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Tour de France para leigos. Não entende a competição? Então leia aqui!

Autor: Henrique Andrade
8 years ago 120 Comments Tour de France38,917





Olá pessoal! Como estamos chegando cada vez mais perto do Tour, resolvi escrever esse artigo para a galera que ainda não conhece tão bem como funciona o Tour de France! Espero que esse artigo ajude vocês a entenderem um pouco mais!

Classificação Geral – Camisa Amarela

O Tour de France é uma corrida por estágios que o vencedor é o ciclista que completar os 21 estágio com o menor tempo acumulado. Durante a competição, o líder na classificação geral fica vestido com a famosa Camisa Amarela, para que esse ciclista possa ser facilmente identificado pela imprensa.

A Camisa Amarela foi inventada em 1919 por Henri Desgrange. A camisa tem essa cor por ser a mesma cor das páginas do jornal L’Auto, que na época patrocinava e divulgava a competição.

Contagem de tempo quando os ciclistas chegam juntos

Quando um grupo de ciclistas cruza a linha de chegada, todos eles são registrados no tempo do primeiro ciclista do grupo que cruzou a linha. Isso vale para o pelotão todo. Quando temos uma chegada que vai para o sprint com o pelotão todo junto, todos os ciclistas ficam com o mesmo tempo.

Quedas nos últimos 3km

Durante as chegadas com pelotão compacto, o risco de quedas aumenta muito. Para poupar os ciclistas que venham a cair no finalzinho, se acontecer uma queda dentro dos últimos 3km, o ciclista que cair não tem prejuízo de tempo. O tempo dele será registrado como se ele tivesse terminado junto com o pelotão

Contra-Relógio

Os atletas largam individualmente e percorrem um percurso estipulado. Ganha quem fizer o percurso em menor tempo, por isso se chama de Contra-Relógio.

Os tempos individuais são somados na Classificação Geral (Disputa da Camisa Amarela). Por isso o Contra-Relógio é tão importante, ele pode definir o Tour de France.

As bikes de Contra-relógio são muito diferentes das bikes de estrada. O guidão é totalmente diferente, o ciclista se apóia no “clip”, para ficar em uma posição mais aerodinâmica que em uma bicicleta convencional. O quadro da bike também possui um formato bem mais aerodinâmico!

Camisa Verde

Para deixar a competição mais interessante para os ciclistas, foram criadas algumas competições secundárias dentro do Tour de France. A primeira camisa alternativa a ser criada foi a Camisa Verde (Campeão por Pontos). Ela é dada para o ciclista que vence mais etapas e os sprints intermediários.

Como eu expliquei ali em cima, para a classificação geral, que é por tempo, vencer a etapa não faz diferença, uma vez que todos no pelotão ficam o mesmo tempo. Mas quem vence uma etapa ganha pontos e disputa a competição da Camisa Verde.

Camisa Branca com Bolinhas

W_bolinhas

Essa camisa foi criada em 1975 e é dada para o ciclista que está liderando a competição de pontos de montanha. Esse pontos são dados para os ciclistas que cruzam as montanhas mais difíceis na frente.

Camisa Branca

White

Essa camisa também foi criada em 1975 e é destinada para o melhor ciclista com até 25 anos. Funciona da mesma forma que a Camisa Amarela, por tempo, só que somente os ciclistas jovens participam.

Metas de montanha e volantes

Sprints intermediários

Metas volantes são “chegadas” intermediárias disputadas durante o percurso das etapas, que valem pontos para a Camisa Verde.

Sprints são os “S”s verdes. As de montanha são os números vermelhos

Metas de montanha

No topo das montanhas são colocadas as metas de montanha. Os que passarem primeiro pela meta ganham pontos para a disputa da Camisa Branca com bolinhas.

Categorização de montanhas

Como as montanhas são categorizadas?

Subidas são categorizadas de acordo com algumas regras internacionais. Mas a organização da prova pode alterar um pouco essa classificação, veja como são categorizadas as subidas do Tour.

  • Categoria 4: E a mais fácil, geralmente tem menos de 2km de extensão e por volta de 5% de inclinação. Ou com até 5km, com inclinação de 2 a 3 %;
  • Categoria 3: Pode ter menos de 2km, mas com uma inclinação forte, aproximadamente 10%, ou com até 6km, com inclinação menor que 5%;
  • Categoria 2: Pode ter 5 km, com inclinação média de 8%, ou com até 15km, com 4% de inclinação;
  • Categoria 1: É a categoria mais difícil, pode ter de 8km, com média de 8%, ou até 20km, com inclinação média de 5%;
  • Hors Catégorie (sem categoria): São montanhas extremamente longas e inclinadas, por exemplo, subidas com 10km e média de 7,5%, ou 25km com média de 6%.

Cálculo do percentual de subida

A inclinação das subidas no ciclismo, sempre são categorizadas de acordo com seu percentual de inclinação. Para chegar nesse percentual, é feita uma divisão entre o ganho de altitude e a distância percorrida. Por exemplo, se você passou por uma subida de 1km e você subiu 10 metros de altura, qual é o percentual dessa subida? É só dividir! 10 metros / 1000 metros = 0,01 ou 1%.  Bem simples!

Fugas

Muitas vezes durante a competição, vemos um grupo de ciclistas destacados do pelotão. Essa é a “Fuga”. Em todas as etapas, quase sempre existe uma fuga. Geralmente elas saem logo no começo da etapa com o consentimento do pelotão, que deixa para buscar a fuga mais para o final da etapa.

Existe uma conta que geralmente é utilizada para saber se o pelotão vai conseguir buscar, ou não, a fuga. É o seguinte: O pelotão gasta em média 10km para tirar um minuto de vantagem. Por exemplo: A fuga está com 5 minutos de vantagem e falta 50km para acabar a prova. Nesse caso, geralmente a fuga é neutralizada.

