Fala galera, atendendo a pedidos mais uma vez, o Rádio Bike dessa semana vai dar algumas dicas para quem está começando no ciclismo. Mesmo que não é iniciante vai gostar de algumas dicas!
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É só dar o play
Fala galera, atendendo a pedidos mais uma vez, o Rádio Bike dessa semana vai dar algumas dicas para quem está começando no ciclismo. Mesmo que não é iniciante vai gostar de algumas dicas!
nada ve, raclamaram das speeds/stradas ali no começo.. depois o cara falou bem das bikes estradas
prefiro muito mais essas do que umas hibridas, ou moutains cheia de amortecedores,
na real a bike melhor depende de onde tu mora, se nao tem muitas lombas, vale mais a leveza de uma speed, do que o peso de uma mountain, a bike tem que te levar e nao tu levar a bike, conforto de ter leveza na pedalada, tu pedala e a bike vai! se ela estiver nas tuas proporções ela fica bem boa e super confortavel, mountain bike, ainda mais quanto tem aqueles pneus gigantes, começa a pedalar e tu escuta o vento bantendo no pneu e te parando, fazendo tu pedalar mais e te deixa muito mais cansando
tenho uma moutain e uma caloi 10, as duas em bom estado, e com peças boas, eh outra coisa o rendimento com a speed/strada
lembrem-se que por lei não é possivel andar de bicicletas em parques!
Excelente RadioBike galera! Parabéns!
Sugestão do próximo RadioBike: Semana do dia mundial sem carro… a bike como modal facilitando a mobilidade urbana!
Bacana o assunto do podcast, e muito legal as dicas das bikes e equipamentos, mas ainda acho que faltou em falar mais sobre as roupas para o ciclismo, já que o assunto é dicas para iniciantes, poderiam dar dicas sobre as bermudas, camisas, corta vento, corta chuva, etc. acredito que iria complementar bastante no assunto deste episódio.
E mais uma vez rolou aquela “treta” eim… Speed vs MTB vs TT hauhua
Bom Dia.
Ótima pauta…
Ótimos comentários…
Excelentes dicas com relação a custo X Benefícios, isso tanto para MTB quanto para Speed.
Só uma observação a ser feita rsrs… cara que planeta é esse que vc´s pedalam com pessoas de contra relógio no meio do pelote !? é mto arriscado…
Fora esse mundo que vc´s pedalam rsrs tudo muito bom… sem mais palavras pelo que vc´s fazem ótima prestação de serviço.
Abraço.
Tiago Rodrigues – São Paulo.
Mais um bom episódio.
Referente aos grupos de câmbios foi muito interessante. Aprendi muito.
Eu comecei com uma bike mais simples para começar gostei do esporte e troquei de bike. Realmente Bikefit é importantíssimo. Pois só depois que fiz as medições no Bikefit melhorou realmente o meu conforto e desempenho nas trilhas.Os parceiros para o pedal realmente é imprescindível pois tudo pode acontecer.
Obrigado.
Acho que sou única pessoa que conheço que anda com uma gancheira reserva!!! :P
Silvio vc não é o ùnico, depois de um cicloviajem nunca mais deixei de levar uma de reserva. Abs
Interessante… Os comentários, pois foi o que realmente aconteceu quando estava iniciando tanto no mtb quanto na bike de estrada… O custo benefício para quem esta começando com pouca grana é isso mesmo. Agora se a pessoa só quer se mostrar e o valor pra ele não faz diferença no orçamento compra a bike zera anda uns dois a quatro pedais e depois vende pra nós, que temos interesse de comprar pela metade do preço. Fiz o primeiro upgrade da minha bike depois de três meses… Mas já tinha andando pra caramba (comprei usada)…
Olá.
Muito bom o tema.
Fatos inevitáveis aos iniciantes :
1-No que diz respeito a compra da primeira bike, segue o seguinte pensamento (atribuído a Confúcio) : “Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.” Acho que na grande maioria dos casos ( o meu foi assim ) a pessoa que vai comprar a primeira bike não está enturmada com o pessoal do pelotão e portanto não sabe onde buscar informações que o auxiliem na compra do equipamento. Junte-se a isso a ganância de alguns lojistas e “um muy amigo colega” que não hesitam em empurrar uma bike de tamanho errado para o cidadão. Já vi, aqui em Palmas, técnico de assessoria esportiva com 1,70m de altura vendendo sua bike para uma aluna com 1,55m. Resultado: A pobre coitada, nem topando o selim no tubo superior consegue se ajeitar na bike. E, mesmo assim, o cara diz que é normal isso, bike de estrada leva um tempo para se acostumar….Tenha dó.
