Em parceria com a Pinarello, a empresa italiana Blubrake desenvolveu um sistema ABS para bicicletas. Não é um sistema automatizado, como dos carros, mas serve para avisar o ciclista
O sistema, que começou a ser produzido em 2013, pela Politécnica de Milão, agora tem a parceria com a Pinarello, conseguiram desenvolver um produto que funciona nas bikes de estrada.
Sensores identificam quando a roda dianteira da bicicleta está para travar. Quando a roda está para perder a aderência com o solo, a manete de freio começa a tremer. Isso indica para o ciclista que ele deve aliviar a pressão no freio dianteiro.
A ideia de não automatizar, é não retirar do ciclista o controle do freio, acrescentando algo que alivie a frenagem.
Quatro partes compõem o sistema. A parte principal fica escondida no Seat Tube da bicicleta, com todos os sistemas de inteligência artificial, que utilizam acelerômetros e giroscópios para analisar a posição e as forças angulares que estão sendo exercidas na bicicleta. Um sensor de velocidade instalado no cubo dianteiro da bicicleta, um motor vibrante que fica na manete de freio dianteiro. E o controle no guidão, onde você pode optar por algumas configurações!
O peso total dele é de 230g e o preço final, quando ele for lançado no meio do ano 2017, será entre 600 e 700 Euros.
Com informações do Road.CC