Mas se tivermos os mesmo 5 minutos de vantagem, faltando 30km, já fica bem mais difícil. Essa regra funciona para etapas planas ou que não tenham montanhas no final. As etapas de montanha são imprevisíveis.

Trabalho de Equipes

O ciclismo é um esporte individual, mas nenhum ciclista vence nada sem o trabalho de sua equipe. As equipes contam com nove ciclistas que trabalham em prol de seu capitão.

Os chamados de gregários, que são os ciclistas que “trabalham” para o capitão, buscam as fuga, neutralizam ataques, protegem seu líder, colocam um ritmo forte em uma subida, enfim… Fazem o que precisa ser feito.

Escalera

Uma escalera é formada quando ciclistas revezam a frente do pelotão para manterem um ritmo forte sem se desgastarem tanto. Existem escaleras simples e duplas. Na simples se forma um fila indiana, um ciclista puxa por alguns segundos ou minutos e sai da frente para que outro puxe, geralmente utilizada em chegadas e perseguições muito fortes. Na escalera dupla, os ciclistas formam uma fila dupla onde uma das filas anda mais rápido que a outra, quando o ciclista chega na frente da fila ele imediatamente passa para a outra e desacelera, assim revezando a frente. Geralmente utilizada para manter ritmos fortes em estradas longas e planas.

Em casos de vento lateral, a escalera fica na diagonal, uma vez que o vácuo não fica exatamente atrás do ciclista, mas na diagonal contrária a direção do vento (Foto acima).

O que é um gruppetto?

É um grupo de ciclistas que se forma atrás do pelotão (sobrados), geralmente em estágios de montanha. Eles andam no ritmo suficiente para se manter dentro do tempo de corte do estágio (geralmente 20% a mais do que o tempo do líder). O gruppetto (italiano para “pequeno grupo”) é geralmente formado por ciclistas machucado, doentes ou sprinters que não conseguem subir bem as montanhas.

Bom pessoal… É isso… Se tiverem mais alguma dúvida, é só perguntar!

jun 28, 2012Henrique Andrade

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Comentários: 120
  1. Evandro disse:
    28 de junho de 2012 às 14:54

    Sou leigo no ciclismo,ando de mtb.
    Esse ano pude acompanhar várias etapas do Giro d’italia ao vivo pela tv.
    Fiquei com a impressão de é bem mais duro do que o tour de France.
    Estou certo?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      28 de junho de 2012 às 14:59

      Olá Evandro… Cara… Isso é meio relativo.
      O Giro possui montanhas mais duras que o Tour. Mas o Tour é muito mais disputado que o Giro…
      Portanto, por mais que o percurso seja mais fácil, ele acaba ficando mais difícil por conta da disputa.
      Portanto é difícil saber qual desgasta mais…
      Entende?

      Abraço!

      (11)
      Responder
      • Marcos disse:
        1 de julho de 2013 às 12:03

        Enrique … isso não é relativo …

        Giro d’Italia é mais duro que o Le Tour pelo lado dos atletas … sempre foi e sempre será mais desafiador aos ciclistas !

        Le tour só tem mais “prestigio” e “glamour” exclusivamente por ter patrocinadores mais fortes e pagar um valor maior …

        No dia em que pagarem o mesmo premio … o status cai por terra !!!

        Mais o pior mesmo é que o Le Tour sempre muda as regras no meio do jogo …. anos passados fez merda e quase metade do pelotão não cumpriu a regra e estourou o tempo

        Esse ano mesmo atletas que perderam tempo antes dos 3km por queda … todos ficaram com o mesmo tempo !!!

        Bom então se fosse atleta gostaria de correr o Giro … se fosse dono de equipe ou patrocinador correria o Tour exclusivamente por ter premios maiores

        Mas finalmente … cada um tem sua opinião e nunca teremos um consenso …

        Apenas quis expor minha opinião sobre o assunto, ok ?

        (6)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          1 de julho de 2013 às 12:18

          Fala Marcos… A questão que eu levantei que é relativo, é justamente isso…
          Não adiante só ter a montanha, o que dificulta é com quem você está subindo a montanha..
          Por exemplo… Esse ano o Nibali estava muito forte no Giro, ele estava meio sem concorrente…
          O Tour desse ano só tem quatro etapas com final em subida… Mas tem um monte de gente MUITO forte para brigar… Froome, Contador, Schleck, Cadel Evans, Tejay Van Garderen…
          Então, o prêmio e o glamour, atraem os melhores atletas, logo a competição fica mais difícil.
          Com relação ao percurso, concordo com vc que o Giro é bem mais difícil… Mas só o percurso não faz a competição.
          Abraço!

          (15)
          Responder
          • Guilherme disse:
            16 de julho de 2013 às 11:43

            parabens ao marcos e ao henrique pelo nivel da discussao, agora qm le pode tirar suas conclusoes

            (11)
          • Gelson disse:
            22 de junho de 2015 às 23:09

            Cadel Evans já não aposentou? Schleck já não faz uma prova boa faz um tempo.

            (1)
          • Gelson disse:
            22 de junho de 2015 às 23:16

            Foi mal, não vi que o post é de 2 anos atrás

            (1)
  2. Bruno Menezes disse:
    29 de junho de 2012 às 19:28

    Parabéns pelo blog, Henrique!
    Acompanho diariamente seus posts e vou te dizer, mesmo sozinho você consegue informar muuuito mais do que vários sites “profissionais” por aí, como por exemplo o MundoTRI, que eu parei de acompanhar após a transmissão do Ironman; deixou muito a desejar.
    Bom, não vejo muitos patrocinadores aqui em seu blog, mas espero que você esteja sendo bem recompensado ($$$$$) pelo excelente trabalho que vem realizando.
    Qualquer dia a gente se topa pedalando pelas ruas dessa nossa capital maravilhosa.
    Um forte abraço!

