Quase todo ciclista se acha um pouco mecânico. O que é mais do que natural: a gente acaba convivendo com problemas na bike e aprendendo, na marra, a resolver alguns deles. Mas existem alguns conhecimentos de mecânica de bicicleta que podem ser extremamente úteis para você.
Por isso, pedimos o auxílio de Henrique Zompero, diretor e fundador da Escola Park Tool no Brasil, para trazermos algumas dicas de especialista com três conselhos que todo ciclista deveria saber.
Fundada em 2013 na cidade de SP, a Escola Park Tool Brasil oferece cursos de manutenção e reparos em bikes, para saber mais acesse www.escolaparktool.com.br/ ou sigam @escolaparktool no Instagram.
1. Teste Constantemente os Freios e NÃO Adie a Troca
Talvez a gente nem precisasse comentar, mas já vi tanta coisa em algumas bicicletas que o que parece óbvio pra muita gente, não é tão óbvio pra outras pessoas: se o freio não estiver em perfeito estado, você corre riscos durante o pedal. Mesmo sabendo disso, é incrível como muito ciclista ainda negligencia um componente tão importante como este.
Um detalhe muito importante é logo ao adquirir seu freio. Pode parecer chato, mas leia o manual de instruções. Afinal, é nele que se encontram as recomendações do fabricante, que variam de marca para marca – se o freio é Magura a recomendação é diferente de um freio Sram, que é diferente de um freio Shimano, por exemplo.
É importante se atentar à pressão dos cabos quando você aciona o manete. Se sentir diferença para mais ou para menos, alguma coisa está errada e precisa ser vista – neste caso, procure um mecânico capacitado para auxiliar. Seja qual for seu tipo de freio, v-brake ou a disco, é fundamental manter as pastilhas e as sapatas com condições mínimas de uso, com espessura ideal, para evitar o desgaste do rotor e falha na frenagem. Se as sapatas, por exemplo, estiverem ressacadas ou rachadas, devem ser
trocadas.
2. Lubrificar a Corrente e Trocá-la Sempre que Necessário
Este é um ponto que, em geral, os ciclistas dão bastante atenção – mas nem sempre do jeito certo. A corrente é normalmente um dos componentes que se desgasta mais rapidamente em uma bicicleta, mas se você cuidar direito vai conseguir aumentar a vida útil dela.
Primeiro é interessante entender os motivos que geram esse desgaste e quais problemas ele pode trazer: os elos da corrente ficam mais distantes uns dos outros por conta do contato direto com os pinos e anéis das coroas e pinhões do cassete. Com o agravante de que uma corrente desgastada pode trazer problemas da coroa e do pinhão, e você vai ter que acabar trocando componentes antes da hora. Não tem muito segredo para saber a hora de lubrificar. Se enquanto estiver pedalando e começa a escutar aqueles barulhos que não consegue entender de onde vêm, é a hora de lubrificar. Em geral as mountain bikes acabam exigindo uma atenção maior do que as speeds, já que estão em contato constante com barro. Para saber a hora certa de trocar corrente, a dica é ficar muito atento a ela. É uma peça relativamente barata, mas é o principal item de segurança da transmissão da sua bicicleta.
Com o uso constante, ela sofre o desgaste natural pelo atrito das partes metálicas e pela abrasão da terra, poeira, areia. Quando ela começar a dar sinais que não está mais encaixando perfeitamente nos dentes das engrenagens, dando aqueles famosos “trancos”, é hora de trocar ou levar até o seu mecânico de confiança. Como já falamos anteriormente, fazer isso vai evitar custos muito maiores com o desgaste de outras peças.
3. Limpe Muito Bem a sua Suspensão
Outros dos itens vitais para o bom funcionamento de uma bicicleta, neste caso específico de mountain bike. Aqui vale a mesma dica que demos no caso dos freios: cada suspensão tem sua particularidade, mas todas têm em comum o fato de terem um manual de uso.
Para garantir maior durabilidade, mais efetividade no funcionamento e menor desgaste, toda vez que você for pedalar é importante efetuar uma limpeza superficial da suspensão, externa e internamente. Com um daqueles panos multiuso que você provavelmente possui na cozinha de casa é fácil fazer a limpeza da sua suspensão.
Envolva o pano, que deve estar limpo, na haste da suspensão e limpe sempre de baixo para cima, sem usar nenhum produto químico. Fazer de baixo pra cima é essencial, porque se você fizer de cima para baixo é capaz de levar sujeira para dentro da suspensão, ficando mais difícil de higienizá-la. Faça isso nos dois lados, dê atenção ao tubo deslizante e pronto! Além disso, é importante fazer a manutenção correta da suspensão com um profissional capacitado. A hora certa da revisão preventiva é baseada nas horas de uso da sua bike, e não na quilometragem, como muita gente pensa – e isso independe da marca da sua suspensão. Mais uma vez, o manual de instruções do seu amortecedor vai especificar o número de horas indicado, que varia de 50 a 200 horas.
Henrique Zompero é diretor de ensino e fundador da Escola Park Tool no Brasil. Formado em diversos cursos de capacitação em marcas como Park Tool, Magura, Shimano, Fox e Campagnolo, entre outras, é especialista quando o assunto é mecânica de bicicletas.
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