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Specialized S-Works Venge Disc 2017 | Análise do primeiro pedal

Autor: Henrique Andrade
5 years ago 9 Comments Ciclismo de Estrada, ReviewsSpecialized, Venge Disc2,849





Tive a oportunidade de testar a nova Specialized S-Works Venge ViAS 2017 e aqui estão as minhas primeiras impressões do pedal com a máquina.

Specialized_Brazil294

Fui convidado pela Specialized Brasil para ir para Morgan Hill, sede da marca, para conhecer a linha 2017 da marca e pude fazer um pedal de quase 80km com a nova Venge Disc.

Fizemos o pedal em duas partes, a primeira delas com um grupo maior, em um percurso plano com leves “falsos-planos” e depois, com um grupo menor, fizemos uma subida de 11km com 6,5% de inclinação média. Foi bom porque pude testar os dois aspectos que mais me interessavam: Como seria manter um passo forte com a bicicleta em um trecho plano longo e se ela seria uma bike ruim de subida.

Pedal_Venge_Disc

Performance no Plano – Nota 5 de 5

Durante a primeira parte do pedal, pedi licença para o pessoa para poder dar uma esticada. Fiz um trecho de 8,4km andando mais forte para sentir a capacidade da bicicleta de facilitar a minha vida para manter uma velocidade alta por mais tempo.

Pedal_Plano_Venge

Ela faz jus a todo o estudo aerodinâmico empregado em seu desenvolvimento. Para manter velocidades acima de 40/45kmh você consegue manter uma força constante, sem precisar ficar acrescentando força para manter a velocidade alta. Isso é típico das boas bicicletas aero.

Specialized_Brazil307

Em conjunto com as rodas Roval CLX64, que foram as melhores rodas que eu já tive oportunidade de experimentar, tanto no quesito rigidez como no quesito rolagem, fazem com que a bicicleta seja realmente muito rápida.

Rigidez – Nota 5 de 5

Sim, como dizem por aí e eu esperava a bicicleta é MUITO rígida. Ela já era rígida no modelo anterior e agora com a colocação dos eixos passantes por conta do freio a disco, a bicicleta está muito rígida mesmo.

Specialized_Brazil212

Pode mandar a perna, mesmo em sprints arrancando devagar que você não sente nenhum tipo de torção no quadro. Toda a sua força vai para o chão.

Fizemos algumas “chegadinhas” e a bicicleta ganha velocidade muito rápido. É bem legal de “brincar”.

Conforto – Nota 4 de 5 (para uma bicicleta aero)

Eu estava pensando em dar nota 3. Mas como a bicicleta me surpreendeu nesse quesito, resolvi dar nota 4. Vou explicar:

Specialized_Brazil190

Sempre ouvi muita gente dizer que essa bicicleta era tão rígida, que chegava a ser desconfortável e fui com isso na cabeça para o pedal. Sim ela é muito rígida, mas não chega a ser uma bicicleta que você fica com pressa de descer dela.

Tudo bem que as estradas californianas não servem de parâmetro para nós, brasileiros, pois é difícil achar sujeira na estrada, imagina achar um buraco. Mas mesmo assim, não achei a bicicleta desconfortável. Existes bicicletas de estrada muito mais confortáveis, mas entre as aero, que não geralmente bem duras, ela está bem.

Uma coisa que ajuda nisso, é o fato da roda traseira ter a parede interna com 22mm e isso faz com que o pneu de 24mm, quando cheio, meça 26mm e isso aumenta um bocado o conforto da bicicleta.

Subida – Nota 2,5 de 5

Foi bom ter feito a subida de 11km, justamente para conseguir ter a percepção da capacidade da bicicleta de subir.

E no final de uma subida tão longa ela pesa um bocado. Nos últimos 3km de subida eu estava sentindo um cansaço um pouco acima do normal do que eu geralmente sinto e eu precisava constantemente colocar mais força na bike para manter a mesma velocidade.

Subida_Venge

Mas a proposta dessa bike nunca foi ser uma boa bike para subir e sim para ser aerodinâmica. Mas se a subida for curta, até uns 5km, ela passa bem. Se não tivéssemos pego uma subida tão longa, talvez eu desse uma nota 3,5 para ela. Mas na montanha, ela cansa as pernas.

Freios e Grupo Sram Red eTAP Disc – Nota 4 de 5

Eu estive testando a versão com freios no aro do eTAP nos últimos meses, portanto, se quiserem ver minha opinião sobre ele, clique aqui.

