Uma corrida de bicicleta é algo incrível, emocionante, cheia de estratégias, disputada e extremamente imprevisível. Mas muitas vezes existe muita dúvida sobre as regras dessas corridas. Então aqui vai uma breve explicação!
As grandes voltas são uma seqüência de 21 disputas, nas quais o ciclista com melhor tempo somado em todas as etapas é o grande vencedor. Existem três grandes voltas no Pro-Tour: Giro d’Itália, Tour de France e Vuelta a Espana.
No Brasil, a maioria das pessoas não entende muito bem como funciona uma corrida de bike de estrada. Aqui vão algumas noções básicas sobre o que você deve saber.
Classificação Geral
Em corridas por estágios o vencedor é o ciclista que completar as etapas com o menor tempo acumulado. Durante a competição, o líder na classificação geral fica vestido com uma Camisa de cor diferente, para que esse ciclista possa ser facilmente identificado pela imprensa.
Contagem de tempo quando os ciclistas chegam juntos
Quando um grupo de ciclistas cruza a linha de chegada, todos eles são registrados no tempo do primeiro ciclista que cruzou a linha. Isso vale para o pelotão todo. Quando temos uma chegada que vai para o sprint com o pelotão todo junto, todos os ciclistas ficam com o mesmo tempo.
Quedas nos últimos 3km
Durante as chegadas com pelotão compacto, o risco de quedas aumenta muito. Para poupar os ciclistas que venham a cair no finalzinho, se acontecer uma queda dentro dos últimos 3km, o ciclista que cair não tem prejuízo de tempo. O tempo dele será registrado como se ele tivesse terminado junto com o pelotão.
Contra-Relógio
Os atletas largam individualmente e percorrem um percurso estipulado. Ganha quem fizer o percurso em menor tempo, por isso se chama de Contra-Relógio.
Os tempos individuais são somados na Classificação Geral. Por isso o Contra-Relógio é tão importante, ele pode definir o vencedor de uma grande volta.
As bikes de Contra-relógio são muito diferentes das bikes de estrada. O guidão é totalmente diferente, o ciclista se apóia no “clip”, para ficar em uma posição mais aerodinâmica que em uma bicicleta convencional. O quadro da bike também possui um formato bem mais aerodinâmico!
Existem também o contra-Relógio por equipes, onde a equipe toda faz o trajeto junta e o tempo registrado é do quinto ciclista que cruzar a linha de chegada.
Classificação por pontos
Para deixar a competição mais interessante para os ciclistas, foram criadas algumas competições secundárias dentro das grandes voltas. A primeira camisa alternativa a ser criada foi a Camisa por Pontos. Ela é dada para o ciclista que vence mais etapas e os sprints intermediários.
Como eu expliquei ali em cima, para a classificação geral, que é por tempo, vencer a etapa não faz diferença, uma vez que todos no pelotão ficam o mesmo tempo. Mas quem vence uma etapa ganha pontos e disputa a competição Classificação por pontos.
Classificação de Montanha
Disputa para ver quem é o melhor escalador. Esses pontos são dados para os ciclistas que cruzam as montanhas mais difíceis na frente.
Classificação Ciclista Jovem
Funciona da mesma forma que a Classificação Geral, por tempo, só que somente os ciclistas jovens (até 25 anos) participam.
Metas de montanha e volantes
Sprints intermediários
Metas volantes são “chegadas” intermediárias disputadas durante o percurso das etapas, que valem pontos para a Classificação Geral.
Metas de montanha
No topo das montanhas são colocadas as metas de montanha. Os que passarem primeiro pela meta ganham pontos para a disputa da Classificação de Montanha.
O que é um pelotão?
Vem da palavra francesa “platoon” e é utilizada para descrever grande grupo de pessoas, nesse caso de ciclistas.
Porque que os ciclistas pedalam tão juntos?
