Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Lance Armstrong deve perder os sete títulos do Tour de France

Autor: Henrique Andrade
10 years ago 27 Comments DopingLance Armstrong690





Que notícia estranha. Confesso que é meio complicado imaginar essa situação, mas parece que ela realmente aconteceu.

Lance Armstrong decidiu que não vai se defender contra as acusações de doping que estão sendo feitas contra ele pela USADA (Agência Anti-Doping dos Estados Unidos).

“Chega um ponto que devemos dizer, basta! E para min esse ponto é agora” Declarou o ciclista. Veja a declaração completa aqui

A defesa de Armstrong vinha, veementemente, negando as acusações e entrando com ações na justiça, alegando que o processo não estava sendo justo e que não existiam provas concretas contra o ciclista. Porém, todas essas ações foram negadas por juízes americanos.

De acordo com a USADA, as provas foram levantadas através do testemunho de um grande número de pessoas envolvidas com o ciclista entre 1998 e 2005 e o extenso material prova com certeza a culpa de Armstrong no que diz respeito a utilização de substâncias dopantes e utilização de processos como transfusão de sangue e outros metodos para mascarar o doping.

Ontem (23), era a data limite para Lance Armstrong decidir se levaria o caso para arbitragem os aceitaria ser banido e perder os títulos do Tour, Critérium Dauphine e Tour da Suíça. O ciclista então resolveu que não vai seguir com o processo consequentemente deve perder seus títulos e ser banido de competições pelo resto de sua vida.

Próximos passos

Agora a UCI tem que se pronunciar contra a decisão. A USADA e a WADA (Agência Mundial Anti-Doping) estão de acordo com a retirada dos títulos.

Agora, a questão mesmo se a UCI for contra, as duas agências entrarão contra a decisão no CAS, que é o tribunal de arbitragem esportiva.

Atualização:

A USADA, com o apoio da WADA, registrou o processo e baniu Lance Armstrong de qualquer tipo de competição pelo resto de sua vida.

Além da punição o ciclista terá todos os seus títulos desde 1998 desqualificados, incluindo medalhas, premiações, valores em dinheiro e pontos.

Agora falta verificar se a UCI (União Ciclistica Internacional) vai reconhecer a decisão da USADA e WADA.

Via Cycling News

Por que uma punição tão severa?

Tem muita gente perguntando por que o cara está recebendo uma punição tão severa, enquanto outros ciclistas ficam somente dois anos suspenso.

A questão é que Lance Armstrong está sendo acusado de, junto com seu treinador Michele Ferrari, o médico Luis del Moral e algumas outras pessoas, terem criado uma organização de fornecimento de doping para ciclistas. Isso é muito mais grave do que simplesmente se dopar, por isso a punição está sendo tão severa.

ago 24, 2012Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Qual a melhor legenda para a foto?USA Pro Cycling Challenge, Etapa 4: Voigt, 41 anos e ganhou escapado sozinho!
Você também pode gostar:
 
Lance Armstrong Ultrapassa mais de 2.500 Corredores Durante Maratona
 
Lance Armstrong não poderá correr a Maratona de Chicago
Comentários: 27
  1. Ricardo Inocencio disse:
    24 de agosto de 2012 às 10:23

    Independente da culpa ou não de Lance Armstrong, é uma pena que isso aconteça com um ícone do esporte.

    (0)
    Responder
  2. Harry disse:
    24 de agosto de 2012 às 10:44

    Triste, pela história de superação do Lance.
    Enfim podem tirar os títulos do cara porém as batalhas nas montanhas vão continuar na história.

    (0)
    Responder
  3. Neto disse:
    24 de agosto de 2012 às 11:06

    Sou obviamente contra o dopping mas o que a USADA está fazendo é um desserviço ao esporte. O cara passou por inúmeros testes durante o período e passou ileso em todos, ou seja a propria agencia antidoping afirma que seus métodos nao sao eficazes. Vao fazer esta mesma caça as bruxas com todos os atletas profissionais ou os outros nao passarao pelos mesmos critérios do Lance? Regras diferentes para ciclistas supostamente iguais.Muito estranho isso… O esporte profissional é cada vez mais decepcionante.

    (0)
    Responder
  4. Flávio Augusto disse:
    24 de agosto de 2012 às 11:15

    Quem somos nós para o julgar tudo o que rola nos bastidores deste esporte, mas definitivamente é um dos dias mais tristes para o ciclismo. Um mito foi construído e estraçalhado. Lance sempre será um vencedor na minha opinião… Hora de repensar muitas coisas.

