A magrela está ganhando muitos adeptos.
Cada vez mais brasileiros estão andando de bicicleta, hoje, de acordo com a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) já estamos na casa dos 25 milhões de pessoas que andam de bicicleta todos os dias no Brasil. Seja como esporte, meio de transporte ou hobby, a bike está caindo no gosto dos brasileiros.
O número de atletas participando de competições também cresceu bastante. Em 2008, cerca de 5.400 pessoas estão cadastradas na Confederação Brasileira, em três anos esse número cresceu 62%, hoje já existem cerca de 8.800 pessoas cadastradas. “A promoção de etapas de campeonatos internacionais, no País, tem atraído muita gente para o esporte”, diz Wesley Kestrel, diretor da CBC.
Provas de grande porte estimulam a participação de atletas, uma vez que valem pontos para o ranking internacional do ciclismo. Um boa posição nesse ranking permite que atletas participem de competições como Jogos Pan Americanos, Olimpíadas e etc…
O Projeto LiveWright
Os empresários João Paulo Diniz, do Grupo Pão de Açucar, Roberto Klabin, da Klabin e mais 11 empresário criaram um grupo chamado LiveWrigth, em homenagem a Roger Wright, investidor que morreu em um acidente aéreo na Bahia em 2009. O objetivo do grupo é apoiar esportes que normalmente não tem verbas de patrocinadores tradicionais de eventos esportivos no país.
A idéia é estimular o ciclismo e outros esporte de forma que novos atletas de alto nível surjam no país. Crescendo assim a participação brasileira nas olimpíadas de 2016. O grupo que foi criado com a ajuda da consultoria McKinsey, possui 14 milhões de reais em caixa e estão elaborando projetos para estimulo ao esporte, para apresentar para empresas e levantar mais recursos para investir.
A aposta é que os investimentos sejam retornados com a exposição do esporte que está crescendo bastante. Para isso parte do projeto também envolve acordo com transmissoras de tv, para cobrir mais eventos de ciclismo, aumentando assim a visibilidade dos atletas e dos patrocinadores.