Ao andar atrás de outro ciclista, ou no vácuo (giria: andar de roda) em uma estrada plana, um ciclista utiliza aproximadamente 30% menos força do que se andasse sozinho. Quando a velocidade está extremamente alta (em uma perseguição a uma fuga ou em uma embalada para a chegada), o pelotão se estica e vira praticamente um fila indiana e os ciclistas brigam para disputar uma melhor posição no vácuo.
O que é um gruppetto?
É um grupo de ciclistas que se forma atrás do pelotão (sobrados), geralmente em estágios de montanha. Eles andam no ritmo suficiente para se manter dentro do tempo de corte do estágio (geralmente 20% a mais do que o tempo do líder). O gruppetto (italiano para “pequeno grupo”) é geralmente formado por ciclistas machucado, doentes ou sprinters que não conseguem subir bem as montanhas.
O que é uma escalera?
Uma escalera é formada quando ciclistas revezam a frente do pelotão para manterem um ritmo forte sem se desgastarem tanto. Existem escaleras simples e duplas. Na simples se forma um fila indiana, um ciclista puxa por alguns segundos ou minutos e sai da frente para que outro puxe, geralmente utilizada em chegadas e perseguições muito fortes. Na escalera dupla, os ciclistas formam uma fila dupla onde uma das filas anda mais rápido que a outra, quando o ciclista chega na frente da fila ele imediatamente passa para a outra e desacelera, assim revezando a frente. Geralmente utilizada para manter ritmos fortes em estradas longas e planas.
Em casos de vento lateral, a escalera fica na diagonal, uma vez que o vácuo não fica exatamente atrás do ciclista, mas na diagonal contrária a direção do vento (Foto acima).
Como um atleta de equipe pode ajudar seu líder?
Apesar de ser uma competição individual, o ciclismo é um esporte de equipe, na qual o vencedor não consegue a vitória sem a ajuda de seus companheiros chamados “gregários”. Eles podem ajudar da seguintes formas:
- Controlando a frente do pelotão, para impedir que ciclistas de outras equipes escapem, ou ganhem tempo sobre seu líder;
- Andar sempre na frente ou ao lado se seu líder para protege-lo do vento;
- Ir até o carro de apoio para pegar água, comida ou suplementos para o líder;
- Parar para ajudar seu líder a voltar para o pelotão, no caso de ele furar um pneu, cair ou ter algum problema mecânico;
- Dar para seu líder uma roda ou a bike inteira em caso de problemas;
- Levar seu líder no vácuo em uma montanha até onde conseguir, para tentar dividir o grupo e ganhar tempo para o líder.
Como as montanhas são categorizadas?
Subidas são categorizadas de acordo com algumas regras internacionais. Mas a organização da prova pode alterar um pouco essa classificação, veja como são categorizadas as subidas do Tour.
- Categoria 4: E a mais fácil, geralmente tem menos de 2km de extensão e por volta de 5% de inclinação. Ou com até 5km, com inclinação de 2 a 3 %;
- Categoria 3: Pode ter menos de 2km, mas com uma inclinação forte, aproximadamente 10%, ou com até 6km, com inclinação menor que 5%;
- Categoria 2: Pode ter 5 km, com inclinação média de 8%, ou com até 15km, com 4% de inclinação;
- Categoria 1: É a categoria mais difícil, pode ter de 8km, com média de 8%, ou até 20km, com inclinação média de 5%;
- Hors Catégorie (sem categoria): São montanhas extremamente longas e inclinadas, por exemplo, subidas com 10km e média de 7,5%, ou 25km com média de 6%.
Como são calculados os percentuais de inclinação?
A inclinação das subidas no ciclismo, sempre são categorizadas de acordo com seu percentual de inclinação. Para chegar nesse percentual, é feita uma divisão entre o ganho de altitude e a distância percorrida. Por exemplo, se você passou por uma subida de 1km e você subiu 10 metros de altura, qual é o percentual dessa subida? É só dividir! 10 metros / 1000 metros = 0,01 ou 1%. Bem simples!