Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Vídeo: Ex-ciclista profissional analisa custo-benefício de usar bike de estrada com freio a disco

Autor: Henrique Andrade
7 years ago 13 Comments Vídeos1,404





Um dos integrantes da Global Cycling NetWork, Simon Richardson, testou e analisou as vantagens de se utilizar um freio a disco em uma bike de estrada.

OBS: Esse vídeo tem legendas traduzidas. Basta clicar no ícone de legendas do lado inferior direito do vídeo e pedir para traduzir as legendas para português. Não fica perfeito… mas funciona.

Eu achei a análise um tanto quanto limitada, mas já serve de começo. Como ele fala no vídeo, a modulação é absurdamente melhor e que em locais com chuva, pois a precisão de freio é muito maior que os freios no aro.

De acordo com o ciclista, ele acha que se a pista estiver molhada, a vantagem será muito grande, em pista seca a vantagem não será tão grande. Eu tive a oportunidade de testar esse freio no seco e a vantagem é MUITO grande. Mas enfim… Continuo ansioso para ter a minha com disco.

Gostei da conclusão dele no final. “Eu não venderia a minha bike atual para comprar uma com disco nesse momento. Mas se eu for comprar uma nova bike em breve, eu a compraria com freio a disco”.

A minha avaliação é a seguinte: O freio não tem pontos negativos, no seco ele é um pouco melhor e no molhado ele é MUITO melhor. Ou seja, não existe situação que ele seja pior… Então, eu sinceramente não entendo a galera que é contra.

ago 8, 2014Henrique Andrade

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Brasileiro Alex Diniz chega em 5º lugar em etapa de montanha do Tour of Utah 2014Peter Sagan sai da Cannondale e assina contrato com equipe Tinkoff-Saxo
Você também pode gostar:
 
Vídeo: Conheçam a tecnologia alemã utilizada na cronometrarem do Brasil Enduro Series
 
Vlog 205 | Primeiras impressões do guidão Session + Resultado do “Sorteio”
Comentários: 13
  1. Giovan Santos disse:
    8 de agosto de 2014 às 10:45

    Ola Henrique, nao tive tempo de ver o video ainda, apenas li o seu comentario, eu compraria sem duvida uma speed com freio a disco, mais me diz ae, para trocar roda quando fura um pneu o encaixe nao atrapalha um pouco?
    Grande abraço, e parabens pelo seu trabalho para com o ciclismo.

    (0)
    Responder
    • Henrique Andrade disse:
      8 de agosto de 2014 às 10:53

      Olá Giovan. Não acho que isso seja um problema tão grande assim.
      As Mountain Bike já usam isso a anos e durante as competições trocam de pneus, quando se pega o jeito, fica fácil de encaixar.
      Abraço

      (0)
      Responder
    • ALVARO ANDRES LOBOS disse:
      8 de agosto de 2014 às 12:18

      na minha opinião, eu uso bike de MTB com freio a disco e já tive por muito tempo v-brake, cantilever e nas antigas o tradicional ferradura… em fim.. na questão da troca do pneu sem dúvida que o disco é muito mais rápido para a troca, não tem dificuldade.. é soltar a blocagem e pronto… existe sim a questão da pressão na hora de apertar a blocagem.. já percebi que se apertar muito o disco pode ficar um pouco deslocado o que faz ele pegar na pastilha… mas com o tempo vc acaba acertando o ponto de pressão e acaba esse problema… outro detalhe é no uso de freio hidráulico… vc não pode apertar o freio sem o disco no local, se fizer as pastilhas vão sair e vai ter k sangrar o sistema… por via das dúvidas eu sempre quando tiro a roda coloco a trava no local e pronto..

      (0)
      Responder
  2. Marcos Juliano Pereira disse:
    8 de agosto de 2014 às 12:19

    Fala Henrique!!! Juliano de Terê que escreve. Rapaz não sei se há mais conforto com os freios a disco no ciclismo, mas tenho certeza que irá trazer mais apurrinhações para os ciclistas. A minha experiência é através da MTB que os freios a disco fazem muita diferença devido ao terreno. Mas tratando das apurrinhações que os ciclistas poderão ter:

    – Maior gastos dos mesmos (pastilhas);
    – Regulagem sempre complicada e muitas das vezes quando troca as pastilhas as mesmas encostam um pouco nos discos até se adaptarem;
    – Os freios costumam desregularem no trasporte quando a bike está sem as rodas e com o guidom virado;

    Enfim, com freio a disco os ciclistas terão de fazer um maior número de manutenção no sistema e na maioria das vezes numa loja especializada.

