Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


“Todos os ciclistas são dopados”… Quem somos nós para julgar isso?

Autor: Henrique Andrade
9 years ago 112 Comments Doping2,776





Olá pessoal…. Vou escrever aqui um texto porque tem uma coisa que tenho escutado há algum tempo e acho que é chato pra caramba e não ajuda nada o nosso esporte.

Desde que Lance Armstrong foi pego no doping e banido do esporte, tem uma galera que perdeu de vez a fé no ciclismo… Não sei se pelo fato de serem tão fãs do cara, que preferiram condenar todos os ciclistas do que admitir que o cara era um dopado, ou porque realmente perderam a fé no esporte.

Doping

Agora o que tem acontecido, é uma coisa que eu acho extremamente errada e ruim para o esporte. Em qualquer corrida ou etapa, que algum ciclista vença de uma forma bonita ou com superioridade, vem uma enxurrada decomentários falando: “Esse cara tá envenenado”, “A coca-cola da equipe XXX tá batizada”, “Até parece que esse cara não tá dopado”, “Daqui a 10 anos esse cara vai perder todos os título”… E por ai vai…

Agora o que eu pergunto é o seguinte: Quem somos nós para chegar a tais conclusões? O ciclismo é o esporte mais controlado pela WADA entre todas as modalidades, os ciclistas passam por mais controles anti-doping do que qualquer outro atleta de outras modalidades.

Coisas que talvez vocês não saibam

Nas olimpíadas por exemplo, cada ciclista é testado pelo menos 2 vezes, enquanto nas outras modalidade uma amostragem de 25% dos atletas é testada… Ou seja, no ciclismo são testado 200% (cada atleta 2 vezes) contra 25% das outras modalidades. Nas grandes voltas, o vencedor da etapa é testado imediatamente após o estágio, além de outros ciclistas do pelotão, todos os dias.

Os ciclistas são testados durante todo o ano, inclusive quando eles não estão em competição. Se um ciclista estiver de férias e viajar com a sua família, sem avisar onde está e algum agente da WADA for fazer um teste anti-doping, ele toma uma punição.

O passaporte biológico, que começou a existir após a era Armstrong, testa amostras de sangue dos ciclistas durante o ano todo e não procura por uma substância específicas e sim por mudanças anormais no sangue do ciclista. Portanto, se durante a temporada toda (ou fora dela), o ciclista tiver qualquer alteração  anormal em seu sangue, mesmo que não achem nenhuma substância ele será suspenso.

No ciclismo, os testes anti-doping já estão sendo realizado em competições amadoras e nas categorias com ciclistas a partir de 12 anos de idade…

Resultados

Vários ciclistas estão sendo suspensos. Esse ano já tivemos uma meia dúzia de ciclistas que tomaram “gancho” por conta de doping. O próprio
Danilo diLuca foi suspenso durante o Giro. Alberto Contador tomou gancho, Frank Schleck, isso para citar alguns mais famosos que me
vem a cabeça nesse momento… Então, as punições estão acontecendo e não são somente com alguns “pebas que não tem importância”.

Qual a contribuição que esse tipo de comentário traz para o esporte?

NENHUMA!!! Isso só prejudica ainda mais o nosso esporte! Se nós que somos ciclistas, temos essa visão do esporte, imagina as outras pessoas. Existe a possibilidade, de mesmo com todos esses testes, existirem formas de burlar o anti-doping? Talvez! Mas está cada vez mais difícil, ainda mais com o Passaporte Biológico, que não procura por substâncias específicas. Então pode ser que os ciclistas estejam se dopando, mas isso não é uma verdade absoluta…

Então parem de condenar os atletas antes dele ser pego no doping… Condene depois, SE ELE FOR PEGO, mas não ao final de cada etapa. Uma coisa que tem que se defender, não é que “o ciclismo é o esporte onde mais se tem dopados” e sim que se os
outros esporte tivessem tantos testes quando no ciclismo… Ia cair muita gente. Inclusive no futebol!

Parem de ficar julgando os ciclistas só pelo que veem na televisão há 4.000 quilômetros de distância, ou porque leram o livro a “Corrida Secreta” que leva em consideração coisas que aconteceram há 10 anos… E também parem de condenar todo mundo só porque o Armstrong fez merda…

E VALE A PENA LEMBRAR

Eu já falei isso 1 milhão de vezes… Lance Armstrong não foi banido do esporte por ter se dopado e sim por ter montando um esquema de doping que incluía inclusive tráfico de drogas… Isso é um pouco diferente de apenas se dopar… Então é isso… Espero que esse texto sirva para algumacoisa!

jul 15, 2013Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Vídeo: É inacreditável o que esses caras fazem com uma MTB... TOP! TOP! TOP!!Vídeo: Chris Froome fala sobre suposições de que ele esteja se dopando
Você também pode gostar:
 
Beliche para bicicletas
 
Cannondale fez um EXCELENTE vídeo de despedida para Peter Sagan
Comentários: 112
  1. Antonio Junior disse:
    15 de julho de 2013 às 14:51

    É, concordo apenas em parte com o texto… Não se deve ficar julgando antecipadamente nenhuma situação! Quanto a isso a matéria está perfeita. Agora, NÃO É POSSÍVEL ESCONDER que até mesmo num grupinho de ‘speedeiros’ ou de ‘mtbikers’ existe o USO DE SUBSTÂNCIAS QUE TENDAM A ‘ANABOLIZAR’ o atleta de fim de semana! Ora, não sejamos hipócritas, por favor! TODO AQUELE QUE FAZ DE SEU PEDAL ALGO UM POUQUINHO SÓ MAIS SÉRIO DO QUE UMAS SIMPLES PEDALADAS COM A FAMÍLIA (algo como uma Recreaçãozinha), ou seja, JÁ DAQUELE QUE PENSA EM ‘DESEMPENHO’, ESTE JÁ ESTÁ PROCURANDO INGERIR ALGO QUE DÊ A ELE ALGUMA ‘VANTAGEM’ EM CIMA DOS DEMAIS! Pára! Não tapemos o sol com a peneira! Como vi em alguns dos comentários aqui mesmo… Esporte é saúde, competição já é outra coisa! O que penso É QUE – REALMENTE – NÃO SE PODE JULGAR ANTECIPADAMENTE ALGUÉM (SÓ) PORQUE GANHOU OU CHEGOU MUITO BEM NUMA PROVA… AGORA, TAMBÉM NÃO SE DEVE SER TÃO INOCENTE AO PONTO DE NEGAR QUE OS ATLETAS DE ELITE NÃO TEM CONTATO NENHUM COM ‘ALGO’ ESTRANHO À NATUREZA, QUE POSSA TRAZZER-LHES BEM MAIS DESEMPENHO DO QUE SE INGERISSEM SOMENTE ‘COISAS’ NATURAIS! Arroz e feijão não torna ninguém campeão (olha, até rimou). Se sei do uso de certas substâncias (proibidas ou não) por parte até de “pebas” (como disse o autor), a fim de dar uma ‘anabolizada’ em seus pedais, como vou engolir que os prós fiquem apenas com seus treinos e tomando suco natural! Vá vá, isso é hipocrisia! Não condeno a ninguém, mas também não saio já acreditando que aquilo que vejo é resultado de apenas um ótimo treinamento aliado com a sorte!

    (2)
    Responder
  2. Leonardo disse:
    15 de julho de 2013 às 11:42

    O DOPPING faz parte do esporte de alto nível,não só no ciclismo,mas em todos….Sem excessão.
    Desde sempre,a elite do esporte faz uso de dopping,não digo que nas competições,mas na preparação,no período off season,para que seja alcançado esse alto nível,para depois ser mantido….
    Lógico que isso não se refere à todos,a grande maioria não se dopa,mas se tratando em alto nível,em elite,não tem jeito,pois não teria como existirem tantas quebras de recordes.
    E isso é fundamental,para a evolução do esporte,não apenas do ciclismo.
    Digo isso me baseando em competições de nível UCI,lógico que em competições pequenas,isso não se aplica.

    (1)
    Responder
  3. Rafael Fernandes disse:
    15 de julho de 2013 às 11:45

    Concordo 100% amigo. Me chateia saber que até mesmo no nosso nível amador aqui em Brasília, pra fazer pelotão a galera já usa uns “venenos”. Acho que o ciclismo só vale a pena se for feito de forma saudável. Mesmo o treino em excesso, a suplementação em excesso, o torna perigoso e longe do ideal de saúde. Pra nós amadores, o legal é se divertir e tornar a atividade algo prazeroso e que nos ajude na manutenção da saúde. Fora disso, não vale a pena!