    (0)
    Responder
  5. Lion Schwarzenegger disse:
    24 de agosto de 2012 às 11:59

    Que tristeza cara! Chega uma hora que já não dá mais pra saber o que é verdade e mentira… a linha tênue entre os dois parece que não existe mais! Triste… muito triste essa situação em que o ciclismo se encontra… justamente agora que vamos chegando no Tour de France 2013 na sua Centésima edição… a festa ficará manchada!

    (0)
    Responder
  6. Fernando disse:
    24 de agosto de 2012 às 12:04

    Absolutamente ridículo.
    Então não deixa de ser “uma verdadeira caça às bruxas” como diz o ciclista!
    E agora a tal entidade VAI VERIFICAR TODOS AS “AMOSTRAS CONGELADAS” dos vencedores das grandes voltas(Tour, Giro e Vuelta) de vários anos anteriores…não tem condições para isso!
    É um tratamento desigual, injusto, de perseguição, desproporcional e RETROATIVO!
    Se nem a FIFA anula jogos por erros de arbitragens ocorridos no passado por que essa entidade faria isso agora?!
    Se essa entidade também aparentemente não tem competência mas tão só a UCI porque falar em perda dos títulos?!
    A referida entidade verificará também as “amostras de sangue” congeladas dos vices desses títulos e, verificado o doping, continuará sucessivamente a pesquisa!?
    Se todos se dopavam o que fazer…o ciclista venceu 07 vezes onde todos se dopavam…anulem-se todas as grandes voltas?!
    O Tour desses ANOS FICARÁ SEM VENCEDOR?!
    Sem palavras…quer a tal entidade tão somente promoção!

    (0)
    Responder
  7. Paulo Sak disse:
    24 de agosto de 2012 às 12:18

    Não ponho minha mão no fogo por nenhum deles. Esportes como esses, envolvem muito dinheiro, fama, poder e os que estão lá no topo, estão dispostos a tudo. Se até amadores se dopam, o que dizer desses top que fazem coisas realmente insanas?

    De qualquer forma, creio se for pra punir, que se puna a todos sem exceção. Façam os mesmos questionamentos aos segundos, terceiros, quartos, até o último colocado. Assim, a coisa fica mais justa.

    Quer dizer que se o Contador é punido quem herda o título é o Andy Schleck? Interessante… o Frank foi tb flagrado… vai me dizer que o Andy é anjinho porque tem cara de bebê chorão?

    Complicado isso hein…

    (0)
    Responder
  8. Diego Trigueiro disse:
    24 de agosto de 2012 às 12:31

    são aquelas questão levantada no radiobike 3… Acho que o dopping no ciclismo já está enraizado… ou pegam todo mundo ou libera geral… pois com certeza todos os concorrentes dele, incusive os delatores tmb eram dopados!! Creio que tem q se criar um peso e uma media para todos!! sem dopping os ciclistas não conseguiriam andar monstruosamente como o fazem, acho que seria mais humano se o critério fosse outro… outra observação qnd isso acontece(dopping), com certeza médicos, equipes e dirigentes tem responsabilidade nessa ato, aliás o atleta não faz isso sozinho, a equipe com certeza é responsável por essa trapaça!!

    (0)
    Responder
  9. Lion Schwarzenegger disse:
    24 de agosto de 2012 às 12:37

    “A dor é temporária, pode durar um minuto, uma hora, um dia ou um ano. Mas em algum momento, ela passa e outra sensação toma o seu lugar. Mas se eu desistir, a dor fica para sempre.” –Lance Armstrong

    (0)
    Responder
  10. Diego Trigueiro disse:
    24 de agosto de 2012 às 12:55

    Tá todo mundo com o cú na mão olhem só: http://velonews.competitor.com/2012/08/news/reaction-muted-as-vuelta-learns-of-armstrong-decision_235767 Se bobear a UCI é o maior laboratório de dopping do mundo… acho que o que a USADA está fazendo não é desqualificar o Lance, mas desmascarar a sacanagem que rola no ciclismo. E essa atitude dele tmb não foi atoa, com certeza ele vai meter a boca no trombone!! é só esperar!!

    (0)
    Responder
    • Diego Trigueiro disse:
      24 de agosto de 2012 às 12:57

      Atitude de renunciar sua defesa!

