Como falamos na matéria sobre o lançamento da Specialized S-Works Venge ViAS 2016, a bike vem acompanhada (pagando separado) de uma espécie de “Pacote”, que inclui a nova sapatilha S-Works 6.
A nova sapatilha tem um conceito bastante diferente do que já foi feito até hoje. Com o desenvolvimento de Rob Cook, que trabalhou 15 anos desenvolvendo os calçados para atletas na Adidas e atualmente é o Diretor de Design da área de calçados da Specialized, a S-Works 6 virá com 2 modelos: O S-Works 6 e o S-Works Sub6.
A mudança entre elas é que uma (a S-Works 6) tem o famoso sistema de fechamento BOA S2-Snap, que são aqueles discos que tensionam fios de nylon que apertam a sapatilha e a outra (S-Works Sub 6) tem cadarços para ser fechada.
Ambas possuem um sistema de construção bastante interessante: O calcanhar e a sola da sapatilha são feitos de uma peça única de fibra de carbono Fact com nível de rigidez 13, que é o carbono mais rígido da Specialized.
De acordo com os desenvolvedores, essa construção dá uma firmeza enorme ao calcanhar e permite que o resto da sapatilha seja feita de um material mais confortável, deixando a sapatilha leve, eficaz na transmissão de potência e confortável ao mesmo tempo.
Ainda de acordo com a SPZ, os ciclistas que testaram tinham uma “reclamação”: que a sapatilha era difícil de sair do pé por conta da firmeza do calcanhar, mas mesmo assim, era muito confortável.
Outra diferença bastante interessante desses modelos, em relação ao resto das sapatilhas do mercado, é a forma com que são feitas. Ao invés de utilizar um molde para fazer a parte de cima da sapatilha e depois colar a sola, como todas as sapatilhas são feitas, esses novos modelos são feitos a partir de uma espécie de decalque, que é colado no restante da sapatilha e a sola, o que é um sistema de montagem de calçados bastante moderno.
O calcanhar de fibra de carbono se junta com a parte da frente da sapatilha, criando um calçado com um “fit” bastante eficiente.
Os dois modelos utilizam o sistema Body Geometry Fit, que é a forma de construção que analisa a ergonomia do corpo humano para aumentar o conforto.
O modelo Sub 6 tem um acessório bastante interessante, chamado de Warp Sleeve, que é uma cobertura aerodinâmica que deve ser colocada sobre os cadarços. Essa cobertura faz com que a sapatilha economize para o ciclista 35 segundos em um percurso de 40km só com ganho aerodinâmico em relação ao modelo antigo.
As duas sapatilhas são extremamente leves, mas a Sub 6 é uma estupidez… pesando apenas 170g. Já a S-Works pesa 210g.
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