    (1)
    Responder
  4. Milton Augusto disse:
    15 de julho de 2013 às 12:00

    O passaporte biológico, que começou a existir após a era Armstrong, testa amostras de sangue dos ciclistas durante o ano todo e não procura por uma substância específicas e sim por mudanças anormais no sangue do ciclista. Neste caso como funciona no caso do atleta treinar na altitude? Pois sofreria mudança no passaporte biológico.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de julho de 2013 às 12:03

      Olá Milton.
      A mudança tem que ser anormal. O corpo humano é capaz de produzir certas quantidade de alterações de acordo com a genética de cada um. O treino em altitude aumenta os glóbulos vermelhos no sangue do cara, mas é uma alteração normal.
      No caso do doping você tem uma alteração além da capacidade genética da pessoa. Abraço

      (1)
      Responder
  5. SILVIO LUIZ MARQUES disse:
    15 de julho de 2013 às 12:04

    É … tem uma turminha aí que nunca subiu em um selim de bicicleta de corrida e nunca colocaram o batimento cardíaco acima de 130 batimentos e que são expectadores de poltrona que preferem agora AFIRMAR que o ciclismo não pode mais, por conta de todo o problema com Armstrong ( que foi apenas mais um entre TODOS ), produzir talentos e diferenciais.
    Para esses céticos, o pelotão tem que largar junto e chegar junto.
    Seria interessante esses críticos escreverem para a ASO e sugerir que a edição 101 do Tour de France seja nomeada PASSEIO CICLÍSTICO.
    Realmente , o ciclismo tem muita coisa legal e bonita para ser discutida diariamente, mas a turma do “senão” prefere só bater.
    O pior é que são muitos, incontáveis perfis no Facebook, principalmente , de muitos ciclistas amadores decendo a lenha veladamente nas performances principalmente do Froome, achando que ninguém conhece eles, mas quem está nos pelotões e na estrada todos os dias sabe muito bem quem é quem.
    Deveriam ficar quietos e sentirem vergonha inclusive de olharem no espelho, porque no mundo inteiro, os fofoqueiros travestidos de AMADORES são apenas o espelho do que é o esporte, consumindo exageradamente muito mais substâncias ilícitas do que os PRO.
    É a minha humilde opinião.
    Enche o saco mesmo isso todos os dias, como se o esporte de alto rendimento fosse uma terra de padres beneditinos.

    (0)
    Responder
    • Zeca Blak disse:
      15 de julho de 2013 às 12:28

      Tenho criticado e desconfiado demais de qualquer ciclista que se destaca. O que o Froome fez ontem no Mont Ventoux , se tivesse acontecido há 2 anos atrás, me faria pular do sofá e comemorar igual a um gol. Mas minha reação foi simplesmente um sorriso sarcástico. Meu desgosto pelo ciclismo não se deu pelo doping do Lance (o doping sempre existiu, Coppi tomava anfetamina, Merckx tomava anfetamina, Anquetil tomava anfetamina, etc etc etc…), mas sim pelos 7 anos de Tour sem um vencedor. O que era uma competição, deixou de ser competição e passou a ser um desfile, uma demonstração. E assim, se não há competição não há emoção. Dá pra entender o estrago que isso faz num apaixonado? Não houve vencedores durante 7 anos de Tour!!! Acompanhei quase todas as etapas, torcendo, vibrando, me emocionando pra depois descobrir que foi tudo brincadeira. Resultado, o amor acabou, INFELIZMENTE.

      (0)
      Responder
      • João disse:
        15 de julho de 2013 às 15:24

        Se o ciclismo virou desfile de dopados e ficou tão decepcionado, vai ver futebol. Passa em tantos canais.

        (1)
        Responder
        • Zeca Blak disse:
          15 de julho de 2013 às 17:06

          Caro João,
          Simplesmente expus minha opinião. É lamentável vc não ter entendido o que escrevi. Releia-o e talvez vc perceba que não me importo com a polêmica do doping, me importo sim com o fato de uma competição não ter vencedores durante 7 anos. Faz uma força aí, lê de novo…
          E achei absolutamente desnecessária sua recomendação. Futebol é o maior circo de todos. Na verdade, quanto mais dinheiro, mais armação e trêta. É assim com o tênis, atletismo, baseball, futebol americano, rugby, etc. E de fato, tenho acompanhado muito menos o ciclismo nesses 2 últimos anos do que nos 15 anteriores. Ler livros sobre a vida de Laurent Fignon, Louison Bobet, Jacques Anquetil e Fausto Coppi me deram um pouco de embasamento pra saber que doping é inerente ao homem quando se fala de competição. Mas qdo se declara que 7 anos do Tour não tem vencedores… Aí bastou pra mim. Mesmo assim, obrigado por se preocupar com o que eu poderia gostar ou não na TV. “Desligar a TV” sim seria um bom conselho e é, na verdade, o que tenho mais feito nos últimos anos.
          Abç e bom pedal!

          (0)
          Responder
  6. Marcione de Souza Krai disse:
    15 de julho de 2013 às 15:34

    Eu gosto do esporte, dopados ou não, para mim é igual, corro na master e vejo uma galera se dopando, mas eu não me aborreço com a minha colocação na corrida, meu objetivo é outro, por muitos anos eu corro, antes até conseguia alguma colocação aceitável, mas depois do EPO ficou bem difícil, essa história de esporte limpo é pura balela, é uma utópia, o ouro do tolo, .o pior disso tudo é que o ciclismo paga o pato por causa dessa hipocrisia, aonde se diz que esporte de competição pode ser limpo, outros esportes saem ganhando com essa nossa briga interna de quem é dopado e quem não é, sinceramente acho que tinha que ser liberado o doping, morreria uma meia dúzia e aí ficaria a critério de cada um, se é mais importante ganhar ou viver mais e com saúde…

    (1)
    Responder
  7. Nicole disse:
    15 de julho de 2013 às 11:34

    Excelente texto Henrique! Parabéns!

    (0)
    Responder
  8. ary marcos disse:
    15 de julho de 2013 às 11:39

    doping isso ai e uma coisa que igual a religião e politica não da para se discutir ontem mesmo ficamos sabendo de atletas do atletismo O americano Tyson Gay e o jamaicano Asafa Powell os caras eram idolos no seus países e agora como fica isso. complicado jugar um certo esporte, ciclismo muitas vezes pode ser comparado com atletismo onde depende muito de um alto rendimento. sempre vai ter mal elementos no esporte.

    (0)
    Responder
  9. Osmar Tavares Junior disse:
    15 de julho de 2013 às 11:39

    é o preço que se paga por deixar chegar onde chegou!
    agora só com muito esforço e paciência para mudar isso.
    A reputação do esporte chegou nesse ponto, agora, cabe os profissionais e entidades seguirem um padrão para deixar o esporte limpo. Dopping vai acontecer? vai, claro, é sempre uma corrida de gato e rato, mas o importante não fecharem os olhos como fizeram na década de 90/2000.

    abraço, boas pedaladas

    (0)
    Responder
  10. Luis Guilherme disse:
    15 de julho de 2013 às 11:42

    Perfeita a avaliação!! Agora me diga se na maioria dos esportes não tem dopados??? O caso do ciclismo é o mais evidente pois fazem testes constantes!!!Fiquei sabendo por um amigo desse negocio q msm em férias vc está sujeito ao anti-doping. Só citando exemplos, vc acha q grandes nomes do tenis não se dopam?? Jogando partidas de 4 horas por dia?? “Não, mas eles estão acostumados”. Não há ser humano algum que aguente jogar partidas assim!!!!!

    (0)
    Responder
    • Paulo disse:
      15 de julho de 2013 às 14:44

      Exactamente. É humanamente impossível andar durante 15 dias em cima de uma bicicleta fazendo mais de 200 km/dia comendo apenas “bifes” e bebendo “red bulls”. Os atletas têm que apresentar resultados ou são descartados, sujeitam-se muitas vezes com risco para a própria vida a todos os meios para justificarem os fins.
      É claro que durante muito tempo ( na alta competição ) quase todos tomavam doping. Era um meio fechado e os podres ficavam entre eles. Desde há um tempo para cá que decidiram fazer alguma coisa, isso porque alguém que não gostou de arcar com as culpas sozinho deu com a língua nos dentes e a partir daí as peças de dominó começaram todas a cair. Ainda vamos ver muitos ciclistas ( de renome ) a mostrarem-se muito arrependidos dos anos em que enganaram toda a gente. Vai demorar muitos anos até que se acredite novamente no desporto de alta competição, nomeadamente no ciclismo.
      Só é no ciclismo? Não, infelizmente não. Futebol, ténis, atletismo, halterofilismo etc, etc, etc…

      (0)
      Responder
  11. Afonso Morais disse:
    15 de julho de 2013 às 11:42

    Texto ingênuo. A paixão pelo ciclismo adormeceu a racionalidade e cerrou os olhos do autor diante do contexto geral da modalidade especificamente e do esporte em geral nos dias de hoje.

    (0)
    Responder
    • Vithor disse:
      15 de julho de 2013 às 12:28

      Uau, muito bom Eduardo de Rose!

      (0)
      Responder
  12. William Queiroz disse:
    15 de julho de 2013 às 11:43

    Exatamente

    (0)
    Responder
  13. Thiago Vasconcelos disse:
    15 de julho de 2013 às 11:43

    Puts! Ótimo texto! Parabens!

    (0)
    Responder
  14. EDUARDO disse:
    15 de julho de 2013 às 11:44

    Parabéns! Quem ve o esporte precisa deste tipo de esclarecimento. Com relação ao Lance Armtrong – não precisava de mais nada alem de se dopar! So o dopping independente de outras porcarias já é o sufucuente para banilo do esporte. Tem que servir de exemplo.

    >> Quer vencer? TREINE!!!!!!! DEDIQUE-SE!!!!!! Se vc for o melhor vencerá! Quem compra, vende e mantém o esporte não pode admitir a permanência dos desonestos!

