Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Os 10 erros mais comuns que ciclistas novatos cometem. O que NÃO fazer!

Autor: Henrique Andrade
8 years ago 243 Comments Artigos e Dicas, VídeosNovatos175,344





Muito legal o vídeo da Global Cycling Network. Vejam aqui os erros mais comuns dos que estão iniciando no ciclismo e o que não fazer.

 

Lista traduzida.

  1. Não use o capacete ao contrário: Preste atenção e não coloque o seu capacete ao contrário… Acredite… isso acontece bastante!
  2. Não use roupas de baixo (Cueca, calcinha, fio dental, etc) por de baixo da bermuda de ciclismo. Ela foi feita para usar “sem nada”
  3. Não use bolsas de quadro ou de top tube…. Quanto menos na bike melhor… Se precisar, use uma pequena de selim.
  4. Não deixe de levar comida suficiente para o seu pedal… Todos já passamos pela terrível sensação de prego de fome. Então, prepare-se
  5. Não deixe de estar preparado para problemas mecânicos. Um kit básico de reparos da bike deve sempre acompanha-lo. (O kit mínimo recomendado é: Duas câmaras de ar, uma bomba ou CO2, espátulas e um canivele te chave allen com chave de corrente)
  6. Não coma demais antes de um grande evento. Não exagere na massa. Coma bastante mas não exagere… isso pode te prejudicar na prova.
  7. Não se perca. Cuidado ao explorar novos terrenos. Você pode acabar andando mais do que da conta ou voltando para casa a noite.
  8. Não treine demais. Observe os sinais de “Over trainning” e descanse quando necessário. Senão pode acabar piorando com o excesso de treino.
  9. Não beber água suficiente. A desidratação durante um pedal é muito grande. Lembre-se sempre de levar bastante água e toma-la com freqüência.
  10. Não esqueça de desencaixar o pé antes de parar a sua bicicleta. Esse é o tombo que todos os ciclistas já tiveram… Cair que nem uma jaca com o pé preso na bike.

 

Você também pode gostar:

  • Classificados PraQuemPedala – Anuncie GRÁTIS 
  • Quantos Dias de Descanso por Semana um Ciclista Precisa?
  • Artigo: Musculação para ciclistas

 

Para informações sobre como nos mandar produtos ou parcerias, mande um e-mail para: comercial@praquempedala.com

abr 5, 2013Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Fabian Cancellara caiu durante o reconhecimento da Paris-RoubaixVídeo de Fabian Cancellara caindo no reconhecimento da Paris-Roubaix
Você também pode gostar:
 
Vídeo: Propaganda “explode” ciclista por não saber diferença entre verde e vermelho
 
X Games Foz do Iguaçu – Final do BMX na Mega Rampa
Comentários: 243
  1. Verena disse:
    29 de novembro de 2013 às 20:06

    Eu diria que o pior erro dos iniciantes é nao saber mexer nas marchas. Falo por mim pois comecei a andar a pouco tempo e vejo que eu me desgasto muito mais do que se soubesse regula-las corretamente. E dos citados acima, nao uso capacete mas a primeira vez que coloquei, foi ao contrario hahaha. E tbm uso a bolsinha no quadro pq as de selim que eu achei nao cabia meu celular.

    (20)
    Responder
    • Welington disse:
      20 de março de 2015 às 22:37

      desculpa pela intromissão, mas evite andar na bike sem capacete, há uma semana levei um tombo na trilha e o meu quebrou em 6 lugares, se estivesse sem, não sei o que teria acontecido. É só uma dica! Abraço!

      (62)
      Responder
  2. Marcio disse:
    5 de abril de 2013 às 22:13

    Sem cueca pode ser até confortável, mas fica tudo à mostra. Quem tem pinto bisnaga pode gerar orgulho, mas quem tem um pãozinho francês, como eu, fica esquisito pra caramba.

    (20)
    Responder
    • wagner disse:
      19 de julho de 2015 às 20:12

      Escreve aqui…cara vc e mesmo uma piada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      (9)
      Responder
    • Eduardo disse:
      10 de novembro de 2015 às 10:12

      2 anos depois do seu comentário, mas puts! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri! Liga não moço, todo mundo olha do mesmo jeito, com o tempo, e com os resultados vc nem repara mais que tá de “colan” hahahahah

      (8)
      Responder
    • any disse:
      16 de dezembro de 2016 às 15:42

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….rindo ate 2030

      (5)
      Responder
    • alberico disse:
      24 de agosto de 2013 às 18:22

      kkkkkkkkkkkkkk

      (2)
      Responder
    • FERNANDO disse:
      20 de agosto de 2017 às 8:51

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      (0)
      Responder
    • thiago disse:
      19 de abril de 2017 às 19:25

      mitão mano kkkkkkkkk

      (-1)
      Responder
    • Lopes disse:
      13 de outubro de 2017 às 5:09

      Homem sem Cueca na Bike é tudo de Bom eu comecei a praticar…para olhar as malas e peguei gosto pelo ciclismo…..ADOROOOOO

      Aqui no Paraná tem de Bisnaguitos a Bengala….

      (-11)
      Responder
      • Carlos disse:
        28 de maio de 2018 às 8:35

        Sempre tem um lixão pra sexualizar o comentário…. se controla, biba

        (1)
        Responder
      • Anonimo disse:
        3 de agosto de 2018 às 10:28

        calma viado vc tem um c* só

        (0)
        Responder
  3. Celso Domingues disse:
    24 de agosto de 2013 às 19:22

    Para mim equipamento e vestuário bom é aquilo que me deixa confortável e facilita a pedalada, sem me preocupar se é o “correto” dentro das regras dos ciclistas, já que não sou nenhum atleta profissional!

    (25)
    Responder
  4. Alan disse:
    10 de abril de 2013 às 11:48

    O pessoal que esta criticando o não uso da roupa de baixo,não deve andar 30km por semana,só quem treina de verdade sabe que é impossível treinar 5,6 horas direto com uma cueca assando o rabo!

    (15)
    Responder
    • alberico disse:
      24 de agosto de 2013 às 18:23

      verdade! A cueca embola aí fode tudo!!

      (4)
      Responder
      • Denis Selingarde Bim disse:
        5 de abril de 2017 às 12:35

        Literalmente com o rabo todo esculhambado, fui num pedalzinho leve, 50 km esses dias e decidi nao me vestir a carater kkkk fiquei com o nome cientifico de “rabus ardentes””

        (4)
        Responder
        • Reginaldo disse:
          31 de outubro de 2017 às 17:12

          Usa box, tem umas com tecidos e costuras bem finas que são ótimas para usar por baixo, mesmo em grandes percursos por horas. Quando a gente é criança, andamos até mais, o dia todo e nem importa a roupa que estamos, os equipamentos facilitaram tanto que não é uma cueca que vai atrapalhar. Depois que eu vi um rabo peludo na minha frente sem cueca, prometi a mim mesmo que não usaria sem!

          (0)
          Responder
  5. Erivelto disse:
    25 de agosto de 2013 às 7:50

    Para quem usa o capacete ao contrario e bom dizer que a sapatilha vai nos pes e não nas mãos…

    (15)
    Responder
    • Naiara disse:
      22 de abril de 2014 às 12:36

      hahahahahahahaha

      (1)
      Responder
  6. rodrigo disse:
    11 de dezembro de 2014 às 7:14

    É mais fácil deixar de fingir que é profissional, pq não é. Basta no seguir a modinha e andar de bike como qualquer amador andou a vida toda. Sempre fiz trilhas de quilômetros, com uma mountain bike simples, sem frescura, e sem roupa para melhorar a performance, e nunca tive problemas com isso. Na realidade, tenho uma desenvoltura melhor do que a maioria do povo que brinca de ciclista profissional

    (12)
    Responder
    • FERNANDO disse:
      20 de agosto de 2017 às 9:01

      DEVE SER MUITO BOM TER UM RABO RESISTENTE ASSIM.KKKKK. EM UM PEDAL ACIMA DE 60KM, COM MEDIA DE 30KM/H. FICA DIFÍCIL MESMO RODRIGO. SE O CARA NÃO ESTIVER BEM EQUIPADO E HORRÍVEL. FALO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.

      (1)
      Responder
  7. Jacky disse:
    5 de abril de 2013 às 23:24

    Ficar sem calcinha não dá!!! kkk

    (2)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      6 de abril de 2013 às 6:58

      Mas Jacky, é o que as ciclistas fazem… Elas não usam calcinha

      (4)
      Responder
      • Paulo Sak disse:
        3 de outubro de 2013 às 18:03

        Vou assistir as provas femininas com mais atenção!!! :-)

        (24)
        Responder
    • Naiara disse:
      22 de abril de 2014 às 12:42

      olha, no começo tb achava que seria estranho, mas realmente é muito mais confortável e tira aquele atrito que acaba dando assadura. É só lavar a bermuda depois de cada pedal, e deixar ela secar bem em um lugar arejado que não tem erro, é muito melhor :)

      (7)
      Responder
    • Angelina disse:
      21 de novembro de 2013 às 15:46

      Concordo

      (1)
      Responder
  8. edmilson disse:
    3 de outubro de 2013 às 17:06

    me digam uma coisa , quem nunca caiu igual a uma jaca clipado?

    (8)
    Responder
    • JOÃO SANTOS disse:
      26 de dezembro de 2016 às 15:22

      Isso aconteceu comigo parei num cruzamento..um pé saiu e outro não.. cai igual madeira…isso foi em frente a uma farmácia.. .levantei..arrumei o capacete que ficou torto..manti a pouse….ai para um carro perto e o motorista pergunta….machucou moço?….

