Grimag

  • Home
  • Classificados
  • Loja
  • YouTube
  • Artigos e Dicas
  • Quer Pedalar?
  • Anuncie


Ciclistas na Contramão Infelizmente Ainda São Uma Realidade

Autor: Redação PQP
3 years ago 16 Comments Artigos e Dicas, Mobilidade Urbana, Onde pedalarbicicleta, ciclista, Código de Trânsito Brasileiro, contramão7,900





“No último final de semana, pedalando em uma ciclofaixa aqui em Brasília me deparei com um ciclista vindo na contramão. Ao desviar do cidadão questionei: o que você está fazendo aqui? A resposta que recebi foram xingamentos.”

Infelizmente relatos como esse ainda são muito comuns no Brasil. Diariamente vê-se ciclistas pedalando na contramão. Não só estão errados sob o ponto de vista legal mas estão também, colocando em risco, suas próprias vidas.

O que diz a lei

De acordo com o Art. 58 do Código de Trânsito Brasileiro é proibida a circulação de bicicletas na contramão. Segundo o texto, os ciclistas devem trafegar nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito explica: ao sair de uma garagem ou num cruzamento, os condutores por hábito, acabam verificando os veículos que vêm no sentido da via, o motorista não está esperando um veículo na contramão. Dessa forma, fica mais difícil evitar um acidente.

Motivos para não pedalar na contramão

Soma das velocidades

O primeiro fator que deve ser levado em consideração para não andar na contra-mão, é que as velocidades se somam. Se você estiver pedalando a 25km/h e um carro te acertar a 50km/h. A velocidade do impacto será de 75km/h, onde as chances de sobrevivência são praticamente nulas.

Pedestres

Os pedestres, assim como os motoristas, estão observando os veículos que estão se movimentando no sentido correto da via. Quando o ciclista se movimenta na contra-mão, as chances de uma colisão com um pedestre aumentam muito.

Você também pode gostar:

  • Ciclista, seja inteligente! Não ande na contra-mão. Saiba o porquê!
  • Ciclista foi atropelado enquanto pedalava na contra-mão e foi considerado culpado
  • Vídeo | Carro entra na contra-mão e causa queda de ciclistas em BH

Não é mais rápido

Ao contrário da crença polular, ciclistas que se integram ao fluxo normal de veículos chegam mais depressa ao destino. Quando você entra na contramão, tem que parar ou diminuir o ritmo a todo instante, enquanto integrado ao fluxo de veículos você desenvolve velocidades maiores – principalmente considerando-se a velocidade média, que é o que determina a duração do trajeto.

Não é mais seguro

A maneira mais segura de pedalar no trânsito é fazer parte dele. De acordo com estudos científicos sobre colisões, ciclistas que pedalam na mão correta têm cerca de cinco vezes menos chances de colisão, comparados aos que fazem suas próprias regras em vez de se integrar às que já valem aos demais veículos (J. Forester; Effective Cycling. Cambridge, MA, MIT Press, 1993). Segundo Bruce Mackey, diretor de segurança para Bicicletas em Nevada, 25% dos acidentes com ciclistas nos EUA resultam de ciclistas pedalando na contramão.

Em cima de uma bicicleta você é veículo, porte-se como um

Se você se comporta como um veículo, sinalizando suas intenções, respeitando mãos de direção, sinais de tráfego, faixas de pedestre e etc., os motoristas o respeitarão mais.

Referências:

  1. 11 motivos para não pedalar na contramão
  2. Pedalar na contramão é proibido e perigoso. Veja o motivo!

 

Para informações sobre como nos mandar produtos ou parcerias, mande um e-mail para: comercial@praquempedala.com.br

mar 26, 2019Redação PQP

Compartilhar:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Grande Vacilo de Sagan na Chegada da Milan San Remo"Fã" se Filma Rindo de Ciclista Acidentado em Corrida
Você também pode gostar:
 
Sobre o atropelamento do pelotão em SP | PQP News
 
Ulan Galinski é campeão brasileiro de mountain bike na categoria maratona.
Comentários: 16
  1. Felipe disse:
    26 de março de 2019 às 10:50

    A pessoa ler uma matéria dessas, saber da lei, das estatísticas… E vir aqui dizer que vai na contramão mesmo e que se dane… Que coisa, não!?