    (0)
    Responder
  15. Silvio disse:
    15 de julho de 2013 às 11:46

    Otimo texto Henrique, o doping sempre será associado a qualquer esporte de alto rendimento, mas quando alguem ganha como o frome vem ganhando no tour começam a falar que esta turbinado, o ciclismo e a vidraça que todo mundo quer jogar a primeira pedra. a equipe sky joga duro contra o doping, e se lembrarem os ciclistas do time após o caso lance amstrong passaram a assinar um termo de compromisso, sendo que se forem pego em algum doping serão demitidos e processados.

    (0)
    Responder
  16. Paulo Sak disse:
    15 de julho de 2013 às 11:46

    Boa Henrique. Compartilho da sua opinião. Gosto do Cadel Evans porque ele me parece limpo. O discurso dele é coerente e por isso prefiro acreditar no que ele diz do que ficar julgando sem saber.

    O Lance pra mim nunca foi ídolo. Tinha minha admiração como desportista, mas depois dos fatos aclarados, minha opinião mudou bastante. E tenho orgulho de mudar de opinião sempre que constato contrariedades. Tem pessoas que se apegam demais em crenças.

    E realmente, o Ciclismo é o esporte em que se corta a própria carne nesse lance do dopping. Gostaria de ver o mesmo afinco no futebol, atletismo, basquete, baseball, hóquel, tênis, golfe… Até nas inofensivas corridas de rua.

    Abração.

    (0)
    Responder
  17. Marcelo Góes disse:
    15 de julho de 2013 às 11:49

    Henrique, você já leu o livro do Tyler Hamilton? É bastante revelador. Não sobre o Lance e sim sobre o sistema que impera no ciclismo. Teste negativo não significa absolutamente nada e no livro ele revela como burlavam o sistema, com certa facilidade até. É uma boa leitura. É um relato amplo sobre o ciclismo, o doping, escolhas e um pouco sobre o Lance. Se anida não leu, te indico. Tenho certeza que você vai curtir!

    Abraço

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de julho de 2013 às 11:53

      Sim, eu lí!
      Inclusive citei ele nessa matéria! É revelador, mas leva em consideração uma outra época. Não podemos dizer com absoluta certeza que atualmente é da mesma forma.
      Abraço

      (0)
      Responder
  18. Mauro Monteiro disse:
    15 de julho de 2013 às 11:52

    Esse ” controle ” de doping, só pega quem eles querem.
    Se quiseem tinha pego o Lance antes. E quer saber ? QUALQUER atleta de ponta toma bomba.
    Negar isso é burrice, não me leva amal.
    Humanamente é impossivel alcançar performances espetaculares, sem tomar nada.
    Mas as pessoas adoram, levar tudo para o lado do romantismo eterno…rs

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de julho de 2013 às 11:55

      Mauro, eu não estou negando que exista o doping.
      Na minha opinião a “burrice” é condenar a todos sem ter provas, só por uma percepção amadora da forma como o cara pedala.

      (0)
      Responder
      • Mauro Monteiro disse:
        15 de julho de 2013 às 12:01

        Claro, Henrique, claro. Achólogos e invejosos tem em todos os lugares.
        Julgar é uma faceta nefasta dos ser humano, nesse ponto te dou razão.
        abraço, bons treinos

        (0)
        Responder
  19. Carlos disse:
    15 de julho de 2013 às 11:53

    Rapaz eu não sabia que o controle antidoping era feito até nas férias dos caras. Òtima matéria, espero que sirva para os desinformados que ficam defamando o esporte.

    (0)
    Responder
    • Ivon Andrade disse:
      24 de setembro de 2013 às 11:30

      Lembre-se da Daiane dos Santos, ela não estava em competição. Melhor dizendo, estava em recuperação pós-cirugica. Como não comunicou a federação, foi eleita e pega no doping.
      Assim é a vida de atleta, “tem que estar apto a competir” – LIMPO.

      (0)
      Responder
  20. Hélio Reis disse:
    15 de julho de 2013 às 11:54

    Eu reconheço alguma “legitimação” nesses comentários.

    A verdade é que nos últimos 15 anos a quantidade de vencedores da Volta a França que viram a sua vitória anulada é enorme e estende-se a outras provas.

    Se nos dermos ao trabalho de fazermos uma pequena estatística, damos conta de uma enorme probabilidade de um vencedor da Volta a França estar dopado.

    Daí que compreenda os comentários porque, por triste que seja, a probabilidade de estarem certos é bastante alta.

    (0)
    Responder
  21. Hermes Finazzi disse:
    15 de julho de 2013 às 11:55

    Realmente um texto primordial, excelente…

    (0)
    Responder
  22. Leonardo disse:
    15 de julho de 2013 às 11:59

    Ótima analise do tema, Henrique. Mas é um assunto que ainda vai durar um tempo no mídia e na boca do povo nao informado sobre o esquema antidopping que rola por trás do ciclismo, como ja foi dito, o esporte de alto nível sempre esteve envolvido com o dopping. Sobre o caso Armstrong: na minha opinião, ele nao deixa de ser o campeão que foi e que é, pois 7 ediçoes seguidas nao é para qualquer um, e um dopping mal administrado nao traz resultados satisfatórios

    (0)
    Responder
  23. Bentania disse:
    15 de julho de 2013 às 12:00

    Devo dizer que não concordo nada com este texto. O primeiro objetivo do controlo anti-doping é proteger o praticante dos poderosos interesses externos à modalidade que o farão aceitar drogar-se. O caso de Lance Armstrong (LA) é chocante não por aquilo que ele fez, mas porque, apesar de TODOS andarem dopados, apenas alguns foram castigados. A melhor prova disso é que a UCI sentiu que seria uma vergonha atribuir o título a outro drogado e não o atribuíram a ninguém (o que seria um absurdo de injustça caso os outros não andassem também drogados). Infelizmente, no ciclimo provou-se de forma inequívoca que eles se drogavam, daí as medidas rígidas de controlo anti-doping implementadas PARA PROTEGER OS ATLETAS. Eu não sei se o ciclimo é o desporto com mais drogados (até duvido que o seja), mas os drogados têm de ser erradicados de TODOS os desportos a bem da competição, da saúde dos próprios atletas e da verdade desportiva!

    (0)
    Responder
  24. CHRISTIAN WESTGEEST disse:
    15 de julho de 2013 às 12:00

    O PROBLEMA EM SÍ ESTÁ NO SER HUMANO… NA POBREZA DE QUEM SÓ TECE ESTE TIPO DE COMENTÁRIO E TB EM TODOS CICLISTAS QUE SE DOPAM – INCLUIDO AMADORES Q NÃO SÃO POUCOS!

    TODOS Q TOMAM UMA “BOMBINHA” SEQUER NÃO PASSA DE UM GRANDE DERROTADO, POIS AO TOMAR, ACABA DE PERDER PARA SI MESMO! Fora as questões de saúde!

    Deixemos q quem é de direito fazer os julgamentos… afinal nunca vi numa vitória esmagadora de um time de futebol (p ex Meu GALO destruindo o São Paulo – hehe) alguém dizer : esse time está dopado???

    NOS FALTA CULTURA ESPORTIVA, AFINAL NEM TODOS SÃO TÃO CORRUPTOS QTOS OS BRASILEIROS ESTÃO HABITUADOS!

    (0)
    Responder
  25. bIrdz disse:
    15 de julho de 2013 às 12:02

    Posso pedir por gentileza se não for muito perigoso? Faça uma reportagem a respeito deste mesmo assunto em nosso país, no Brasil, nas Federações, prinipalmente na Paulista, por favor. Será o inicio de uma nova era pois não quero que meu filho, que ama o cilcismo, compactue com o que acontece por aqui. Talvez por isso estamos tão distantes no cilismo internacional e ficaremos mais atrás ainda se ninguem tomar uma providencia em nosso país quanto a isso. Obrigado.

    (0)
    Responder
    • SILVIO LUIZ MARQUES disse:
      15 de julho de 2013 às 12:39

      A ESPN fez uma reportagem investigativa muito interessante alguns meses atrás, BIRDZ … não sei se no Youtube está carregada, mas com certeza no site da ESPN encontrará essa reportagem.

      (0)
      Responder
      • bIrdz disse:
        15 de julho de 2013 às 13:08

        Obrigado Silvio, vou procurar. Abraço.

        (0)
        Responder
        • birdz disse:
          16 de julho de 2013 às 13:07

          Está aqui;
          Procurando no Youtube por:
          Histórias do Esporte-ESPN -“Pedais Descontrolados”
          Assistam, vale a pena!

          (0)
          Responder
  26. João Otávio disse:
    15 de julho de 2013 às 12:15

    Gostaria de deixar uma situação para reflexão: Leonel Messi “o cara” do futebol, fisiologicamente era para ele ter 1,54m, ok? Hoje ele tem 1,69m, porque? Ele fez uso de não sei quantas injeções de GH que é o hormônio do crescimento…..isso não é dopping? Imagina se todos nós ciclistas pudéssemos fazer o uso do mesmo tratamento! kkkkkk, uma coisa digo e sem medo, esporte de elite não é representativo de saúde!!!!Ou alguém conhece algum atleta de alto nível que viveu 80 anos? Obrigado!