      (2)
      Responder
  9. tiago nalesso disse:
    5 de abril de 2013 às 20:36

    Uma boa maneira de levar remendos chaves espatulas camaras de ar celular gel etc…é colocar em um estojo de ziper escolar tipo jeans de porte pequeno que ninguem nota e fica fácil colocar no bolso de trás sem correr o risco de rasgar a camisa e não fica nada solto…..confesso que consigo transportar mais ferramentas desse jeito inclusive óleo de corrente, e já ajudou muita gente naquelas horas que a pessoa não leva nada com a desculpa de que nada dará errado ou que incomoda andar com objetos na camisa…..vai ai a dica vlwwww

    (4)
    Responder
    • roger disse:
      27 de abril de 2014 às 19:22

      eu uso estojo de óculos …aqueles com ziper…mesmo princípio…tem aqueles sacos impermeaveis com ziper deslizante de plastico…utilizado na culinária…só que de material mais grosso…deixo um kit de pedal montado…2 camaras de ar….chaves allen, cartão do plano de saúde com contatos, 3 saquinhos de doce de leite…essas coisas….

      (3)
      Responder
    • Paulo Sak disse:
      8 de abril de 2013 às 10:24

      Ótima idéia cara, valeu! Estojo escolar!

      (1)
      Responder
  10. ana disse:
    28 de maio de 2013 às 18:19

    acho q o melhor mesmo é cada um fazer como bem entender.obrigada pelas dicas

    (6)
    Responder
  11. Jcesahr disse:
    22 de abril de 2014 às 17:23

    Interessante essa historia de não usar roupa de baixo, eu uso Cueca, Bermuda de ciclista e ainda outra bermuda por cima, não me acostumei ainda com a roupa agarradinha, pedalo a 3 meses e agora vou fazer o teste de usar apenas a bermuda de ciclista e sem nada por baixo, a Patroa vai ficar uma fera achando que quero me aparecer kkkk
    Depois volto aqui para comentar o que eu achei.

    (2)
    Responder
    • thiago disse:
      18 de outubro de 2014 às 10:05

      é nada ela vai te achar um ridiculo …. a patroa quando me viu a primeira vez de shortinho de lycra riu até chorar…….

      (7)
      Responder
  12. Thiago disse:
    5 de abril de 2013 às 15:04

    Qual problema de usar bolsas no quadro hein? Eu uso, bom que não preciso carregar nada nos bolsos da bermuda ou da camisa.

    (0)
    Responder
    • Rafael disse:
      5 de abril de 2013 às 17:59

      Eu usava bolsa de selim, mas em prol do Euro-Style aboli. Mas sempre fico preocupado em alguma queda o estrago que pode fazer uma ferramenta guardada no bolso da camisa! Ouch!

      (4)
      Responder
    • Henrique Andrade disse:
      5 de abril de 2013 às 15:05

      Hehehehehe… Essa eu concordo com vc que foi meio estranha… Mas ele dá a alternativa de usar a bolsa de selim… Mas também achei um “erro” relevável!
      Abraço!

      (1)
      Responder
      • Daniel Henrique disse:
        26 de agosto de 2013 às 20:47

        Olá tudo bem,a bolsa do selim eu acho porque danifica a pintura do quadro durante um trajeto em estrada de terra ela fica em atrito e esfola o mesmo eu acho que é por isso.

        (0)
        Responder
    • M.kottwitz disse:
      5 de abril de 2013 às 16:05

      É anti-euro style! (:

      (1)
      Responder
      • LEANDRO CARDOSO disse:
        5 de abril de 2013 às 19:11

        Sinto falta do maglia rosa, nada contra o pra quem pedala… mas lá tinha um humor muito singular sobre o ciclismo :/

        (0)
        Responder
    • Bruno disse:
      6 de abril de 2013 às 17:13

      O principal é que, com o tempo, desgasta a pintura do quadro.

      (0)
      Responder
      • Gisele disse:
        28 de junho de 2017 às 14:53

        exato. uso bolsa de quadro e já danificou a pintura

        (0)
        Responder
  13. Anderson disse:
    5 de abril de 2013 às 15:13

    Item 2: Sempre que ando de bermuda e cueca em pedais de 2h+ fico com a coxa assada pelo contato da cueca com a pele. Andando com a bermuda de ciclismo sem nada por baixo, isso não acontece.

    Item 10: FATO!!!

    (1)
    Responder
    • Fatima disse:
      19 de janeiro de 2015 às 19:37

      Mas se a mulher tiver no ciclo mestrual entao nao pode pedalar ja q ñ pode usar calcinha por baixo da roupa de ciclismo

      (4)
      Responder
      • Fernanda disse:
        19 de junho de 2016 às 20:19

        Depende… ob ou coletor resolve essa questão.

        (5)
        Responder
  14. Marcio disse:
    12 de abril de 2013 às 17:27

    Bom, eu faço viagens de mais de 200km por dia. Já usei cueca e já pedalei sem nesses percursos. Sem nada por baixo, gera um desconforto. Pelo menos em mim.
    Imagino o pessoal, que não se limpa bem, depois de usar o banheiro e deixa “freada” no forro…

    (0)
    Responder
    • Goethe disse:
      14 de abril de 2013 às 12:17

      A maioria das calças que a gente compra são essas de 70-100
      reais em loja de bike que vem tudo da china e são revendidas aqui,
      será que é uma boa mesmo usar elas sem cueca? Ciclistas
      profissionais usam calças térmicas top, caríssimas. Uma outra coisa
      que queria saber era o argumento de se não usar bolsas de quadro,
      pois não gosto de usar nada na costa por receio de quedas, etc, uso
      apenas camelbak em pedaladas acima de 150km,caso contrário é só
      caramanhola.

      (3)
      Responder
    • Fernando C. Veloso disse:
      23 de outubro de 2014 às 9:47

      pqp! essa foi foda kkk

      (1)
      Responder
  15. Renan disse:
    5 de abril de 2013 às 17:45

    pessoal, onde vocês levam o ‘kit remendo’? Em uma muchila? Qual a melhor maneira de transportá-los em um pedal? Vaalew

    (-1)
    Responder
    • Cálcio disse:
      5 de abril de 2013 às 18:46

      vc pode usar uma mochila de hidratação que tenha espaço para coisas além do refil de água.

      (3)
      Responder
    • Paulo Amaral disse:
      6 de abril de 2013 às 9:02

      No bolso da camisa!
      Levo 2 câmaras de ar, dois cilindros de CO2 e as espátulas!
      E antes do CO2 levava uma bomba no bolso da camisa também!!!

      (0)
      Responder
    • claudio disse:
      20 de outubro de 2015 às 19:47

      meu quadro tem furaçao para 2 garrafas, uma levo agua e a outra serve de porta trecos bao demais so.

      (0)
      Responder
    • Marcio disse:
      11 de novembro de 2015 às 16:03

      a bolsa de selim é a melhor. Mochilas causam desconforto depois dos 25km. ferramentas na caramanhola é bom para quem tem 2 suportes e vai para uma pedalada curta (até 30km). A bolsa de selim é a melhor. deixa a mochila só para comida e eletrônicos.

      (0)
      Responder
  16. Humberto Paiva disse:
    12 de abril de 2013 às 15:41

    Também levo minhas ferramentas dentro de uma caramanhola é muito legal, quanto a roupas por baixo da bremuda de ciclismo eu uso aquelas brumudas termicar de jogador de footebol que não tem costuras pedalo aqui no nordeste quente 100 km ou mais e não sinto nada por baixo é bem confortável.

    (1)
    Responder
    • João Neto disse:
      17 de abril de 2013 às 20:56

      Gostei da idéia da bermuda térmica de jogador de futebol…fico sempre assado nos treinos…vou testar essa daí….sou do nordeste tambem….

      (2)
      Responder
  17. Rubens disse:
    27 de julho de 2013 às 18:14

    O segredo é usar equipamento de boa qualidade existem sim roupas de baixo(que não são cuecas) feitas para ciclistas que não se adaptam no pedal sem cueca.

    (2)
    Responder
  18. Vinicius Milhomem disse:
    25 de agosto de 2013 às 19:43

    Galera boa noite, já tem uns 8 meses que comecei a pedalar, e sempre usei uma cueca por baixo, sem ser box até, e nunca tive nenhum problema com isso de me assar, muito pelo contrário, quando não uso a cueca é que me asso com o short, que uso da marca ASW, será se o fato de eu já estar acostumado a usar a cueca pode me gerar um problema futuro ? Desde já, obrigado.

    (2)
    Responder
  19. Nuno Morelli disse:
    4 de outubro de 2013 às 3:42

    Seguinte, galera…

    …a bermuda para ciclista É uma cueca feita para esse fim, como uma sunga foi feita para natação.

    Pra quem ainda não consegue, já existe bermuda mais curta, quase do tamanho de uma box, pra usar embaixo de outra bermuda comum e feita com a mesma tecnologia.

    A bermuda de fora pode até escorregar, mas a interna NÃO.. se ela sair do lugar é porque não foi desenvolvida pra isso. Eu ia trabalhar e estudar de bike, à paisana (com roupa normal), exceto a cueca, que era um modelo de bermuda mais curta da Curtlo, própria para treino longo… valeu a pena trocar a cueca, antes vivia esfolado, hoje posso passar a semana pedalando sem parar de calça jeans que não pega nada!

    (2)
    Responder
  20. juliane disse:
    29 de dezembro de 2015 às 21:53

    Nossa Henrique obrigado você me salvou realmente não sabia! Eu, estava me sentindo incomodado. Realmente eu não sabia. Agora eu sei! Obrigada pela dica. Mesmo com essas dicas da bermuda eu vou comprar o selim

    (2)
    Responder
  21. Renan Pelizzari Pereira disse:
    5 de abril de 2013 às 15:13

    Devo lembrar que o forro se desloca quando se usam roupas de baixo, afinal, as roupas de ciclismo aderem na pele e não na sua cueca. E após algumas dezenas de quilômetros rodados, ninguém quer o forro fora do lugar…

    (1)
    Responder
  22. joão otávio disse:
    5 de abril de 2013 às 16:30

    é mt foda cair com o pé clipado vc cai duro
    kkkk

    (0)
    Responder
    • tania disse:
      6 de abril de 2013 às 20:51

      putz q tombo besta, né? kkkkkkkk coisa de iniciante…mas qdo tá cheio de barro o pedal, fica ruim de desclipar…eu sempre deixo na menor pressão e uso WD 40 tbm

      (0)
      Responder
  23. André Ledo disse:
    5 de abril de 2013 às 19:40

    Fui andar de cueca e bermuda durantes horas e qdo cheguei em casa lá estava um abrasão(assadura)na coxa direita.