    (2)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      29 de junho de 2012 às 20:16

      Muito Obrigado Bruno!
      Confesso que mais alguns patrocinadores seriam muito bem vindos! Mas acredito que o trabalho bem feito um dia será recompensado!
      Muito obrigado pelos elogios!
      Abraço

      (4)
      Responder
  3. clebson disse:
    28 de junho de 2012 às 22:21

    Muito Boa Parabéns. Não Temos Brasileiros Entre as Equipes é Difícil Participar?

    (1)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      28 de junho de 2012 às 23:11

      É bastante difícil Clebson!
      O ciclista tem que fazer parte de uma equipe World Tour. O que é bastante difícil. Temos dois representantes brasileiros nessas equipes: Murilo Fischer, que corre na Garmin e Rafael Andriato, que corre na Farnese Vinni.
      Só que nenhum deles foi escalado para o Tour.
      Abraço

      (1)
      Responder
  4. Gleidson disse:
    9 de julho de 2012 às 11:26

    Como funciona o contra relogio? Estou assistindo heje mas não estou entendendo muito. Obrigado e parabens pelas explicações.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      9 de julho de 2012 às 11:36

      Olá Gleidson
      Cara, funciona da seguinte forma.
      Os atletas largam individualmente e percorrem o percurso estipulado. Hoje, por exemplo 41km.
      Ganha quem fizer o menor tempo, por isso se chama de Contra-Relógio.
      Os tempos individuais são somados na Classificação Geral (Disputa da Camisa Amarela).
      Por isso o Contra-Relógio é tão importante, ele pode definir o Tour de France.
      Espero que tenha conseguido solucionar sua dúvida.
      Qualquer coisa, pergunta!
      Abraço

      (2)
      Responder
  5. Adolfo Neto disse:
    5 de julho de 2012 às 17:33

    Blog fantástico, parabéns pela matéria, passei esta matéria para muita gente que não entendia como funciona o Tour e vale também para o Giro e Vuelta que acho que desta vez vai pegar fogo com Contatodor voltando e o Schleck achando que vai conseguir alguma coisa rsss…

    Como é a escolha do capitão ? seria o ciclista da equipe com mais chances de vencer o tour ou pode ter um capitão pensando nas outras camisas fora a amarela ?

    (1)
    Responder
  6. José lucas disse:
    26 de junho de 2013 às 19:08

    como e calculado o tempo do lider? pois vc dise ki ken ganha as etapas acumula pontos pra camisa verde;mais pela logica kem ganha a a maioria das etapas nao estaria vazendo mernor tempo;e teria ke usar a camisa amarela?

    (1)
    Responder
  7. Eyder disse:
    3 de julho de 2013 às 11:19

    Olá!!! Parabéns pelo site!!! Show!
    Comecei a assistir o TDF ontem! E nunca tinha acompanhado a competição, procurei no google regras e achei este teu site.
    Li tudo acima, e ai pergunto…
    As equipes ajudam o capitão a ganhar a etapa, assim sendo, sempre o capitão termina na frente dos outros integrantes?
    A competição é por equipes ou individual?
    Sendo individual, o tempo do campeão é o tempo da equipe não?

    Que nó na minha cabeça…rsrsrs

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      3 de julho de 2013 às 11:29

      Olá Eyder!
      Tudo bem? Fico feliz que o site tenha te introduzido nesse mundo das grandes voltas do ciclismo! Bom demais!

      Ao pé da letra, a competição é individual, uma vez que as premiações são individuais. Mas a prova se desenrola como um esporte coletivo. Um ciclista sozinho não tem condições de vencer uma prova dessas. Ele precisa da equipe.

      Então as equipes se organizam para trabalhar para um capitão, e a premiação é dividida entre os integrantes.

      Abraço!

      (0)
      Responder
      • Eyder disse:
        3 de julho de 2013 às 15:55

        Olá
        Bom,
        um exemplo.
        Uma equipe vence o tour, mas seu capitão termina 90% das estapas em terceiro.
        Ele é o campeao? Ou cada ciclista tem um chip para controlar individualmente os tempos?

        (0)
        Responder
        • Henrique Andrade disse:
          3 de julho de 2013 às 16:01

          Eyder, dificilmente ele chegará em terceiro entre os membros de sua equipe. Nas montanhas a equipe trabalha até onde dá conta, mas no final o capitão vai sozinho… Ele é o capitão porque é o melhor.

          O que acontece muitas vezes, é que o cara vence uma etapa e abre uma grande vantagem sobre os adversários e depois vai administrando, com ajuda da equipe. A partir do momento que ele abre vantagem, ele não precisa mais vencer etapas. Ele só precisa chegar junto dos adversários.

          Na verdade, não é necessário vencer nenhuma etapa para se ganhar o Tour… Basta ganhar vantagem de tempo em cima dos melhores colocados da classificação geral.

          Com relação aos chips. Em algumas competições tem chip, mas não tenho certeza se todas tem.

          Abraço!

          (1)
          Responder
  8. Leandro disse:
    3 de julho de 2013 às 13:07

    Olá,

    Vamos supor que seja a primeira etapa.

    3 ciclistas partem para o sprint e terminam a prova. Com quem fica a camisa amarela? Visto que todos recebem o mesmo tempo?

    (1)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      3 de julho de 2013 às 13:53

      Nesse caso existe um critério de desempate, quem ganha a etapa fica com a amarela.
      Abraço

      (0)
      Responder
  9. Frank disse:
    6 de julho de 2014 às 21:10

    Boa materia, mas me ficou uma duvida: se todos do pelotao recebem o mesmo tempo, qual o criterio de desempate para listar a classificacao geral? Tipo, por que o Froome ta na frente do Contador, se ambos receberam os mesmos tempos ontem e hoje? (Imaginando que ambos chegaram no pelotao da frente mas nao venceram nenhuma etapa)

    Imagino que seria os pontos q se ganham por diversas razoes?

