A maioria dos conselhos de ciclismo é boa, mas alguns deles são errados, perigosos ou simplesmente cômicos.
Os ciclistas mais gentis estão sempre interessados em dar conselhos a outros ciclistas. A maior parte desses conselhos vem de uma sabedoria de ciclismo sólida que é transmitida de ciclista para ciclista, de geração em geração.
Mas para todos os grandes conselhos que podem melhorar sua vida em cima da bicicleta, há alguns conselhos que são simplesmente desonestos.
A relação mais leve é para os fracos
Essa é uma que você pode ouvir de ciclistas mais velhos que acham que empurrar uma marcha pesada na subida é o melhor caminho a seguir. Na realidade, não usar toda a sua gama de marchas está arruinando a eficiência de um dos modos mais eficientes de transporte, a bicicleta. Use toda sua relação de marchas para manter uma cadência suave e confortável. Não se canse completamente só porque alguém diz que você vai parecer mais durão.
Você precisa depilar as pernas
Este é um debate que vai e volta, ano após ano. O problema é que não há razão realmente significativa para raspar as pernas além da que algumas pessoas acham que parece mais “profissional” manter as pernas raspadas. Ninguém – homem ou mulher – precisa depilar as pernas, a escolha é sua. Só não pense que isso vai melhorar o seu ciclismo.
Não é a bicicleta, é o ciclista
Claro, há alguma verdade nisso. Mas há alguma controvérisa nisso também. Andar de bicicleta é uma combinação de preparo físico, técnica e equipamento. Mesmo a pessoa mais preparada pode ter dificuldades para avançar em uma bicicleta realmente ruim. Por exemplo, você poderia derrotar Chris Froome no Mont Ventoux se ele estivesse em um BMX de 100 reais e você estivesse em uma Pinarello Dogma, provavelmente.
Não existe mau tempo, apenas roupas inadequadas
O velho mantra da época fria ou chuvosa. É verdade que roupas de ciclismo de inverno bem feitas e adequadas para o uso podem mantê-lo quente e seco em um dia de inverno frio e úmido. Mas vestir uma jaqueta legal não vai impedir magicamente que pedras de granizo machuquem seu rosto, um vento forte empurre você em uma cerca viva ou que seus pneus escorreguem no asfalto liso e molhado. Existem dias em que o mau tempo está realmente ruim, não importa o que você use. As vezes é melhor fazer um rolo em casa mesmo ou descansar.
Comer é trapaça
Alguns ciclistas sugerem que comer durante os passeios quando você está com fome é, de alguma forma, “trapacear”. Da mesma forma que encher um carro com gasolina para fazê-lo funcionar é, de alguma forma, trapacear. Próximo!
Leia também:
- Conheça a Nova e Misteriosa Specialized S-Works Shiv Disc 2019
- Analisando a Specialized Epic EVO depois do Brasil Ride | Vlog 584
- Specialized anuncia a nova Venge Pro 2019 | Vlog 545
Coloque sua mesa no talo
Esse é o caso de ajustar sua mesa na posição mais baixa possível, de modo que seu queixo esteja roçando o pneu dianteiro. “É mais aero”, dizem eles, enquanto você se afasta da sua bicicleta mal ajustada com um doloroso torcicolo no pescoço.
Não use luvas
Outro mito perpetuado por ciclistas que acham que você tem que ser mais ‘raíz’. Isso acontece pela visão de ciclistas profissionais que pedalam nas clássicas de primavera com as mãos livres, como Tom Boonen na Paris-Roubaix. Luvas são boas para manter as mãos quentes, enxugar o suor, evitar bolhas e proteger as mãos de arranhões, caso você caia. Se você acha que usar luvas não combina com você, sem problemas também.
Nunca vire a bicicleta de cabeça para baixo
Virando a bicicleta de cabeça para baixo, de modo que ela esteja apoiada no selim e nas barras, remover as rodas é o sinal definitivo de ser um iniciante no ciclismo. Ou então eles dizem. Algumas pessoas acham este método mais conveniente ao remover as rodas para manutenção ou para reparar um furo, e outras não gostam dos arranhões que recebem em seu selim ou barras usando esse método. Você decide.
Girar para ganhar
Se rima, deve ser verdade! Girar em uma cadência muito alta não é adequado para todas as ocasiões. Se você ouvir esse conselho vindo de alguém que lhe disse anteriormente que “marchas leves são para os fracos”, afaste-se lentamente e encontre um lugar seguro.
Pedale em pé nas subidas
Há uma divisão quase igual entre aqueles que dizem que você deve sair do selim, e aqueles que dizem que você deve ficar sentado durante as subidas. Na verdade, depende de você, como você se sente e da subida. Não há nada de errado em empregar uma mistura dos dois para manter a velocidade e a tração.
Muito carboidrato na noite antes de uma corrida
Entupir-se com carboidratos de trigo na noite anterior a uma corrida costumava ser uma prática comum, mas acabou não sendo uma ótima ideia. Pesquisas atuais sugerem uma abordagem mais equilibrada para a nutrição pré-prova de ciclismo, iniciada alguns dias antes, é mais eficiente. Lembre-se também de manter uma nutrição adequada durante a corrida, em vez de confiar no jantar pesado da noite anterior.
Pneus murchos para aumentar a resistência nos treinos
Reduzir significativamente a pressão nos pneus da sua bicicleta aumenta a resistência ao rolamento. Também aumenta a probabilidade de furos e desgaste dos pneus. Melhor deixar essa ideia de lado.
Compre uma bicicleta maior, você vai crescer
Isso geralmente é um conselho dado por um pai que não deseja continuar comprando bicicletas para seus filhos. Imagine o João agora com 28 anos e quase 1,90 m de altura pedalando na sua primeira bicicleta tamanho 50, de quando ele tinha 12 anos de idade. Isso, certamente, o impediria de pedalar pelo resto da vida.
Nunca faça sexo antes de uma corrida
Como Lance Armstrong já disse, “nunca faça sexo antes de uma corrida, a não ser que você seja o Mario Cipollini.