Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Testamos a nova Specialized Tarmac S-Works 2015

Autor: Henrique Andrade
8 years ago 12 Comments ReviewsSpecialized6,730





Fui convidado pela Specialized Brasil para testar a nova Tarmac S-Works 2015 com novo sistema de construção “Rider First Engineered”

New_Tarmac_2015_PraQuemPedala_01

Fizemos um pedal de 37 quilômetros pela Estrada dos Romeiros perto de São Paulo (vejam aqui o registro o Strava), que tem bastante subidas, descidas, curvas e um pouco de plano para testar a bike em todas as situações.

Pedal_Teste_Tarmac

Antes de falar sobre as impressões da bicicleta, vou só falar um pouco sobre o conceito da construção desse novo quadro. O grande diferencial que, de acordo com a Specialized, foi trazido para essa bike é a questão do “Rider First Engineered”, que na verdade trata-se de um processo de construção diferente para cada tamanho de quadro.

Anteriormente um quadro era desenvolvido em um tamanho mediano, geralmente 56. E as medidas dos quadros eram colocadas em um algoritmo que mudava medidas e as proporções da bike para os tamanhos de quadros maiores e menores. Mas isso acabava alterando o comportamento da bike e um quadro maior tinha um comportamento muito diferente de um quadro menor.

New_Tarmac_2015_PraQuemPedala_11

Em tese, esse novo método de construção oferece engenharia própria para cada tamanho, ou seja, como eles tem tamanhos 7 tamanhos disponíveis, é como se fossem 7 novos quadros com desenvolvimentos próprios e não um novo quadro espichado (ou encolhido) para outros tamanhos.

E qual a diferença? A questão é que os quadros tendem a oferecer o mesmo comportamento (ou pelo menos muito parecido) desde o menor até o maior tamanho.

New_Tarmac_2015_PraQuemPedala_03

Características do quadro

O novo modelo eliminou a braçadeira no canote de selim, fazendo com que o visual do quadro fique bem mais “clean” e o ajuste de selim é feito soltando um parafuso que fica na lateral do quadro escondido sobre uma acabamento de borracha. Bem maneiro!

New_Tarmac_2015_PraQuemPedala_13

Logicamente todo o cabeamento é interno, a bike vem com pedivela S-Works da Specialized encaixado em um BB30 e a caixa de direção cônica que também contribui para a rigidez da bicicleta.

New_Tarmac_2015_PraQuemPedala_07

Todo o quadro é feito com o Carbono Fact 11R, que é o mais rígido da empresa. Mesmo carbono que todos os outros modelos S-works utilizam.

New_Tarmac_2015_PraQuemPedala_02

Pedal de teste

Voltando ao que interessa… Fizemos o pedal e tentei testar a bike em todas as situações. Fiz força nas subidas, curvas em velocidades, arranques em saída de curva, descidas rápidas e passo no plano.

Eu utilizei uma bike tamanho 54, equipada com Shimano Dura-Ace 11 velocidades mecânico, Rodas Roval Rapide CL40 com pneus S-Works.

New_Tarmac_2015_PraQuemPedala_14

Já de cara você percebe que a bike é extremamente confortável. Diferente dos modelos anteriores, que eram rígidas demais verticalmente. A Tarmac SL3 era desconfortável de tão rígida, fazendo com que a trepidação do asfalto fosse toda para o ciclista e a SL4 já veio um pouco mais confortável, só que ainda com um pouco de rigidez vertical exagerada. A nova Tarmac aparentemente chegou em um bom equilíbrio entre a complacência vertical para dar conforto e a rigidêz lateral para evitar a perda de performance.

A minha bike de uso normal é uma Specialized Venge, que é uma bike “aero” e feita para andar rápido no plano e para sprints. Comparando com a Nova Tarmac, o rendimento da Venge no plano é melhor. Manter velocidades acima de 40km/h é relativamente mais fácil na Venge do que na Tarmac. Mas mesmo assim a performance desse novo quadro no plano é bem boa.

New_Tarmac_2015_PraQuemPedala_04

Mas se você pegar qualquer subidinha… A Tarmac mostra as garras! É impressionante como a bike rende na subida. Além de ser uma bike muito leve, toda a geometria e construção da bike é feita para subir bem, então pedalando em pé ou sentando você percebe que a bike rende muito na subida. Eu não sou um escalador mas subo razoavelmente bem e gostei bastante da performance dela morro acima.

