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Rádio Bike # 9: Dicas para iniciantes

Autor: Henrique Andrade
9 years ago 16 Comments Radio BikeIniciantes3,003





Fala galera, atendendo a pedidos mais uma vez, o Rádio Bike dessa semana vai dar algumas dicas para quem está começando no ciclismo. Mesmo que não é iniciante vai gostar de algumas dicas!

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set 19, 2012Henrique Andrade

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Comentários: 16
  1. Rogério Yokoyama-Palmas/TO disse:
    22 de setembro de 2012 às 10:15

    Olá.
    Muito bom o tema.
    Fatos inevitáveis aos iniciantes :
    1-No que diz respeito a compra da primeira bike, segue o seguinte pensamento (atribuído a Confúcio) : “Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.” Acho que na grande maioria dos casos ( o meu foi assim ) a pessoa que vai comprar a primeira bike não está enturmada com o pessoal do pelotão e portanto não sabe onde buscar informações que o auxiliem na compra do equipamento. Junte-se a isso a ganância de alguns lojistas e “um muy amigo colega” que não hesitam em empurrar uma bike de tamanho errado para o cidadão. Já vi, aqui em Palmas, técnico de assessoria esportiva com 1,70m de altura vendendo sua bike para uma aluna com 1,55m. Resultado: A pobre coitada, nem topando o selim no tubo superior consegue se ajeitar na bike. E, mesmo assim, o cara diz que é normal isso, bike de estrada leva um tempo para se acostumar….Tenha dó.
    O pior de tudo é que você não tem como, muitas vezes, alertar o novato para tomar cuidado com certas pessoas. Vai que o cara conta para o outro e o barraco está armado. Só tomando umas três “engatadas” para abrir o olho e ficar velhaco com esses caras.
    2-Andando no pelotão : Foi o que disseram. Leva-se , no mínimo, uns 05 anos para o ciclista pegar as manhas de se andar no meio do bolo. Eu procuro seguir alguns mantras :
    -Nunca olhar para a roda traseira da bike da frente (nessa posição você está olhando para baixo), sempre olhar para frente (tentar focar o que o cidadão vai fazer da cintura para cima). Parece besteira, mas já me salvou de vários acidentes e é comum você ver o cara focando na roda da bike da frente.
    -Distância mínima da roda da frente : Meia roda e acima de 40km/h uma roda. Em descidas acima de 50km/h no mínimo uma bicicleta de distância. -Se estou cansado, só estou a fim de andar na roda,vou lá para o fundo do pelote. Isso evita barbeiragens (por estar cansado) e xingamentos (por você estar na frente e não puxar). Parece besteira, mas acontece sempre isso, mesmo com ciclistas já veteranos.
    -Cuspir, assoprar o nariz : Sinalize que vai sair para o lado antes de fazer isso. É foda, mas tem uns caras que não tem a mínima noção quanto a isso.
    -Pedalar em pé, levantar do selim, parar de pedalar : Sempre sinalize o que você vai fazer e faça de forma sutil. Isso acontece demais, infelizmente. A prevenção contra isso é manter a distância que eu citei para não ser derrubado.
    -Fazendo curva na chuva : Nunca, nunca, nunca faça a curva na faixa branca pintada no asfalto. 100% de chance de queda.
    Desculpem se escrevi demais, mas tive que aprender isso tudo sozinho, com quedas e xingamentos (não muitos xingamentos, pois aqui em Palmas o pessoal é bem light).

    (3)
    Responder
    • Vander Praxedes disse:
      24 de setembro de 2012 às 17:05

      Parabéns pelo comentário, Rogério!!
      Muitas dicas valiosas…sobre as bikes de tamanhos incompativeis, prefiro não comentar pois sei de quem você está falando, e é exatamente assim, os vendedores não se preocupam com o pós venda…o conforto e o tamanho do cliente, querem saber de vender!!!

      (0)
      Responder
  2. mandras disse:
    19 de setembro de 2012 às 17:38

    nada ve, raclamaram das speeds/stradas ali no começo.. depois o cara falou bem das bikes estradas
    prefiro muito mais essas do que umas hibridas, ou moutains cheia de amortecedores,
    na real a bike melhor depende de onde tu mora, se nao tem muitas lombas, vale mais a leveza de uma speed, do que o peso de uma mountain, a bike tem que te levar e nao tu levar a bike, conforto de ter leveza na pedalada, tu pedala e a bike vai! se ela estiver nas tuas proporções ela fica bem boa e super confortavel, mountain bike, ainda mais quanto tem aqueles pneus gigantes, começa a pedalar e tu escuta o vento bantendo no pneu e te parando, fazendo tu pedalar mais e te deixa muito mais cansando
    tenho uma moutain e uma caloi 10, as duas em bom estado, e com peças boas, eh outra coisa o rendimento com a speed/strada

    lembrem-se que por lei não é possivel andar de bicicletas em parques!

    (0)
    Responder
  3. Lion Schwarzenegger disse:
    19 de setembro de 2012 às 22:22

    Excelente RadioBike galera! Parabéns!

    Sugestão do próximo RadioBike: Semana do dia mundial sem carro… a bike como modal facilitando a mobilidade urbana!