      (0)
      Responder
  11. Alekson Rabêlo disse:
    24 de agosto de 2012 às 13:18

    E uma situação complicada e complexa, poxa será que podem ter provas concretas em relação a situação de Lance Amstrong, se ele poder correr atras de sua inocência por que estão abrindo a mão disso, então pessoal como diria, alguem tem culpa no cartório, a tristeza e que muita gente se espelha nesse atleta do ciclismo, poxa venceu o Cancer e tudo mais, e como podem acusar ele de Doping, e ele abrir mão da sua inocência assim tão fácil.

    (0)
    Responder
  12. Wlad disse:
    24 de agosto de 2012 às 13:26

    Só acho estranho o cara desistir de se defender. Quem leu sua biografia, ainda que um pouco holywoodiana, como tudo que é americano, percebe que o cara não é de desisitir de nada, lutou contra o câncer de maneira feroz e num momento tão crucial simplesmente para de lutar ! Estranho !
    Eu sinceramente acredito que TODOS usam algum tipo de “estímulo”. Quem pedala sabe o quanto é difícil baixar alguns minutos no tempo !

    (0)
    Responder
  13. dionedes bortolini disse:
    24 de agosto de 2012 às 14:47

    o cara comeu muito dinheiro , passou por cima de muitos proficionais boms e só agora a USADA toma essa decisão.. isso e uma palhaçada lamentavel…

    (0)
    Responder
  14. Bruno Menezes disse:
    24 de agosto de 2012 às 15:41

    Henrique, responda-me uma pergunta. Você, com absoluta certeza, sabe muito mais de ciclismo e de muita coisa que está por trás das cortinas do que eu.
    A USADA é uma entidade norte-americana, não é?!?
    Como é possível ela tirar o título que a União Ciclística Internacional e o Tour de France conferiram ao Lance Armstrong.
    Faltaria competência para que isso acontecesse, não é verdade?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      24 de agosto de 2012 às 16:17

      Olá Bruno!
      A USADA sim, porém a WADA, que está de acordo com a USADA é a agencia MUNDIAl anti-doping, e ela tem poderes para isso!
      Mas ainda estão esperando uma resposta da UCI

      (0)
      Responder
  15. Kazu disse:
    24 de agosto de 2012 às 16:48

    Quando iniciei no ciclismo fiquei fã do cara. Comprei até produtos livestrong. Depois de algum tempo comecei a me questionar se o cara era um super ciclista, já que não tinha pra ninguém. Ele superou o problema de saúde e depois nunca mais conseguiu nenhum título. Até hoje me pergunto se foi a idade ( alguns anos a mais )ou falta de capacidade de recuperação física, ou se foi porque os órgãos de controle do doping dificultaram o uso de procedimentos que ele estava usando anteriormente.

    (0)
    Responder
  16. Delson Filho disse:
    24 de agosto de 2012 às 16:58

    A mídia sempre constrói “ídolos de barro”…

    (0)
    Responder
  17. silvio disse:
    24 de agosto de 2012 às 18:26

    Esta historia e bem complexa, ele desistir de se defender sendo que as provas são os depoimentos, não existe ainda exames que comprovem que ele se dopava. Quando ele começou a ganhar o tour ele tinha uma super equipe montada, todos trabalhavam para ele. Os adversários tentavam mas ele estava muito forte. Resolveu a se aposentou quando estava no topo, porem quando decidiu voltar e teve que dividir a equipe astana com o contador ja não era o mesmo. Não precisava provar mais nada, mas o ego de querer mais um titulo era grande, M Schumacher e um bom exemplo

    (0)
    Responder
    • viley de melo disse:
      27 de agosto de 2012 às 10:48

      Discordo totalmente de quem acha que a “volta” do Lance foi vergonhosa…
      Um terceiro lugar no tour de france, trabalhando com metade de uma equipe e disputando com Alberto Contador e Andy Schleck (os dois maiores escaladores da atualidade), não é sinônimo de fracasso na minha humilde opinião. ^^

      (0)
      Responder
  18. Evandro disse:
    24 de agosto de 2012 às 21:40

    Comendo arroz com feijão ninguém chega á lugar nenhum.

    (0)
    Responder
  19. Ricardo Salim disse:
    24 de agosto de 2012 às 22:37

    O que a USADA declara é o correto???? Qual o motivo da justiça americana não acatar os recursos do Lance???
    A única entidade que poderia destituir os títulos na modalidade seria UCI… E a UCI?????
    Qual providência tomou oficialmente???? A UCI está de acordo com a USADA????? Muita coisa estranha….. Muita desinformação…. e o nome e reputação do atleta agora na lama…. será????
    Acredito Evandro e preciso acreditar que comendo arroz com feijão se chega a algum lugar!!!!