    Grato,

    (1)
    Responder
  10. lucas santos disse:
    28 de junho de 2012 às 15:11

    muito boa matéria, parabéns pela disposição de trazer essas informações pras pessoas. muito bom trabalho mesmo abraços.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      28 de junho de 2012 às 15:16

      Valeu Lucas
      Abraço

      (0)
      Responder
  11. Mauro disse:
    28 de junho de 2012 às 15:21

    Muito bacana as explicações. Mais um pouco de cultura ciclística… Abraços e boas pedaladas.

    (0)
    Responder
  12. Mauro disse:
    28 de junho de 2012 às 15:27

    Mais uma coisa: achei muito injusto a contagem de tempo para o pelotão que chega junto. A equipe se mata, esquentam a cabeça pra fazer uma estratégia, o sprinter quase morre tirando o último suspiro de força para chegar na frente e no final todo mundo fica com tempo igual ao dele! É isso mesmo?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      28 de junho de 2012 às 15:30

      É isso mesmo Mauro.
      Os sprintes disputam a Camisa Verde, que é por pontos e não por tempo… Para eles o tempo é indiferente.
      Até por que nas montanhas eles chegam a ficar 30 minutos atrás dos lideres.
      Abraço

      (0)
      Responder
  13. Gustavo disse:
    28 de junho de 2012 às 15:51

    Henrique,
    obrigado pela explicação das categorias de montanha.
    era algo que queria saber no Giro, procurei mas não havia encontrado algo simples e bem informativo.
    abraços e parabéns pelo novo visual do blog!

    (0)
    Responder
  14. Bruno disse:
    28 de junho de 2012 às 17:04

    Quanto os caras ganham ($$$) em cada etapa vencida?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      28 de junho de 2012 às 17:07

      Olá Bruno!
      Por etapa e não sei… Mas escrevi essa matéria com os detalhes da premiação e outras regras! Abraço
      http://www.praquempedala.com.br/blog/tour-de-france-2012-caracteristicas-da-prova-regras-premiacao-e-etapas/

      (0)
      Responder
  15. Tiago Bortolotto disse:
    28 de junho de 2012 às 17:39

    Esse post foi fantástico! Sugiro que ele ficasse fixo no blog, mas não referente somente ao Tour de France e sim para explicar aos leigos (como eu) como funciona de um modo geral as competições por etapas. As diferenças entre o Tour de France, o Giro e a Vuelta são sutis e então as informações mais gerais ficariam valendo pra todos. Até pouco tempo eu não entendia como funcionava o regulamento e foi graças ao PraQuemPedala que eu aprendi tudo isso durante o Giro 2012. Excelente trabalho!

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      28 de junho de 2012 às 17:40

      Valeu Thiago!
      Obrigado pela força! Abraço

      (0)
      Responder
  16. Arthur Farias disse:
    28 de junho de 2012 às 19:02

    muito bom mermao,parabéns pelo site,massa mesmo

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      28 de junho de 2012 às 23:13

      Valeu Arthur

      (0)
      Responder
  17. Zanetti disse:
    28 de junho de 2012 às 22:54

    É por isso q estou sempre acessando esse blog, top demais da conta! parabéns Henrique.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      28 de junho de 2012 às 23:11

      Obrigado Zanetti!

      (0)
      Responder
    • William Queiroz disse:
      26 de junho de 2013 às 13:34

      Sensacional!!!

      (0)
      Responder
  18. Luciano Silva Coelho disse:
    29 de junho de 2012 às 4:04

    Muito esclarecedor esse artigo, o seu blog tá de parabéns!!!
    Quando tiver a oportunidade você pode escrever um artigo explicativo como esse, mas sobre provas de pista?
    Com a chegada dos jogos olimpicos seria muito interessante.
    Agradeço desde já e sucesso!

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      29 de junho de 2012 às 8:00

      Boa ideia Luciano.

      Vou reunir algumas informações e escrever esse artigo!

      Abraço!

      (0)
      Responder
  19. Sergio Freire disse:
    1 de julho de 2012 às 21:36

    Parabens Henrique e a todos q colaboram para q esse site fique cada vez melhor, nao fico um dia sem acessa-lo, pra mim é muito util, parabens de novo.

    (0)
    Responder
  20. Celso Eduardo disse:
    2 de julho de 2012 às 10:17

    Sempre gostei de MTB e nunca tive muito contato com o ciclismo de estrada, mas através deste BLOG passei a admirar, respeitar e gostar muito desta linha. Parabéns pelo ótimo trabalho que vcs fazem!!

    (0)
    Responder
  21. João Antônio disse:
    2 de julho de 2012 às 11:19

    Matéria top! Parabéns pelas explicações, ficou muito claro para quem não sabe tudo ainda de grandes voltas! Simples e objetiva, mas sem deixar os detalhes importantes de lado!

    (0)
    Responder
  22. Andrey disse:
    18 de julho de 2012 às 9:08

    Olá. Quando vi a postagem num grupo do Face fui logo conferir. Muito boa a matéria e explica muito mesmo. Infelizmente so vi no final do Tour e tinha uma dica: se fosse possível abrir um link para cometários a cada L’etape seria muito legal. Mas fica a dica para as Olimpíadas …
    Abraço

    (0)
    Responder
  23. Tour de France 2012 - Assista Ao Vivo! - Saiba onde | PraQuemPedala disse:
    20 de julho de 2012 às 10:40

    […] a matéria: Tour de France para Leigos. Nós fizemos um resumo sobre tudo que você precisa saber para entender essa […]

    Responder
  24. LEONARDO disse:
    20 de julho de 2012 às 19:44

    Otima Materiaa!!! Parabens!!