    (1)
    Responder
  24. Gabriela disse:
    17 de abril de 2013 às 15:17

    Tem coisa q não se explica, se deixa viver na pele (literalmente)…Minha vida mudou depois que descobri isso, foram quase dois anos de assaduras pra eu descobrir q a bermuda foi feita pra ser usada sozinha…

    (1)
    Responder
  25. charles xavier disse:
    8 de junho de 2013 às 17:27

    interessante a lista, com algumas dicas muito úteis, mas obviamente nao são todas que se aplicam a todas as modalidades

    em mountain biking/All Mountain onde quedas são frequentes, o uso de roupa de baixo é essencial, ja que frequentemente nas quedas a lycra rasga, na verdade no All Mountain eles usam bermudas com tecido mais resistente, até mesmo para proteção do ciclista

    se for usar uma bolsa no mtb, use de quadro ou de top tube, bolsas de selim rasgam/quebram com uma facilidade muito grande, mesmo as mais resistentes e sofistificadas nao resistem ao efeito alavanca e acabam quebrando, isso no meio do nada, em uma trilha pode ser bem dramático, pois você sera obrigado a carregar seus objetos na mão, caso nao tenha outro lugar para carregar,

    (1)
    Responder
  26. Heitor disse:
    24 de agosto de 2013 às 18:38

    Henrique, acredito que o post foi muito útil pois apesar de muitos seguirem o blog, depois de ler alguns comentários, vi que ainda existem muitos amadores e pessoas que, apesar de não possuírem informações, teimam em afirmá-la. (Principalmente alguns teimosos em achar que o correto é utilizar roupa de baixo enquanto usa uma bermuda de ciclismo).
    Parabéns mais uma vez!

    (1)
    Responder
  27. Lucas Garcia disse:
    24 de agosto de 2013 às 19:01

    kkkkkkkkkk esse tombo da sapatilha é foda uma vez eu caí dentro de um corrego de agua foi mó loko eu caido la dentro e ainda custei pra tirar a sapatilha do pedal

    (1)
    Responder
  28. altair josé alves disse:
    24 de agosto de 2013 às 20:06

    Gostei bastante da recomendação insistente do Henrique em defender a bermuda de ciclismo, é verdade quando se pedala acima de 70 km ela proporciona um conforto na partes na virilhas, recomendo ao teimosos levar junto uma bisnaga de HIPOGLOS.

    (1)
    Responder
  29. Tiago disse:
    3 de outubro de 2013 às 16:36

    Ja usei com cueca no inicio, e por ser leigo no inicio, me assei,agora sem a cueca, fica mais tranquilo!

    (1)
    Responder
  30. Cezar disse:
    4 de outubro de 2013 às 17:57

    Parabenizo o Henrique pela matéria, só fica a seguinte dica: para ciclistas iniciantes, temos uma duzia de dicas antes de falar da roupa de baixo;tambem nao concordo em “não usar” tanto que muitos atletas na volta da Espanha falaram sobre isso, alguns usam e outros não usam;os medicos são totalmente contra não usar,mas acho que isso é uma coisa que voce deve levar em consideração a vontade de cada pessoa.Outra coisa é não levar bolsas de selim e derivados;voce fala claramente para levar kit de ferramentas, comida,etc, aonde caberia tudo isso? em uma mochila nas costas? carregar mochila nas costas é errado e pode causar danos a sua coluna; então fica a dica…abraço

    (1)
    Responder
  31. Flávio Marcelo Busnello disse:
    10 de outubro de 2013 às 10:06

    Olá, estou começando nesse mundo do ciclismo. O que me identifico é o cicloturismo, porém não sei quase nada. Gostaria de uma dica, duas marcas e modelos de bermuda e camisa que são boas, e claro, não muito caras. Valeu!

    (1)
    Responder
  32. R Santos disse:
    1 de janeiro de 2014 às 22:55

    Pedalo a pouco mais de 2 anos e uso cueca por baixo. Nunca sofri com assaduras (mas a costura delas machucam), mas vou experimentar pedalar sem. Pelo menos minhas cuecas vão durar mais! rsrsrsrsrs.

    (1)
    Responder
  33. Edson disse:
    23 de abril de 2014 às 0:30

    1) Não esquecer de conduzir luzes de sinalização… básico, tanto para o dia quanto para a noite;
    2) Par de luvas, curtas ou longas, básico;
    3) Colete refletivo, para o período noturno;
    4) Usar roupas claras e também, se possível, com detalhes refletivos é o ideal; e
    5) Abusar da sinalização refletiva.
    Segurança em primeiro lugar.

    (1)
    Responder
  34. Fábio disse:
    15 de junho de 2015 às 18:44

    No item 7
    Não se perca. Cuidado ao explorar novos terrenos. Você pode acabar andando mais do que da conta ou voltando para casa a noite.
    Não é melhor fazer como os pilotos de avião ? Sempre avisar pelo menos 2 pessoas de seu roteiro e uma previsão de retorno ? E não mudar sua rota, se mudar, avise o último local que passar antes de sair da rota para caso de precisarem te encontra…. simples assim …

    (1)
    Responder
  35. cati disse:
    29 de março de 2016 às 14:12

    kkkk Rir demais lendo os comentários.
    Muito boa as dicas.

    (1)
    Responder
  36. MARIO ARAÚJO disse:
    12 de abril de 2016 às 16:41

    O problema Henrique é se Vc não usar cueca e se deparar com uma Gostosa na rua e o Bráulio crescer e começar a babar na bermuda!!! Aí Vc vai passar por uma grande vergonha!! Já pensou o Bráulio marcando a bermuda e a bermuda toda melada de “requeijão”!!! PQP!!! Fica ai uma dica pra todos os homens!!

    (1)
    Responder
    • André Rodrigues disse:
      13 de abril de 2016 às 13:10

      Mario Araújo você está certo. Isso já aconteceu comigo. Não sou profissional sou amador. Uso bretelle sem cueca como a maioria, pois se usar com cueca acho desconfortável. Semana passada fui pedalar por aqui perto, logo nesse dia estavo daquele jeito, estavo com a minha cabeça a mil e meus hormônios fervendo. Tive que parar no posto pra eu encher os pneus e não teve jeito, percebi que algumas pessoas ficaram olhando foi meio constrangedor,. Eu só sei que voltei pra casa não estava dando. Me desculpem a todos, mas é verdade, isso foi uma coisa natural do corpo humano.

      (0)
      Responder
      • Matheus disse:
        14 de dezembro de 2016 às 18:42

        André Rodrigues, se querem olhar, deixa que olhem, ué. É igual quando passa uma mulher ‘gostosa’ e as pessoas olham… ela se sente incomodada (talvez) de todos olhando, mas nem por isso ela vai para casa. O músculo peniano é involuntário e você não pode ser condenado por ter uma ereção durante uma pausa no pedal. Se as pessoas querem olhar seu pênis, você deveria dar um ‘check’ nelas, olhando e sorrindo. Dar um ‘tchauzinho’ também é válido.

        (0)
        Responder
  37. Rafael disse:
    5 de abril de 2013 às 15:00

    Em longos percursos, a roupa de baixo pode te machucar, principalmente as costuras etc, a roupa de ciclista foi feita pra usar sem nada, tem as costuras da roupa todas pensadas de maneira que não machucam.

    (0)
    Responder
  38. Alan Reis disse:
    6 de abril de 2013 às 1:59

    Para os Euro-style, aqui vai uma alternativa às bolsas de selim
    http://www.merlincycles.com/bike-shop/workshop-tools/tools/tools-workshop/pro-storage-bottle.html

    É como um bidon, mas feita para guardar suas ferramentas, câmaras, etc.

    Daí vai de cada um avaliar se pode andar com apenas uma garrafa d’agua.

    (0)
    Responder
  39. Fabio disse:
    6 de abril de 2013 às 13:03

    Henrique, o título está errado! É “cometem” e não “comentem”, não é?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      6 de abril de 2013 às 13:08

      Valeu! Arrumei

      (0)
      Responder
  40. Vanderlei disse:
    8 de abril de 2013 às 21:44

    Sabe onde uso minha caixinha de ferramentas? numa caramanhola, simples assim.

    (0)
    Responder
  41. Mario Jorge disse:
    10 de abril de 2013 às 21:58

    Tudo fraco. Besta!

    (0)
    Responder
  42. florencio disse:
    24 de agosto de 2013 às 18:41

    Pra quem questiona o uso de cueca ou calcinha:
    http://www.cyclechat.net/threads/today-i-rode-with-no-pants.137205/
    http://www.bikeforums.net/archive/index.php/t-53776.html
    http://www.livestrong.com/article/411263-do-you-wear-underwear-under-cycling-shorts/
    Mas é claro que cada um tem livre escolha.

    (0)
    Responder
  43. Henrique disse:
    24 de agosto de 2013 às 19:41

    Item 10: Parece uma lei do universo. Comece a pedalar com sapatilha, uma hora você esquece.

    (0)
    Responder
  44. José Claudio da Fonseca disse:
    24 de agosto de 2013 às 20:02

    gostei do papo e das dicas é muito bom trocarmos ideia sempre aproveita-se algumas coisas valeu pessoal

    (0)
    Responder
  45. Felipe disse:
    24 de agosto de 2013 às 21:23

    Sobre as bermudas, pra quem sofre um pouco com “atritos”, existem os cremes, gel,anti-atrito, muito bom usar pra pedais longos!
    Da mesma forma, os anti-atrito são usados por quem corre a “pé” em maratonas muito longas, ou caminhadas como o caminho da fé por exemplo.

    (0)
    Responder
  46. Leonardo disse:
    24 de agosto de 2013 às 22:55

    Minha vida mudou depois que eu larguei de andar de cueca por baixo da bermuda de ciclismo. O negócio é comprar uma bermuda boa, daí é só alegria. Quem nunca caiu quando começa a pedalar de sapatilha???? Eu tomei uns tombos, mas o pior foi da ponte costa e silva rsrsrsrs.

