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Testada | Specialized S-Works StumpJumper FSR 6Fattie 2016

Autor: Henrique Andrade
3 years ago 13 Comments Reviews7,560





Testamos a bicicleta S-Works StumpJumper FSR 6Fattie durante e evento de lançamento dos modelos 2016 da marca.

Esse final de semana tive a oportunidade de andar pela primeira vez nesse novo tipo de bicicleta, que são as 6Fattie ou 27,5 plus, ou 650B+… Que são bicicletas com aro 27,5 e pneus de 3 polegadas.

StumpJumper_FSR_6Fattie_2016-1

A bicicleta é um meio termo entre a Fat Bike, que são os monstros com 5 polegadas de pneu e as bikes de XC e Trail tradicionais, com pneus que variam de 1,9 até 2,3 polegadas.

Essas bicicletas mostram uma clara tendência no mercado do ciclismo, que é o de ofertar uma variedade de produtos maior para as pessoas que não possuem o viés competitivo e simplesmente querem ter uma bike para que possam se divertir um bocado.

StumpJumper_FSR_6Fattie_2016-7

A 6Fattie tem esse objetivo, não é uma bicicleta para quem quiser participar de uma competição de XC, mas possui um excelente equilíbrio para quem quer uma performance razoável e uma bike extremamente divertida.

A bicicleta testada

StumpJumper_FSR_6Fattie_2016-5

O modelo que eu testei foi:
Quadro: S-Works StumpJumper FSR
Garfo: FOX 34 Plus Factory (150mm)
Suspensão: FOX FLOAT Factory DPS customizado (135mm)
Rodas: Traverse SL
Transmissão: Sram XX1
Freios: Shimano XTR
Canote: Command Post IRcc
Guidão em alumínio com 750mm

Como fiz no review da Diverge, vou elencar alguns diferentes aspectos e dar uma nota de 1 a 5 para cada um deles.

Dirigibilidade (nota 4)

Ao contrário das Fat Bikes, que são meio complicadas de se pilotar em single-tracks, pois possuem os pneus largos demais para andar por caminhos tão finos e acabam dificultando a condução da bike, a 6Fattie possui uma dirigibilidade bem interessante. O pneu é bem largo, principalmente para os olhos de quem está acostumado com o seu pneu 2.1 de XC, mas a agilidade na hora das curvas apertadas não fica tão prejudicada.

StumpJumper_FSR_6Fattie_2016-6

Os ChainStays dessa bike são bastante curtos, o que faz com que a bike tenha uma agilidade maior, principalmente nas acelerações.

Ela não tem a mesma precisão de uma bike de XC, até porque o guidão é mais largo e dificulta um pouco na hora dos locais mais estreitos. Mas o prejuízo não é tanto. Uma prova disso é que em uma competição informal feita entre os lojistas, jornalistas e funcionário das Specialized, em um circuito extremamente travado de 800 metros, quem levou a melhor foi um cara que estava com uma 6Fattie.

Claro que a habilidade e força do cara contam muito, mas se a bike atrapalhasse tanto, ele não teria vencido.

Subida (Nota 3)

Nessa eu fiquei em dúvida se daria uma nota 3 ou 4… Mas resolvi ser conservador e dar a nota 3. Mas confesso que fiquei impressionando com a capacidade da bicicleta de subir.

StumpJumper_FSR_6Fattie_2016-8

Já utilizei algumas bicicleta “maiores”, com mais suspensão e uma geometria mais voltada para descida e sofri bastante na hora de subir, mas essa bike rende relativamente bem na subida.

Ela não possui as travas remotas de suspensão, então tanto o garfo como a suspensão traseira precisam ser travadas “em loco”, mas ficam bem firmes quando travadas, o que facilita bastante para ir morro acima.

StumpJumper_FSR_6Fattie_2016-2

Com a suspensão solta, a frente quica demais e fica ruim para subir, principalmente se você estiver pedalando em pé. Confesso que no meio da trilha travada, eu sentia falta a trava remota de suspensão para poder enrijecer o garfo.

