Os primeiros freios a disco utilizados em competições oficiais de ciclismo de estrada da UCI foram vistos no Eneco Tour, que está rolando na Holanda.
Três ciclistas da Team Roompot, uma equipe Pro Continental Holandesa estão utilizando os freios SRAM HydroR durante a prova. Como publicamos aqui no começo do ano, a UCI iria começar os testes dos freios a disco em agosto de 2015, os testes continuariam por 2016 e a possível oficialização do uso do equipamento começará de vez em 2017.
A SRAM acompanhou de perto a preparação da equipe para a prova, que de acordo com a empresa, estava “ansiosa para testar as bikes”.
Os freios a disco são a inovação no ciclismo que mais demorou tempo para chegar aos profissionais, na verdade, é uma das únicas (se não a única) inovações que chegaram antes para os ciclistas amadores do que para os profissionais.
Esse processo de aprovação está sendo demorado por diversos fatores. Um deles são as preocupações com segurança, outro é a dificuldade com o apoio neutro das provas e quais serão os padrões de discos e tamanhos de eixo para as rodas de apoios neutros e também pelo fato de muitas marcas não terem quadros específicos para receber os freios a disco.
As marcas como Trek, Cannondale e Specialized possuem quadros mais voltados para provas de Endurance do que alta performance adaptados para freios a disco. A BMC disse que não irá disponibilizar um quadro com freio a disco em 2015 e a Campagnolo ainda não apresentou um sistema de freios.
Existem especulações de que novos testes devem acontecer na Volta da Espanha e no USA ProChallenge.