    Fora isto vejo possíveis vantagens de frenagem no conforto e segurança.

    (0)
    Responder
  3. paulo disse:
    8 de agosto de 2014 às 12:45

    As bicicletas ficam feias. Então eu não compraria.

    (0)
    Responder
  4. Fabiano ME disse:
    8 de agosto de 2014 às 12:49

    O disco venho para ficar, FATO!
    Faz parte da evolução…

    (0)
    Responder
  5. Marcelo Faraway disse:
    8 de agosto de 2014 às 21:16

    Com freio a disco é até melhor para trocar a roda, pois não tem que abrir a ferradura do freio para o pneu passar. Outra vantagem não citada é em descidas muito íngremes que exigem frenagens fortes e demoradas (descidas de serra, por exemplo): com freio convencional, o aro aquece de tal forma que acaba cozinhando a câmara de ar e pode levar a um estouro, coisa que com o freio a disco não ocorre (no máximo, você perderá um pouco de eficiência do freio com ele muito quente).

    As únicas desvantagens reais dos freios a disco são peso, preço e manutenção mais trabalhosa. De resto, é melhor em tudo.

    (0)
    Responder
  6. José Carlos Gonçalves disse:
    8 de agosto de 2014 às 22:36

    “As bicicletas ficam feias” Paulo??? Você ainda usa freios cantilever,ou v-brake[nada contra tá]!.

    (0)
    Responder
  7. Otávio disse:
    9 de agosto de 2014 às 18:01

    Eu acho speed com freio a disco feio para caramba, mas acho MTB linda demais com freio a disco.
    Mas é que nem lançamento de carros, no começo você acha ele esquisito, um dia vê um e acha legalzinho, depois de um tempo já está achando lindo e querendo vender o seu para comprar um. De qualquer modo vai demorar para eu comprar um.
    Em tempo, uso MTB com V-Brake – sempre que penso em gastar dinheiro para comprar um disco hidráulico já penso no que poderia comprar para a speed e deixo quieto …

    (0)
    Responder
  8. Pietro disse:
    14 de agosto de 2014 às 11:36

    Como a evolução é inevitável, fiquem atentos. Quando o mercado aderir aos freios a disco quem insistir na velha tecnologia vai entregar baratinho a bicicleta na troca por uma nova com freios a disco. É ficar de olho no mercado.

    (0)
    Responder
  9. Fred disse:
    8 de agosto de 2014 às 10:44

    Molhado com disco é chão, fato… Pneu slick

    (-1)
    Responder
    • Felipe Greboge disse:
      8 de agosto de 2014 às 11:30

      Não creio que isso seja verídico, com um sistema de freios bem regulado você consegue administrar a quantidade de força realizada para a frenagem ,seja com freios a disco ou de aro. O disco é até melhor na chuva, como ele fala no vídeo. Em dias de chuva, com rodas de carbono o freio de aro quase não ajuda, já o disco perde muito pouco desempenho. A questão de escorregar irá depende da fricção entre o pneu e a superfície de rolamento.

      (0)
      Responder
    • Anderson disse:
      8 de agosto de 2014 às 13:08

      Comentário sem embasamento. Tenho uma MTB 26 com pneus Kenda Kontender 1.0 (559×25), uso apenas urbano, e esse pneu freia muito mesmo com disco. No seco ele é fantástico e na chuva ele passa muita segurança.

      Quando comprei esse pneu achei que ia penar na chuva, mas depois de algumas experiências percebi que ele também trabalha muito bem na chuva, não trava com facilidade e não aquaplana, e olha que nem é um pneu top de linha. A única ressalva é em pistas sujas com lama, areia, cascalho, que um pneu mais grosso não escorrega tanta facilidade como ele, mas isso com freio a disco, v-brake ou ferradura, exigiria cuidado do mesmo jeito.

      Acredito que pneus slick trabalham muito bem com um freio a disco bem regulado, fora as vantagens que esse modelo traria como menos desgaste na chuva, rodas com paredes mais leves e aerodinâmicas. Porem, ainda esperaria antes de comprar uma estradeira com freio a disco, pois acredito que o sistema ainda vai evoluir um pouco mais.

      (0)
      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

7 years ago 13 Comments Vídeos1,404

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.