    (0)
    Responder
    • SILVIO LUIZ MARQUES disse:
      15 de julho de 2013 às 12:42

      João Otávio, o que aconteceu com o Messi foi um tratamento da medicina para produzir crescimento em um atleta que sofria com uma deficiência congênita, o que é muito diferente de administração de substâncias para a produção de rendimento acima do que o corpo humano pode produzir naturalmente.
      Ele teve o tratamento sempre acompanhado de um séquilo de profissionais da saúde até que alcançasse níveis aceitáveis de maturação óssea e muscular.
      Fez isso durante o período de adolescência e não podemos sequer supor tal comparação.

      (0)
      Responder
  27. Rafael Gomes disse:
    15 de julho de 2013 às 12:27

    Todo mundo no top 5 (eu arriscaria dizer que até no top 10) é dopado. De vez em quando, degolam alguém pra dizer que o esporte agora é moralizado, mas isso é besteira. Acho ingenuidade crer no contrário. Os organizadores das grandes voltas apenas não têm interesse em fechar o cerco pq isso implicaria em jogar o esporte na lama, perder patrocínio e expectadores. O caso Armstrong só se tornou esse monstro todo por causa do FBI. Se dependesse só da UCI, teria caído no esquecimento.

    (0)
    Responder
    • Vithor disse:
      15 de julho de 2013 às 12:34

      Vc bebeu o mijo deles, colega? Provou o sangue? Então não se arrisque a dizer que todos top 5/10 são dopados.

      Pelo seu comentário, me arriscaria a dizer que vc não entende nada do que está falando. PROVAS. Acusar sem elas é IMORAL, DESONESTO e ESTÚPIDO. Quase igual a um cara que se dopa.

      (0)
      Responder
      • Rafael Gomes disse:
        15 de julho de 2013 às 13:19

        Eu não preciso provar nada pra vc pq vc não paga minhas contas e o que vc pensa não me interessa.

        O que ninguém para pra ver é que o esporte movimenta bilhões por causa de patrocínios e instituição nenhuma quer perder isso. Quando se trata de centenas de milhões é óbvio que UCI, FIFA, FINA ou o cacete vão fazer vista grossa pq os caras querem é dinheiro. Vcs estão ingenuamente falando de honra e glória quando essas fortunas são muito mais atraentes pras equipes, atletas e pros organizadores.

        (0)
        Responder
        • viley de melo disse:
          15 de julho de 2013 às 14:36

          Ótima colocação Rafael.
          Partilho da sua opinião e desisti de expô-la aqui no praquempedala, pois até o próprio Henrique se dispôs a criar um tópico pra atacar quem tem uma opinião contrária.
          Com todo o respeito ao site e ao seu dono, continuarei lendo as notícias, pois ainda acho um dos melhores sites para se acompanhar as notícias do nosso esporte. Porém, não colocarei mais minha opinião nos comentários, pois a gama de pessoas que ainda acredita em um esporte de alto rendimento limpo, em papai noel, coelhinho da páscoa, vencedor do tour de france à base de arroz, feijão e batata, é muito grande e na maior parte deles, não sabem argumentar sem atacar o contra argumentador.

          Ficarei na minha vidinha chata, fazendo meus treinos, participando de provinhas regionais, assistindo todas as provas que gosto, lendo as matérias internacionais (sim, eu leio e tenho conhecimento suficiente pra afirmar o que eu digo), etc e tals, mas sem esquentar a cabeça com os utópicos do ciclismo. Continuem acreditando nesse mundo fictício.
          E pra quem ainda acredita que o Froome e sky estão no pão e batata, sugiro que leiam mais:
          http://bikepure.org/2013/06/transparency-grand-tour-contenders/
          Pq ele foi excluído do bikepure? (como meu irmão me mostrou, até a radioshack tirou uma com a cara do froome e escreveu bikepure no bretelle deles).

          Pesquisem o histórico do cara…
          http://en.wikipedia.org/wiki/Chris_Froome
          Antes de 2011 não teve NENHUMA vitória de expressão.
          De repente o cara é 2º na Vuelta…aham…tá bom..
          Se o cara tivesse vindo de uma carreira em ascensão..tudo bem, não acho que ninguém estivesse questionando o desempenho atual dele…
          Mas pra quem pedala ou já pedalou em nível competitivo…sabe o que pensar…

          Só pra refrescar a memória de alguns.
          USPS = dinheiro do governo (muuuuuuuuito dinheiro)
          SKY = idem (maior orçamento do pro tour, assim como USPS na sua época)

          USPS = estrela em ascensão (Amstrong)
          SKY = idem (Froome – pois não vejo o wiggins como estrela em ascensão, lembrando ele já vem de uma carreira de sucesso desde o ciclismo de pista)

          USPS = gregários mudando de desempenho em curtíssimo tempo (com Hincapie, Hamilton, Landis e cia)
          SKY = idem (vide Ritchie Porte e cia, ontem)

          USPS = suborno das organizações antidoping
          SKY = não duvido (mas não estou afirmando nada, tá bom assim??)

          As semelhanças com o que houve na época da USPS são claras e gritantes…e independente do sistema de controle antidoping existente, tudo ainda é subordinado a mesma coisinha – o SER HUMANO.
          E o ser humano é corruptível…o que manda é a grana…enquanto tiver alguém disposto a pagar, haverá alguém disposto a se vender…não existe sistema antidoping perfeito…assim como um dos médicos do COI afirmou em uma entrevista na ESPN.
          “O SISTEMA DE DOPAGEM É SEMPRE 10 ANOS MAIS DESENVOLVIDO QUE O SISTEMA ANTIDOPING. ENQUANTO ESTAMOS DETECTANDO UMA SUBSTÂNCIA AGORA, OS ATLETAS JÁ ESTÃO SE DOPANDO COM ALGO QUE SÓ SERÁ DESCOBERTO DAQUI A 10 ANOS”.

          Se eu encontrar essa entrevista pela net, envio aqui no site…mas sei que não vai adiantar nada…pois os ufólogos daqui só acreditarão, quando (e SE) o Froome for pêgo em algum exame…

          E não me entendam mal…não sou contra o Froome, ou contra o esporte…adorei ver o show dele…apenas, não consigo mais me iludir, achando que é tudo fruto de treinamento intenso ^^

          Recomendo a todos tomarem a pílula vermelha do filme matrix tb…o quanto antes vcs tomarem, menos frustrados vcs serão com o ciclismo…

          (0)
          Responder
          • Henrique Andrade disse:
            15 de julho de 2013 às 14:46

            Viley… Do mesmo jeito que vc tem o direito de dar a sua opinião sobre os ciclistas e a quem tenta acreditar em um esporte limpo, eu tenho o direito de escrever uma matéria com a minha opinião? Certo? Isso não é um ataque, é a minha opinião..
            Eu sou obrigado a ouvir tudo o que todo mundo fala e não posso escrever sobre isso em meu próprio site, que estou “atacando alguém”?
            As suas opiniões estão todas publicadas, eu nunca censurei a opinião de ninguém… Agora se a minha opinião não é a mesma que a sua… Ótimo… Mas isso nõa significa que estou atacando alguém
            Outra coisa… EU NÃO ESTOU FALANDO QUE O ESPORTE É LIMPO!!!!
            Eu estou argumentando contra as pessoas que tem “CERTEZA” que todos se dopam, quando elas não tem prova concreta nenhuma… É só isso!
            Inclusive eu falo que se um atleta for pego, ele tem que ser criticado, mas antes disso NÃO!

            Com relação ao histórico de Froome, ele sempre foi gregário. Ganhar etapas e ser um excelente ciclistas são coisas completamente diferentes.

            Abraço

            (0)
          • Rafael Gomes disse:
            15 de julho de 2013 às 15:02

            Viley, eu não tenho nada contra o Henrique. Aliás, eu gosto dele e sou fã do site. Eu apenas discordei de uma ideia e já veio um cara partindo pra uma agressão bem gratuita, mas isso nem me incomoda.

            Excelentes esses paralelos que vc traçou entre a USPS e a Sky. As pessoas realmente não se ligam nessa questão de dinheiro e esse é ponto central da coisa.

            Vc falou que o Froome vai ser campeão no segundo Tour dele, mas ele estava fisicamente melhor que o Costeletas ano passado e só não deu um coice nele nas montanhas pq ele estava cumprindo ordens.

            Eu pedalo e acompanho as grandes competições desde 1992. Na minha adolescência eu acompanhei as vitórias do Indurain, vibrava e me emocionava. Hoje eu ainda assisto tudo isso, mas não consigo me envolver mais pq eu sei o que está por trás de tudo. Pegar a bike e pedalar com os amigos me empolga muito mais que ver gente dopada escalando o Mont Ventoux respirando pelo nariz como se estivesse deitado no sofá de casa.

            (0)
          • viley de melo disse:
            15 de julho de 2013 às 15:29

            Rafael, eu não conseguiria expôr minha própria opinião melhor do que o que vc fez agora.
            É exatamente a mesma forma que eu penso.
            Assisto sempre que posso às provas, mas desde a época do caso festina, que pesquiso e procuro ler mais sobre doping, e desde essa época, incluindo a era Armstrong, sempre fui desacreditado que tudo aquilo era fruto de treinamento, arroz e banana, como já disse aqui no site em outras ocasiões. Nunca defendi que o Lance não usava nada. Pelo contrário. Sempre acreditei que ele usava alguma coisa, assim como ainda acredito que pelo menos os 20 primeiros de qualquer GT e todos os líderes de equipe, usam.

