Vamos realizar um teste de 6 meses com a bicicleta StumpJumper FSR 6Fattie e contar tudo que vai acontecer com a bike durante esse tempo de uso.
A Specialized Brasil nos enviou essa bicicleta para fazermos esse teste abrangente e detalhado para que vocês possam acompanhar tudo que está acontecendo com a bicicleta. A ideia é fazer um post por mês com a evolução da bicicleta.
Esse modelo é uma Specialized StumpJumper FSR 6Fattie Comp Carbon, que é a primeira opção com quadro de carbono dessa bike. Uma aro 27,5 Plus, com pneus de 3 polegadas.
Eu tinha testado um modelo S-Works dela no evento de lançamento da linha 2016 da marca e como eu disse na época, eu achei a bike extremamente divertida. Se a pessoa não tem como objetivo, competições de XC, essa bike é uma excelente opção.
Hoje foi o meu primeiro pedal com a Comp Carbono (Vejam aqui o registro no Strava). Fui dar 4 voltas em um circuito de XCO bastante técnico que tem aqui em Brasília. Um percurso bem travado e com subidas curtas e duras, o que não é a especialidade dessa bike, mas quero testá-la nas mais diversas situações.
Arrumando a bike
Entrei no site da FOX para ver quais seriam as configurações que eu deveria usar na suspensão dianteira, que é uma FOX 34 Plus Performance, 150 mm de curso, ajuste de compressão com 3 posições, espiga cônica, deslocamento de 51 mm, eixo passante de 15 mm.
Para o meu peso, tive que colocar 77 PSI e deixei o ajuste de retorno no meio do caminho. Na suspensão traseira, que é uma FOX FLOAT Performance DPS customizado, eu fiz o autosag mesmo. Coloquei 300 PSI, subi na bike com camelbak e tudo mais e apertei a válvula para retirar o ar extra.
Pronto! Tudo certo para começar a pedalar com os brothers!
Pedal
Como o percurso era de XC e bastante travado, com algumas descidas técnicas, mas nada de demais, preferi deixar a suspensão traseira no modo travado, onde ela trabalha um pouco, mas não deixa a bike mole demais na hora da subida. Funcionou muito bem para esse percurso.
Na suspensão dianteira, eu travava ela na subida e soltava na descida. Confesso que não utilizei muito a regulagem intermediária. Mas ainda vou testar.
Como era de se esperar, a bicicleta é um pouco mais pesada na subida do que uma bike comum de XC, mas dependendo da situação, no cascalho, por exemplo, onde você precisa de muita aderência, o pneuzão de 3 polegadas deixa até mais fácil subir com ela, apensar de seus quase 14kg.
A relação é a GX 1×11 da SRAM, segunda versão mais acessível dos grupos com uma coroa. Nesse modelo, ela vem com coroa de 28 dentes e cassete 10-42. O que é bem leve, então não dava tanto trabalho assim para subir.
Nas descidas e curvas a bike é um avião! Os pneus estavam com menos de 15 libras, o que dá uma aderência absurda e os 150mm de suspensão atropelam as pedras com facilidade. A estabilidade da bicicleta é impressionante.
Outra coisa interessante dessa bicicleta é o CommandPost (canote de selim retrátil), pois ele abaixa até 15m, mas tem micro ajustes de 5 em 5 mm, o que permite que você deixe o selim na altura que quiser. E o comando dele ficou instalado no local onde seria o passador do câmbio dianteiro.
O SWAT Door também é algo que ajuda. Cabe muita coisa dentro desse compartimento e você não precisa ficar carregando as coisas nos bolsos.
Fizemos 4 voltas e deu o horário para ir para casa. Mas deu para sentir um pouco a bicicleta em um percurso tão travado. Quero voltar lá mais vezes e fazer outros tidos de testes na bike.
Galeria
Especificações
ABRAÇADEIRA DO CANOTE
Specialized, em alumínio 7050, um parafuso, 34,9 mm
AMORTECEDOR
FOX FLOAT Performance DPS customizado, AUTOSAG, ajuste Rx Trail Tune, revestimento Kashima, 197×47,6 mm
AROS
Roval Traverse 650b, em alumínio para disco, 29 mm de largura, 24/28 furos
CAIXA DE DIREÇÃO
Rolamentos tipo cartucho estilo Campy, superior 1-1/8″, inferior 1-1/2″, sem rosca
CANOTE DO SELIM
Command Post IRcc, tecnologia de controle em movimento, altura micro ajustável, cabeça formato alien, passagem do cabo na parte inferior, com alavanca de ajuste remoto padrão, 30,9 mm – curso tam P/PP: 75 mm, M: 100 mm
CASSETE
SRAM XG-1150, 11 velocidades, 10-42
CORRENTE
KMC X11L, 11 velocidades, elo Missing Link reutilizável
CUBO DIANTEIRO
Specialized Hi Lo para disco, rolamentos tipo cartucho selados, eixo passante de 15×110 mm, 24 furos
CUBO TRASEIRO
Specialized Hi Lo para disco, 4 rolamentos tipo cartucho selados, eixo passante de 12×148 mm, 28 furos
CÂMARAS
Standard, válvula Presta
CÂMBIO TRASEIRO
SRAM GX X Horizon, 11 velocidades, tensor em alumínio
FREIO DIANTEIRO
Shimano Deore BL-M615, compatível com sistema I-spec
FREIO TRASEIRO
Shimano Deore, freio a disco com acionamento hidráulico, pastilhas Ice Tech em resina com aletas
GARFO
FOX 34 Plus Performance, 150 mm de curso, ajuste de compressão com 3 posições, espiga cônica, deslocamento de 51 mm, eixo passante de 15 mm
GUIDÃO
Specialized em alumínio 6000 com parede de espessura variável, elevação de 10 mm, 8 graus de curva para trás, 6 graus de curva para cima, largura de 750 mm, centro com 31,8 mm
MANETES DE FREIO
Shimano Deore BL-M615, compatível com sistema I-spec
MANOPLAS
Specialized Sip Grip, com trava leve, desenho meio waffle, tamanhos P/M: espessura normal, G/GG: espessura maior
MESA
Specialized XC, alumínio forjado, 4 parafusos, elevação de 6 graus
MOVIMENTO CENTRAL
SRAM, PF30, rolamentos superdimensionados prensados, tipo cartucho, selados
PEDAIS
Nylon, padrão CEN, com firma-pé
PEDIVELA
SRAM GX-1000 customizado, em carbono, eixo PF30, coroa de 28 dentes de fixação direta
PNEU DIANTEIRO
Specialized 6Fattie Purgatory Control, 60TPI, compatível para uso sem câmara com selante, talão dobrável, 650bx3.0″
PNEU TRASEIRO
Specialized 6Fattie Ground Control, 60TPI, compatível para uso sem câmara com selante, talão dobrável, 650bx3.0″
QUADRO
Carbono FACT 9m, geometria Trail 6Fattie, construção em carbono FACT IS, triângulo traseiro em alumínio M5, Porta SWAT integrada, movimento central PF30, passagem totalmente interna dos cabos, gancheiras com espaçamento de 148 mm, rolamentos tipo cartucho selados nas articulações da balança, suporte do câmbio traseiro substituível, curso de 135 mm
RAIOS
DT Swiss Revolution, aço inoxidável
SELIM
Body Geometry Henge Comp, trilhos ocos em aço Cr-Mo, 143 mm
TROCADORES
SRAM GX, 11 velocidades, tipo gatilho