    (0)
    Responder
  47. Mauro Monteiro - RJ disse:
    25 de agosto de 2013 às 9:56

    A não utilização da bolsa no top tube, tem uma razão específica, que muitas vezes pode ( até ) não acontecer, mas acontece :
    as pernas batem no velcro da bolsa, e isso estraga a bermuda, na parte interna.
    E outra mais grave : suor e umidade acumulados na bolsa, podem oxidar o quadro e o canote.
    abraços e bons treinos !!!

    (0)
    Responder
  48. daniel disse:
    26 de agosto de 2013 às 10:57

    gosto da cueca por baixo.. é mais confortavel

    (0)
    Responder
  49. Marcelo disse:
    27 de agosto de 2013 às 7:36

    Para os iniciantes (e outros nem tanto iniciantes) dos pedais urbanos faltou uma: não pedale nas calçadas. Estas são destinadas aos pedestres. Bicicleta é um veículo e deve trafegar nas vias públicas. Se você não tem segurança na via, pedale ao lado da calçada (na terra) mas deixe-a para o pedestre.

    (0)
    Responder
  50. David disse:
    3 de outubro de 2013 às 16:32

    O terceiro eu nunca concordei. Se diz para levar comida, câmara e ferramentas, por que não colocar gel e afins numa bolsinha de top tube ao invés de carregar nas costas ou enfiado em bolsos ?? que mal 500gramas pode fazer ? alem de comportar celular, chaves do carro…

    (0)
    Responder
  51. Pedro disse:
    3 de outubro de 2013 às 17:25

    Nunca utilizei o shorts de ciclismo sem cueca porque me sinto constrangido. Sou, digamos, bem “dotado” e quando coloco o shorts sem cueca, parece que todo mundo olha no meio das minhas pernas. Sempre utilizei cueca e nunca me assou. Talvez o modelo do selim influencie a assar mais ou menos…

    (0)
    Responder
  52. HBT disse:
    3 de outubro de 2013 às 18:34

    Boas dicas. Só não concordei com o uso em relação a bolsa no toptube. Passei uns tempos usando bolsa de selim e minha experiência não foi muito agradável. Sujava demais e a durabilidade dessas bolsas acaba sendo prejudicada justamente por isso. Existe as bolsas rígidas, eu sei, mas mesmo assim não acho legal as de selim, pois você é obrigado a parar e descer da bike sempre que precisar de algo que esteja nela. Como uso MTB e não speed, prefiro a bolsa de quadro mesmo. Não levo muitas coisas. Apenas o necessário para pedais de 60 e 80km (câmara de ar, chaves, carteira, câmera digital e/ou celular, duas ou três barrrinhas de cereal e por ai vai.

    (0)
    Responder
  53. Flávio Marcelo Busnello disse:
    10 de outubro de 2013 às 10:15

    Esqueci, ouvi falar em bermudas com forro italiano que são muito bons, mas qual marca de forro? Qualquer uma? E qual marca de bermuda? E mais, gel ou aquele que não é gel? Sei que alguns se adaptam mais com um tipo outros com outro tipo. Como não tenho dinheiro para comprar uma bermuda de cada tipo para ver qual prefiro fico meio perdido.

    (0)
    Responder
  54. Thiago disse:
    22 de novembro de 2013 às 8:07

    dica , use a bermuda de ciclismo direto na pele, e por cima um shorts de corrida de boa qualidade curto.

    (0)
    Responder
  55. Carlos Eduardo disse:
    27 de dezembro de 2013 às 12:04

    e para melhorar ainda a questão do uso da bermuda ou calça para ciclista, coloca um dermodex ou hipoglós que aí é que não fica assado mesmo, mas não podde usar mesmo é cueca ou calcina, pois com certeza vai fazer assadura.

    (0)
    Responder
  56. Marcelo disse:
    22 de janeiro de 2014 às 11:17

    Eu iniciei a 10 dias o ciclismo e de segunda a sexta feira faço 15km de pedalada num tempo de 50 minutos. Uso um short comum e cueca por baixo e o resultado é que estou assado nas virilhas. Vou urgente comprar uma bermuda de ciclismo para melhorar a situação. Valeu as dicas e como um bom iniciante, vou seguir o conselho de quem tem experiencia. Este negócio de ser orgulhoso e marrento só traz prejuízos. Abraços.

    (0)
    Responder
  57. João ourinhos SP disse:
    20 de fevereiro de 2014 às 12:08

    bom galera percebi que o roupa intima foi bem discutida, bom eu pedadlo ha algum tempo sempre usei roupa de baixo junto com a bemuda e nunca tive problemas, nem assadura nem perda de rendimento isso vai de cada um…

    (0)
    Responder
  58. Danilo disse:
    17 de abril de 2014 às 11:09

    Olá amigos! Boas dicas. Quanto à bermuda, sem usar roupas por baixo, faz todo sentido e efeito sim. Para os relutantes e/ou precavidos, a dica é levar uma cueca, calcinha ou sunga em algum cantinho para o caso da bermuda rasgar. Abraço!

    (0)
    Responder
  59. Cristiano disse:
    22 de abril de 2014 às 11:16

    Também sempre usei “cueca” junto com bermuda ou bretelle e nunca tive problemas, mas tem que ser cueca slip, pois se for boxer ai enrola tudo mesmo igual o vídeo

    Mas vai de cada um, eu particularmente não consigo usar só a bermuda ou só o bretelle

    (0)
    Responder
  60. Emerson Carraro disse:
    22 de abril de 2014 às 11:23

    É só usar uma cueca box sem ser de algodão daquelas fininhas… Outra dica boa pra quem está começando e tentar usar sapatilha o mais rápido possível, pois é muito mais seguro e muito melhor! E aprender a comer direito antes, durante e depois.

    (0)
    Responder
  61. Cristiano Vieira disse:
    22 de abril de 2014 às 11:39

    Capacete ao contrário: No começo eu gastava quase meia hora pra conseguir colocar o capacete pra ele ficar confortável, hoje nem vejo eu colocando.
    Não usar roupas de baixo: Vou testar, acho que vai ser bom. Não sabia dessa dica.
    Não usar bolsas na bike: Acho que a grande sacada aí é diminuir ao máximo os pesos da bike, mas se a pessoa aguenta o tranco, que use. Não sendo competição, não é problema.
    Quanto a levar comida, respeite essa regra.
    Kit é obrigatório, apesar de eu teimar em não levar.
    Não coma demais. SIMPLES ASSIM, NÃO COMA DEMAIS. Comi 3 pastéis e um copão de garapa. Eita arrependimento.
    Não se perca… nunca vá pensando que já conhece o lugar se não tiver certeza. Eu nunca quis me arriscar.
    Não treine demais: Deixa comigo.
    Água é fundamental. Os rins e todo o resto do corpo agradecem. Água de coco é excelente.
    Como não uso sistema de encaixe, sem galhos. Ao menos por enquanto.

    (0)
    Responder
  62. Luis Hernani disse:
    22 de abril de 2014 às 13:44

    Cueca + bermuda: participo de “audax” e usava cueca box junto a bermuda, fora um jeitinho para encaixar as duas nunca tive problemas, nem mesmo com assaduras. Mas lendo sobre o assunto anteriormente, inclusive aqui mesmo no “Pra Quem Pedala”, fiquei encucado e resolvi testar não usar cueca, no começo achei estranho e até mesmo desconfortável mas depois que acostumei entendi a dica, o conforto depois de horas no pedal não tem comparação.

    (0)
    Responder
  63. Bruno disse:
    22 de abril de 2014 às 14:16

    Dicas são muito bem-vindas, mas ditar regras.. não concordo (a 3 por exemplo). Em alguns pontos o ciclista tem que se adaptar ao que é melhor pra ele. Se ele achar necessário uma bolsa grande pra carregar suas coisas, o que que tem?
    No mais, sempre temos a aprender, e gostei bastante da dica sobre usar roupa de baixo, dessa eu não sabia. Vou praticar. =)
    Só queria tirar uma dúvida: sempre pedalei com selim macio, na medida da minha virilha. Recentemente comprei uma bike nova, cujo selim é mais rígido. Depois de uns 15km, não aguento mais ficar em cima dele, de tanta dor. O que pode ser? Meu corpo se acostumando ou devo trocar o selim? Obs: mesmo com bermuda de ciclismo almofadada a dor aparece.
    Um abraço.

    (0)
    Responder
  64. Trindade disse:
    22 de abril de 2014 às 14:17

    Quem nunca levou um tombo quando começou a usar sapatilha, esquecendo de tirar o pé quando parou a bike! rsrsrsr. E ficar sem usar roupa de baixo já tentei mais não gostei, prefiro usar cueca!

    (0)
    Responder
  65. douglas psl disse:
    22 de abril de 2014 às 15:40

    A cueca serve para marter o saco unido e não espalhado.

    (0)
    Responder
    • Rodrigo Santos disse:
      6 de maio de 2014 às 13:44

      kkkkk… Gostei da tese

      (0)
      Responder
  66. Marcello disse:
    22 de abril de 2014 às 19:31

    Rapaziada… Convenhamos, quem é o maluco que usa capacete ao contrário kkkkkkk essa foi hilária, mas deve ter mesmo. Quanto ao uso de cueca digo que é bem melhor sem ela, andar só com o brelete é muito mais confortável.

    (0)
    Responder
  67. Leonardo Teixeira disse:
    23 de abril de 2014 às 15:04

    Já rodei mais de 200km num sol escaldante do Sudeste Brasileiro em dia de verão, usando cueca box embaixo da bermuda. Não tive NENHUM problema com isso. Diante dos posts, penso ter sido pura sorte, e vou procurar me adaptar ao recomendado. Então, entre as dicas, 1 eu venho cometendo há mais de 10 anos. Valeu pessoal do praquempedala

    (0)
    Responder
  68. Márcio disse:
    28 de abril de 2014 às 19:32

    Comentários como acima dizendo sobre usar ou não cueca, com certeza são iniciantes que não conhecem nada do ciclismo. ..absurdo você usar uma bermuda de lycra para treinar com cueca. ….rasgar., isso é raro e se acontecer é produto de má qualidade.