    (0)
    Responder
  20. viley de melo disse:
    27 de agosto de 2012 às 11:59

    É simples assim:
    Uma pessoa que está feliz com esse resultado, das duas uma: ou não curte ciclismo, ou está no grupo de ingênuos mais ingênuos do mundo.
    Nada de bom pode vir disso.
    Não é necessário nem comentar sobre o impacto negativo (mais uma vez) que a mídia (porcaria de mídia brasileira, diga-se de passagem) está dando pra esse caso. Pq os jornais não mostraram a vitória do Murilo Fisher ano passado? ou a do Andriato semana passada? pfff
    Já falei mais de uma vez isso. E existem inúmeros casos e provas que atestam isso e só não enxerga quem não quer: TODOS OS ATLETAS EM ESPORTES DE ALTO NÍVEL SE DOPAM!!!!!!
    E não me venha com essa conversinha de que: “no futebol isso non ecxiste” “se tem isso, então me prova” pffff…
    Agassi assumiu o doping na biografia dele.
    Cielo foi pego no antidoping e até o governo brasileiro entrou na história pra abafar o escândalo sobre o garoto propaganda do brazilzil.
    Merckx assumiu doping em várias entrevistas.
    NBA, NFL, MLB, etc, não é necessário nem comentar.
    Etc, etc, etc
    Concordo 100% com o que o disseram no radiobike sobre doping.
    E acho que é isso uma questão pessoal.
    Quer usar, use (é simples e barato de encontrar vários tipos de substâncias consideradas doping) e vc não estará fazendo mal a ninguém além de vc (diferente de outras porcarias que são liberadas por aí).
    Não quer usar, não use. Mas não usando, vc não andará em nível profissional. Simples assim.
    Quem já praticou algum esporte a nível competitivo de verdade, sabe do que eu estou falando.
    Quem fica com essa conversinha utópica de “vamos banir o doping do esporte pq fica mais bunitinhu”, infelizmente não sabe do que está falando.
    Sempre existiu e sempre existirá doping no esporte profissional. Você gostando ou não. É a realidade. Cabe a cada um julgar e decidir se usa ou não.
    Não sou eu que vou dizer que o camarada que se dopa está errado. Na maioria das vezes ele depende do salário de atleta pra sobreviver e manter sua família.
    Inúmeras pessoas fazem coisas muito pior, e não são crucificadas.
    Desculpem a palavra, mas isso é pura hipocrisia.
    Alguns “fãs” de ciclismo e que tem raiva do Lance pelas suas vitórias ou por alguma outra razão, estão enchendo as redes sociais com suas mensagens de apoio à decisão da USADA. Essas pessoas são simples hipócritas que acreditam em papai noel e fadas.
    Não existe atleta limpo no topo do protour.
    Fato este que se comprova quando vc apenas olha o top 10 dos últimos anos do tour de france.
    Estou exagerando?
    Vamos olhar o tour de 2005 então, que foi o último vencido pelo Lance.
    1 Lance Armstrong