    (0)
    Responder
  4. Samo Fischer disse:
    20 de setembro de 2012 às 0:39

    Bacana o assunto do podcast, e muito legal as dicas das bikes e equipamentos, mas ainda acho que faltou em falar mais sobre as roupas para o ciclismo, já que o assunto é dicas para iniciantes, poderiam dar dicas sobre as bermudas, camisas, corta vento, corta chuva, etc. acredito que iria complementar bastante no assunto deste episódio.

    E mais uma vez rolou aquela “treta” eim… Speed vs MTB vs TT hauhua

    (0)
    Responder
  5. Tiago Rodrigues Christovam disse:
    20 de setembro de 2012 às 10:27

    Bom Dia.
    Ótima pauta…
    Ótimos comentários…
    Excelentes dicas com relação a custo X Benefícios, isso tanto para MTB quanto para Speed.
    Só uma observação a ser feita rsrs… cara que planeta é esse que vc´s pedalam com pessoas de contra relógio no meio do pelote !? é mto arriscado…
    Fora esse mundo que vc´s pedalam rsrs tudo muito bom… sem mais palavras pelo que vc´s fazem ótima prestação de serviço.
    Abraço.
    Tiago Rodrigues – São Paulo.

    (0)
    Responder
  6. Emerson Ferreira Nogueira disse:
    20 de setembro de 2012 às 12:53

    Mais um bom episódio.
    Referente aos grupos de câmbios foi muito interessante. Aprendi muito.
    Eu comecei com uma bike mais simples para começar gostei do esporte e troquei de bike. Realmente Bikefit é importantíssimo. Pois só depois que fiz as medições no Bikefit melhorou realmente o meu conforto e desempenho nas trilhas.Os parceiros para o pedal realmente é imprescindível pois tudo pode acontecer.

    Obrigado.

    (0)
    Responder
  7. Silvio Monte disse:
    20 de setembro de 2012 às 16:35

    Acho que sou única pessoa que conheço que anda com uma gancheira reserva!!! :P

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    Responder
  8. David Brito disse:
    20 de setembro de 2012 às 18:57

    Silvio vc não é o ùnico, depois de um cicloviajem nunca mais deixei de levar uma de reserva. Abs

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    Responder
  9. Robertinho - OS GOIABAS disse:
    20 de setembro de 2012 às 22:40

    Interessante… Os comentários, pois foi o que realmente aconteceu quando estava iniciando tanto no mtb quanto na bike de estrada… O custo benefício para quem esta começando com pouca grana é isso mesmo. Agora se a pessoa só quer se mostrar e o valor pra ele não faz diferença no orçamento compra a bike zera anda uns dois a quatro pedais e depois vende pra nós, que temos interesse de comprar pela metade do preço. Fiz o primeiro upgrade da minha bike depois de três meses… Mas já tinha andando pra caramba (comprei usada)…

    (0)
    Responder
  10. Fabiano disse:
    22 de setembro de 2012 às 20:14

    Parabéns pelo podcast, bem didático, é isso aí!

    (0)
    Responder
  11. Fabio Nunes disse:
    23 de setembro de 2012 às 10:14

    EVITEM O USO: F#deu, M3rda, C46ada, Filho da Put4, Porr4

    Vai ficar mais profissional!

    (0)
    Responder
  12. Bruno Victor Veiga disse:
    26 de setembro de 2012 às 15:48

    Helder…Quem é que tem uma bike de 25 anos? Não adianta nada ter um grupo de 25 anos se vc não tem uma bike de 25 anos.

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    Responder
  13. Helder disse:
    1 de outubro de 2012 às 7:50

    Bruno, eu mesmo já vi varias!!! Inclusive temos um exemplar de 1978, la na loja Lazzaretti, em Brasília, ou seja, o quadro já tem 34 anos. Existem sim pessoas que conservam suas bicicletas como relíquias, e não vendem por valor algum, pois elas têm um apego sentimental pela bike, e não as veem como apenas um instrumento de locomoção. Você ainda conhecerá pessoas assim, que praticam o esporte a muitos anos, e não vendem suas bikes por nada. Abraço

    (0)
    Responder
  14. Ruy De Carvalho disse:
    26 de março de 2014 às 12:19

    Ai, entrando no papo a respeito de bike usada, eu tinha uma desde 1996, quadro de alumínio com grupo altus e olha, fiz varias viagens e nunca tive problemas sérios. Hoje ela está com um amigo que pega pesado e tá tudo bem. Acho que o importante é ter cuidado com a sua bike que ela dura pra caramba. Porém se podemos acompanhar as novidades do mercado, porque não! Forte abraço galera, Essa troca de opiniões é muito importante afinal nada se consolida sem ser difundido.

    (0)
    Responder
  15. Rafael Novelli disse:
    28 de março de 2016 às 17:11

    Galera ,

    Muito Obrigado, foram ótimos os comentários, estou iniciando no ciclismos e agradeço por todas as dicas que deram, claro que não podemos generalizar tudo o que foi dito, mas acredito que esses conselhos servem basicamente para a segurança dos praticantes…

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