    (0)
    Responder
  69. Ed disse:
    5 de maio de 2014 às 22:27

    Por que é importante usar a bermuda de ciclismo?

    (0)
    Responder
    • Ricardo Marques disse:
      16 de outubro de 2014 às 20:28

      Olá. Se faz importante a bermuda de ciclismo

      (0)
      Responder
      • Ricardo Marques disse:
        16 de outubro de 2014 às 20:35

        Desculpe. Se faz importante o uso por motivos de conforto mesmo. Eh difícil um banco que sustente pedaladas longas e seu bumbum agradecerä bastante. Além disso a lycra que eh utilizada na maioria dos modelos lhe permite melhor mobilidade. Como foi citado no tópico, existe ainda as com proteção UV e antibatericidas para as regiões íntimas. As bermudas não são a prova 100% contra dores “nadegais”, mas permitem uma pedalada mais longa em relação quando não a usamos . Abraço.

        (0)
        Responder
  70. Fernando disse:
    29 de maio de 2014 às 22:04

    Com zorba ou sem zorba, eis a questão… Kkkkkk
    Acho que não é pecado andar com zorba por baixo, desde que utilize pomada para assadura de bebê, ela é fungicida e faz a cueca box grudar no corpo, não deixando assaduras, sem zorba é bom que é mais fresquinho, mas mesmo assim é bom utilizar a pomadinha, fica aí a dica.

    (0)
    Responder
  71. Erica disse:
    21 de junho de 2014 às 22:11

    Olá, estou começando a andar de bike, e tenho procurado constantemente dicas técnicas online para que este inicio ocorra sem maiores problemas.
    Gostei muito de todas as dicas, e sobre a questão de não utilizar peças intimas junto à bermuda de ciclismo, gostaria de saber se esta dica realmente vale também para mulheres, afinal, somos “genitalmente” diferentes, e consequentemente temos maior atrito ao banco e à bermuda/calcinha por conta disso, alem de maiores riscos de contrair infecções.

    (0)
    Responder
  72. Igo disse:
    14 de julho de 2014 às 16:55

    Eu tenho bike a muito tempo, mas pedalar pra valer vou começar essa semana, bom quero saber se tem algum problema a depilação intima, estou n dúvida, deixo tudo como está ou espero os pelos crescerem?

    (0)
    Responder
  73. Alisson disse:
    27 de setembro de 2014 às 19:18

    Tem mais um erro,acabei cometendo ele descer morro com a catraca na macha leve o cambio entrou na roda com a trepidaçao foi um tombasso kkkkkkkkkkkkkk

    (0)
    Responder
  74. alex disse:
    16 de outubro de 2014 às 18:00

    Simples passa vaselina nas partes d atrito barato e eficaz. Dica que aprendi com maratonistas.

    (0)
    Responder
  75. Ricardo Marques disse:
    16 de outubro de 2014 às 20:25

    Nunca corri o risco de expor meu fiofó, mas acho que vou tentar. Existe algum que aumente o *volume ” do tipo invisible bra? Kkkkk.

    (0)
    Responder
  76. HANSEN disse:
    16 de outubro de 2014 às 22:39

    Parabéns! Ótimas dicas…

    (0)
    Responder
  77. anderson disse:
    17 de outubro de 2014 às 19:20

    Estou com um problema com meu selim fizik, estou com dormência perina alguma dica ?

    (0)
    Responder
    • thiago disse:
      18 de outubro de 2014 às 10:01

      posição do selim amigo ! faz um bike fit que vc resolve isso e vai ainda aumentar seu rendimento. tive o mesmo problema…..

      (0)
      Responder
  78. BOLINHA disse:
    10 de dezembro de 2014 às 11:36

    O emocionante da internet é que tudo é levado na ofensiva. Calma pessoal, isso são dicas e não regras, ao adquirir experiência, você é quem decide o que é melhor.

    Já experimentei pedalar sem cueca, mas pra mim não foi bom, meu saco assa a virilha. Então uso cueca de lycra sem costura.

    Pra passeios curtos uso cueca normal de algodão mesmo. Pra pedais longos tem q usar uma sem costura pq a costura machuca a bunda depois de muitas horas no selim.

    Beijo na bunda!

    (0)
    Responder
  79. Christian disse:
    10 de dezembro de 2014 às 12:44

    Pedalei 200km nesse domingo não sofri nenhuma assadura e sempre pedalo usando cueca. acho até desconfortavel usar a bermuda sem nada

    (0)
    Responder
  80. Renan Rangel disse:
    10 de dezembro de 2014 às 13:16

    bom, o que não costumo fazer é não levar comida, mas compenso com um ótimo lanche antes de partir.

    (0)
    Responder
  81. Marlon A. disse:
    10 de dezembro de 2014 às 18:08

    Sou novato no pedal, mas tem umas coisas que não entendo muito bem com por exemplo o fato de não levar nada na bike como bagagem e tals, mas pode leva comida, muita água, kit ferramenta, câmara ??? qual a diferença de levar na bike ou nas costas isso ? se não me atrapalha em nada, de alguma forma atrapalha no desempenho ?

    Valew.

    (0)
    Responder
  82. Henrique disse:
    10 de dezembro de 2014 às 21:48

    Uma questão que talvez nao tenha sido explicada.
    As bermudas de ciclismo normalmente são feitas de material “respirável” que tira o suor de contato com a pele. Geralmente as cuecas não fazem isso e acabam retendo o suor e mantendo a pele úmida.

    Usar cueca debaixo da bermuda de ciclismo é como usar cueca por baixo da sunga de natação.

    (0)
    Responder
    • Zuzu disse:
      11 de dezembro de 2014 às 1:52

      Sem dúvida essa é a melhor explicação! Usar roupa intima sob a bermuda de ciclismo e como usar roupa intima sob a sunga ou biquíni!

      (0)
      Responder
  83. Ernaldo disse:
    11 de janeiro de 2015 às 20:33

    Não dá pra usar uma bermuda térmica e de compressão por baixo não?

    (0)
    Responder
  84. ditto manivella disse:
    17 de janeiro de 2015 às 18:35

    eu só uso com fio dental e nunca tive problemas

    (0)
    Responder
  85. Mario Jorge disse:
    24 de março de 2015 às 9:23

    essas roupas são flexíveis o bastante? Uso cueca pq fica estranho os 22cm.

    (0)
    Responder
  86. Diego disse:
    19 de abril de 2015 às 19:56

    O debate sobre a roupa é desnecessário… Quem pedala MUITO sabe que quanto menos roupa melhor!
    A dica mais útil foi o alerta para quem está iniciando com o pedal “clipado”. Treinem bastante em casa para depois se arriscarem no trânsito!!!

    (0)
    Responder
  87. cleber disse:
    24 de maio de 2015 às 18:06

    eae galera tudo bem.
    Há uns 6 meses venho lutando contra uma FOLICULITE. Basta eu pedalar ( suar, transpirar) e a maledeta aparece. Será que meu shorts está contaminado?
    Esqueci de falar mas ela se manifesta na regiao púbica, os pelos pubianos rsrs .. bem aonde fica quente e úmido ao pedalar.
    EU costumo pedalar com o shorts de ciclismo, sem cueca por baixo, mas com um shorts por cima.
    Nunca me aconteceu isso.. mas nesse ano de 2015 esses fungos resolveram me incomodar…

    Alguem tambem ja passou por isso.. ?? cansei de ir ao médico e tomar antibióticos.. ultimamente estou passando uma pomada com antibiótico e dessa forma elimino o fungo ou bacteria…. mas como disse.. basta eu transpirar.. e a fia da mae , reaparece…
    vlwww pela atençao…

    (0)
    Responder
  88. Cléo disse:
    13 de junho de 2015 às 21:20

    Cair clipada como uma jaca, quem nunca?! :)

    (0)
    Responder
  89. odair disse:
    14 de junho de 2015 às 0:18

    Muito legal o post e os comentários melhores ainda, galera quanto ao uso de roupa íntima realmente não foram feitas para uso com roupas de ciclismo e eu indicaria a quem problema com assadura a primeiro rever o tamanho da peça pois a mesma deve estar bem ajustada ao corpo do ciclista, outro problema muito comum é com o selin muita gente compra pela aparência ou pela marca quando o correto é comprar um selin de acordo com seu tipo de quadril, alongamento etc… higiene muitas pessoas acabam se descuidando em manter a região íntima sempre limpa e também podem optar por uma tricotomia. São erros simples de serem resolvidos na dúvida procure sempre a ajuda de um profissional de sua confiança e bom pedal.

    (0)
    Responder
  90. Marcos disse:
    14 de junho de 2015 às 20:09

    Oi Henrique!

    Não perca o seu tempo tentando explicar para quem não entende o por que de não usarmos roupas íntimas com o vestuário de ciclista… É a mesma coisa que tentar convencer o sujeito que está de sunga branca, tenis, oculos e celular na cintura que está ridículo….!

    (0)
    Responder
  91. Fábio disse:
    15 de junho de 2015 às 18:40

    Suas explicações são meio contraditórias. Se não é para ter bolsas por conta do peso, ou quanto menos melhor, como levar a comida que você cita ? Assim como a comida se faz necessária, uma bolsa no quadro da bike com ferramentas essenciais, acho fundamental….

    (0)
    Responder
  92. Fábio disse:
    15 de junho de 2015 às 18:54

    Entrei no site estes dias e achei ótimas as dicas, mas tenho uma ressalva à fazer :
    O importante são as dicas e orientações de quem já passou por algum problema ou receber também indicações e dicas de outros que pedalam e já passaram por problemas e que podem ajudar. Agora, pra quem já trabalhou com o público, sabe como as pessoas são diferentes e muitas provocam., agora o coordenador deste site, “sei lá se devo chama-lo assim “, deveria focar o objetivo e simplesmente ignorar brincadeirinhas e “provocações” só assim este site poderá se tornar uma referência futuramente, coisas como “mostrar o rego” e outras respostas não fazem sentido aqui. Parabéns pela ideia do site e vamos em frente… Fábio ( Diretor de marketing de uma multinacional ) e ciclista.