            Quando eu falei sobre o Froome, foi com relação ao rendimento meteórico dele, de 3 anos pra cá…antes de 2011 o cara praticamente não existia no pelotão profissional, nem como gregário…
            Olha o restrospecto do cara:
            http://en.wikipedia.org/wiki/Chris_Froome
            Fora um segundo lugar no campeonato nacional de TT em 2010, mais nada…NADA…
            É algo como se o Ted King, começasse a disputar o top 3 do tour de france ano que vem :P

            “Pegar a bike e pedalar com os amigos me empolga muito mais que ver gente dopada escalando o Mont Ventoux respirando pelo nariz como se estivesse deitado no sofá de casa.”
            **PERFEITO**

            Pra finalizar, também não tenho nada contra o Henrique e tb sou fã do cara, inclusive acompanho todos os treinos dele pelo strava pra tentar me motivar a treinar mais :P
            Só achei que o texto deste tópico foi agressivo com quem estava questionando o desempenho do Froome em outro tópico. ^^

            (0)
          • Samo Fischer disse:
            16 de julho de 2013 às 10:04

            Viley de Melo, “Pq ele foi excluído do bikepure? (como meu irmão me mostrou, até a radioshack tirou uma com a cara do froome e escreveu bikepure no bretelle deles).”
            Só pra esclarecer, no bretelle da LeopardTrek(radioshack) Não está escrito “Bike Pure” e sim “B-PURE” que é uma marca de suco.

            (0)
  28. Vithor disse:
    15 de julho de 2013 às 12:34

    “…CONDENAR A TODOS SEM PROVAS, SÓ POR UMA PERCEPÇÃO AMADORA DA FORMA COMO O CARA PEDALA”

    Em cima do problema, Henrique. Excelente comentário.

    (0)
    Responder
  29. andre disse:
    15 de julho de 2013 às 12:39

    Realmente é precipitado afirmar que o cara se dopou, sem ter provas antes. Mesmo ele tendo sido beneficiado com um abastecimento ilegal a 10 kms do final da etapa no monte ventaux, e sentado no selim disparar com uma força e energia tão absurdas que Contador deve ter pensado em se aposentar quando viu aquilo. Vejam o que fazia o próprio pistoleiro, quando estava turbinado e como ele corre agora, pianinho… Mas o bom é que nada disso me faz desgostar do ciclismo, e nem deixar de assistir espetáculos como o tour de france. Não tenho provas, não sou atleta de alto nível, não posso acusar ninguém. Porém, não tem como acreditar em super-homem, apesar de viver no país das mentiras.

    (0)
    Responder
  30. Thiago Luz disse:
    15 de julho de 2013 às 12:48

    Bom…. quem somos nós pra julgar? Nós somos quem sustenta esse esporte! Somos nós que damos visibilidade, crédito e que faz com que ele seja tão visado no mundo todo, que faz com que os patrocinadores banquem um esporte extremamente caro. Nem eles nem eu quero ficar bancando uma falsidade. E nunca vou aceitar esse papo de que esporte de alto rendimento bla bla bla mimimi… desculpa mas se então é pra fazermos as coisas a base de remedinhos ou coisas industriais digamos assim, que os esportes sejam feitos por robos. Claro que n é só se dopar que vai ser campeão agora que tem “treta” nisso ai tem, pq nenhum cara que da tiro de 100m fica com corpo extremamente saradão n e todo mundo sabe né… agora ciclista é controlado o ano todo… na boa? A maior parte desses testes com certeza é maqueado!

    Igual futebol, tem muita grana? Compra-se o jogo!

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de julho de 2013 às 12:51

      “Com certeza é maqueado” como você pode afirmar isso?
      Tem alguma evidencia real disso?

      (0)
      Responder
      • Thiago Luz disse:
        15 de julho de 2013 às 15:08

        Vc está querendo que eu compreve as coisas num questionamento meio vago… seria o mesmo que eu questionar o brasil inteiro quando falam: todo político é corrupto!

        Desculpe amigo, mas acho que vc n aceita quando opiniões são meio diferentes… eu acredito em ciclistas limpos, exames limpos mas onde há muito dinheiro, há muita sujeira… INFELIZMENTE!

        (0)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          15 de julho de 2013 às 15:16

          É engraçado isso… Eu argumento com você e vc diz que eu “não aceito a sua opinião”
          Eu aceito… só não concordo! São coisas bem diferentes

          (0)
          Responder
          • Micheli Souza disse:
            16 de julho de 2013 às 15:35

            Na boa Henrique, o seu site e o melhor site sobre pedal do Brasil, mas você tem dificuldades de aceitar opiniões contrárias a sua, como por exemplo no pst dos quadros OEM, quando alguém fala que não gosta de freio a disco, lá vem um ADP por sua parte. Leio seu site todos os dias, assim como lia o Maglia Rosa, que acabou por motivos ainda duvidosos, nunca fiz nenhum tipo de comentário aqui no seu site, para não ser repudiado. Reafirmo este é o melhor site sobre pedal do Brasil, mas você é um pouco cabeça dura. Abraço

            (0)
          • Henrique Andrade disse:
            16 de julho de 2013 às 15:44

            Então tá….
            Já que não posso expressar a minha opinião, como vários leitores gostam de fazer… Vou tentar ficar quieto.
            Não sabia defender a minha opinião e argumentar era ser cabeça dura… Me desculpe então!
            Abraço e obrigado pelo comentário

            (0)
  31. José Luiz Vilhena disse:
    15 de julho de 2013 às 12:59

    Discordo bastante.

    Em geral, o anti-dopping é bem duro nos esportes de alta performance física individual. Isso não é uma exclusividade.

    E o interessante não é melhorar testes, o interessante é melhorar os atletas e treinadores, para que eles vejam que ganhar drogado é um desonra para todos.

    Quanto a sua pergunta, quem somos nós para criticar? Nós pagamos a conta. Nós consumimos os produtos, nós compramos os ingressos, nós assistimos a TV etc.. Quem, além de nós, poderia se sentir mais usado e feitos de otários? Mesmo com atitudes que aconteceram a 4.000km daqui, mas a TV mostrou.

    Existem 3 coisas que movem as pessoas ao esporte, felicidade, orgulho e honra. Infelizmente estão sendo riscadas em prol de dinheiro e fama.

    Não acho que esteja errado criticar, mesmo que generalizando. Quem sabe menosprezando e ridicularizando, os atletas e treinadores comecem a mudar a mentalidade.

    (0)
    Responder
    • Vithor disse:
      15 de julho de 2013 às 13:19

      Discordo. Nunca que MENOSPREZAR E RIDICULARIZAR algo vai mudar algo para MELHOR. Pelo contrário.

      (0)
      Responder
  32. Alison disse:
    15 de julho de 2013 às 13:02

    Henrique voce foi muito feliz nas suas considerações,Ciclismo ou ame-o ou deixe-o.

    (0)
    Responder
  33. José Carlos Gonçalves Silva disse:
    15 de julho de 2013 às 13:17

    É esse tipo de matéria que estava faltando Henrique. O engraçado é que ninguém fala dos outros esportes,como o Atletismo,que é o “maior exemplo” de dopagem[aconteceu outra vez nesse sábado]vários atletas foram pegos no exame de doping. O Bolt já ganhou tudo no Atletismo,e ninguém faz nenhum comentário de que ele está se dopando. E tem mais,recentemente o ex-médico Eufemiano Fuentes deu uma entrevista dizendo que quer “vender informações” sobre todo o esquema de doping pra quem estiver interessado. Ou seja: como já foi dito,naquelas bolsas de sangue tem nomes de profissionais,além do Ciclismo,tem também do FUTEBOL,ATLETISMO,etc. Só que todo mundo só fala do Ciclismo. Quando esses esportes vierem à tona,talvez essa galera acredite mais no nosso Ciclismo.

    (0)
    Responder
  34. Hugo Reis disse:
    15 de julho de 2013 às 13:40

    “Qual a contribuição que esse tipo de comentário trás para o esporte?”

    “Traz” de “trazer”, se escreve com Z.

    Eu acho que todos os atletas da frente se vêm forçados a competir sobre o efeito de algo. Isso mesmo me confirmaram amigos que já foram profissionais.
    A diferença é que uns têm forma de passar “debaixo do radar”, seja por usarem métodos inovadores ou por moverem influências.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de julho de 2013 às 13:44

      Obrigado, fiz a correção do texto

      (0)
      Responder
  35. Marcos disse:
    15 de julho de 2013 às 13:43

    Em todos os esportes competitivos com premios em dinheiro tem gente se dopando

    Ciclismo só parece mais porque testa mais … simples assim

    (0)
    Responder
  36. Fernando - Ápice disse:
    15 de julho de 2013 às 13:48

    galera, na boa, mas num nível tão alto como no TdF, é anormal o Froome se destacar tanto como fez no Mont Ventoux. Nem Pantani e Armastrong subiram o Ventoux daquela forma…

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      15 de julho de 2013 às 13:50

      Tudo bem Fernando…
      Mas você concorda comigo que esse fato em sí não prova nada?
      E nem dá a ninguém o direito de que “com certeza” ele está dopado…?
      A minha argumentação é contra o pré-julgamento

      (0)
      Responder
    • Samo Fischer disse:
      15 de julho de 2013 às 14:47

      Se o cara treinou não tem nada de anormal…

      (0)
      Responder
    • Dirvan disse:
      15 de julho de 2013 às 15:51

      Planejamento e estrategia. O Mont Ventoux era uma etapa crucial para a decisão do Tour. Tanto na possibilidade de fazer um bom tempo, quanto de afetar os adversários psicologicamente.
      Não é atoa que já se lê reportagens dizendo que agora ele só perde se acontecer uma catástrofe.
      A Sky vinha sendo criticada em provas planas e o Froome não saía do vácuo a semana toda. É por resultados como este que o esporte é coletivo e tem equipes tão empenhadas. Ou seria cada um por sí e vamos ver quem chega primeiro.

