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Pneu relativamente barato, durável, bom grip e resistente a furo, pro asfalto de Brasília é Vittoria Zaffiro Pro, simplesmente.
Uso o Zaffiro Pro e recomendo. Resiste muito bem ao asfalto ruim de Goiânia mesmo sem fita anti-furo (que eu não uso).
Recomendo, também, o Vittoria Rubino Pro: excelente em baixa resistência ao rolamento, com ótima aderência, conforto superior ao Zaffiro e idêntica resistência a furos e cortes.
Eu tb não uso fira anti-furo e em cerca de 1000km rodados furou o pneu traseiro apenas 1 vez, um arame tão fino (malha de pneu) que fiz o giro e nem percebi, mais tarde fui passear na bike e tava murcho… faltou falar que o Rubino é superior porém mais caro que o Zaffiro, paguei 180 num par do Zaffiro, é normalmente o preço de um Rubino tendo a mesma resistência a furo, e este fator em Brasília tem que ser prioridade na escolha de um pneu, rs.
Henrique, o que acha de uma matéria bem detalhada abordando os prós e contras (que ao meu ver não existem…) de se utilizar pneus maiores nas bikes de estrada? E quando falo pneus maiores não falo apenas dos 25c que há muito já é certa unanimidade lá fora, mas também dos pneus 28c.
Li algumas análises em sites estrangeiros e, por incrível que pareça, o pneu 28c em geral se mostrou mais rápido do que os 23 e 25, mas obviamente perdendo no quesito aerodinâmica e peso (o que em tese prejudicaria as acelerações).
No entanto, considerando a precariedade das “estradas” do nosso País, ainda mais aqui nos rincões da região norte (Acre), o conforto proporcionado por um pneu 28c por muito compensaria eventual perda de aerodinâmica e algumas gramas extras.
Você poderia abordar ainda a questão da PRESSÃO IDEAL dos pneus das bikes de estrada, esse tipo de informação também seria muito bem vinda.
Você não imagina as atrocidades que eu vejo por aqui com neguinho metendo 200 psi no pneu tubular pois assim ele ficaria “mais duro e consequentemente mais rápido”… E me chamam de louco por correr com “apenas” 110/120 psi em um tubular 25c.
No MTB a coisa é ainda mais ridícula!!! Vejo todos correndo com 45 psi nos pneus 1.95 e quicando com a bike dura igual uma cabrita enquanto eu corro com 23/25 psi no meu pneuzão 2.4 só “curtindo o molejo”!
É cada uma…
A “pressão ideal” de um pneu depende de inúmeros fatores, entre eles:
1-) Tipo de pneu: clincher ou tubular
2-) Quantidade de fios por polegada quadrada (TPI) na carcaça do pneu: quanto maior o TPI, maior a pressão necessária.
3-) Peso do ciclista + peso da bicicleta: quanto maior o peso, maior a pressão necessária.
4-) Tipo de terreno: asfalto bom e seco implicam em maiores pressões, por outro lado, piso ruim ou molhado requerem pressões menores.
5-) Temperatura do piso: em condições frias ou escorregadias (inverno), recomenda-se a redução das pressões.
5-) Secção do pneu: quanto maior a largura do pneu, menor a pressão.
6-) A pressão do pneu traseiro é sempre ligeiramente maior que a pressão do pneu dianteiro.
Enfim, não há uma “pressão ideal”. O melhor é seguir as recomendações do fabricante do pneu e o bom senso. A Vittoria, por exemplo, possui uma ótima “calculadora de pressões” disponível em seu site ou em App do celular. Basta responder às questões que ela calcula a melhor pressão para o eixo dianteiro e para o eixo traseiro em qualquer condição, levando em conta o peso do conjunto, largura do pneu, construção, TPI e tipo de piso.
Henrique… os pneus Griplink da Mavic são os pneus dianteiros da linha… os traseiros são os Powerlink.
A ideia dos Griplink é oferecer maior aderência nas curvas, nos Powerlink oferecer menor rolagem.
Eu sinceramente não sei te dizer se o composto é realmente diferente entre eles… mas se for, o Powerlink seria mais duro e o desgaste menor…
Fica o toque, porque na realidade o pneu foi testado no uso “errado”…. não sei se o resultado seria diferente se tivesse usado um Powerlink.
Abs