A LightWeight, marca de produtos e bikes de alto padrão, criaram uma bicicleta que possui um motor eletromagnético que pode fazer com que a bike ande acima dos 100km/h
Após o escândalo da ciclistas que utilizou uma bike com motor no mundial de Cyclocross, o jornal Gazzetta Dello Sport publicou uma matéria sobre a nova tendência do doping mecânico, as rodas eletromagnéticas, que custariam mais de 200 mil Euros. Só que de acordo com a matéria do site, essas rodas acrescentariam 50 watts na potência gerada pelo ciclista.
Essa bicicleta da LightWeight não tem nada ilícito nela, na verdade, é uma bicicleta de carbono, top de linha, só que para uso urbano, como se fosse uma bike elétrica para que você vá trabalhar.
Explicação sobre as tecnologias dos trens
A tecnologia utilizada na bicicleta é parecida com as que os Trem-Bala utilizam para atingir velocidades altíssimas, que é chamada de Maglev Transrapid technology, onde imãs energizados giram a roda com bastante potência.
A questão é que a mudança para se utilizar esse sistema, tem que ser feita na roda e no quadro, que precisa term um design específico para que o “motor” possa funcionar e as baterias possam sem colocadas.
O sistema funciona na seguinte forma: 200 imãs ficam dentro do aro da roda, a parte modificada do quadro, na parte do seattube, possui seis bobinas indutoras que fazem com que a força eletromagnética gire a roda.
De acordo com os testes, esse sistema pode gerar cerca de 500 watts extras para a bicicleta, o que pode fazer com que o ciclista passe dos 100km/h. Outra vantagem, é que enquanto as bikes elétricas normais pesam mais de 20kg, essa bike pesa 11kg.