    Iniciei um programa de extensão em Aracati justo para ajudar nessa educação de trânsito, pois se a gente tomar todos os cuidados, diminui as causas de acidentes para apenas quando é erro do motorista. Se somar com nossos erros é acidente certo. O nome do programa é BiCiCati, e a principal ação é o bike anjo

    (7)
    Responder
  2. Fernando disse:
    26 de março de 2019 às 10:29

    No Rio é a regra e não a excessão. Infelizmente, em São Paulo está aumentando demais os ciclistas que andam na contramão. Falando como pedestre e não como ciclista, eu já fui atropelado por um ciclista na contramão. Me machuquei e ele também. Se fosse alguém mais velho poderia ter acontecido uma tragédia, o que aliás, bem perto de onde aconteceu comigo, acabou acontecendo duas semanas depois.

    Acredito que este espaço, bem como outros de dal, deveriam se organizar para conscientizar esses ciclistas. Melhor, aqui em São Paulo, há uma oportunidade única de fazer isso para um grande número de pessoas nas ciclofaixas de domingo.

    (3)
    Responder
  3. Nelsi disse:
    26 de março de 2019 às 12:00

    A realidade é essa, só acho que deveriam ensinar leis de trânsito desde o primário na escola, é de pequeno que se planta a semente para germinar la no futuro, pois a grande maioria não sabe o que é certo ou errado ate tirar carta de motorista.

    Logo crianças, adolescentes , e pessoas sem carta de motorista nao as conhecem.
    O ciclista que possui carta e faz isso de andar na contramão, onde não tem faixa exclusiva para ele, só lamento, mas não merece ser chamado de ciclista.

    (2)
    Responder
    • Fernando disse:
      3 de abril de 2019 às 15:49

      Boa tarde Nelsi. Enquanto as escolas não ensinam desde o jardins de infância, os pais podem fazer essa parte. Eu mesmo ensino para o meu filho de 3 anos e meio tudo que sei sobre o trânsito, o que é certo e errado. E sou ciclista também. Eu não vou esperar ele aprender nas escolinha do detran….a minha parte eu já estou fazendo. Grande abraço.

      (0)
      Responder
  4. VANDERLEY disse:
    26 de março de 2019 às 15:43

    Aqui em Fortaleza, existem várias ciclovias e ciclofaixas. O problema das ciclovias é a falta de manutenção, buraco, desnível de calçada, lixo e até morador de rua fazendo morada em ciclovias. As ciclofaixas é onde geralmente vejo ciclistas andando na contramão e até mesmo não fazendo o uso dela, preferindo andar no lado contrário a faixa. Enfim cada um acha que andar de bicicleta é de qualquer maneira, sem respeitar o próximo e tudo isso muitas vezes termina em acidente ou coisa do tipo. Infelizmente a educação não é um preceito que todos exercem.

    (2)
    Responder
  5. Edson Saint Clair disse:
    26 de março de 2019 às 17:27

    Concordo com o Wellington eu procuro evitar o máximo a contra mão mais em alguns locais é mais seguro se manter mais próximo ao limite da pista chegando a andar na canaleta da rodovia do que no sentido dos veículos como em estradas que de um lado tem acostamento as vezes até com bom espaço e no sentido contrario onde seria correto não ter nenhum acostamento e no horário de pico muito motorista não respeita acostamento usa como pista e o risco é muito maior você estando de costas para eles.Seria diferente se respeitassem a bicicleta como veículo mais infelizmente neste pais a grande maioria dos motoristas considera bicicleta um transtorno para eles não conhecem a lei e acham que lugar de bicicletas é em parque ou nas calçadas.

    (1)
    Responder
  6. Neto Pires disse:
    26 de março de 2019 às 14:37

    E o governo adiou por 2 vezes a aplicação de multas para ciclistas e pedestres, acho q só assim vai mudar esse comportamento errado,sou ciclista,pedalo a mais de 20 anos, não ando e nunca andei na contramão,mas corro o risco a toda hora de dar de cara com 1 desses,que infelizmente é a grande maioria acho q pelo menos 95%.

    (0)
    Responder
  7. Bruno disse:
    26 de março de 2019 às 22:21

    Sou ciclista e que não respeita a lei tem que se ferra mas os mais imprudentes são os motoristas de veículos motorizados

    (0)
    Responder
  8. Laercio jose soares disse:
    26 de março de 2019 às 23:27

    Tem uma situação ai nessa foto, eu acho que é igual na minha cidade uma avenida onde tem só esse lado da ciclovia, ou seja vai e vem assim não se configura contra mão….

