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Muito boa a explicação. Realmente não sabia como calcular. Henrique poderia dar uma sugestão ?? Blz.heheh
Se você já falou sobre isso esquece. Mas, caso contrário, você poderia falar sobre pneus de speed ? Tipos e usos. Talvez um comparativo.
Valeu !!!!
Existem vários formas, Henrique de fazer isso. Ou ele vai derivando o vetor para achar a inclinação. Ou ele vai interpolando quantidades bem pequenas à cada ponto de coordenada que o GPS vai salvando.
Henrique, já que você anda na pilha de vídeos técnicos, seria bacana se você pudesse abordar algo que não é muito falado porém é crucial: arrasto aerodinâmico.
Tem um artigo muito bom sobre isso aqui: https://www.cse.iitk.ac.in/users/amit/books/whitt-1982-bicycling-science.html
E esse gráfico aqui:
http://www.schultzengineering.us/Aero/img001.png
(fonte: http://www.schultzengineering.us/aero.htm )
Em síntese, como a fórmula de arrasto aerodinâmico é quadrática (exponencial), quando alguém dobra a velocidade, essa pessoa não está tendo o dobro do esforço, mas pelo menos 4x! Isso é muito interessante porque as pessoas que não estão acostumadas a pedalar acham engraçado quando nós ciclistas reclamamos do vento contra. Como elas estão acostumadas a caminhar, e uma caminhada tem velocidade de aproximadamente 4 km/h, a influência do vento contra é muito pequena, ao passo que um ciclista a comuns 25 km/h tem pelo menos umas 10x o esforço!
E o assunto é vasto porque ainda tem o fator da área frontal, que dependendo da bike e da postura do ciclista, muda drasticamente o arrasto total. Vale um vídeo com o seu quadrinho branco :)
Henrique, quando possível informe sobre manutenção: troca corrente, concerto de câmaras, tipo de lubrificantes… Obrigado.