Fala galerinha… Infelizmente temos que passar por péssimas situações como a morte da Juliana Dias, para que discussões benéficas para a população se iniciem. Esse é o caso da ciclovia na Av. Paulista.
Com a morte da ciclista a discussão voltou para os olhos mídia. Apesar de ser ainda um assunto bem polêmico e de difícil aceitação popular, uma vez que as pessoas ainda não conseguem enxergar os benefícios de transportes alternativos para uma grande cidade como São Paulo.
Um projeto apresentado pela empresa TCUrbes, oferece duas alternativas de layouts para a implementação da ciclofaixa na Av. Paulista. Uma delas contempla a colocação de um trilho para um VLT (Veículo leve sobre trilhos) no meio da Paulista, além da ciclofaixa. A outra só contempla a ciclofaixa.
Uma medida também seria diminuir a velocidade da via de 60km/h para 40km/h.
A opção do VLT é interessantíssima
O que muitas pessoas aqui no Brasil não conseguem entender, de jeito nenhum, é que a única forma de se consertar o trânsito em uma cidade como SP é o TRANSPORTE PÚBLICO.
Não adianta colocar mais faixas para carros. O carro é um meio de transporte muito ineficiente, uma vez que carrega apenas uma pessoa, estatísticamente falando, e ocupa muito espaço. O que resolve é melhorar o transporte público, para que pessoas prefiram ir dessa forma do que de carro.
E como as viagens em SP muitas vezes são inferiores a 8km uma excelente alternativa é a bike. E com a estrutura adequada ficaria melhor ainda.