A Vittoria se associou à marca coreana Tannus, que produz pneus sólidos “sem ar” para oferecer uma solução inédita, voltada para ciclistas que andam em trilhas, bem como para os viajantes de longas distâncias.
A inserção da tecnologia da marca Tannus, chamada de “Armour” (Armadura em Português), utiliza uma versão mais leve e mais macia do material de espuma dos pneus “Aither”, pneus sólidos da marca, e fica dentro de uma configuração convencional de pneu com câmara de ar.
Ela protege contra perfurações e também permite que a câmara de ar seja utlizada com pressões mais baixas, sem o risco de furos por pancadas, os “snake bites”.
A espuma fornece cerca de 15mm de espessura extra, isso somado ao pneu oferece cerca de 20mm de preenchimento à prova de furos na circunferência. A proteção da parede lateral se estende por toda “circunferência” do pneu com cerca 2 mm de espessura, aumentando assim a proteção contra rasgos e danos na parede lateral.
A Tannus calcula que as pressões dos pneus podem diminuir muito, chegando a menos de 20psi. Se você mesmo assim tiver um furo, a espuma te permite rodar em velocidades mais baixas, até chegar em casa.
A tecnologia está disponível em tamanho de roda 700c, para caber em pneus de 35mm a 40mm de largura. Existem também versões MTB de 29 e 27,5 polegadas. E deve chegar ao mercado já no início de 2019.
Tecnolgia AirLiner
Você que está antenado em todos conteúdos do Pra Quem Pedala assistiu no vlog 560 o Henrique falando sobre as espumas AirLiner, que é uma tecnologia diferente dessa apresentada recentemente pela Vittoria/Tannus. O produto que será testado pelo Henrique e pelo Maminha é utilizado em pneus sem câmara de ar, os famosos “tubeless”.
A tecnologia tubeless tornou-se predominante tanto nas bikes de ciclismo, quanto nas MTBs. Ela depende da criação de uma vedação hermética entre o aro e o pneu. Nem todos os pneus e aros são compatíveis com tubeless e, mesmo se forem, nem todas as combinações funcionam de forma eficaz, embora isso esteja se tornando menos comum à medida que a tecnologia evolui.
Então, colocar o pneu pode ser uma dificuldade, os líquidos selantes são sempre um pouco confusos, fazem sujeira, precisam de manutenção periódica e, muitas vezes, nos casos de maiores furos não funcionam de forma eficaz. Portanto, uma opção dessa tecnologia para pneus com câmara de ar é uma boa alternativa.