      E tem outra. Se o Froome está tomando algo que não é detectável ainda, o Contador também toma, o Mollema, o Kreuziger, o Joaquim Rodrigues… Só o Evans tá limpo esse ano.

      (0)
      Responder
  37. Fernando - Ápice disse:
    15 de julho de 2013 às 14:15

    Blz Henrique!
    Acho mto legal esta discussão, pois, em regra, no Brasil era para discutirmos futebol!!! rsrsr
    Tenho pleno conhecimento de que sem prova não podemos julgar, mas isso é muito formal. Esta premissa tem que ser levada em consideração lá para as autoridades que eventualmente suspeitem do Froome.
    Aqui eu assumo a papel de torcedor, daqueles inflamados e que a emoção vale muito mais que a razão, e por isso ainda acho a performance dele anormal. A propósito, sou torcedor do Contador (é claro!).
    Por outro lado, você, como fomentador de idéias e discussões por meio do PQP, está corretíssimo em defender a tese daquilo que for mais justo, legal e moral. Valeu e parabéns pelo PQP. Abs.

    (0)
    Responder
  38. Samo Fischer disse:
    15 de julho de 2013 às 14:59

    Muito boa a redação Henrique, eu também já estava de saco cheio de ler esses comentários infelizes sobre todos estarem dopados.
    Tem muita gente que pensa que não exite mais treino nem garra para vencer uma competição, basta se dopar que o troféu tá ganho.
    Espero que este texto sirva de um “cala boca” pra quem só pensa no doping generalizado.

    (0)
    Responder
  39. Denis disse:
    15 de julho de 2013 às 15:48

    Galera, sou profissional de Educação física pós-graduado em fisiologia no rendimento esportivo e ciclista amador. Nesta especialização tive aulas com um membro pesquisador da WADA que trabalha la ha 17 anos. Ele sempre disse abertamente (inclusive citando nomes, datas e etc) do uso do doping em todas as modalidades. No caso Armstrnog, no segundo titulo dele no TDF, a WADA ja tinham provas mais que suficientes que ele estava dopado, mas por varias questões (a maioria delas envolvendo dinheiro, interesses e patrocinios) nao o “pegaram”. E o fato é que o doping esta muito a frente do anti-dopoing, por isso muitos pesquisadores da WADA pesquisam “o doping” e nao o anti. Se o controle feito no ciclismo fosse feito nos outros esportes, é evidente que muitos e muitos seriam pegos tambem. è uma triste realidade… paciencia, e lembrando que esporte de alto nivel nao é sinonimo de saude (muito pelo contrario) Enquanto quiserem ver corredores de 100m correndo abaixo de 10 segundos, enquanto quiserem ver o Nadal jogar uma partida de 5 horas na quinta e outra de 5 horas no sabado, enquanto quiserem ver ciclistas pedalando durante 21 um dias com medias absurdas, o doping vai existir. O Esporte é muito mais do que o atleta profissional, entao nao devemos ter os profissionais e o que eles fazem como via de regra para generalizar o nosso esporte. Abraço e bom pedal a todos.

    (0)
    Responder
    • Rafael Gomes disse:
      15 de julho de 2013 às 16:31

      Excelente colocação, Denis.

      (0)
      Responder
  40. Anderson disse:
    15 de julho de 2013 às 16:06

    O tema realmente é pesado e difícil de discutir. Nenhum de nós tem autoridade máxima para dizer “fulano é” ou “fulano não é”, talvez nunca poderemos provar pois não passam de suposições.

    Fiquei um pouco triste por Froome pois ele realmente deve ter treinado pesado para este Tour, exatamente como ele disse durante a reportagem. Mas é complicado saber qual o limite entre o real e o irreal, sempre haverá a desconfiança e os atletas de agora em diante terão de se acostumar com isso.

    Mas eu gostei muito da matéria da BikePure, acredito que talvez este seja o caminho para trazer um pouco de confiança para o tour. Com a tecnologia cada vez mais adentrando as bikes, por que não instalar medidores de potencia e transmitir aos espectadores dados dos seus ídolos em tempo real? É caro, é complicado? Sim, porem com tanto dinheiro em jogo, por que não se dedicar a termos um tour mais transparente? Pode até ser que isto não impeça o doping, mas pode ser mais uma fonte de comparação para o publico. E se não me engano o tour da California já tem algo parecido.

    (0)
    Responder
  41. Philosofo disse:
    15 de julho de 2013 às 16:54

    Gente eu sempre andei de MTB, por um período peguei a MTB vendi e fui pra speed, não sou um cara que acompanha as voltas as competições nem nada, mas eu sempre via por aqui pela cidade os ispideiros falando: Ah MTB é pra passear no parque, quer ser ciclista mesmo? Praticar o esporte? Vem pra ISPIDI. Bom neste tempoq ue andei com os ispideiros eu sempre sobrava, e fui descobrir que eles tomavam um puta comprimidinho pra poder “pedalar melhor”, e descobri em um dia de um pedal de 120km que eu fiquei uns 10 km pra trás e quase no final do pedal eu alcancei um deles e larguei ele pra trás. Depois me falaram: Ah deve ter acabado o efeito. Não digo aqui que no MTB profissional de alto nível não tenha dopping, pode até ter ou pode não ter sei lá, mas eu prefiro andar com quem passeia no parque do que com neguinho que acha melhor tomar medicamentos X para subir a 40 por hora do que praticar o esporte de forma saúdavel!

    (0)
    Responder
  42. Sandro Mauro disse:
    15 de julho de 2013 às 17:03

    Ótimo texto Henrique, não é ingenuidade, até porque deixa em aberto a possibilidade de existir o doping, só que exite uma legião de orfãos de Lance Armstrong que não admitem que ninguém mais tenha sucesso, o Froome pode estar dopado, sim ou não, só o futuro vai dizer, mas ser leviano e ficar acusando todo mundo que superar meu antigo ídolo é sinônimo de frustração e recalque.

    (0)
    Responder
  43. Marc disse:
    15 de julho de 2013 às 17:39

    De certa forma temos autoridade sim, para expor nossas opiniões e não julgar,,, somos os fãs, somos os olhos que estão guiando e querendo ser igual tal cara,, somos nós que movimentamos o esporte,,, julgar ninguém deve, e nunca, em nenhuma situação,,,, devemos nos lembrar que o Lance sabia de cada podre no ciclismo e NÃO entregou ninguém, nem mesmo outros esquemas e etc,,, o cara passou pelo câncer e ninguém comenta,,,, o cara tava maior que a própria corrida, famoso, rico, etc,,, não dá pra achar que conhecemos as decisões dele,,, como ciclista bem dente de leite que sou, acho feio, acho xato e acho triste julgar as pessoas,,,,, tem hora que o ego bate e o cara quer tomar algo pra melhorar sem ser treinar muito,,, enfim,,,, gosto daquele pouquinho do dia a dia,,, e me dou bem com meu ego,,,, CONCORDO PLENAMENTE com o Henrique,,, denegrir o esporte que amamos não faz o menor sentido,,, deveríamos não mencionar esses fatos em nossos comentários e descobrir pontos de vista melhores, mais interessantes,,,

    (0)
    Responder
  44. Cristiano disse:
    15 de julho de 2013 às 20:33

    belo texto… concordo contigo!!!!!

    (0)
    Responder
  45. Philippe disse:
    15 de julho de 2013 às 21:30

    Hoje qualquer esporte profissional com alto nível de rendimento onde muito dinheiro esta envolvido o doping é fato. Porque existem drogas no mundo? Porque são um excelente negocio. O foco é tornar o doping um mau negocio, como? A principio fiscalizando e punindo. Na minha opinião, punindo nao somente atletas, mas também equipes, onde? No bolso onde mais doe!!! Multas pesadas…. Assim o doping começa a ser tornar um mau negocio… E quem ganha sao os atletas que ficam aptos a competir de cara limpa.