Specialized_Brazil306

Eu acho o funcionamento do SRAM Red ETap perfeito. Melhor grupo que já utilizei disparado e também acho os freios a disco para Speed uma coisa fenomenal. Em descidas longas, como a que fizemos no pedal, o controle é impressionante e a precisão nas frenagens nem se compara com os freios no aro. Você consegue freiar no meio de uma curva fechada sem ficar com medo de travar roda nem perder o controle da bicicleta.

“Tá, Henrique, mas porque então não deu nota 5?” Porque eu não gostei muito dos freios da SRAM. Eu nunca fui muito fã da modulação dos freios SRAM e na minha opinião, eles continuam com o mesmo problema. O sistema hidráulico deles dá a impressão que você está utilizando um freio a cabo. Na hora de apertar a manete, ela é meio borrachuda e não seca como os freios de outras marcas. Tem gente que gosta, mas eu, particularmente, não gosto muito. Por isso, dei nota 4.

Mas mesmo assim, é bem melhor do que qualquer freio no aro.

Conclusão – Média de nota: 4,1

A bike é EXCELENTE no plano, mais confortável do que eu imaginava, “dá” para subir e tem um grupo e freios muito bons. Se você compete e gosta de subidas, talvez essa não seja a bicicleta para você. Mas se tem a possibilidade de ter duas bikes, uma para subir e essa. É uma excelente ferramenta para provas planas!

ago 3, 2016Henrique Andrade

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Comentários: 9
  1. Rodrigo Arruda disse:
    4 de agosto de 2016 às 12:16

    E como eu digo, Pinarello F8 Dogma continua sendo pau pra toda obra, eu tenho e é uma bike e tanto, bom no plano e monstra na escalada

    (1)
    Responder
    • Carlos Figueiredo disse:
      4 de agosto de 2016 às 15:16

      Deve ser mesmo boa e deu frutos: a K8S que este ano já fez mossa com mais um título para o Froome e um excelente desempenho nas mãos do Thomas! Boa bike e linda!

      (3)
      Responder
  2. Carlos Figueiredo disse:
    3 de agosto de 2016 às 13:09

    Henrique
    Na minha opinião, esta é a melhor matéria sobre a VIAS! Já tinha lido algumas no Road Cycling news, GCN, outros mais mas, nada como este seu artigo da experiência na Califórnia!
    Parabéns! Fiquei com mais informação útil sobre este modelo, algo controverso…ainda. Acho que vai melhorar.
    Um nota para acrescentar para os mais interessados sobre vectores Rigidez e Conforto e efeitos na subida. A Rigidez alta significa potência elevada porque o quadro tem menos flexibilidade e toda a potência da pedalada passa melhor para o alcatrão. Diminui o Conforto quando aumenta a Rigidez porque, também, tem a ver com os comprimentos dos segmentos do quadro. Mais compridos, mais Conforto e menos potência porque tem menos Rigidez. Um não vivem bem com o outro mas, isso é assim mesmo nas bikes Aero ou de Perfomance. Nas de Endurance já muda, é claro. Na subida, quanto mais Aero é a posição do biker mais cansativa se torna e lenta começa a ficar porque o corpo faz posição para o centro de gravidade da bike e não o inverso. Espero ter sido útil. Abraço e Boas pedaladas

    (3)
    Responder
  3. Marcos Martinazzi disse:
    3 de agosto de 2016 às 16:25

    Henrique, numa das fotos postadas, a VIAS esta com o selim Power da Spz, se você utilizou este selim no pedal, quanto da nota 4 no conforto se deve a ele?
    Se possível, faça um breve relato a respeito do selim.

    (2)
    Responder
  4. cuca disse:
    3 de agosto de 2016 às 15:30

    Otima analise

    (1)
    Responder
  5. parker disse:
    3 de agosto de 2016 às 17:39

    Parabéns pelo review !
    Adoraríamos ver mais avaliações como essa na imprensa especializada brasileira.

    (0)
    Responder
  6. Carlos Ferrão disse:
    21 de fevereiro de 2017 às 17:03

    Oi Henrique, me informa na tua opinião, que bike seria uma bem legal para subidas! Eu tenho uma Specialized Roubaix Pró SL Disc, me sinto bem com ela em planos e em subidas sofro um pouco mesmo tendo colocado uma relação 11-32.
    Excelente a matéria da Venge Vias!
    Abraço

    (0)
    Responder
  7. henrique disse:
    3 de agosto de 2016 às 17:13

    puxa saco pouco voce em henrique pra quem não faz nada!!!

    (2)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      3 de agosto de 2016 às 17:41

      Obrigado!

      (-3)
      Responder

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