    2 Ivan Basso

    3 Jan Ullrich

    4 Francisco Mancebo

    5 Alexander Vinokourov

    6 Levi Leipheimer

    7 Michael Rasmussen

    8 Cadel Evans

    9 Floyd Landis

    10 Oscar Pereiro Sio

    Dos 10, apenas Leipheimer e Evans não estiveram envolvidos diretamente com o doping na sua carreira (que eu tenha conhecimento). Apesar de acreditar que o Leipheimer fez uso das mesmas substâncias que o Lance, quando correram junto.
    Se olhar os outros anos, vai ser a mesma coisa.
    A diferença é única e exclusivamente entre os que são pegos e os que não são pegos. Ponto.
    Em minha opinião de merda, o Lance pode ter sido beneficiado por inúmeras situações que contribuíram pra ele nunca ter sido pego.
    – Ele teve câncer, e por isso deve ter liberação médica pra usar algumas substâncias pra controle da doença, substâncias estas que podem ser mascarantes de doping (posso estar dizendo bobagem, pois não sou farmacêutico, nem médico, isso é só o meu “achismo” :P)
    – Pode ter sido beneficiado pela UCI, através de doações financeiras do próprio governo americano (que precisava de um herói nacional) ou do próprio Lance.
    – Pode ter subornado médicos, químicos, etc pra desenvolvimento de substâncias muito além das capacidades do sistema antidoping, ou pra encobrir possíveis exames positivos.
    Dentre outras…
    Mas tudo isso é no campo da especulação.
    O fato é que ele nunca foi pego em um exame antidoping. Ponto. Méritos dele.
    Caçar os títulos depois de 12 anos é de uma imbecilidade tamanha, que só pode ter vindo de pessoas com muita raiva/mágoa do atleta (que sabemos ser americano e texano, então o carisma não é o seu forte).
    Acho que esse resultado vai afundar ainda mais o nosso esporte, em todos os sentidos, devido o país que nós vivemos. Não existem incentivos ao ciclismo e depois das matérias em jornal nacional e etc, com certeza vai ficar mais difícil ainda. Lamentável.
    É uma caça às bruxas sim, pois se não fosse, deveriam estar investigando todos os outros. Em todos os esportes. Em todas as esferas. De todas as substâncias.
    E outra, essa lista de substâncias consideradas doping é RIDÍCULA. Alguns “entendedores” do assunto dizem:
    “doping é aquilo que não é produzido pelo organismo”.
    Blz.
    Testosterona é produzido pelo meu corpo. Então em posso injetar em mim que não é doping?
    EPO tb é produzida pelo organismo. Então pp é doping?
    Pffff
    Balela…Eu entendo como doping, tudo que te traz alguma vantagem sobre seu adversário. E nesse sentido, toda substância, inclusive uma maltodextrina que vc use, se o seu adversário não usa, vc está sendo injusto com ele, portanto, deveria ser classificado como doping.
    Em resumo. Tudo isso é uma palhaçada. Um teatrinho pra tentar mostrar para o público em geral que o ciclismo é um esporte “limpo” e que não tolera atletas desonestos. Infelizmente não vai mudar nada. Todos os atletas de alto nível continuarão se dopando (e alguns amadores tb rs). E o público vai continuar acreditando em papai noel, assistindo seus jogos de futebol, acreditando que os jogadores vivem à base de feijoada e cervejinha, depois correm 2 horas atraz de uma bola e terminam nem ao menos estarem ofegantes. E no final, tá todo mundo feliz, e com a consciência tranquila :P
    Mas é isso aí. Escrevi demais. Desculpe-me Henrique. Mas eu precisava desse desabafo. Não aguento mais ler estes textos hipócritas, e politicamente corretos, mas que não refletem a realidade.
    Abraço a todos e só nos resta lamentar por mais esse episódio na mídia.

    (0)
    Responder
  21. André disse:
    27 de agosto de 2012 às 18:55

    Como sou amador e como arroz com feijão, acho que sou muito mais saudável que muitos profissionais.
    Infelizmente as olimpíadas, os esportes perderam a graça exatamente pelo que o viley escreveu. Essa busca pelo limite acaba com o ser humanos e tráz câncer para muitos esportistas devido as substâncias ilegais e o corpo exausto.
    Já não tenho ídolos no esporte faz um tempo.
    É tudo uma guerra de egos, uma fogueira de vaidades. Inclusive na classe dos deficientes físicos, os ciclistas jogam sujo, cospem na cara do outro, jogam o outro no chão e por aí vai…

    (0)
    Responder
  22. Markus disse:
    27 de agosto de 2012 às 20:02

    Concordo com o André. Belo exemplo para futuros atletas. Ainda tem quem defenda.

    (0)
    Responder
  23. Lance Armstrong: "Eu não tenho medo do relatório da USADA" | PraQuemPedala disse:
    30 de agosto de 2012 às 15:34

    […] Lance Armstrong: “Eu não tenho medo do relatório da USADA” por Henrique Andrade em Aug 30, 2012 • 15:33 Nenhum Comentário Lance Armstrong continua mantendo uma atitude bastante positiva com relação a perda de seus sete títulos do Tour de France. […]

    Responder
  24. UCI declara que não pretende apelar contra a retirada dos títulos de Lance Armstrong | PraQuemPedala disse:
    7 de setembro de 2012 às 19:35

    […] UCI declara que não pretende apelar contra a retirada dos títulos de Lance Armstrong por Henrique Andrade em Sep 7, 2012 • 19:35 Nenhum Comentário O presidente da UCI, Pat MacQuaid, declarou para o jornal Reuters, que ainda não possui razões para pensar em apelar contra a decisão da USADA em retirar os títulos de Lance Armstrong. […]

    Responder

Deixe uma resposta para Henrique Andrade Cancelar resposta

10 years ago 27 Comments DopingLance Armstrong690

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.