    (0)
    Responder
  25. miguel disse:
    2 de dezembro de 2012 às 9:45

    qual e a maior distancia percorrido por um atleta de ciclismo de estrada e o seu tempo

    (0)
    Responder
  26. Jailton disse:
    26 de dezembro de 2012 às 20:39

    Muito bom mesmo seu trabalho!!!Parabéns!!!
    E como o pessoal se liga no ciclismo e quer assistir um pouco mais de Tour de France acho legal poder acompanhar pelo youtube estes vídeos com todas as etapas da edição de 2011.Aí vai o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=RLIWn5LTEW0 este á da etapa 01
    http://www.youtube.com/watch?v=iLVMeSbrEEs este é da etapa 02
    http://www.youtube.com/watch?v=h2QMLGc4F_g este é da etapa 03
    http://www.youtube.com/watch?v=kBE4FfoYUuQ este é da etapa 04
    Os demais estão disponíveis no youtube basta procurar nas páginas das etapas.
    Abraço!!!

    (0)
    Responder
  27. Clinica Fisio Fit disse:
    23 de janeiro de 2013 às 14:09

    Parabéns pelo artigo

    Fantástico!!!!

    Não sou leigo no ciclismo mas sempre é bom rever as histórias e os conceitos.

    Parabéns

    (0)
    Responder
  28. Egberto Pedro disse:
    23 de janeiro de 2013 às 14:22

    Será que o nome Grupeto pode ser dado também para um pequeno grupo de atletas escapados?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      23 de janeiro de 2013 às 14:30

      Fala Egberto! Beleza?
      No ciclismo o Grupeto se refere aos sobrados mesmo.
      Os escapados são chamados de “fuga”.
      Abraço

      (0)
      Responder
  29. Welton Duque disse:
    23 de janeiro de 2013 às 14:41

    Parabéns, mestre Henrique!
    Ficou muito legal o seu texto sobre o Tour de France: Simples, objetivo, completo, fácil de entender! Parabéns, abraços!

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      23 de janeiro de 2013 às 14:43

      Valeu Welton!

      (0)
      Responder
  30. Coltz disse:
    23 de janeiro de 2013 às 15:21

    Na minha opinião o giro é mais difícil, acompanho as 3 grandes voltas a alguns anos e as montanhas da volta italiana são muuuuito mais duras.
    Mas bacana a leitura explica legal.

    (0)
    Responder
  31. Fabian Cancellara não vai disputar o Tour de France 2013 | PraQuemPedala disse:
    2 de fevereiro de 2013 às 19:25

    […] Para mais informações sobre o Tour de France 2013, clique aqui e para entender melhor como funciona o Tour de France, clique aqui. […]

    Responder
  32. Renato disse:
    26 de junho de 2013 às 11:45

    Nao entendi direito o cauculo de inclinaçao da montanha

    por exemplo aki na minha regiao tem uma serra chamada serra dos cocais

    tem 6300 metros de subida a uma altitude de 670 metros qual a categoria dela ?

    (0)
    Responder
  33. Harry disse:
    26 de junho de 2013 às 12:15

    Fala Henrique! cara muito interessante o post seria legal também comentar sobre como funciona a classificação das equipes.
    Valeu!

    (0)
    Responder
  34. hernandes alves disse:
    26 de junho de 2013 às 12:18

    adorei as dicas ,mas no meu caso que nao tenho equipe sou um ciclista avulso como deve me comportar no pilotao para chegar bem .

    (0)
    Responder
  35. Eduardo disse:
    26 de junho de 2013 às 12:56

    dá gosto acompanhar esse blog… phodástico !

    (0)
    Responder
  36. Luciano Yamauchi disse:
    26 de junho de 2013 às 13:00

    Uma sugestão para complementar o post, coloque os termos em francês, junto com os tópicos, por exemplo Camisa Amarela(Maillot Jaune),Camisa verde(maillot vert).Digo isso pq a geradora da imagens do TDF geralmente usa esses termos em francês, tipo groupe Maillot Jaune, qdo se referem ao peletão ou grupo em que está o Camisa amerela ou então poursouivant ao grupo que esta tentando alcançar os échappé (escapados).

    (0)
    Responder
  37. Andre Raittz disse:
    26 de junho de 2013 às 13:11

    Esse post está realmente demais!
    Queria muito explicar o tour para minha namorada mas estava com dificuldades rsrs, agora vai ficar mais fácil!
    Parabéns, simplesmente completo!

    Abs!
    Andre Raittz
    VidadeTriatleta.Com

    (0)
    Responder
  38. Carlos disse:
    26 de junho de 2013 às 19:52

    Henrique,
    Quando se forma o grupetto,(poderia me esclarecer)eles podem se desclassificados se ficarem muito atrasados com relação ao lider?
    Aqui no sul tá frio pra caramba, quando subo a serra me imagino no tour, rsrrsrsrs. Um abraço.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      26 de junho de 2013 às 20:19

      Fala Carlos!
      Para cada etapa existe um critério de acordo com a velocidade média da etapa.
      Dai a organização estima o tempo de corte, que varia entre 10%…20%… Não tenho certeza qual o tempo máximo!

      (0)
      Responder
  39. Ricardo Siqueira disse:
    26 de junho de 2013 às 20:26

    Show de bola Henrique.
    Aprendi a gostar do ciclismo por acaso foi uma época não muito boa quando estava desempregado em 2010, assistindo o Tour de France pela ESPN. Foi tudo novidade e fiquei apaixonado com o esporte(pena o Brasil ser voltado somente para o futebol). A 2 meses comprei minha speed e tenho treinado bastante para entrar em uma competição(amador máster, claro). Aprendi muito com o site de vcs, as matérias são 10. Uma grande curiosidade nesse Tour com exemplo:
    Qual a velocidade media que uma pelotão atingi em uma estrada no plano?.
    Na descida já vi que chega perto 100km/h.
    Parabéns,
    Ricardo – RJ

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      26 de junho de 2013 às 20:37

      Fala Ricardo!
      Cara fico feliz demais em ouvir esse tipo de relato! Dá uma sensação de dever cumprido!
      Cara, com relação a velocidade varia bastante. A velocidade média das etapas planas fica em torno de 45km/h de média.
      Etapas de contra-relógio individual planas, a média ultrapassa os 52km/h.
      Em velocidade máxima no plano, o Fabian Cancellara ano passado postou em seu Twitter que ele tinha batido o seu record pessoal no plano… Medindo 86,2km/h…
      É isso!
      Abraço!

