É pessoal, pelo que parece o sistema de freio das bicicletas de estrada deve trilhar o mesmo caminho que os das bikes de Mountain Bike e Cyclo-cross.
A mudança no Cyclo-cross foi bem recente, somente em junho de 2010, a UCI liberou a utilização de freios a disco em bikes de Cyclo-cross.
Como esse ano o Cyclo-cross teve um boom muito grande, e várias bikes de estrada forma utilizadas nos terrenos esburacados e cheios de lama dessas corridas com os freios a disco.
Shimano e Sram Red com freios a disco
Existem chances fortíssimas de que no final de 2012, os grupos Shimano e Sram Red lancem opções de freios a disco em seus grupos. Com a experiência do Cyclo-cross, onde a cannondale conseguiu montar uma bike com freios a disco e pneus para lama, com apenas 7,7kg. Ficou evidente que a utilização desse sistema em uma bike de estrada é extremamente viável.
As vantagens
O freio a disco trará vantagens enormes para as bicicletas de estrada. Além de ser um sistema de freios muito mais seguro, que funciona muito melhor em longas descidas, na chuva e em situações onde é necessário um frenagem brusca. Ele facilita bastante a construção das rodas.
Uma das grandes dificuldades do desenvolvimento de rodas de carbono é o controle da temperatura gerada pela fricção de freio. Que pode aumentar a pressão nos pneus, descolar pneus tubulares, fazer com que as pastilhas parem de freiar, enfim… O sistema de freios das bicicletas será muito melhor e muito mais seguro, uma vez que a frenagem não acontecerá mais no aro da roda.
Com essa mudança acontecerá uma verdadeira revolução no que diz respeito a rodas de competição para bikes de estrada. Eu confesso que estou ansioso para ver essas bikes pela rua.