    (0)
    Responder
  93. Eliane Saluto disse:
    23 de julho de 2015 às 12:36

    Gostei muito do seu post. Parabéns

    (0)
    Responder
  94. Ximenes disse:
    1 de agosto de 2015 às 13:12

    E usar uma bermuda fina por cima pode? Tem pessoas que não gostam de usar só ela

    (0)
    Responder
  95. Cicero Alexandre disse:
    16 de setembro de 2015 às 17:50

    Estou fazendo planos para praticar cicloturismo (Viagens curtas). Mas neste caso, eu precisaria utilizar mochila, alforje, bolsas de quadro, etc, para carregar equipamentos. Estou buscando informações sobre estes equipamentos em sites diversos. Abraço.

    (0)
    Responder
  96. Ro disse:
    1 de outubro de 2015 às 19:02

    Olá pessoal, sou novata no ciclismo, alguém pode me indicar uma marca boa de roupa para prática de ciclismo?
    Obrigado desde já pela informação!

    (0)
    Responder
  97. Andre disse:
    11 de novembro de 2015 às 1:07

    Pedalar de bretelle e sem cueca é melhor, mas só vale a pena se for lavar após cada uso. Quem pedala diariamente e não tem como ter ele sempre limpo pro pedal aí é melhor ir de cueca (preferencialmente boxer)

    (0)
    Responder
  98. christian disse:
    17 de novembro de 2015 às 11:37

    esse Mario deixa freada na cueca e morde fronha
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    (0)
    Responder
  99. Carmen disse:
    29 de novembro de 2015 às 17:00

    E eu tentando entender por que estava incomodada… Era só tirar a calcinha?! Haha
    Boa dica! Excelente post! ;-)

    (0)
    Responder
    • Mário disse:
      30 de novembro de 2015 às 15:00

      Tirar a calcinha sempre relaxa…. Principalmente para os homens…..

      (1)
      Responder
  100. Rafael Ribeiro disse:
    30 de novembro de 2015 às 9:17

    Bom dia,

    Sou novato no MTB e gostaria de saber se há algum problema em usar a bermuda de ciclismo por baixo e uma bermuda comum por cima.

    É que sou gordinho e fico meio constrangido (ainda) em usar somente a bermuda de ciclismo.

    (0)
    Responder
  101. Telinha disse:
    2 de dezembro de 2015 às 21:16

    Muito interessante o site. Mas minha reclamao so essas dores. Quando sofri uma crise de dor lombar, o mdico me indicou desse colcho ortopdico. Algum daqui j usou?

    –

    (0)
    Responder
  102. Sol disse:
    19 de dezembro de 2015 às 20:24

    Ta aí uma vantagem de nao ser super dotado!
    Bom trabalho!

    (0)
    Responder
  103. Jorge disse:
    29 de janeiro de 2016 às 9:39

    O melhor é pedalar sem cuecas, e de calça jeans…

    (0)
    Responder
  104. LYDIA disse:
    19 de fevereiro de 2016 às 11:40

    OLÁ, SOU INICANTE … NO CASO DAS MULHERES, USO DO “PROTETOR DE CALCINHA”, AQUELE BEM FININHO PARA USO DIÁRIO, PODE SER UTILIZADO COM A BERMUDA?

    (0)
    Responder
  105. Márcio Sposito disse:
    28 de fevereiro de 2016 às 17:11

    pessoal comecei a pedalar longas distâncias e senti na pele o que é assar cheguei a comprar até uma garrafa de água gelada para jogar na virilha no outro passeio já tinha comprado minha bermuda foi muito confortável .

    (0)
    Responder
  106. Carol Frederico disse:
    2 de março de 2016 às 14:22

    Não entendi essa de usar capacete ao contrário, como uma pessoa vai andar com o fecho pra trás???? Desculpe, minha pergunta, mas sou novata e acho que não tem como se confundir com o capacete.

    (0)
    Responder
  107. Eberson disse:
    11 de março de 2016 às 20:59

    Deve ser muitíssimo gostozo pedalar 200km num endurance de cuecas.. Kkkkk poxa depois vai ficar de molho o mínimo.. Acompanho o canal no YouTube parabéns a vocês

    (0)
    Responder
  108. timetonorabo disse:
    14 de março de 2016 às 23:38

    Assar o quibe no cu da tua mulher

    (0)
    Responder
  109. heros disse:
    24 de abril de 2016 às 19:19

    Ando quase 9 milímetros com short normal p e cuecas algodão pois não posso usar bermuda de bike tenho alergia a tecido não algodão e cria feridas na virilia nunca tive assaduras com cueca pois faco bem minha higiene depois que volto tomo banho e passo hipoglosso o que assa e a falta de higiene e o banco errado na bike eu uso banco fino de silicone rouba não influencia em nada se vai cansar mas ou menos o que influência e como se anda eu faco no mini mm o 20km não estou em corrida porque correr

    (0)
    Responder
  110. heros disse:
    24 de abril de 2016 às 19:25

    Ando 9 km com bermuda comum poliéster p e cueca pois não posso usar tecido que não seja algodão se usar a bermuda de bike fara feridas nas virilias uso cueca e não tenho assaduras pois faco uma boa higiene o que da assadura e o banco errado e a ma higiene depois de andar tomo banho e passo hipoglos não adianta ter as,melhores roupas e a higiene não ser boa

    (0)
    Responder
  111. JCarlos disse:
    26 de abril de 2016 às 20:48

    Chego a pedalar 100 km em um dia, usando cueca de fibra sintética (tecido muito fino, que não embola e com costuras imperceptíveis) e não fico assado. Não sinto incômodo algum. Sem problemas.

    (0)
    Responder
  112. Guilherme disse:
    24 de maio de 2016 às 10:18

    Pessoal, me tirem uma dúvida!
    Sou iniciante no ciclismo, tenho uma MTB, a dúvida é: calça para ciclismo é o mesmo tipo de tecido que a legging? (a legging que eu digo, é aquela que mulher usa) Pois usei a da minha mulher e ficou ótimo hahaha. Obg aguardo respostas.

    (0)
    Responder
    • José Carlos Bolanho disse:
      24 de maio de 2016 às 11:43

      Guilherme, o material é basicamente o mesmo (poliamida e elastano ou poliéster). A diferença está na porcentagem do componente. Por exemplo: há uma calça de ciclismo Da Matta com composição de 83% de poliamida e 17% de elastano. Já uma calça legging feminina pode ter 95% de poliamida e 5% de elastano (podendo apresentar viscose na composição). Uma calça de ciclismo de uma boa marca é mais resistente, garantindo mais segurança. Uma calça de ciclismo com qualidade duvidosa pode rasgar com muita facilidade. Vale a pena investir na compra de uma calça própria por inúmeras outras razões.

      (0)
      Responder
  113. Aldenir silva disse:
    25 de maio de 2016 às 9:52

    Escreve aqui..pedalo a 5anos sem nada por baixo, nunca tive problemas a única vez q usei tive serios problemas de assaduras pedal de 100km, alguém tem uma dica como cantar o chinelo em subidas montanhosas

    (0)
    Responder
  114. Bruno disse:
    25 de maio de 2016 às 14:09

    Discordo do item 3 apenas… uma bolsa para o selim para carregar a camara reserva e os adesivos e outra no quadro pra colocar o canivete, celular, óculos… mas encher de bolsa por tudo tb não né… kkkkkkk

    (0)
    Responder
  115. Rosângela disse:
    25 de maio de 2016 às 14:16

    Gostei da dica, porque morava em Porto de Trombetas /Pará e quando podia pedalava 14 km par ir tomar banho de igarapé e sempre ia de short e mesmo pedalando na Vila de short eu adquiri uma macha escura onde fica o elástico da calcinha . E agora depois de 8 anos de volta a minha terra estou tentando volta a pedalar e mi sindo incomodada . Vou se sua dicas e irei tbm compra esta bermuda para ter mais liberdade para pedalar .

    (0)
    Responder
  116. Alessandro Rubbo disse:
    1 de agosto de 2016 às 11:37

    Bom dia, não sou ciclista, apenas desloco-me de casa para o trabalho e vice-versa, faço em média uns 7,5 km para ir e o mesmo para voltar. Não acho bonita essas bermudas e roupas coladas ao corpo, principalmente porque não fico bem nelas, então, alguém tem alguma dica sobre roupas alternativa para ciclista? Algum vestuário que se pareça mais com roupas comum incluindo para dias chuvosos ou frio? Obrigado desde já!

    (0)
    Responder
  117. NERIS disse:
    24 de setembro de 2016 às 18:22

    EU COMO TENHO PROBLEMAS DE VARICOCELE, TENHO QUE USAR CUECA JUSTA, SEI TAMBÉM QUE ISSO AUMENTA O RISCO DE EU TER CANCER DE PRÓSTATA MAIS USO UM SELIM VAZADO PARA MELHOR RESPIRAÇÃO, ESTOU VENDO UM TIPO DE SUSPENSÓLIO PARA EU PODER USAR A BERMUDA SEM CUECA,, POIS O QUE EU USO NORMALMENTE QUANDO EU PEDALO SAI DA POSIÇÃO ME INCOMODANDO, MAIS DIGO PARA TODO MUNDO QUE QUE VAI COMEÇAR À PEDALAR, PARA NÃO USAR PEÇA ÍNTIMAS . MINHA ESPOSA MESMO NÃO USA NADA POR BAIXO DA BERMUDA

    (0)
    Responder
  118. NERIS disse:
    24 de setembro de 2016 às 18:31

    usar roupa de baixo num dia ensolarado cheio de subidas com mudanças de terrenos asfalto e terra, nem pensar o desconforto é grande, experiência própria, mais alguém já inventou algum suspensólio próprio para quem tem Varicocele? pensem nesses problemas ou fazem uma bermuda especifica para pessoas que tem Varicocele.