O pior de tudo é que você não tem como, muitas vezes, alertar o novato para tomar cuidado com certas pessoas. Vai que o cara conta para o outro e o barraco está armado. Só tomando umas três “engatadas” para abrir o olho e ficar velhaco com esses caras.
2-Andando no pelotão : Foi o que disseram. Leva-se , no mínimo, uns 05 anos para o ciclista pegar as manhas de se andar no meio do bolo. Eu procuro seguir alguns mantras :
-Nunca olhar para a roda traseira da bike da frente (nessa posição você está olhando para baixo), sempre olhar para frente (tentar focar o que o cidadão vai fazer da cintura para cima). Parece besteira, mas já me salvou de vários acidentes e é comum você ver o cara focando na roda da bike da frente.
-Distância mínima da roda da frente : Meia roda e acima de 40km/h uma roda. Em descidas acima de 50km/h no mínimo uma bicicleta de distância. -Se estou cansado, só estou a fim de andar na roda,vou lá para o fundo do pelote. Isso evita barbeiragens (por estar cansado) e xingamentos (por você estar na frente e não puxar). Parece besteira, mas acontece sempre isso, mesmo com ciclistas já veteranos.
-Cuspir, assoprar o nariz : Sinalize que vai sair para o lado antes de fazer isso. É foda, mas tem uns caras que não tem a mínima noção quanto a isso.
-Pedalar em pé, levantar do selim, parar de pedalar : Sempre sinalize o que você vai fazer e faça de forma sutil. Isso acontece demais, infelizmente. A prevenção contra isso é manter a distância que eu citei para não ser derrubado.
-Fazendo curva na chuva : Nunca, nunca, nunca faça a curva na faixa branca pintada no asfalto. 100% de chance de queda.
Desculpem se escrevi demais, mas tive que aprender isso tudo sozinho, com quedas e xingamentos (não muitos xingamentos, pois aqui em Palmas o pessoal é bem light).
Parabéns pelo comentário, Rogério!!
Muitas dicas valiosas…sobre as bikes de tamanhos incompativeis, prefiro não comentar pois sei de quem você está falando, e é exatamente assim, os vendedores não se preocupam com o pós venda…o conforto e o tamanho do cliente, querem saber de vender!!!
Parabéns pelo podcast, bem didático, é isso aí!
EVITEM O USO: F#deu, M3rda, C46ada, Filho da Put4, Porr4
Vai ficar mais profissional!
Helder…Quem é que tem uma bike de 25 anos? Não adianta nada ter um grupo de 25 anos se vc não tem uma bike de 25 anos.
Bruno, eu mesmo já vi varias!!! Inclusive temos um exemplar de 1978, la na loja Lazzaretti, em Brasília, ou seja, o quadro já tem 34 anos. Existem sim pessoas que conservam suas bicicletas como relíquias, e não vendem por valor algum, pois elas têm um apego sentimental pela bike, e não as veem como apenas um instrumento de locomoção. Você ainda conhecerá pessoas assim, que praticam o esporte a muitos anos, e não vendem suas bikes por nada. Abraço
Ai, entrando no papo a respeito de bike usada, eu tinha uma desde 1996, quadro de alumínio com grupo altus e olha, fiz varias viagens e nunca tive problemas sérios. Hoje ela está com um amigo que pega pesado e tá tudo bem. Acho que o importante é ter cuidado com a sua bike que ela dura pra caramba. Porém se podemos acompanhar as novidades do mercado, porque não! Forte abraço galera, Essa troca de opiniões é muito importante afinal nada se consolida sem ser difundido.
Galera ,
Muito Obrigado, foram ótimos os comentários, estou iniciando no ciclismos e agradeço por todas as dicas que deram, claro que não podemos generalizar tudo o que foi dito, mas acredito que esses conselhos servem basicamente para a segurança dos praticantes…