Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


O capacete sem entradas de ar de Mark Cavendish! Qual a diferença que isso faz?

Autor: Henrique Andrade
8 years ago 10 Comments CuriosidadesMark Cavendish715





Fala pessoal! Quem acompanhou a etapa de hoje do Giro d’Itália, viu que quando faltavam 25km para o final, Mark Cavendish trocou seu capacete por um sem “furos” (entradas de ar).

Cavendish é conhecido por ser bastante atencioso aos detalhes. Ele gosta de tirar o máximo de proveito possível de tudo que ele puder. Esse caso do capacete é simplesmente mais dessas ações para tirar proveito de tudo.

De acordo com testes realizados em túneis de vento, o capacete sem entradas de ar, faz com que um ciclista economize 20 watts para se manter a 70km/h. Velocidade que geralmente os ciclistas atingem durante o sprint (e muitas vezes ultrapassam).

Pode não parecer muita coisa, ainda mais em tempo tão curto… Uma chegada geralmente dura 10 segundos. Porém, nas chegadas, muitas vezes 1 centímetro faz uma grande diferença.

ATENÇÃO: A conta a seguir não é científica é um simples exemplo!!!!

Vamos supor que um sprinter coloque 2.000 watts durante um sprint. 20 watts são equivalente a 1% do total da potência gerada pelo ciclista.

Se ele economizar esse 1%, ele vai atingir os 70km/h com 1.980 watts (2.000w-20w). Portanto, como ele consegue empurrar 2.000 watts no pedal, dá uma certa diferença. Vejam baixo:

Se fizermos uma simples “regra de três”:

1.980W —– 70km/h

2.000W —– X

O resultado dá 70,71km/h. Ou seja, em tese, nessa simples conta, o cara ganha quase 1km/h usando a capacete e isso pode ser o suficiente para vencer uma chegada.

Muitas vezes em sprints, a diferença entre a velocidade máxima do vencedor para o segundo lugar, fica por volta de 1 km/h. Portanto, não estou dizendo que essa vai ser a solução da vida dos sprinters e que todo mundo deve sair fechando os buracos dos capacetes. Mas que faz uma pequena diferença, que pode ser decisiva, faz…

Como eu disse, essa conta não é nenhum estudo científico. Mas exemplifica uma pequena mudança que pode ter um grande efeito no resultado.

Valeu… Abraço!!!

maio 18, 2012Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Giro d'Itália 2012: Etapa 13 - Cavendish "deu na cabeça" de todo mundo!Giro d'Itália 2012: Etapa 14 - Primeira etapa de alta montanha e um final totalmente inesperado
Você também pode gostar:
 
Tour de France 2012 – Etapa 18: Mark Cavendish vence um sprint SENSACIONAL!
 
Mark Cavendish disse que quer vestir a Camisa Amarela no Tour de France
Comentários: 10
  1. Marcelo Rocha disse:
    18 de maio de 2012 às 17:12

    Perfeito!

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      18 de maio de 2012 às 17:51

      Valeu Marcelão!!! Sempre bom a opinião de um especialista!!!

      (0)
      Responder
  2. paulo h disse:
    18 de maio de 2012 às 19:09

    muito bem feita a materia
    mais nao tem jeito mesmo o cavendish é a sensaçao do momento,o cara manda ver nos sprints!

    (0)
    Responder
  3. nelson bala disse:
    23 de maio de 2012 às 0:13

    É foi muito bem colocado explicação científica da força a mais do Cavendish ! Seria assim como o Sansão , quanto maior o cabelo maior era a força . Ou Será que esse capacete é mágico . De qual quer forma atualmente não tem p/minguem , “não sei se sem ou com capacete !” Obs : vou colocar fita adesiva no meu só para desencargo de consciência quem sabe chego aos 73 KM kkkk….

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      25 de maio de 2012 às 20:46

      hehehehehehehe

      (0)
      Responder
  4. Air Attack: Giro lança capacete aerodinâmico para provas de estrada | PraQuemPedala disse:
    20 de junho de 2012 às 14:13

    […] passado escrevi uma matéria sobre o capacete sem entradas de ar de Mark Cavendish. Que ele vem utilizando para realizar seus sprints. Parece que o pessoal está querendo aderir a […]

    Responder
  5. altair José alves disse:
    11 de julho de 2012 às 7:31

    Acho muito cedo para tirar essas conclusões, o que está faltando nos outros atletas é pegada.

    (0)
    Responder
  6. Mário disse:
    5 de junho de 2013 às 9:09

    Tenho um exemplo, que muita gente não conhece, que são as corridas no Deserto de Sal em Bonneville Salt Flats é um deserto de sal com cerca de 412 km², localizado ao nordeste de Utah, Estados Unidos. Eles lá quando querem ganhar quilómetros a velocidade anterior, tapam os buracos com fita adesiva, isto já é feito à muitos anos.

    (0)
    Responder
  7. Bruno Bragança disse:
    2 de julho de 2013 às 14:03

    Como você deixou claro, não é uma conta científica, mas por ter feito física, posso te ajudar a deixá-la um pouco mais próxima da realidade :)

    A potência necessária para manter uma velocidade (devido à perda pela resistência do ar) é proporcional ao quadrado da velocidade, assim, a regra de três fica melhor se a potência estiver ao quadrado:

    (1.980W)² —– 70km/h

    (2.000W)² —– X

    Que dá 71.4km/h, ou seja, o ganho é ainda maior!

    Abraço!

    (0)
    Responder
  8. Artigo sobre os capacetes aerodinâmicos de Contra-Relógio e de Estrada! Muito legal! | :: NatalBike :: disse:
    18 de setembro de 2013 às 17:21

    […] provas de estrada. Recentemente Cavendish que é um famoso e excelente “sprinter” surgiu com um capacete com furos tampados nos últimos quilômetros de prova, que não é feito contra ataque de mosquitos e nem […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

8 years ago 10 Comments CuriosidadesMark Cavendish715

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.