Mas como a bike é um pouco mais pesada, ela não sobe fácil como uma bike de XC. Tinha uma subida com mais de 30% de inclinação (0,2km com 21% de inclinação MÉDIA), que doeu um bocado para completar… Mas ela era tão inclinada que todo mundo sofreu, inclusive a galera com bike de XC.

Descida (nota 5)

Nessa parte não tem nem o que falar… A bicicleta foi feita para isso e o conjunto de suspensões grandes, com 150mm na frente e 135mm atrás e os pneus enormes, com 13 libras de pressão, fazem com que a tenha muita estabilidade nas descidas.

As Rodas 27,5 com pneus de 3 polegadas fazem com que o diâmetro total da roda fique praticamente igual ao de uma aro 29, então a rolagem é extremamente parecida com uma 29er, ou seja, a transposição dos obstáculos é bem mais tranquila.

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O Command Post também ajuda bastante. Nos drops mais inclinados, abaixar o banco ajuda muito. Eu tenho utilizado a versão de abaixar somente 35mm na minha Epic, e já ajuda bastante. O canote da Stumpjumper abaixa até 150mm, o que é ótimo nas descidas mais brabas.

 

Testando a nova #Specialized StumpJumber FSR 6Fattie ( aro 27,5 com pneus de 3 polegadas e praticamente o mesmo diâmetro total da 29). Fiquei surpreso com o tanto que a bike é maneira de andar. #PraQuemPedala #iamspecialized #RE16

Um vídeo publicado por PraQuemPedala (@praquempedala) em Ago 8, 2015 às 2:38 PDT

Uma evolução no Command-Post é que agora ele não tem mais somente três posições (levantado , abaixado 35mm e abaixado 150mm) agora ele tem travas de 5 em 5 mm, o que permite que você o deixe em diversas posições diferentes. Isso é bem legal.

Tração e estabilidade (Nota 5)

Nesse aspecto fiquei com vontade de dar nota 10 de 1 a 5… É impressionante como a bicicleta tem tração. Tinha umas subidas fincadas que eu jurava que ela não iria subir… Mas a danada subia.

Mesmo entrando sem estar embalado, os pneus largos e com pouca pressão grudavam no chão e a roda nem patinava.

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Nos locais mais inclinados o controle do freios traseiro também melhorava bastante. A estabilidade como um todo aumenta muito com a maior área de contado com o chão.

Preço (sem nota)

Ainda não foram divulgado os preços para o Brasil… Então não tenho como avaliar esse aspecto

Resumo (nota 4,25)

Na média, a bicicleta ficou com a nota 4,25. Se você tem o objetivo de ter uma bicicleta que vai te proporcionar MUITA diversão e um pouco de performance… Essa é a sua bicicleta!

Se o seu objetivo for competir, talvez você precise procurar um pouco mais! Eu me diverti pra KAWAKA, achei a bike extremamente gostosa de pilotar e não senti em momento algum uma desvantagem dos pneus mais grossos, muito pelo contrário.

Quando eu ficar sabendo do preço, eu dou a nota e recálculo a média!

Abraço

ago 10, 2015Henrique Andrade

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Comentários: 13
  1. Betinho disse:
    10 de agosto de 2015 às 16:55

    Henrique,
    sei que nem precisa deste tipo de comentário, mas parabéns pelo trabalho.
    É divertido observar a repercussão que seus canais de divulgação geram, frente as demais mídias que também foram convidadas para este evento, por exemplo.
    De forma nenhum estou diminuindo o trabalho alheio, mas apenas reforçando a potência que o PQP representa para o universo do ciclismo – pelo menos, nacionalmente falando, podemos afirmar isso. Vale aquela máxima: “qto mais vc trabalha, mais “sorte” vc tem!” hehehe. Não é verdade?!

    Espero que as demais marcas, cada vez mais se dêem conta disso, pq ai..o céu é o limite! Espero que vc esteja curtindo tudo isso e fazendo do jeito que sempre quis. E mantenha sempre a humildade. Isso é um segredo que poucos conseguem manter.