    (0)
    Responder
  46. Sandro disse:
    15 de julho de 2013 às 22:16

    O doping é algo antigo no ciclismo como tb nos outros esportes.
    Digo isso não porque o Armstrong foi pego mas ele é algo antigo está enraizado como uma cultura.
    Vamos voltar mais no passado vcs já ouviram as decalarações de Fausto Coppi ícone do ciclismo Mundial onde alegar todos os ciclistas tomarem uma substancia chamada”La Bomba”? ou o incrível Eddy Merckx chorando em uma entrevista após ter sido pego no anti doping?
    Tudo isso que digo aqui não para denegrir o ciclismo pois o pratico a mais de 20 anos porém as pessoas não aceitam uma verdade que existe na “cultura” deste esporte.No Brasil o técnico da Seleção Brasileira Antonio Carlos Silvestre foi demitido por confessar o mal desempenho dos ciclistas brasileiros em Eventos Internacionais pois aqui não se tem doping quando vão p lá tem resultados ruins pois usam substancias inferiores aos dos estrangeiros,enfim isso é antigo e quando aparece algo anormal alguém andando demais em relação aos outros isso evidentes que está “sujo” mas garanto que isso não se suja este esporte fantástico onde a luta de ser atletas dando tudo de sí seja a alma ou melhor a “química” deste negócio ; )

    (0)
    Responder
  47. Sandro disse:
    15 de julho de 2013 às 22:24

    Por isso tudo o que tenho de dica seria: Não se iludam com um novo “Super ciclista” que apareça e lute com todos os “vilões” dopados e salve nosso esporte alegando que está limpo e irá provar a mundos e fundos isso. Pois vc pode se decepcionar…
    Já tivemos não a última mas muitas outras que foram esquecidas e as pessoas se decepcionaram,então pratiquem este esporte fantástico mas “não ponha a mão no fogo” por ninguém.; )

    (0)
    Responder
  48. Sandro disse:
    15 de julho de 2013 às 22:28

    ERRATA: Antonio Carlos Silvestre diz em entrevista ao FAntástico:” Por que os cilistas brasileiros nãotem bons resultados nas Olimpíadas ou os principais eventos do ciclismo MUndial a resposta seria : Doping! pois lá não podem usar as substancias que usam aqui.”

    (0)
    Responder
  49. Ronald Felipe disse:
    16 de julho de 2013 às 7:50

    Olá Henrique,

    acompanho seu site há algum tempo, mas nunca comentei. Excelente texto

    Traçando um paralelo com o atletismo, onde Tyson Gay e Asafa Powell foram pegos no doping também: Será que não existe esporte limpo em alto nível?

    Abx.,
    Ronald
    Sorocaba/SP

    (0)
    Responder
  50. Flavio Oliveira disse:
    16 de julho de 2013 às 8:59

    A propósito do assunto, leiam o comentário do Juca Kfouri desta terça-feira (16/07).
    http://blogdojuca.uol.com.br/2013/07/ouro-para-o-doping/

    (0)
    Responder
  51. Marcus Goulart disse:
    16 de julho de 2013 às 9:50

    Vale lembrar que até o Eddy Merckx Foi flagrado no Anti-Dopping, e ele é considerado não só por mim, mas por uma grande maioria dos ciclistas como O CARA!. Se me permitem quero dar uma opinião pessoal sobre as performances dos atletas no Tour, na vida temos que considerar todos inocentes, até que alguém prove o contrário, no caso do Froome, tenho visto um atleta sensacional, daqueles que da gosto ver, e enquanto ele não for pego (se for) em um exame positivo, pra mim ele está limpo.
    Abraço

    (0)
    Responder
  52. Alexandre Pier disse:
    16 de julho de 2013 às 13:12

    Todo aquele que faz uso, ou apoia o uso de doping sim, pois são ladrões de pódio, são corruptos, semelhantemente aos nossos politicos, eles roubam a esperança de muitos que teem uma genética propícia para o esporte.
    Tem que ser falado sim!
    Tem que ser escandalizado sim!
    Tem que ser descriminado sim!
    Tem que ser flagrado, julgado, e condenado, sim!

    (0)
    Responder
  53. Alekson Rabêlo disse:
    16 de julho de 2013 às 15:20

    Eu não concordo que o doping faça do esporte, pois a unica coisa que o doping mostra e que o atleta que e pego no anti-doping, não tem o minimo se quer de espirito esportivo, quem sou eu pra julgar alguém, mas se a equipe entra para uma competição de Grande Porte como o Tour de France ou Giro D’Italia e outras que tem pelo mundo, então isso mostra que a equipe e capaz, se a equipe não conseguir chega lá, aonde todos querem, como aquela camisa amarela que todos desejam ou seja a camisa de um campeão, isso querer que treine mais e mais, agora as pessoas ficam julgando o Froome pelo show de esforço que ele fez na 15ª etapa, gostei muito do depoimento dele, o fato dele se destacar isso não quer dizer que ele anda se dopando. Agora se as pessoas não tem nada pra falar, e melhor ficar calado, pra não falar merda (desculpe pelo palavreado) não mudando de assunto, mas esta acontecendo a mesma coisa com USAIN BOLT, os estudados falam que o corpo e altura dele e desproporcional a velocidade que ele alcança, ou os recordes que ele obteve até agora, mas acredito que isso e resultado de muito esforço, dedicação e treinos ao extremo, mas parabéns a todos os ciclista que correm limpo, porque se não conseguirem chegar aonde querem, não adiante pular para o doping, pois isso so vai estragar a sua reputação que conseguiu com muito esforço…

    (0)
    Responder
  54. sandro disse:
    17 de julho de 2013 às 1:20

    Existe muuuuito dinheiro envolvido amigos…Quantos anos Armstrong ficou inocentado mesmo com os escandalos o envolvendo?Não apenas ele mas todos que competiram com ele tb estavam e cairam na Operação Puerto onde a Imprensa abafou até a ligação dos Times Real MAdrid e Barcelona com o medico que fazia o processo de doping p os cilistas. Se for mexer vai “feder” para muita gente isso inclui Organizadores ,UCI, Patrocinadores e até a WADA( Agencia Anti-doping) por isso que de vez em quando pegam um p Cristo p abafar o podre. Isso é em todos os esportes!Onde se tem muito dinheiro infelizmente vale de tudo

    (0)
    Responder
  55. Igor L disse:
    19 de julho de 2013 às 5:44

    Mimimi… todos os esportes onde os atletas se limitam a esforço físico são assim – pra vencer é necessário o uso de substâncias ilícitas. Por sorte o maior esporte de todos não precisa de doping – o futebol, onde a criatividade e a genialidade são as maiores armas… como provam jogadores como Cruyff e Maradona, franzinos, porem de destaque…

    O ciclismo é tão nojento hoje pra mim, que um dia já admirei muito… que dos últimos 15 campeões da principal competição da categoria, apenas 3 são limpos – o certo é dizer que não conseguiram comprovar o doping desses caras… pois como disse armstrong é impossivel ganhar o tour sem doping

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      19 de julho de 2013 às 7:06

      Você acredita mesmo que no futebol não tem doping?
      Você acha que o Ronaldo saiu do Brasil magrinho daquele jeito e voltou o monstro que ele é hoje só comendo Picanha espanhola?
      Não aparecem os casos de doping Pq os atletas não são testados!
      Esse futebol “criativo” que você tá falando acabou na década de 70

      (0)
      Responder
      • igor g. disse:
        19 de julho de 2013 às 16:38

        é… me expressei no calor do momento, mas creio que o esporte de alto rendimento é condicionado ao uso de substancias dopantes… só na tolice do dia a dia pra acreditar que um jogador de futebol consiga disputar 85 partidas numa temporada de 11 meses… ou um jogador de basquete que joga dia sim dia nao… isso tudo sem perder massa muscular ou ter varios problemas

        fato é que todos os esportes tem esse problema, afinal bilhoes estao neles…

        mas o ciclismo me decepcionou muito, pq logo quando comecei a gostar… ano passado – bradley w… ganhando o tour de france e as olimpiadas de londres… cai essa bomba do lance…

        (0)
        Responder
  56. Michel disse:
    19 de julho de 2013 às 21:39

    Eu moro na França e conheço bem estas montanhas, me desculpe meu amigo, mas sem uma droguinha é humanamente impossivel passar 3 semanas pedalando mais de 200 km por dia no niveo que estes caras correm. Véio eu ando de bike varias vezes por semana, todo sabado faço no minimo 100 km e me desculpe nao da p/ acreditar em toda aquela explosao dos caras! confesso que parece que voce esta falando como alguem que se dopa!!!

    (0)
    Responder
    • Franklin disse:
      20 de julho de 2013 às 21:02

      Se polemizar muito, mas não dá pra comparar você com esses caras, enquanto vc roda 100km por semana, eles rodam 100km por dia, isso quando não estão competindo, enquanto vc sobe morrendo a 20km/h eles sobem a 27-29 km/h.

      (0)
      Responder
  57. josé manuel mendes pereira disse:
    20 de julho de 2013 às 23:36

    Faço ciclismo desde muito novo, tenho 65 anos de idade, fui federado mas sempre como amador, nunca tomei nada, mas sabia que andavam junto de mim alguém que tomava, minha saude sempre falou mais alto, minha formação foi sempre no sentido de fazer algo saudável e que me desse prazer fazer e nunca com objetivos de ganhar dinheiro, mas sim saúde.Infelizmente por que`existe corrupção? Por que existe dinheiro para sacar a alguém, então o doping existe por que existe muito dinheiro em jogo e infelizmente as pessoas são mal formadas, os valores monetários estão acima da sua saúde mesmo que saibam que viverão menos anos.Um abraço a todos os praticantes limpos, em vez de doping, comam uns bons pratos de nestum com mel, e força nas pernas.