    (0)
    Responder
  9. Fátima disse:
    27 de março de 2019 às 6:04

    Concordo que o correto seja no sentido do fluxo dos carros. Me incomoda demais as ciclovias de São Paulo onde a mão e dupla e na maioria das vezes estamos na contra mão do trânsito, embora na ciclovia. Em cruzamentos temos que ter o máximo de cuidado pois pedestres e motoristas estão olhando para o sentido do fluxo. Na minha opinião não deveria ter ciclovia de mão dupla. Muitas vezes a evito e vou no sentido do fluxo do trânsito pela pista de rolamento pois penso ser mais seguro

    (0)
    Responder
  10. Magnus disse:
    27 de março de 2019 às 10:34

    Gostaria de fazer um abaixo assinado com ciclistas do Rio para a colocação de uma ciclovia dentro de um túnel. Como faço?

    (0)
    Responder
  11. BERTASSO disse:
    27 de março de 2019 às 12:17

    Boa tarde , Todos os dias cruzo em meu caminho 3 ciclistas na contramão,e todas as vezes repito,VAI NA MÃO,mas não adianta no outro dia vem eles de novo

    (0)
    Responder
  12. Tobias disse:
    28 de março de 2019 às 17:32

    A um tempo atrás estaba pedalando um Niteroi em um pelotão, onde o ligar ja nao é tão propícios assim e um ciclista veio na contra não. O primeiro sinalizou e o pelotao de umas 12 pessoas começou a desviar, mas como a informação demora a chegar no último, foo uma porrada em cheio ppis estavamos a uns 38kmh. Acidente horrivel. E a galera ainda tenta e realme tr, quando vc indaga a pessoa a resposta e em forma de palavrão

    (0)
    Responder
  13. Fernando disse:
    3 de abril de 2019 às 15:51

    O engraçado é que temos fotos de “ciclista” trafegando na conta-mão, e na Florida ainda. Todo lugar existem esses cabeça de bagre.

    (0)
    Responder
  14. Wellington disse:
    26 de março de 2019 às 9:14

    A realidade qual vemos nas vias que muitas não têm nem mesmo acostamento,qual servem de ciclovias,e vale ressaltar a má conservação delas com verdadeiras crateras,buracos pra perder de conta,e o que mas impressiona são as ultrapassagens dos veículos pela faixa da direita justamente onde estamos nós os ciclistas,de costas,fazem ultrapassagens em alta velocidade pelo acostamento,ocasionando no mínimo um grande susto,chegando mesmo acidentar,ou ate matar,o uso das drogas licitas (álcool),e outras que causam alucinações,o veículo se transforma em uma arma,o que dizer dos caminhoneiros que passam horas e dias ao volante,com sono, não podemos comparar as vias das cidades da Europa com as daqui,lá existem 6 faixas em sua maioria isso no mesmo sentido, eu prefiro andar na contramão usando bem mais o lado esquerdo e quando vejo algum veículo de porte grande que dificulta a minha visão fico bem mais a esquerda,ou seja a diferença é que se vim pela frente tenho a visão posso até evitar,mas andando no mesmo sentido qual a visão se têm? Se pode ter até retrovisor mas o uso do retrovisor é justamente pra olhar ao entrar numa via,Mas ninguém fica olhando constantemente pois ou se olha pra frente ou se cai

    (-6)
    Responder
    • Felipe disse:
      27 de março de 2019 às 6:02

      Completamente errado meu amiguinho.. imagine agora que você fosse uma moto.. Vai andar na contramão tbem??? Os motoristas que vem bicicletero (pq quem anda na contramão não é ciclista) andando na contramão, fazem questão de passar fina e derrubar.. continue em sua barra circular andando na contramão e depois não reclame se virar estatística, blz?!

      (0)
      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

3 years ago 16 Comments Artigos e Dicas, Mobilidade Urbana, Onde pedalarbicicleta, ciclista, Código de Trânsito Brasileiro, contramão7,900

Facebook
Facebook


SOBRE O SITE
Todo ciclista adora falar de bicicleta, insistentemente, ininterruptamente, todas as horas e todos os dias. todos nos chamam de chatos, pessoas de um assunto só, viciados, doidos, doentes, enfim… Somos apaixonados pela bike!
PUBLICIDADE
Tem interesse em anunciar em nosso site? Entre em contato ou copie nosso MidiaKit, clique aqui para mais informações.
Arquivo
Categorias
©2010-2015 - PraQuemPedala. Todos Direitos Reservados. - Desenvolvido pela WDB Interativa.