    Meus parabéns! Sei que é certo que você ama o que faz, por isso, é como se você não trabalhasse (algo como o Jobs falou, e falou muito bem).

    (18)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      10 de agosto de 2015 às 20:16

      Olá Betinho.
      Cara, fiquei feliz demais com o seu comentário.
      Obrigado MESMO!

      (6)
      Responder
  2. lucas disse:
    11 de agosto de 2015 às 17:44

    Então , algumas pessoas me disseram q nas 27,5 + voce tem a opção colocar a roda 29 , isso confere ?

    (3)
    Responder
  3. Bruno Perez disse:
    11 de agosto de 2015 às 0:09

    Cannondale Jekyll Carbon 2

    Já andou Henrique? To muito afim dessa bike mas ta difícil de achar um test drive ou alguém q tenha uma para falar. Os reviews que achei na net não ajudaram muito.
    abs

    (2)
    Responder
  4. Carino disse:
    1 de outubro de 2015 às 10:42

    É a bike ideal, pra quem ama diversão.
    Infelizmente é por motivos de foça maior, estou-me separando da minha estimada Expert FSR 29″ Carbono FACT 11m. Que troco por R$, a quem garantir que a vai estimar.

    (1)
    Responder
    • Carino disse:
      1 de outubro de 2015 às 10:44

      P.s: Ama diversão e muito controle em off road…

      (0)
      Responder
  5. Luiz disse:
    10 de agosto de 2015 às 18:36

    Essa bike chega quase a ser uma all mountain ne? Posso estar falando besteira… mas dependendo das trilhas aqui de Brasilia, acho que a geometria da all mountain ia dar mais diversão. O que vc acha?

    (0)
    Responder
  6. Osmar Gouvêa disse:
    10 de agosto de 2015 às 18:45

    é muito comum nos deslocarmos pelo asfalto urbano pra chegar até a trilha, ou passar por trechos de rodovia entre uma trilha e outra. Como uma fatty e agora essas 27.5+ se comportam em situações como estas? Obrigado

    (0)
    Responder
  7. Eduardo disse:
    10 de agosto de 2015 às 21:38

    Henrique, como você disse, essa não é uma bike para competir em XC, simplesmente porque não é uma bike de XC, mas sim de Enduro/All Mountain.
    E para provas de Enduro/AM é uma bike extremamente competitiva, longe de ser de uso simplesmente recreativo.
    Seria legal ouvir a opinião de algum atleta do Enduro, que tenha alguma experiência com bikes do mesmo estilo.
    Aliás, seria muito legal ver mais notícias sobre Enduro/AM e DH, eu espero que com o crescimento do site você possa dar mais cobertura a esses assuntos também.

    (0)
    Responder
  8. Fabio disse:
    10 de agosto de 2015 às 22:58

    Esse canote é 125mm ou 150mm? Nunca vi 150mm a não o Reverb. Eles vão lançar alguma Enduro 27,5+?

    (0)
    Responder
  9. Eduardo Dziedzic disse:
    17 de outubro de 2015 às 19:22

    É possível usa-la com mais de uma coroa? Me parece que algumas versões da Scott Genius vem com câmbio dianteiro, porém nenhuma das versões da Stumpjumper fsr 27,5+ vem com essa opção.

    (0)
    Responder
  10. Vídeo | Alguns exemplos do que a tração ABSURDA das 27,5+ permite que você faça | PraQuemPedala disse:
    21 de dezembro de 2015 às 21:58

    […] que não sou tão habilidoso, tive a oportunidade de testar uma bicicleta dessas e eu disse na matéria de testes… Se você não é um ciclista competitivo e o seu objetivo é diversão: Compre uma […]

    Responder
  11. Teste de Longa Duração | Specialized StumpJumper FSR 6Fattie - O Começo | PraQuemPedala disse:
    23 de março de 2016 às 16:46

    […] Eu tinha testado um modelo S-Works dela no evento de lançamento da linha 2016 da marca e como eu disse na época, eu achei a bike extremamente divertida. Se a pessoa não tem como objetivo, competições de XC, essa bike é uma excelente opção. […]

    Responder

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