Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


O que Acha de Pedalar na Itália e Ainda Ganhar Cerveja de Graça

Autor: Redação PQP
2 years ago 5 Comments Artigos e Dicas, Mobilidade Urbanacicloativismo, Cicloturismo, commute bike, mobiblidade urbana338





A cidade de Bolonha, na Itália, quer incentivar o ciclismo, a caminhada e o transporte público. E para isso tem proposto alguns incentivos diferentes e bem atraentes.

Já imaginou ganhar uma cerveja por ter ido de bike ao trabalho ou ao mercado? Pois é, para os ciclistas que vivem ou visitam a cidade de Bolonha, esse é um benefício que eles podem desfrutar. A cidade italiana quer incentivar o transporte sustentável, ou seja, andar de bicicleta, a pé e/ou transporte público, recompensando os usuários com alguns atrativos, como cerveja, sorvetes e ingressos para o cinema.

O planejador urbano Marco Amadori criou o programa, chamado Bella Mossa (“Bom Trabalho”), no ano passado, para tornar o ciclismo e outras formas de “viagem verde” mais atraentes para as pessoas. Funciona como um sistema de pontos, toda vez que o usuário utiliza a bicicleta ou o transporte público ao invés do carro, ele recebe pontos, e esses pontos podem ser trocados por algumas produtos e serviços do seu interesse.


“Pela primeira vez, conseguimos envolver mais pessoas”, disse Amadori, criador do programa. É um incentivo a mais para que as pessoas tenham hábitos mais saudáveis, e ganhem saúde, além de contribuir diretamente para a preservação do meio ambiente.

O programa é bem simples, tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo Better Points e registrar os deslocamentos de bicicleta (ou de ônibus ou a pé) que você fizer. Desta forma você acumula pontos e poderá trocar pela recompensa de sua escolha. E as opções são muitas, porque o programa já conta com mais de 100 empresas participantes em toda a Bolonha.

“Atividade física é sempre bom para o bem-estar das pessoas”, disse um usuário do aplicativo. É também uma boa maneira de contribuir com o meio ambiente.

Financiado pela União Europeia e pelo governo local de Bolonha, o programa “Bella Mossa” funciona de abril a setembro. No ano passado, mais de 3,7 milhões de quilômetros foram registrados no aplicativo.

Mesmo que visitar a Itália não esteja nos seus planos, considere largar seu carro por alguns dias e usar sua bicicleta para ir ao trabalho ou então opte por utilizar o transporte público.

Em uma breve pesquisa encontramos alguns aplicativos com proposta parecida aqui no Brasil, vamos testá-los e depois daremos nosso feedback. Se você é usuário ou já teve alguma experiência com estes aplicativos, deixe sua opinião aqui no comentário.

out 29, 2018Redação PQP

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Brasil Ride 2018 - 7ª Etapa: COMPLETAMOS!!! | Vlog 583Analisando a Specialized Epic EVO depois do Brasil Ride | Vlog 584
Você também pode gostar:
 
Casal atravessa os Alpes de bicicleta com filhos de 4 anos
 
Vídeo MUITO ANIMAL do Circuito Vale Europeu
Comentários: 5
  1. Ulisses Cheohen disse:
    29 de outubro de 2018 às 20:30

    Boa noite! Bacana a idéia. Eu uso o Heartbit (antigo Mova Mais), os pontos acumulados podem ser convertidos em pontos Multiplus (cada 1000 pontos Heartbit converte em 100 Multiplus). Existe também medalhas de performance e comemorativas que também acumulam pontos.

    Abraço!

    (0)
    Responder
    • Ricardo Correa disse:
      29 de outubro de 2018 às 20:36

      Boa Ulisses, vlw pelo comentário. Realmente, essas ideias são muito legais. Imagina viajar na faixa, só com a pontuação acumulada… os pontos do Heartbit são obtidos por km percorrido?

      (2)
      Responder
      • Ulisses Cheohen disse:
        30 de outubro de 2018 às 10:17

        Olpa Ricardo! Não, os pontos são por dia. No primeiro dia são 20 pontos, depois vai aumentando até o máximo de 40 pontos. Eles chamam de combo de dias, a cada dia de exercícios vc vai somando o combo e juntando pontos.
        Podemos deixar de fazer atividade apenas dois dias, caso deixe de fazer dentro desse prazo o combo é zerado, os pontos não.
        São computadas apenas atividades outdoor.

        (0)
        Responder
      • Ulisses Cheohen disse:
        30 de outubro de 2018 às 12:17

        Olpa Ricardo!
        Não, a pontuação é por dias. No primeiro dia começa com 20 pontos, ai conforme você for se exercitando vai somando mais pontos, o máximo por dia são 40 pontos. Eles funcionam no esquema de combo de dias, cada dia de exercício é mais um dia de combo, você pode ficar até dois dias sem fazer atividade física, caso fique também o terceiro sem fazer exercício o combo é zerado e reinicia quando fizer uma atividade. Os pontos não zeram, ficam acumulados até a solicitação de conversão.
        Existe também medalhas de performance e comemorativas, estas também somam pontos. São várias regras existentes neste tipo de pontuação. Por exemplo, se completar combo 10 dias 1 vez, ganha 10 pontos, se completar esse mesmo combo 5 vezes ganha mais 10 pontos e assim por diante. Tem também pontuação se você, por exemplo, fizer 5 pedaladas de 30 km soma mais pontos.
        Existem medalhas promocionais que somam mais pontos, algumas chegam a 500 pontos.
        Todos esses casos somam a pontuação do combo do dia também.
        É um bom motivador!

        (0)
        Responder
        • Ricardo Correa disse:
          30 de outubro de 2018 às 23:04

          Com toda certeza, é um ótimo motivador! Obrigado pela explicação! Muitas pessoas estão com dúvidas…

          (2)
          Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

2 years ago 5 Comments Artigos e Dicas, Mobilidade Urbanacicloativismo, Cicloturismo, commute bike, mobiblidade urbana338

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.