    (0)
    Responder
  119. João Paulo Cardozo disse:
    25 de dezembro de 2016 às 18:52

    Cueca para se pedalar é a box, digo isto por experiência própria só causa assaduras aquelas comuns.

    (0)
    Responder
  120. Giovani Zanata disse:
    26 de dezembro de 2016 às 15:39

    Já caí umas 3x de sapatilha clipada kkkkkk Mas nada de grave, apenas a ultima vez que quebrei a tela inteira do meu celular, mas nada de mais kkkkkkkkkkk

    (0)
    Responder
  121. André Pereira Filho disse:
    5 de abril de 2013 às 14:49

    mas seu eu rasgar a lycra, vou andar com o rego de fora?

    (12)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      5 de abril de 2013 às 14:50

      Isso não é muito comum de acontecer… Ainda mais rasgar a laycra no “Rego”… Mas se acontecer… É isso mesmo! Bom que refresca. :)

      (12)
      Responder
    • florencio disse:
      24 de agosto de 2013 às 18:21

      tire a camisa e cubra o teu rego. fácil!

      (4)
      Responder
    • Renato disse:
      22 de abril de 2014 às 14:43

      Não faz mal usar cuecas, desde que sejam cuecas boxer. Sempre usei e jamais tive algum problema. E eu faço pedais pesados e de longa duração, com banco FIZIK.

      (9)
      Responder
      • Henrique Andrade disse:
        22 de abril de 2014 às 15:03

        Olá Renato. Tudo bem?
        Acho que a questão é simples:
        Os Bretelles não foram feitos para isso e pronto.
        Você pode usar uma gravata como cinto… Mas não foi feito para isso.

        (2)
        Responder
        • Ricardo disse:
          24 de outubro de 2015 às 2:25

          Desculpe minha ignorância Henrique. Sou novo no ciclismo e não sei a finalidade do bretelle. Tenho somente a bermuda e a camisa da marca Specialized que comprei novinhos num brechó. Queria comprar o bretelle mas não sei da real utilidade. Obrigado.

          (0)
          Responder
          • Tobias disse:
            20 de outubro de 2016 às 15:26

            Ricardo se a bermuda não ficar bem justa na cintura pode sair da posição ao pedalar e ai você vai descobrir a utilidade do bretelle, sofro com isso quando uso minha calça para pedalar, não para no lugar e fica descendo…

            (0)
    • Ivon disse:
      24 de agosto de 2013 às 21:08

      Aì… melhor trocar o selim. kkkkk

      (1)
      Responder
    • dmmg disse:
      22 de abril de 2014 às 13:12

      Se esse é seu problema, leve uma cueca no bolso… mas sinceramente, é um problema tão raro e com tantas alternativas (p ex. usar a camisa para tampar), que nem vale a pena. Eu prefiro mil vezes a possibilidade remotíssima de mostrar o rego que ficar assado toda vez.

      (1)
      Responder
      • Cristiano disse:
        13 de junho de 2015 às 23:36

        Faço pedal a 20 anos. Sempre sem cueca mas fica a dica use vaselina entre as coxas ajuda muito para que usa cueca e a bermuda

        (0)
        Responder
        • Fabricio disse:
          15 de junho de 2015 às 9:59

          Tem uma pomada que chama “zero atrito” muito boa, alternativa a vaselina é a pomada hipoglós.

          (0)
          Responder
    • ANA disse:
      23 de abril de 2014 às 15:40

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      (1)
      Responder
    • RENAN disse:
      11 de fevereiro de 2015 às 0:28

      Pior kkkk

      (0)
      Responder
    • Érico disse:
      14 de junho de 2015 às 4:54

      Sim!

      (0)
      Responder
  122. João Guilherme disse:
    5 de abril de 2013 às 14:53

    Qual é o argumento pra não usar roupa de baixo?

    (11)
    Responder
    • Artur disse:
      5 de abril de 2013 às 15:19

      Evita assadura, pelôs encravados e principalmente gera desconforto. Se vc pedala 1 ou 2 vzs por semana talvez não sinta incomodo, mas se vc pedala 4 a 5 vzs por semana e faz treinos longos certamente a cueca ou sunga vai incomodar!!! Tb tive resistência em usar apenas a bermuda de ciclismo quando comecei, mas sem dúvida é bem mais confortável e estando confortável o pedal rende mais! Faça a experiência ;)

      (3)
      Responder
    • Éder Casare disse:
      10 de dezembro de 2014 às 14:32

      as costuras machucam e muito…

      (2)
      Responder
    • Paulo disse:
      23 de abril de 2013 às 11:51

      Você sente dor nas nádegas quando pedala aposto que é por causa da roupa de baixo

      (1)
      Responder
    • Gonçalo disse:
      5 de abril de 2013 às 15:02

      está explicito no video companheiro

      (0)
      Responder
    • Duh disse:
      16 de maio de 2016 às 13:35

      Fraco São os seus argumentos João. Infelizmente você não deve ser um ciclista a muito tempo. Têm muito o que aprender ainda.!!!

      (0)
      Responder
    • Henrique Andrade disse:
      5 de abril de 2013 às 14:58

      Existem alguns:
      Primeiro o que já citei na matéria: O forro foi feito para ficar em contato direto com a pele e não em contato com um pano.
      2 – A roupa de baixo acaba embolando e machuca a pele causando assaduras.
      3 – Aumenta a temperatura do corpo… Essa região concentra muito calor. Ficando com somente uma camada de roupa, facilita a refrigeração do corpo.
      4 – O excesso de calor também é prejudicial ao orgãos reprodutores
      5 – Alguns forros tem funções bactericidas. Que são anuladas quando se usa uma cueca ou calcinha… O risco de desenvolvimento de fungos aumenta.

      (118)
      Responder
      • Guilherme disse:
        2 de junho de 2015 às 21:41

        Eu concordo que a mulherada tem tudo que pedalar sem calcinha.

        (15)
        Responder
      • Ricardo disse:
        24 de outubro de 2015 às 2:17

        Muito obrigado pelas dicas que alguns mal educados não são merecedores de ratificação, mas você é gentil. Estava erroneamente pedalando com sunga por baixo da bermuda de ciclista para eventual banhos de cachoeiras. Apesar da recomendação, não me senti desconfortável, mas vou seguir a sua dica. Um grande abraço.

        (5)
        Responder
      • Mario Jorge disse:
        10 de abril de 2013 às 21:56

        Argumento sem sentido. A roupa íntima é testada no cotidiano e faz parte dos usos do ciclista. Todo o argumento não se sustenta em si. Fraco!

        (-148)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          10 de abril de 2013 às 22:26

          Mario… Desculpe… Apesar da sua falta de educação… Vou gastar meu tempo aqui para te responder.
          O que é testado para o ciclista são os forros das bermudas e bretelles e não as roupas íntimas.
          Essas são testadas para o dia-a-dia fora da bicicleta.
          Fraco é o seu conhecimento sobre o assunto

          (234)
          Responder
          • Virna disse:
            1 de setembro de 2015 às 11:29

            Pedalo há cerca de 10 anos, e sempre pedalei sem roupa íntima, o atrito, para quem REALMENTE pedala grandes distâncias, causa um dano à pele. Quem pedala uma vez na vida, aí realmente não tem como sentir a diferença. Excelentes suas dicas Henrique. Quem pratica o cilcismo sabe o quanto são válidas.

            (134)
          • Max Rezende disse:
            24 de agosto de 2013 às 19:47

            Com certeza o Mario Jorge ainda não é um ciclista, se fosse saberia que a cueca só atrapalha (aumento de temperatura) e causa dor (assadura).

            (52)
          • Arleson disse:
            25 de agosto de 2013 às 10:31

            Deixa o cara assar o caneco, Henrique. Não discuta.

            (44)
          • Fernando C. Veloso disse:
            23 de outubro de 2014 às 9:41

            Taca le pau Henrique! Deixe ele assar o kibe. :P

            (18)
          • alberico disse:
            24 de agosto de 2013 às 18:20

            Isso aí Henrique! Depois ele fica assado e não sabe o que foi

            (15)
          • Thiago Ribeiro disse:
            11 de dezembro de 2014 às 3:26

            Sabe qual o melhor argumento no meu caso? CONFORTO! Pedalo “nuzão”, sem nada por baixo do bretelle, é uma delicia! Abraços…

            (14)
          • Alexandre disse:
            2 de novembro de 2015 às 20:28

            Mário, boa noite
            Sou prova viva do relato do Henrique. Fiz um pequeno percurso de 50 km usando roupa íntima e me arrependi. Só pratico usando somente a bermuda.

            (10)
          • Ricardo Corbetta disse:
            28 de agosto de 2013 às 18:02

            Deixa ele usar e descobrir por sí próprio pq não usar!

            (7)
          • Alexandre disse:
            2 de novembro de 2015 às 20:31

            Henrique, existe uma bermuda mais confortável para quem é iniciante?
            Se sim, qual a marca e descrição?
            Obrigado

            (4)
          • Rui Barbosa disse:
            30 de dezembro de 2015 às 20:46

            Cara! Sr. Mário… Vai andar de bike com uma cueca e uma bermuda de ciclismo por cima, vai, ande uns 50km, não ande uns 80km, use uma cueca bem cheia de costuras que é melhor… depois você diga se a argumentação é fraca. Usa-se bermuda de ciclismo para diminuir a fricção com material mais áspero como a cueca ou calcinha, pra que não haja assaduras, pelos encravados e algum tipo de incômodo. Inclusive aconselho a bermuda acolchoada. Fica a dica… Henrique Andrade, obrigada pelas dicas!

            (1)
          • Felipe Lacerda disse:
            12 de abril de 2013 às 14:33

            Nao perca tempo henirique!