      (0)
      Responder
  40. Fábio Castro disse:
    27 de junho de 2013 às 12:24

    parabéns Henrique pela explicação, pois normalmente quando nós leigos queremos aprender nunca aparece alguém com boa vontade

    (0)
    Responder
  41. Cent fois Le Tour de France | Ciclocoisas disse:
    28 de junho de 2013 às 10:21

    […] uma introdução ao Tour de France, o site Pra Quem Pedala preparou um belo artigo antes da edição do ano […]

    Responder
  42. roger ribeiro disse:
    29 de junho de 2013 às 10:28

    o henrique, li por ai que o luciano ia correr esse ano pela tea francesa, procede?

    (0)
    Responder
  43. roger ribeiro disse:
    29 de junho de 2013 às 10:30

    leia-se TEAM FRANCESA…..rsrs

    (0)
    Responder
  44. marcos disse:
    1 de julho de 2013 às 12:09

    Enrique … excelente materia …

    Poderia criar o mesmo para o Giro e para Vuelta … praticamente só trocar a cor das camisas … se é que já não existe estes textos no site, né :-)

    (0)
    Responder
  45. LUIZ disse:
    3 de julho de 2013 às 14:03

    MUITO BEM… SÓ FALTO EXPLICAR QUE PARA SE SER IDEIA DO QUÃO É INCLINADA A ESTRADA COMPARANDO O PERCENTUAL DE INCLINAÇÃO COM O GRAU PADRÃO 45º. ENTÃO FICA ASSIM: PARA UMA ESTRADA CUJA INCLINAÇÃO É 6% CALCULE QUANTO DE 45º CORRESPONDE. LOGO 13º … AGORA PEGUE UM TRANSFERIDOR E IMAGINE A DIFICULADE…

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      3 de julho de 2013 às 14:05

      Desculpe… Mas eu não entendi

      (0)
      Responder
  46. Gustavo disse:
    7 de julho de 2013 às 9:56

    Muy buena explicación… Saludos desde Buenos Aires

    (0)
    Responder
  47. Kiko Rodrigues disse:
    7 de julho de 2013 às 15:41

    Parabéns pela explicação, Henrique Andrade.
    Concisa e muito clara.
    Entenderei melhor, a partir de agora, o 100º Tour de France.

    (0)
    Responder
  48. Marcelo disse:
    10 de julho de 2013 às 14:03

    Muito boa a matéria, bem explicativa.
    Ainda tenho uma dúvida, quando não é considerado o mesmo tempo de um pelotão, que intervalo deve ter?

    Parabens

    (0)
    Responder
  49. tiago Cunha disse:
    6 de maio de 2014 às 16:39

    excelente henrique, obrigado

    (0)
    Responder
  50. Rodrigo disse:
    4 de julho de 2014 às 14:36

    Opa!
    Post bastante esclarecedor. Parabéns!

    Alguém sabe se a espn Brasil vai transmitir ao vivo o tour? Não encontro esta informação em lugar nenhum.

    Valeu!

    (0)
    Responder
  51. Emerson Ferreira Nogueira disse:
    4 de julho de 2014 às 14:47

    Poxa Henrique que trabalho legal! Muitas opiniões e relatos. Bom trabalho cara parabéns. Eu não entendia nada e com este Post fiquei por dentro agora. Legal os comentários!

    (0)
    Responder
  52. Wanderlei Souza disse:
    4 de julho de 2014 às 15:41

    Como na prática os gregários neutralizam uma fuga, inibem um ataque? E como puxando um ritmo mais forte na montanha colaboram para ajudar o líder? alguma indicação de leitura sobre estratégias no ciclismo?

    (0)
    Responder
  53. Caio Luiz disse:
    4 de julho de 2014 às 20:10

    Por isso sempre indico o Pra Que Pedala à meus amigos…. aqui entendi e aprendi a gostar do ciclismo de estrada… abraço a todos!

    (0)
    Responder
  54. Eduardo disse:
    4 de julho de 2014 às 21:15

    Muito bom! Parabens…

    (0)
    Responder
  55. daniel disse:
    5 de julho de 2014 às 0:52

    Praquempedala, show de bola (ou de roda) só matérias boas.

    (0)
    Responder
  56. Lino Rocha disse:
    5 de julho de 2014 às 3:26

    Oi amigo Henrique. Fiquei um pouco triste ao ler seu comentário, sobre possíveis ganhadores da camisola amarela, desse ano no tour!!! Fiquei triste pk você não colocou o campeão do mundo, vencedor de 3 voltas a Suíça consecutivas, vencedor de duas etapas do tour o ano passado!!! Ainda por cima este ano tem na sua equipa o vencedor da Vuelta do ano passado( se ele não estiver, já, a pensar na vuelta desse ano). É claro que estou a falar do nosso( vosso ) irmão, grande ciclista, RUI COSTA!!! Se vocês torcerem por ele, serão concerteza mais uns largos MILHÕES!!!! Já agora, mt bom trabalho, não só nesta reportagem, mas em todas as outras. Obg.

