Craig Calfee, que foi o desenvolvedor da bike que Greg LeMond correu o Tour de France de 1991, disse que as bikes de estrada mais rápidas terão, em breve, suspensão traseira.
Atualmente, boa parte dos ciclistas precisam escolher entre uma bike confortável, com o formato tradicional e as bikes mais rápidas (e menos confortáveis). Só que algumas marcas já começaram a fazer bikes aero com suspensão traseira, como a Trek Madone e a nova Pinarello Dogma K8S. A Dogma ainda é utilizada somente nas Clássicas, mas a Madone já é utilizada em todas as situações.
De acordo com Calfee, que desenvolveu a bicicleta Manta, que possui uma suspensão traseira, assim como no MTB, a suspensão serve para dar mais conforto e mais tração, o que também acontece no ciclismo de estrada. E com os novos sistemas, isso em breve será utilizado por todas as marcas.
A Trek Madone (que inclusive eu estou utilizando), é impressionantemente confortável para uma bike tão rígida e o interessante é que esses sistemas não reduzem a rigidez da bike e simplesmente aumentam o conforto, pois não afetam a rigidez lateral.
A combinação de conforto, rigidez e aerodinâmica é extremamente interessante para o ciclista. A suspensão traseira faz o link entre essas características, que antes não era possível.
Depois de experimentar uma Speed com esse sistema, eu concordo plenamente com Calfee.