A Shimano, que é atualmente a maior marca de grupos de bikes do mundo, apresentou para a imprensa o seu freio a disco hidráulico para bikes de estrada.
Se vocês já tiveram o prazer de usar os freios da Shimano no MTB, sabem que eles são muito bons. Seguindo a forte tendência que está aparecendo esse ano e a SRAM, que já lançou os seus freios a disco hidráulicos para bikes de estrada.
Batizado de BR-R785 o freio que foi testado exaustivamente, de acordo com a Shimano, promete manter alta consistência em seu desempenho de frenagem, independente das condições climáticas e de rodagem, através de um sistema inovador em administração de temperatura (calor), através da tecnologia Ice Tech, já conhecida no MTB.
O Ice Tech mudou o formato do disco, das partilhas e os materiais de construção. Tudo para dissipar o calor. Clique aqui para ver um vídeo explicativo.
Na verdade, os rotores e a pinça de freio são as mesmas utilizadas pelo grupo XTR, que é o top da marca para MTB. O kit do freio hidráulico contém alavancas de duplo controle completamente redesenhadas, freios a disco hidráulicos do nível Ultegra, um novo rotor de 140 mm, além de cubos e rodas dedicados.
Juntamente a seus freios a disco hidráulicos, a Shimano apresenta um conjunto de rodas compatível ao nível Ultegra, o WH-RX31 de 11 velocidades, center lock para bikes de estrada e cyclocross. O aro mais largo (17C) combina melhor com novos pneus, que são mais largos. O peso total do sistema de freio a disco hidráulico é de 1.066 gramas. O conjunto de rodas WH-RX31 pesa 1.795 gramas.