    (0)
    Responder
    • Hélder Pereira disse:
      16 de julho de 2014 às 8:35

      Amigo Lino, eu como português entendo que gostaríamos de ver o noso RUI COSTA com a camisola amarela, mas penso que ainda não será desta ;) apesar de ser um ciclista muito completo e muito inteligente na tomada de decisão, não tem uma equipa suficientemente forte para o ajudar. Se tem visto este Tour, as equipas da Astana, Sky, Movistar (se bem que não acredito no VALVERDE) e a Saxo (enquanto o Contador esteve presente), têm sempre pelo menos 3 atletas junto do seu líder, no caso da Lampre, coloca apenas 1 de cada vez…isto parecendo que não, faz muita diferença :)

      Acredito que este ano o vencedor será o NIBALI, está muito bem fisicamente e muito motivado. Mas acredito que o nosso RUI COSTA vai ficar no TOP 5…mas oxalá que o Lino tenha razão ;)

      Abraço

      (0)
      Responder
  57. Alf disse:
    10 de julho de 2014 às 11:46

    Belo artigo. Tinha (ainda tenho algumas) dúvidas sobre esse magnífico evento. Abraços,

    (0)
    Responder
  58. Adriano disse:
    10 de julho de 2014 às 15:30

    Quando chegue la vuelta espanha escreva sobre a mesma também. Valeu, Abrazo

    (0)
    Responder
  59. Fábio Pereira disse:
    17 de julho de 2014 às 8:42

    Ótimo artigo Henrique!
    Ontem na ESPN seu artigo foi mencionado.
    Assino teu canal no youtube e gostei do programa de 0 a 600.
    Parabéns!

    (0)
    Responder
  60. Álvaro Hübner disse:
    17 de julho de 2014 às 21:11

    Olá Amigos!! Alguns anos atras eu estava vendo uma prova de estrada, que por incrivel que pareça passava na globo, e um dos comentaristas, se não me engano é ciclista, ele afirmou que o preparo físico de um ciclista é MUITO maior se comparado ao de jogador de futebol. Vocês sabem qual a proporção? Abraços

    (0)
    Responder
  61. Luciano disse:
    21 de julho de 2014 às 10:35

    Pessoal, acompanho as grandes voltas há uns 3 anos e tenho umas duvidas:

    1) Como é a largada?
    2) Qual o critério de vários ciclistas chegarem no mesmo tempo? tem uma regra do tipo, se houver um espaço maior que 2s, entre um ciclista e outro, já não considera mesmo tempo?
    3) Tem etapa de quase 6h. Eles não param para fazer xixi?

    Obrigado pessoal!

    (0)
    Responder
  62. Ricardo disse:
    27 de julho de 2014 às 14:46

    Para entender o tour de france

    (0)
    Responder
  63. Lidiane disse:
    27 de julho de 2014 às 14:47

    tf

    (0)
    Responder
  64. Carlos Ferrão disse:
    2 de maio de 2015 às 19:39

    Olá! Gostaria de saber se no Tour de France, além da participação de todos os atletas de Elite, existem outras categorias para um público mais ‘amador’. Faço um comparativo com uma São Silvestre, por exemplo, onde Quenianos, e outras nacionalidades que representam os Tops largam na frente, e mais atrás vai aquela tradicional multidão correndo apenas pelo prazer de cruzar a linha de chegada!
    Abraço

    (0)
    Responder
  65. Samuel disse:
    22 de junho de 2015 às 19:04

    Bela matéria! Tem uma das postagens que fala de patrocinadores e você acredita que o bom trabalho será recompensado, e agora algum tempo depois, você pode ter certeza que realmente isso aconteceu. Excelente blog, textos muito informativos e bem escritos. Parabéns!

    (0)
    Responder
  66. jeferson disse:
    22 de junho de 2015 às 20:31

    Parabéns .muito bem explicado,sobre o tour de France.gosto muito do ciclismo.eq o Alberto contador leve esse titulo de 2015

    (0)
    Responder
  67. EDUARDO disse:
    22 de junho de 2015 às 21:30

    Boa noite, bela matéria e bem esclarecedora sobre o Tour de France, pois assim com essa ajuda e informação ficará bem mais fácil e prazerosa assistir o Tour, para mim a melhor corrida do mundo.

    Um abraço a todos e vamos pedalar.

    EDUARDO SANTOS – PETROLINA-PE NORDESTE BRASIL.

    (0)
    Responder
  68. Eduardo disse:
    22 de junho de 2015 às 23:15

    E se a fuga conseguir realmente escapar e chegar até o sprint final? O pelotão também fica com o mesmo tempo?

    (0)
    Responder
  69. Eduardo Schneider disse:
    22 de junho de 2015 às 23:17

    Muito bom Henrique ajudou bastante !!!
    Abraço!!!

    (0)
    Responder
  70. Mario disse:
    22 de junho de 2015 às 23:28

    Henrique, vc sabe como vai ser a transmissão do tour aqui no Brasil? Aqui é sempre muito difícil assistir pela TV. Só passa alguma coisinha na tv a cabo, naqueles canais dos pacotes mais caros que eu não assino. E pela internet é sempre uma imagem ruim e fica caindo…

    (0)
    Responder
  71. Ricardo disse:
    24 de junho de 2015 às 15:25

    Muito boa sua materia!!

    (0)
    Responder
  72. Luiz Monteiro disse:
    2 de julho de 2015 às 21:15

    Henrique top! Parabéns pelo trabalho!

    Sabe dizer porque o Aru não vai participar? Tá machucado ou é “jogo de equipe”?

    (0)
    Responder
  73. David disse:
    3 de julho de 2015 às 23:37

    Estive acompanhando a apresentação das equipes para o tour de 2015 e tenho uma dúvida.
    Por que um dos ciclistas do time tem a camisa da cor diferente ?
    por exemplo na apresentação da Tinkoff , o ciclista com a camisa diferente é o Sagan.

    Att

    (0)
    Responder
  74. Samuel disse:
    8 de julho de 2015 às 17:05

    Muito boa matéria, agora já estou pronto para o tour….kkkkk sqn. Quanto ganha, tenho curiosidade em saber, e mais ou menos o salário do Neymar, ou será que e menos? Parabéns a página, curto muito.

