 35mm para facilitar a transposição de descidas mais técnicas.
Quando eu der o primeiro rolé nela, conto para vocês como que foi! :)
Galeria!