Tivemos a oportunidade de testar o grupo Sram Force 1 para bikes de estrada. Esse é o primeiro grupo com apenas uma coroa para bicicletas speed.
Testamos o grupo no evento de lançamento da linha 2016 da Specialized. Ele estava instalado em uma Diverge, que é a Adventure Bike da marca. Realizamos o teste em um percurso de terra, com varias subidas e descidas e depois fomos para o percurso de asfalto, com curvas bem fechadas e algumas subidas duras.
O modelo que testamos tinha uma coroa 46 e um cassete de XO1 de MTB, com 10-42T, que dá uma abrangência bem interessante.
Vamos para as nossas impressões
Abrangência das marchas (Nota 5 de 5)
Esse grupo possui uma abrangência de marchas muito interessante. Muita gente questiona se o grupo consegue ter marchas pesadas e leves ao mesmo tempo, tendo apenas uma coroa. Mas nesse aspecto, não existe problema.
Por exemplo, eu utilizo um grupo 53-39T e 11-28T na minha bike. A relação 53-11 tem o coeficiente de 4,81 voltas por pedalada. Já a relação 39-28, tem de 1,39. Já o Force 1, com 46-10 fica com 4,6 (um pouco mais leve do que o 53-11), mas no outro lado, com 46-42, ele fica com a relação de 1,09 (muito mais leve do que o 39-28).
Se você colocar uma coroa 50, a relação em 50-10 vai ficar em 5, mais pesado do que 53-11 e mesmo assim, no 50-42, vai ter uma relação de 1,19, que é mais leve do que 39-28, ou seja, nos extremos, não existe prejuízo por utilizar somente uma coroa
Marchas intermediárias (Nota 2 de 5)
Aqui é que vem o problema… Como o cassete varia demais, entre 10 até 42 (10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-42), os saltos entre uma marcha e outra são muito grandes. Por exemplo, estávamos subindo forte elevação que tinha no percurso de asfalto, A cadência estava alta e eu precisava descer uma marcha. O problema é que a marcha de baixo era muito mais pesada do que a atual, a diferença não era sutil…
E no ciclismo de estrada, essas mudanças mais próximas são extremamente necessárias, pois as mudanças de velocidade são mais sutis do que no MTB, por exemplo. Na hora de manter o passo, é bom ter marchas mais próximas.
Uma solução é utilizar cassetes menores. Não testamos os outros, mas existem as opções de 11-25, 11-26, 11- 28, 11-32 e 11-36, onde os saltos entre as marchas são menores. Mas a abrangência também diminui.
Troca de marchas (Nota 5 de 5)
Outro quesito que o grupo é excelente. As passagem de marcha são secas e precisas como os outros grupos SRAM e não tem a desvantagem de você ter que passar a coroa, o que em um circuito travado ajuda muito.
Onde o testamos, existiam muitas curvas fechadas, subidas e descidas, ou seja, a variação de velocidade era muito grande e em outro grupo, seria necessária a passagem da coroa. O que não acontecia com o Force 1.
Preço e Peso (nota 4 de 5)
O grupo não é mais leve do que o Sram Red e é somente 47 gramas mais leve do que o Force 22. ou seja, você não vai ter um ganho enorme nesse quesito.
Apesar de não ter uma coroa e o cabeamento para o câmbio dianteiro, a câmbio traseiro é muito pesado e os cassetes maiores também.
A vantagem é que ele é relativamente mais barato do que o Force 22.
Resultado (Média 4 de 5)
É um grupo muito bom, mas para quem quer competir, dependendo da situação, ele não é o mais indicado. Para pessoas que querem um grupo versátil, com um peso um pouco menor e mais barato, e não tem o viés competitivo tão grande, esse grupo oferece uma sistema mais objetivo de passagem de marchas e sem prejuízos nos limites das marchas (pesadas e leves).
Um ciclista que vai fazer um pedal de aventura, explorar novos terrenos, ou fazer uma cicloviagem, sem o objetivo de performance, com certeza, é uma excelente escolha.