    (0)
    Responder
  75. Tony Martin vai precisar de cirurgia e está fora do Tour de France 2015 | PraQuemPedala disse:
    9 de julho de 2015 às 17:09

    […] Ele continuou vestindo a Camisa amarela mesmo após o tombo, pois foi beneficiado pela regra dos 3km. Leia aqui para entender essa regra […]

    Responder
  76. Fábio disse:
    10 de julho de 2015 às 0:52

    Gostei muito. Fiquei com uma dúvida. Entendo que o companheiro da equipe na frente do líder é que ajuda este a vencer. Quanto o corredor que vai atrás ganha com seu companheiro na frente? Há realmente um vácuo (de vento, de ar) atrás do ciclista?

    (0)
    Responder
  77. Gilberto disse:
    16 de julho de 2015 às 15:03

    Parabéns, meu caro! Muito boas dicas!
    Gostaria de saber como é “limitado” o pelotão para definir o tempo. Nas etapas de montanha, por exemplo, o grupo fica bem disperso e chegam vários pequenos grupos. Há uma distância mínima de um ciclista para outro para definir que estão no mesmo pelotão?

    Obrigado, parabéns!

    (0)
    Responder
  78. jaziel disse:
    22 de julho de 2015 às 8:35

    Como é o descanso entre as provas?

    (0)
    Responder
  79. Felipe disse:
    3 de março de 2016 às 15:07

    Olá!
    Gostaria de saber quem pode participar da prova?
    Atletas amadores tem alguma categoria?

    valeu.

    (0)
    Responder
  80. Guilherme disse:
    14 de julho de 2016 às 12:35

    Pode correr sem bicicleta?

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      14 de julho de 2016 às 12:44

      Em situações normais, não.
      Mas também não pode derrubar líder da prova com uma moto…
      É muito subjetivo isso.

      (0)
      Responder
  81. Michelline P. disse:
    17 de julho de 2016 às 14:01

    Olá, Henrique. Pesquisando há pouco sobre as cores da camisa no Tour de France 2016, eu acabei me deparando com este post. Fiquei maravilhada com a quantidade de informações sobre o ciclismo. Era exatamente isso que eu procurava: um blog que informasse numa linguagem acessível, de fácil entendimento, e que me despertasse o interesse em conhecer mais. Obrigada por compartilhar suas vivências com o esporte.
    Abraços

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      18 de julho de 2016 às 11:49

      Obrigado, Michelline!

      (0)
      Responder
  82. Daniel disse:
    21 de julho de 2016 às 12:59

    Como se chama a função das mulheres que oferecem as camisolas no final de uma das etapas do tour?

    (0)
    Responder
  83. Alexandre disse:
    24 de janeiro de 2017 às 15:09

    Henrique, uma dúvida. Como o ciclista fica líder na classificação geral se o que cruzar a linha de chegada primeiro dá aos mesmos pontos pra todos da equipe?

    (0)
    Responder
  84. Rob disse:
    12 de julho de 2017 às 16:13

    Boa noite, o tour esse ano está muito bom, bem disputado, mas fica ressalva que acho que foi injusta a punição imposta a Peter Sagan, era grande favorito a camisa amarela ao lado do monstro Fromme, porém paciência são as regras do jogo, no meu entender acho que o Cavendich forçou passagem desiquilibrando Sagan, mas bola para frente continua sendo ídolo do ciclismo.

    (0)
    Responder
  85. Marcaum disse:
    16 de julho de 2017 às 13:57

    Agradeço. Até que enfim um artigo para se entender o Tour. Grato

    (0)
    Responder
  86. Heber disse:
    25 de julho de 2017 às 12:05

    Olá Henrique, muito legal o Blog.

    Tenho uma duvida sobre a ultima etapa no Tour de France em Paris.

    Queria saber porque o segundo colocado na classificação geral não atacou o Chris Froome que este ano de 2017 foi mais uma vez o campeão?

    (0)
    Responder
  87. Orlando Eduardo Pereira disse:
    2 de janeiro de 2018 às 1:00

    poderia transformar essa matéria em vlog, e falar tbm das outras voltas, excellent!

    (0)
    Responder
  88. Eric noconeski disse:
    1 de março de 2018 às 11:40

    Queria saber qual é o padrão das bicicletas, qantidades de velocidades, relação máxima e mínima, quantas velocidades eles usam?
    Quantdade mínima e máxima de dentes do k7?

    (0)
    Responder
  89. tiago fernandes leonart disse:
    18 de julho de 2018 às 12:49

    olá gostaria de saber quantas horas dura as etapas do tour de France e tbm se geralmente é na parte da manhã ?
    Obrigado

    (0)
    Responder
  90. Lucas Reis disse:
    26 de junho de 2013 às 15:53

    Olá… não entendo muito de ciclismo, comecei a acompanhar há pouco tempo.
    Sobre as FUGAS, você disse que “Geralmente elas saem logo no começo da etapa com O CONSENTIMENTO DO PELOTÃO, que deixa para buscar a fuga mais para o final da etapa”.
    Com isso funciona? Para executar uma fuga os ciclistas necessitam de autoriação do restante do pelotão? Não ficou claro pra mim.

    Obrigado.
    Abraço

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      26 de junho de 2013 às 16:01

      Fala Lucas!
      Não é uma autorização formal… Mas o pelotão sempre é MUITO mais forte do que um pequeno grupo de ciclistas (no plano).
      O pelotão muitas vezes “deixa” uma fuga ganhar vantagem, porque eles sabem que podem buscar mais tarde. A fuga é importante para manter a corrida sobre controle. Por isso as principais equipes do pelotão deixam a fuga escapar e ficam controlando o tempo de vantagem, para depois buscar.
      Se na fuga não tiver nenhum ciclista que ameace os líderes das equipes, a fuga pode vingar.
      Em etapas com final montanhoso já é diferente. O pelotão não tem a mesma força de busca nas montanhas.
      Abraço!

      (0)
      Responder

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