    (0)
    Responder
  58. Romerson disse:
    24 de setembro de 2013 às 11:21

    esses antidoping são tão importantes/relevantes que o Armstrong nunca foi pego em nenhum deles…rsrsrs

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      24 de setembro de 2013 às 11:24

      Romerson… Acho que vc não leu o artigo
      “O passaporte biológico, QUE COMEÇOU A EXISTIR APÓS A ERA ARMSTRONG, testa amostras de sangue dos ciclistas durante o ano todo e não procura por uma substância específicas e sim por mudanças anormais no sangue do ciclista. Portanto, se durante a temporada toda (ou fora dela), o ciclista tiver qualquer alteração anormal em seu sangue, mesmo que não achem nenhuma substância ele será suspenso.”

      (0)
      Responder
  59. Fabricio Braz disse:
    24 de setembro de 2013 às 11:28

    Mesmo sendo amador, é muito difícil alguém que não tomar nada pra melhorar o desempenho, o ciclismo é sempre uma disputa entre todos, a questão é começar tomar algo logo ou demorar a tomar.
    Acredito que alguns não usam nada, mas em comparação a maioria, em relação a porcentagem, digo que pode se chamar de um esporte de dopados sim, mas depois o ciclista pode sofrer sérias consequências na saúde no futuro.

    (0)
    Responder
  60. luiz roberto disse:
    24 de setembro de 2013 às 11:35

    Estas são as mazelas do esporte profissional. Esporte de competição, no final, sempre leva à isto. Não é apenas o ciclismo. Exame antidoping não funciona, os laboratórios sempre estão quinze anos à frente. Ciclismo realmente é podre, não sejamos ingênuos. Mas concordo que outros esportes de competição também são.

    (0)
    Responder
  61. luiz roberto disse:
    24 de setembro de 2013 às 11:38

    Passaporte biológico também já está sendo fraudado. Vários atletas de ponta já confessaram que conseguem manipulá-lo.

    (0)
    Responder
  62. Rafael disse:
    24 de setembro de 2013 às 11:41

    Todos que se detacam tem um preparação hormonal. Vejam o vídeo. http://www.espn.com.br/video/344837_medico-revela-doping-de-25-atletas-olimpicos-e-dois-jogadores-da-selecao-veja-reportagem-na-integra

    (0)
    Responder
  63. Alexander Lohrer disse:
    24 de setembro de 2013 às 11:47

    “Isso é um pouco diferente de apenas se dopar…”.
    O erro começa aí.Não há mais dopado ou menos dopado.O ciclismo colhe o que plantou.Adoro o esporte,pratico com prazer, sonhei com meu filho atleta (investi muito e detalhes não vêm ao caso).Minha esposa e eu somos ciclo-ativistas (não xiitas,mais para ciclo-divulgadores). Erros em outros esportes não diminuem a responsabilidade de quem um dia foi ídolo, e aqui não me refiro somente ao Lance. Seria uma discussão sem fim, se eu ou você nos dispuséssemos a tal. E neste caso tô fora,apenas coloco aqui meu ponto final de vista.

    (0)
    Responder
    • luiz roberto disse:
      24 de setembro de 2013 às 12:19

      O problema não é o ciclismo. O problema não é o esporte. O problema é a competição. Ali é que o pior do homem se revela. rsrsrs

      (0)
      Responder
  64. Bruno disse:
    24 de setembro de 2013 às 11:59

    Concordo porém o que acredito sobre esse comentários é que quando se fala que muitos ciclistas se dopam….é porque hoje existe esse controle mas na epoca do Lance não existia tanto que ele e muitos outros se dopavam….certo? daquela epoca quantos mais foram punidos…??? e desses que se dopavam também mesmo competindo contra ele porque não conseguiam ganhar dele??? acho que ele errou e deve pagar por isso perder os titulos e medalhas, mas acho que ele não deve ser o unico inclusive os outros que se dopavam também….bom talvez dos demais não tenham muito o que tirar também né…mas é isso ai o que penso…até pessoal

    (0)
    Responder
  65. Sergio disse:
    24 de setembro de 2013 às 12:18

    Ola faz algum tempo que vejo esse assunto rolando aqui no site e gostaria de compartilha um pouco com os amigos..fui atleta até alguns anos atras…então por ir mt em palestras cursos e na vida como atleta aprendi e vi relatos de muitas coisas…
    Qualquer esporte de alto redimento … seja Natação, Atlestimo.. Ciclismo…de nivel Mundial e Olimpico todos usam algum tipo de anabolico …
    não é normal o que o Phelps fez nos Jogos olimpicos de 2008 em Pequim 8 medalhas de ouro… contado eliminatoria semi final e final…deram mais de 30 caidas na agua..
    caso do ciclismo nem vale a pena comentar… ja vi em algumas reportagem que COI está pensando em tirar ciclismo do progama olimpico enfim , mundo do esporte de alto nivel é sujo…seja qual for a modalidade é muito chato sem duvida mas cada sabe da sua consciencia de como ter ganhado e chegado ao nivel que está.( um relato pessoal… se na epoca tivesse condiçoes finaceiras tb faria uso, pq qdo vc chega em um nivel vc quer resultado e treina muito ja não basta e vc quer fazer uso de algo que o benificia para aumetar e potencializar seus treino e ir bem nas competiçoes. )
    mas isso é minha opinião;;cada segue sua linha de pensamento!!
    abra~p

    (0)
    Responder
    • Fernando disse:
      24 de setembro de 2013 às 13:22

      Mandou muito bem. Essa é a realidade. Enquanto o esporte é amador, ele é saudável. Passou para o competitivo visando a movimentação de dinheiro, vale tudo para mostrar que aquela marca é a melhor, e o representante dela é o atleta que está no podium.

      (0)
      Responder
  66. Mario disse:
    24 de setembro de 2013 às 13:10

    1° Acho desumano qualquer prova com mais de 5 etapas. Não acredito que seja possível alguém pedalar 21 dias, 190 km por dia sem tomar qualquer tipo de veneno.

    Mas sendo assim, já que querem fazer essas provas absurdas, acho que deviam liberar de vez qualquer substância.

    (0)
    Responder
  67. Fernando disse:
    24 de setembro de 2013 às 13:19

    Anti-doping não tras lucros, enquanto vencer a qualquer custo sim, este gera bilhões. A industria do dopping é muito mais avançada que a do anti-doping. Ou vc acredita que Deus iluminou o Cris Horner só aos 42 anos!? Que com essa idade ele deixe para trás ninguém menos que o campeão do giro d’italia 2013!? Vamos ser realistas!

    (0)
    Responder
  68. viley de melo disse:
    24 de setembro de 2013 às 13:48

    http://www.espn.com.br/video/344837_medico-revela-doping-de-25-atletas-olimpicos-e-dois-jogadores-da-selecao-veja-reportagem-na-integra

    (0)
    Responder
  69. Klédisson disse:
    24 de setembro de 2013 às 15:54

    Olá pessoal! É uma pena existirem esses comentários e sabemos que o doping é errado. Sou sim, contra. Mas, mesmo dopado, não é fácil pedalar 180 km no ritmo que é imposto nas provas. Quem fala mal do ciclismo por causa dos casos de doping não faz ideia de como esse esporte é prazeroso e bonito.

    (0)
    Responder
  70. Laurina Guerrieri disse:
    25 de setembro de 2013 às 2:30

    Adorei essa matéria ….não por causa de uma maçã estragada que vamos jogar no lixo todas as outras.

    (0)
    Responder
  71. MARCOS disse:
    26 de setembro de 2013 às 22:23

    Aqui no Brasil é muito pior!! Lembra do técnico Antônio Silvestre (um dos melhores do mundo) que denunciou o doping em grande escala e em seguida foi demitido da CBC!! Falou a verdade e foi demitido como “mentiroso” ISTO É BRASIL!!!

    (0)
    Responder
  72. PH disse:
    27 de setembro de 2013 às 7:38

    Eita, assunto complicado…

    Penso que realmente é a grana que manda nas coisas. Os atletas, mesmo não querendo, podem ser ver pressionado por suas equipes a se doparem para terem reais chances de vitória e, consequentemente, garantirem a permanência dos milionários patrocínios.

    É triste, galera… Mas acho que o primeiro passo concreto para que se evite a “necessidade” de dopping seria reduzir a quantidade de dias e/ou a dureza dos percursos.
    Ando bem aqui com a minha galera, porém estou muito longe de ser um atleta de ponta e de conhecer o treinamento de um na prática, contudo não acredito que algum humano movido apenas por “arroz e feijão” possa completar algum GT com tantos dias de pedal e com tamanha performance nos resultados.

    Posso estar enganado, mas é assim que vejo a coisa.

    (0)
    Responder
  73. Fisiculturismo - um esporte estilo de vida amado (e odiado) | Men's Case disse:
    5 de novembro de 2014 às 8:04

    […] O uso de esteróides no esporte já foi relatado até mesmo pelo atletas de alto nível. Não há segredo, por mais que o uso e distribuição sejam amplamente PROIBIDOS no Brasil. O fato é que atletas profissionais e amadores utilizam de alguma forma ou outra para atingir seus objetivos, afinal você já deve ter lido o caso Lance Armstrong. […]

    Responder
  74. Nildo Evangelista disse:
    15 de julho de 2015 às 7:09

    Baita texto ,não e justo julgar um esporte tão maravilhoso e empolgante como o ciclismo.E muito injusto julgar um ciclista profissional que treina exaustivamente ,passa horas e horas em cima da bike para chegar nas provas e mostrar seu melhor .VIVA O CICLISMO SEMPRE.

    (0)
    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

9 years ago 112 Comments Doping2,776

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.