Modelos de freios a disco estão sendo desenvolvidos para as bikes de estrada há algum tempo e coisas interessantes estão aparecendo. Esse freio da TRP é um bom exemplo disso.
Muitos quadros de bikes de estrada possuem cabeamento interno, ou seja, os cabos de freio o câmbio passam por conduítes instalados dentro dos quadros. Nesse tipo de quadro, seria impossível instalar as mangueiras do sistema hidráulico dos freios a disco convencionais, uma vez que são muito largas.
Para resolver esse problema a TRP desenvolveu esse engenhoso sistema híbrido de freios, que utiliza a tradicional tecnologia de acionamento com cabos, junto com o sistema hidráulico, que fornece uma excelente resposta e e suavidade para os freios.
Como funciona
O cabo de aço convencional liga a manete até a pinça de freios. Foi colocado uma cilindro acionador do sistema hidráulico na pinça e este é acionado pelo cabo. Pelo menos em teoria, deveria dar uma sensação muito parecida com a dos freios hidráulicos convencionais e resolveria o problema do cabeamento.
Esse botão com um cadeado desenhado é um tensionador que força os freios a voltarem para a posição normal, enchendo o cilindro de óleo novamente. E também pode ser utilizado como um sistema de proteção para evitar que o freio seja apertado enquanto a roda não está colocada, o que acarreta em entrada de ar no sistema.
Uma invenção bastante interessa de está sendo testada também em bikes de cyclo-cross. Também gostei bastante do acabamento do freio!