            (0)
          • Duh disse:
            16 de maio de 2016 às 13:38

            Fraco São os seus argumentos João. Infelizmente você não deve ser um ciclista a muito tempo. Têm muito o que aprender ainda.!!! Parabéns pelo sua ajuda Henrique

            (0)
          • Fabiane Lopes disse:
            13 de setembro de 2016 às 19:13

            Eu já fiz o teste prático de usar roupa intima pedalando kilometragens alta: resultado fiquei toda assada em carne viva, precisei retirar a peça intima ainda durante o pedal, moral nunca mais uso e se for pedalar mais de 8 horas em cima da bike levar bepantol!

            (-1)
        • Natália Nardelli disse:
          24 de abril de 2013 às 23:43

          Que comentário deselegante… não gostou da dica, é só não usá-la! Basta.

          (13)
          Responder
          • karen disse:
            23 de maio de 2014 às 18:53

            Natalia oi tudo bem

            (0)
        • Leonardo Branco disse:
          18 de julho de 2016 às 17:07

          Muito mimimi…pedalo há anos e vou de cueca e bermuda de ciclista. Ok, aqui deve ter os master mega campeões que vão dizer que 100km de estrada é muito pouco, mas pedalo isto rotineiramente. Vou de bermuda com forro e cueca. E nunca fiquei assado. Fácil para os conhecedores de partes íntimas opinarem sobre as partes baixas alheias, mas a verdade é que cada um pedala da maneira que achar melhor…

          (8)
          Responder
          • Edson disse:
            17 de agosto de 2016 às 3:08

            Eu fui de bike ate aparecida do norte bermuda ciclismo e cueca cheguei lá tao assado que mau conseguia andar tive que voltar de ônibus com fundos cheio de pomada eu sei que faz muito tempo mas assou fiquei dias andando torto assado bike abraco

            (0)
        • Luís B. disse:
          14 de outubro de 2014 às 23:56

          Ó Mário Jorge, continue assim! Você é um dos que ajuda os dermatologistas a ganhar dinheiro, tratando lesões cutâneas e fungos ;))

          (4)
          Responder
        • Victor disse:
          23 de abril de 2014 às 8:27

          Mário, para o seu perfil recomenda-se usar duas cuecas e levar uma reserva no kit, para caso rasgar….o bom que esquenta bem, mas bem mesmo pra ficar estéril e não correr o risco dessa sua raça se proliferar.

          (44)
          Responder
          • George disse:
            4 de novembro de 2015 às 8:48

            kkkkkkkk

            (2)
          • kkkk disse:
            30 de dezembro de 2015 às 15:27

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            (1)
        • Rodrigo disse:
          6 de setembro de 2016 às 15:07

          Verdade quê pôde dar assadura mais eu já vi um colega nó meio da pedalada rasgar o chorte e passar vergonha

          (0)
          Responder
        • jorge luis disse:
          2 de janeiro de 2016 às 12:51

          pedala 200 km com cueca por baixo da bermuda. depois me fala.

          (-1)
          Responder
          • Dimas disse:
            27 de maio de 2016 às 11:06

            Cara… sem cueca e mais fácil de dar uma na paradar em algum lugar. Vc pega alguma mina que esteja se calcinha… Vc tb vai estar sem cueca… e taca lê pau!

            (-5)
        • Augusto Neto disse:
          18 de abril de 2016 às 23:02

          Pedalo a um ano, no começo, como a maioria fazia o errado, usava cueca, cheguei a usar cueca e dois calções com forro para aliviar, mas fez foi piorar, até que um ex atleta me deu a dica, e no outro dia já testei, pedalar sem roupa de baixo, pronto, solução para os meus problemas, nunca mais usei cueca ao pedalar.

          (-1)
          Responder
        • sefas rodrigues disse:
          25 de maio de 2016 às 9:55

          Só sabe o quando a roupa intima atrapalha quem realmente pedala. Existe a pessoa que pedala e faz passeio de bike
          Faça um pedal logo com sua cuequinha que você vai ver o que é sofrer.
          Sabe de nada inocente

          (-1)
          Responder
      • vera disse:
        6 de abril de 2013 às 17:47

        com certeza ;)

        (-1)
        Responder
      • wendbley disse:
        29 de março de 2016 às 16:30

        vai de jeans.

        (-1)
        Responder
      • Marco Aurélio disse:
        5 de abril de 2013 às 15:07

        É bom lembrar que o ideal é ter roupas novas. Algumas tem antibactericidas para ajudar na higienização. Só que as roupas vencem e aí piora tudo….rsrsrs

        (0)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          5 de abril de 2013 às 15:08

          Isso ajuda também :)!

          (1)
          Responder
        • Bruno Menezes disse:
          5 de abril de 2013 às 19:14

          E esses bretelles da china? Têm antibactericida? kkk

          (-1)
          Responder
          • Selim disse:
            18 de outubro de 2014 às 0:57

            Isso ta cheirando sacanagem!!!!

            (-1)
  123. Guilherme disse:
    5 de abril de 2013 às 14:56

    Pessoal, não deixem de utilizar roupa de baixo, isso irá causar atrito direto entre o tecido da bermuda e a pele e será desastroso…
    Utilizem uma cueca box que será perfeito…

    (-8)
    Responder
    • marcio disse:
      22 de abril de 2014 às 11:21

      no minimo o GUilherme usa um selim sofá, ai quer culpar a bermuda de ciclista pela assadura, rs

      (6)
      Responder
    • Henrique Andrade disse:
      5 de abril de 2013 às 15:03

      Guilherme, me desculpe. Mas você está equivocado…
      NENHUM ciclista de alto nível utiliza roupa de baixo e os caras rodam 1000km por semana… Se tivesse algum problema “desastroso”… Não existiriam ciclistas profissionais.
      A roupa de baixo piora a situação.
      Abraço!

      (5)
      Responder
      • Ricardo Guesser disse:
        16 de novembro de 2015 às 14:44

        Quem diz que é bom usar cueca em baixo da bermuda de ciclista, são aqueles que pedalam 30 km por semana, e também vão dizer que usar sapatilha não serve para nada… Abs.

        (0)
        Responder
        • Diego disse:
          18 de outubro de 2016 às 12:22

          Sempre usei cueca e nunca usei bermuda de ciclista. Assadura? Não sei o que é isso, nunca tive. Pedalo mais de 300km por semana na Capital, BR-116 e na Free-Way (BR-290). Tenho uma bike full suspension, aro 26, pneus com ranhuras e banco de fábrica. Já realizei trajetos acima de 100km e não levo kit de reparo. Problema mecânico? Jamais, a magrela têm quase 10 anos, nunca foi revisada em assistência, ela não me deixa na mão. Limpeza e ajustes é comigo mesmo.

          (-5)
          Responder
    • Eclésio Lopes disse:
      17 de outubro de 2014 às 15:16

      Concordo plenamente com você Guilherme, eu uso e pedalo 03, 04 vezes por semana e vai muito bem, já pedalei 220 Km direto e não senti incomodo nenhum, um hipoglos vai muito bem.

      (0)
      Responder
    • Jorge disse:
      3 de outubro de 2013 às 17:47

      Isso que você disse é completamente errado,pratica um pouco e depois vai ver como é melhor sem roupa por baixo,abraço!

      (2)
      Responder
      • Guilherme disse:
        24 de abril de 2014 às 7:22

        Pratico XCO e XCP 5 vezes por semana, sempre com roupa de baixo. Todas as vezes que tentei não utilizar voltei para casa com vermelhidão na pele e sensação de queimadura. Utilizo vestimentas ERT e tenho umas duas peças Castelli.
        E ai?

        (0)
        Responder
        • Geraldo disse:
          19 de outubro de 2014 às 2:06

          Vc é um caso raro, pede pra NASA te analisar… a dica tae use- se quiser… Rsrsrs

          (0)
          Responder
          • Rodolfo disse:
            30 de dezembro de 2014 às 19:14

            Muito bom! !! Kkkkkkkkkk NASA. ..o/

            (1)
        • rick disse:
          2 de outubro de 2015 às 15:37

          vc eh um ser hibrido com couro de jacare na virilha……………

          (-2)
          Responder
  124. Cálcio disse:
    5 de abril de 2013 às 18:45

    Eu uso cuecas box. Andar sem nada além de estranho em um possível rasgo na bermuda to fica as cosias de fora.

    (-2)
    Responder
  125. Mauro disse:
    5 de abril de 2013 às 21:30

    Vou trabalhar diariamente de bike, 12 km pra ir e mais 12 pra voltar de segunda a Sábado. Uso sempre cueca box por baixo e nunca tive nenhum problema.

    (-1)
    Responder
    • Fernando Akira disse:
      11 de abril de 2013 às 15:02

      Andando menos de 15k por percurso não deve fazer muita diferença, mas se girar direto 70k, 80k, 100k como eu costumo girar em cada treino a coxa fica em carne viva se tiver cueca por baixo, mesmo se for modelo box.

      (1)
      Responder
    • dmmg disse:
      22 de abril de 2014 às 13:06

      Mauro, quando eu pedalo meus 10K ou 12K na cidade, nem bermuda de ciclismo uso! Veja, 25K por dia não é uma distância que exige qualquer roupa especial, se o dia está muito bom (fresco e sem possibilidade de chuva) faço até de calça jeans. Bermudas de ciclismo, assim como as outras dicas, são para quem realmente treina, pedais acima dos 100K num dia… e acredite, para quem treina, 100K é meio que uma distância básica, sem nada de especial.

      (-2)
      Responder
      • Márcio Sposito disse:
        28 de fevereiro de 2016 às 17:26

        Isso que os mais experientes falam sobre pedalar de short e cueca nunca mais kkkkkk comecei a praticar o ciclismo com distâncias pequenas para ir pegando resistência pedalava 12k ,15k mais quando cai na estrada e pedalei 70k foi desastroso quase tive que voltar de táxi minha virilha queimava comprei uma garrafa de água para jogar nas pernas depois disso comprei minha bermuda de ciclismo rapidinho valeu amigos um abraço a todos.

        (0)
        Responder

Deixe uma resposta para João Paulo Cardozo Cancelar resposta

8 years ago 243 Comments Artigos e Dicas, VídeosNovatos175,344

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.