Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Guia básico de ajuste de suspensão de Mountain Bike

Autor: Henrique Andrade
5 years ago 5 Comments Artigos e Dicas, Mountain Bike21,366





Aqui vai um guia básico para te ajudar a realizar o ajuste da suspensão de sua MTB, para que você tenha uma resultado melhor nas trilhas.

StumpJumper_SFR_6Fattie_09

Muita gente, principalmente os iniciantes, não sabem como realizar o ajuste correto da suspensão de sua MTB. Mas esse pode ser um fator muito importante para a performance do piloto, principalmente em terrenos mais técnicos.

Quantidade de ar (Sag)

O Sag é a compressão que a suspensão deve sofrer somente com o peso do ciclista em cima da bike. Essa sag deve ficar entre 20-30% do curso total da suspensão (quanto maior a suspensão, mais perto de 30% deve ficar o sag), tanto na suspensão dianteira quanto na traseira.

StumpJumper_SFR_6Fattie_02

Para medir o Sag, você deve colocar todo o equipamento que geralmente usa (sapatilha, mochila de hidratação, capacete, etc) e subir na bike com as suspensões destravadas, apoiando em uma parede ou com a ajuda de um amigo. Desça da bike tentando não comprimir a suspensão e veja o tanto que ela desceu.

Se ficar entre 20% e 30% do curso total, está ok. Se estiver descendo mais do que isso, coloque mais ar na suspensão, se estiver descendo menos, esvazie a suspensão.

Geralmente as suspensões possuem manuais que indicam a calibragem da suspensão de acordo com o peso do ciclista. Sempre verifique isso!

Retorno (Rebound)

O retorno é responsável por recolocar a suspensão na posição correta antes de um impacto. Se o retorno estiver rápido demais, a bicicleta pode ficar quicando e arisca demais. Se estiver muito lento, em uma sequência de impactos, a suspensão não estará pronta para receber a próxima porrada. Portanto, é importante deixá-la na regulagem correta.

Specialized_StumpJumper_HT_2015-5

Uma dica para regular é a seguinte: Gire o regulador de retorno todo no sentido horário (colocando no máximo de velocidade de retorno), coloque o máximo de peso possível na suspensão fazendo pressão para baixo e veja se ela está voltando rápido demais.

Vá girando o regulador no sentido anti-horário para ir reduzindo a velocidade de retorno até que fique do seu gosto.

Infelizmente, não existe uma número específico de regulagem de retorno, vai da preferência do piloto. Só tem que tomar cuidado para não deixar ela com retorno muito rápido e, no caso da suspensão traseira, ser ejetado pela bike. Ou então deixar ela mole demais e ficar sem suspensão em uma sequencia de impactos.

Lembre-se sempre de anotar a a regulagem da sua suspensão.

Nas suspensões de Downhill, existe regulagem de retorno de alta velocidade (impactos maiores) e de baixa velocidade (impactos menores e trabalho em curvas e frenagens). Essa regulagem é um pouco mais complexa, então vou pedir para um especialista escrever o próximo post.

mar 29, 2016Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Vídeo | Não tem espaço para curva, vai pelo canteiro mesmo!Após seis edições, o Brasil Ride muda de localidade, mas segue na Bahia
Você também pode gostar:
 
Conheça a história da Copa Internacional de MTB
 
Vídeo | Ignorando um aviso de tempestade!
Comentários: 5
  1. Ed disse:
    29 de março de 2016 às 19:26

    Recomendo ler o manual da suspensão em primeiro lugar, ajustar no set up padrão (nem sempre o meio do retorno, é o meio dos clicks).
    Em primeiro lugar, é sempre ajustar o SAG em primeiro lugar, porém identificar seu uso, XCO, XCM, Trail, Down Hill, isso vai variar bastante do ajuste. Para XCM, o SAG mais “justo” é melhor. Lembrando que o ajuste de suspensão é demorado, demanda paciência e tempo, sempre anotar todos os ajustes! Uma dica que aprendi no motocorss, é primeiro saber o terreno que ira andar, se houver muitos buracos ou erosões profundas, o retorno deve estar mais rápido, se for costelas de vaca, o ajuste de retorno pode estar bem mais lento.
    Nem sempre o ajuste que é bom para mim, é bom para vc, depende do peso e características da pilotagem.
    O ideal é sempre consultar alguém com experiência, pois uma suspensão mal regulada, é pior que uma bike rígida!

    (12)
    Responder
  2. ISAAC disse:
    29 de março de 2016 às 12:06

    Sugestão… Adicionar o ícone de compartilhamento para whatzap… Aumentaria muito os views, pois acredito que a maioria acompanha o site via celular. Abraços!!!

    (6)
    Responder
    • Paulo disse:
      30 de março de 2016 às 10:39

      E ae isaac. Acho que se tiver no celular e usando o navegador Chrome, basta clicar nos ( … ), escolher compartilhar o zap vai estar na lista.
      Abraços.

      (0)
      Responder
  3. andrextr disse:
    21 de abril de 2016 às 19:34

    Olá, para ajustar o retorno do shock traseiro eu uso o método do passeio. Tenho aqui um video muito completo sobre o teste, mas basicamente é descer um passeio sentado com o rebound no mais rápido e ir reduzindo a velocidade até deixar de oscilar. Depois deste ponto pode-se por 1 click ( ou 2 ) para o mais rápido. Abraços de Portugal. :)

    (3)
    Responder
  4. MURILO MATHIAS DE OLIVEIRA disse:
    4 de janeiro de 2019 às 7:40

    Gostaria de saber se um ciclista com 130 kg pode usar suspensão a ar e se e possível fazer a regulagem da mesma com eficiência. Grato

    (1)
    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

5 years ago 5 Comments Artigos e Dicas, Mountain Bike21,366

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.