Fala, galera! Desde março desse ano, estou utilizando a nova suspensão invertida RS-1 da RockShox e após completar o Brasil Ride utilizando ela, acredito que posso fazer um review completo sobre a suspensão.
Até esse momento, eu rodei exatamente 2.247km com a bike, de acordo com os registros do meu Strava, e até o momento não tive nenhum tipo de problema com a suspensão.
O modelo que eu utilizo não é o original da RockShox, pois tem o cartucho Brain da Specialized, que é mais leve do que o original da suspensão, mas eu não sei exatamente qual o peso. O peso dela original, de acordo com o site da SRAM, é de 1.666g para o modelo 29.
Vou então aqui analisar a suspensão por alguns aspectos diferentes, para tentar mostrar para vocês os diferentes aspectos dessa suspensão.
Leitura de terreno (Nota 5 de 5)
Como eu escrevi na matéria onde fiz as primeiras impressões dessa suspensão, em um primeiro momento, você tem a impressão de que a suspensão é mais “dura” do que uma suspensão comum. Como a parte superior da suspensão é reforçada, ela não trabalha “para frente e para trás” o que acontece com as suspensões convencionais. Então você tem a impressão de que a suspensão está cheia demais.
Mas logo, é perceptível que apesar da sensação de que ela está muito cheia, a leitura de terreno é fantástica. Como as duas hastes da suspensão independentes, a leitura nas curvas e situações de torção é muito boa.
É interessante que muita gente que utiliza essa suspensão relata que parece que ela não tem fundo. Isso porque em momentos onde acontece o “final de curso”, ela não dá aquela porrada seca que a maioria das suspensões dá.
Conforto (nota 5 de 5)
Tanto no Brasil Ride, como no percurso do 70Km de Brasília, os downhills são EXTREMAMENTE longos e cansativos. Logicamente que isso é mais cansativos no Brasil Ride, pois são sete dias consecutivos. E a diferença de desgaste ao comparar a suspensão que eu utilizava antes (RockShox Sid) é absurda.
A melhor leitura de terreno e controle da suspensão diminuem muito o cansaço nos braços e corpo. No percurso do 70km mesmo eu ví muita gente relatando dor nos braços no final dos downhills e eu não sentia nada.
Ano passado, eu sofri muito mais nos downhills do Brasil Ride do que esse ano. Fiquei com o corpo menos doído. Ano passado parecia que eu tinha apanhado de 10 pessoas… Esse ano parece que eram apenas duas pessoas me batendo.
Acredito que isso aconteça principalmente pela suavidade com que a suspensão passa pelos obstáculos, que é bem maior que os outros modelos.
Rigidez (nota 4 de 5)
Se fossemos analizar somente a rigidez no plano cartesiano (x e Y) ela receberia nota 6 de 5… Mas se formos analizar a rigidez no momento da torção da roda, ela receberia nota 3 de 5.
Como a suspensão tem somente dois pontos de apoio, o arco superior e o eixo de 27mm na roda, se você firmar a roda da bike com as pernas e girar a guidão da bike, dá para ver que ela tem um bom “jogo”. O que acontece menos nas suspensões que possuem o arco ligando as canelas.
Eu particularmente nunca percebi essa torção enquanto estava pedalando, mas resolvi ler sobre o assunto para ver se algum dos grandes sites de MTB por ai acusavam isso como um problema e a maioria deles relatou a mesma percepção que a minha. Como a suspensão é feita para XC, dificilmente você terá situações tão extremas que façam com que essa torção dessa perceptível para o piloto.
E o fato das hastes serem independentes, faz com que mesmo em situação de torção, a leitura continue acontecendo.
Mas como a torção existe, deu nota 4.
Trava (nota 4 de 5)
O sistema invertido oferece algumas vantagens para o sistema de trava da bike. A gravidade traz o óleo do sistema hidráulico da suspensão para o lugar certo, fazendo com que os retentores estejam sempre úmidos, melhorando a vedação da suspensão e a trava hidráulica funcione melhor, pelo mesmo motivo.
Eu achei o Brain dessa suspensão mais suave do que o da suspensão comum. O Brain antigo costumava demorar um pouco para fazer a leitura correta de uma descida, por isso muita gente o utilizava na posição soft para descer. Mas eu achei que na RS-1 esse problema desapareceu.
A única reclamação é que em algumas subidas, ela a suspensão não fica tão rígida. Não sei como é com o sistema de trava hidráulica convencional, mais no Brain ela cede um pouco.
Manutenção (nota 5 de 5)
Muita gente achava que a suspensão teria muito problema com sujeira, pelo fato de os retentores estarem na parte inferior da suspensão e etc. Mas isso não acontece.
A maior parte da sujeira é lançada pelo pneu no arco da suspensão e não fica no centro da roda. Como a vedação fica melhor com os retentores constantemente umidificados pelo óleo, faz com que ela não tenha problemas maiores do que a suspensão convencional por conta da sujeira, muito pelo contrário, ela tem até menos problema.
Um perigo que muita gente fala mais até hoje eu não ví nenhum relato real disso acontecendo, é o perigo da haste da suspensão arranhar em uma queda e danificar o sistema. Eu já caí algumas vezes e não aconteceu nada com a suspensão.
O que eu acho, é que nenhum equipamento é 100% a prova de danos, você pode cair com uma suspensão convencional e bater em uma pedra de lado e danificar a haste da suspensão. Tudo em uma bicicleta quebra, então não acho que isso seja um problema tão grande assim em relação as outras suspensões.
Peso (nota 3 de 5)
Aqui os contadores de gramas piram!!! Essa suspensão é cerca de 200 gramas mais pesada do que o modelo Sid XX da RockShox. Eu particularmente acho que existem coisas mais importantes do que o peso na escolha de um equipamento, mais como sabemos que tem gente que se alguma coisa tiver 2 gramas a mais, passa a ser incompatível com a sua performance, imagina 200g…
Então, nesse quesito, essa suspensão deixa a desejar.
Preço (nota 2 de 5)
É aqui que vem a ferroada… Essa suspensão é MUITO CARA. Além disso, você tem que trocar a roda dianteira também, pois o Predictive Steering, que é o sistema de eixo gigantesco que vem com um eixo de 15mm e uma interface no cubo da roda com 27mm, são incompatíveis com o sistema de enraiamento convencional e você terá que comprar uma outra roda já pronta para essa suspensão…
O que vai sair MUITO CARO.
Resumindo
Se você tiver o bolso fundo o suficiente, com certeza essa é uma das, se não a melhor suspensão do mercado no quesito de dirigibilidade e leitura de terreno. Simples assim! :)