Outra coisa que gostei, mas também achei que a Venge tem um pouco mais de resposta, é na retomada de curva. A aceleração da Tarmac é muito boa, mas na minha opinião a Venge ainda está um degrau acima nesse quesito.

New_Tarmac_2015_PraQuemPedala_05

E para finalizar, as curvas em descida! O controle da bike é MUITO bom, claro que com a ajuda dos pneus S-Works, que são pneus feitos para durar pouco e grudar muito no chão, a bike fica com um controle incrível! Ela de um modo geral passa muita confiança e você fica corajoso nas descidas.

Uma coisa que lembrei aqui que vale a pena citar: A potência dos freios da Shimano nos aros de carbono. As rodas Roval Rapide são Clincher, mas com aros de carbono, que geralmente tendem a ter menos potência de franagem. Mas nessa bike a potência é tanta que você tem até que tomar cuidado para não travar as rodas. Tendo a sensibilidade, os freios são fantásticos.

New_Tarmac_2015_PraQuemPedala_09

Gostei muito da bicicleta. Com certeza para quem quer uma boa bike de montanhas, essa é uma excelente escolha!

maio 31, 2014Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Nota de imprensa com todos os detalhes do novo Shimano XTR DI2Novo Shimano XTR DI2 sendo testado no percurso da Copa do Mundo de MTB
Você também pode gostar:
 
Teste de Longo Prazo | Sapatilha Specialized S-Works Trail
 
Vídeo: Specialized na Copa do Mundo UCI de Mountain Bike
Comentários: 12
  1. Ricardo Alencar disse:
    31 de maio de 2014 às 18:00

    Ela não tem preço sugerido? Qual o peso dela? Bela materia.

    (2)
    Responder
  2. Ed disse:
    31 de maio de 2014 às 8:36

    Irado, parabéns pelo trabalho, testar uma máquina dessas não deve ser ruim não ….. Tooooop

    (0)
    Responder
  3. Guilherme disse:
    31 de maio de 2014 às 9:02

    Quando vai estar desponivel?

    (0)
    Responder
  4. Cristiano Vieira disse:
    31 de maio de 2014 às 12:07

    E pros meros mortais, nos resta sonhar com uma dessas.

    (0)
    Responder
  5. Alan disse:
    31 de maio de 2014 às 12:30

    Excelente Materia Henrique, Parabéns… Sou louco por um Specialized, um dia vou ter uma!!!

    (0)
    Responder
  6. Gabriel disse:
    31 de maio de 2014 às 13:14

    Henrique, pelo que ficou nas entrelinhas a Venge é mais completa.

    (0)
    Responder
    • Bruno Bragança disse:
      31 de maio de 2014 às 19:11

      Tenho uma opinião diferente Gabriel.. As marcas em geral tem dois modelos “tops”, um bom pra escalada (mais leve) e outro bom para plano (mais aerodinânico). A Ridley por exemplo tem a Noah (aero) e a Helium (leve), vejo os caras da Lotto-Belisol revezando entre as duas dependendo do terreno..

      (0)
      Responder
  7. Israel Wolf disse:
    31 de maio de 2014 às 15:39

    Não fala mal da SL3!!! :˜˜˜˜˜~ hehehehe

    (0)
    Responder
  8. Marcio disse:
    2 de junho de 2014 às 20:41

    po, gostei porque falou a real,,, isso sim é review,,, não puxação de saco,,, valeu por compartilhar Henrique,,, parabéns pelo trabalho (e que trabalho) rs,,, brincadeira

    (0)
    Responder
  9. Max disse:
    3 de junho de 2014 às 18:32

    Show de Bike, dê uma olhada no vídeo: http://www.specialized.com/us/en/news/rider-first?intcmp=homePromo2tarmac

    (0)
    Responder
  10. Willian disse:
    7 de agosto de 2014 às 15:39

    Saindo a quanto (R$)

    (0)
    Responder
  11. maycon disse:
    18 de maio de 2015 às 18:34

    muito legal. Parabéns!!!!!

    (0)
    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

8 years ago 12 Comments ReviewsSpecialized6,730

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.